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Aprendendo com a divisão silábica: explorando o número de sílabas

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a divisão silábica da palavra;
  • Sistematizar a separação de palavras em sílabas;
  • Classificar palavras quanto ao número de sílabas;
  • Formar novas palavras com diversas sílabas;
  • Ordenar sílabas para formar nomes dos colegas;
  • Interagir e socializar com seus colegas por meio de atividades relacionadas aos seus nomes;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o nome;
  • Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas sobre os nomes.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

As primeiras manifestações de escrita de uma criança quase sempre estão ligadas à escrita de seu próprio nome. As crianças que se encontram em fase de alfabetização aprendem muitas coisas a partir do trabalho com seus nomes e dos nomes dos colegas de turma. Esse tipo de atividades geralmente promove a socialização das crianças. Com base na escrita de seu nome a criança pensa na escrita de outras palavras e isso também, acontece quando seu universo de palavras se amplia ao conhecer a escrita dos nomes dos colegas. As atividades dessa aula se destinam a crianças em fase alfabética que têm compreensão, que as palavras podem ser separadas por sílabas. Para a sistematização do conceito de separação de sílabas deverão ser usadas atividades com os nomes dos colegas que o professor irá construir a partir dos modelos propostos nessa aula.

 

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano ou para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos. Ao realizarem atividades com os nomes dos colegas da turma, as crianças têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo.

 

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Língua Portuguesa em relação à análise linguística no que diz respeito à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética que significa, de acordo com Brasil (2012, p.37) “ segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho, reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições; perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas; dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos; dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos”.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios.  Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

1ª Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Professor, para trabalhar com esta aula você deverá montar várias atividades. Todos os modelos sugeridos se referem a uma única turma, nessa aula, denominada por “alunos do 1º ano”.

Lembre-se: essa aula deve ser ministrada para alunos que já se encontram em fase alfabética, portanto, já dominam a escrita dos nomes dos colegas, ainda que, com algumas trocas ou omissões.

Antes de desenvolver a primeira atividade, você deve propor aos alunos que façam uma lista dos nomes dos colegas, do jeito que eles pensam que se escreve cada nome (eles já estão familiarizados com a escrita dos nomes dos colegas.).

Vamos utilizar como modelo os nomes dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU – ESEBA/UFU, mas você irá adaptar de acordo com os nomes de sua turma.

 Os nomes que serão trabalhados nas atividades dessa aula são:

 1

Fonte: Arquivo da própria autora.

Depois, você deve entregar uma folha de papel com a escrita do primeiro nome de cada criança de sua turma e um símbolo diferente em cada nome. Explique-lhes que vão aprender coisas bem interessantes e que a aula terá um “desafio” para ser realizado.

Exemplo:

 

2

  Fonte: Acervo da própria autora.

Peça aos alunos que confiram se algum nome foi escrito de forma incorreta. Esse procedimento é para que os alunos tenham certeza da escrita correta dos nomes dos colegas. Dessa forma, eles vão confrontar suas hipóteses com a escrita correta e identificar possíveis trocas ou omissões de letras.

Em seguida, distribua a segunda folha de papel, com os símbolos de cada nome desenhados ao lado dos quadradinhos. O número de quadradinhos deve corresponder ao número de sílabas do nome do colega que deve ser escrito. Proponha a eles que encontrem o símbolo correspondente de cada nome e tentem separar em sílabas o nome que se refere ao desenho. Nessa atividade a criança tem a oportunidade de identificar símbolos e relacioná-los com os nomes; identificar o número de sílabas de cada nome; reescrever os nomes nos lugares corretos e separá-los em sílabas.

É necessário preencher a tabela com os símbolos, porque o número de sílabas dos nomes se difere, e os alunos precisam ter a noção da quantidade de sílabas em cada nome.

 

Observe o exemplo abaixo:

3

 Fonte: Acervo da própria autora.

 

Professor, veja como ficará a tabela depois de completada pelos alunos:

 

4

 Fonte: Acervo da própria autora.

Os nomes não foram colocados na mesma ordem em que aparecem na primeira folha de papel, para que você possa visualizar melhor o objetivo da atividade, mas, quando for montar o seu quadro, não coloque na mesma ordem, para que o desafio seja maior para os alunos. Motive-os a encontrarem os nomes, incentive-os ao exercício da descoberta.

 

Socializando

Professor, depois de concluída a atividade organize a sala de aula em uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre e as dificuldades encontradas.

Aproveite a oportunidade para explicar a separação de sílabas complexas. Destaque essas sílabas nos nomes da turma, dê exemplos em outras palavras. Amplie o conceito de separação de sílabas. Mostre outros exemplos que não apareceram nos nomes.  Fale sobre a separação dos ditongos, hiatos e explique ou retome que os dígrafos SS e RR devem ser separados.

 

2ª Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

 

Proponha aos alunos um segundo “desafio”. Incentive-os a uma nova descoberta. Esse momento da aula é composto por duas atividades.

Na primeira atividade a criança deverá organizar as sílabas para formar os nomes dos alunos. A expectativa de aprendizagem é que ela possa reconhecer a sílaba inicial dos nomes, localizar a primeira sílaba do nome e a partir dela identificar qual nome está escrito, desenvolver a capacidade de visão global de uma palavra e reescrever os nomes.

Faça a atividade com os nomes dos alunos da sua turma. Proponha o seguinte enunciado:

 

OS NOMES DOS ALUNOS DO 1º ANO ESTÃO ESCRITOS ABAIXO. MAS AS SÍLABAS FORAM EMBARALHADAS. ORGANIZE AS SÍLABAS, DESCUBRA OS NOMES DESSES ALUNOS E ESCREVA NOS ESPAÇOS AO LADO.

 

5

 Fonte: Acervo da própria autora.

 

Possivelmente alguns alunos terão mais facilidade de completar essa tarefa. Outros vão precisar de sua ajuda. Concentre-se nas dificuldades encontradas e oriente os alunos a encontrarem as devidas repostas para superar o problema.

A segunda atividade possibilita ao aluno reconhecer a divisão silábica; identificar a quantidade de sílabas dos nomes; identificar a quantidade de letras dos nomes; comparar a quantidade de letras com a quantidade de sílabas do nome, entre outros. Ainda, ajuda na memorização da separação da sílaba e reforça a escrita correta dos nomes. Proponha aos alunos a seguinte atividade, com os nomes dos alunos da sua turma.

COMPLETE O QUADRO ABAIXO:

 

 6

 Fonte: Acervo da própria autora.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Essa atividade além de desenvolver habilidades de coordenação motora por meio de atividade de recorte, propicia ao aluno  formar novas palavras a partir das sílabas dos nomes dos alunos da turma.

Distribua uma folha de papel dividida em quadradinhos com sílabas dos nomes dos alunos da turma. Peça aos alunos primeiramente que reconheçam os nomes escritos. Para isso, as sílabas não podem estar embaralhadas, elas devem estar na sequência. Depois, os oriente a recortarem cada pedacinho e formarem novas palavras com as sílabas escritas. Veja o exemplo na tabela abaixo:

7

 Fonte: Acervo da própria autora.

 

Professor, solicite aos alunos, que colem as palavras formadas no caderno de Língua Portuguesa, ou se preferir, que escrevam. Depois os alunos devem comparar as escritas com seus colegas. Deve haver socialização e uma escrita coletiva das novas palavras na lousa, se você assim preferir.

Professor, se houver intenção de escrita espontânea, aproveite esse momento para propor que os alunos escrevam frases com as novas palavras formadas.

 

4ª Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Professor, esse momento da aula também é composto por duas atividades:

Na primeira atividade o aluno poderá formar novas palavras a partir de coordenadas dadas por meio de números e letras e uma tabela. Além de entender a dinâmica de leitura da tabela, o aluno poderá pensar a respeito da nova palavra. Atividades como essas são entendidas como desafio para as crianças e elas têm prazer de concluir a atividade, pois propõe descoberta e os alunos se empolgam com isso. Oriente-os antes da realização da atividade e instigue-os para descobrirem as palavras.

 

SIGA AS COORDENADAS E ENCONTRE OS NOMES DOS ALUNOS DO 1º ANO.

8

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Professor, converse com os alunos a respeito das dificuldades encontradas nessa tarefa.

Com a última atividade dessa aula você deve ter a expectativa de que os alunos consigam classificar os nomes em colunas representadas com o número de sílabas. Oriente-os a fazerem devidamente essa classificação. Apresente os nomes em ordem alfabética e faça um quadro para que eles escrevam os nomes dentro, classificando-os por ordem de número de sílabas.

1

Fonte: Acervo da própria autora.

 

9

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Essa atividade desafia os alunos a classificarem os nomes quanto ao número de sílabas. Para que não fique apenas restrito aos nomes dos colegas da turma você pode propor que eles retomem as novas palavras formadas na atividade anterior e as classifique também.

 

 

 

Recursos Complementares

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o jogo no sítio: Escola Games Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/> Acesso em: 10 de jun. 2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos ao Laboratório de Informática, para que eles possam conhecer o jogo.

Esse jogo ajuda na memorização da separação da sílaba e reforça a escrita correta das palavras. A criança deve separar as sílabas para brincar no labirinto, onde ele deverá guiar o mascote até pegar todas as sílabas, mas tem alguns obstáculos.  

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar em todas as atividades a aprendizagem de seus alunos, observando se estão cumprindo as atividades, escrevendo, participando das discussões em sala, realizando o que está sendo proposto.

Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar no conteúdo, conforme vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise se o aluno conseguiu reconhecer a divisão silábica da palavra; ordenar sílabas para formar nomes dos colegas; classificar palavras quanto ao número de sílabas; formar novas palavras com diversas sílabas; desenvolver sua escrita e, sobretudo, sistematizar a separação de palavras em sílabas.

Você deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avanços na sua aprendizagem. Fique atento para perceber elementos sobre como os alunos estão compreendendo, construindo os conceitos e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores.

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