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Compreendendo os problemas ambientais – Parte 1

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as consequências das mudanças climáticas no mundo.

Delinear as relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade com a degradação ambiental.

Conhecer o funcionamento do efeito estufa por meio de um experimento.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática e Matemática (construção e interpretação de gráficos).

Noções básicas de Geografia (processo de urbanização no Brasil – Ensino Fundamental).

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir o vídeo nos  computadores acessando o link abaixo.

Caso seja necessário, o professor pode também fazer previamente o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

Vídeo – Mudanças Climáticas (8:51)

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Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho (Acesso em 28/05/2013)

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo, assim como centrar a discussão na responsabilidade que cada um deles possui em relação às mudanças climáticas e às suas possíveis contribuições para a reversão das mesmas.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um documento do software Microsoft Word e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Também nesse caso cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.


Questionário de Contextualização

1 - Quais os principais fenômenos responsáveis pelo aquecimento global?

2 - Quais gazes provocam o efeito estuda? De que forma isso ocorre?

3- Quais mudanças relacionadas às atividades humanas nas últimas décadas que mais contribuíram para o agravamento das mudanças ambientais globais?

4 - Quais as principais consequências ambientais do aquecimento global?

5 - O vídeo cita indícios de que o clima está mudando. Quais são esses indícios?

6 - Quais são as projeções apontadas para a temperatura do planeta e para o nível do mar para os próximos 100 anos?


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Segundo momento: Construindo o conhecimento 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Serão utilizados computadores para a construção de gráficos utilizando o software Microsoft Excel. Serão necessários também caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em sete grupos – preferencialmente com, no mínimo, três integrantes cada – para a utilização dos computadores, sendo necessário um computador por grupo.

Inicialmente, o professor deve apresentar aos alunos as Tabelas 1 e 2, utilizando, para tanto, um dos procedimentos já descritos para a veiculação do Questionário de Contextualização.

A Tabela 1 apresenta dados da população residente em cada Estado do país em diferentes anos. Já a Tabela 2 apresenta dados da variação da população residente em cada região do país em diferentes anos.

Tabela 1

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Disponível: http://cartageografica.blogspot.com.br/2011/08/tutorial-calculando-variacao.html(Acesso em 28/05/2013)


Tabela 2

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Disponível: http://cartageografica.blogspot.com.br/2011/08/brasil-taxa-de-variacao-populacional.html (Acesso em 28/05/2013)

Dando prosseguimento ao trabalho, os alunos devem ser orientados a construir dois gráficos, sendo um correspondente à Tabela 1 e outro à Tabela 2. Para tanto, os alunos utilizarão o software Microsoft Excel.


Observação:
Para a construção dos gráficos, será necessário que os alunos repassem os dados das Tabelas 1 e 2 para duas planilhas do software Microsoft Excel.

Uma vez criadas as planilhas, os gráficos serão gerados pelo software Microsoft Excel clicando-se na aba “Inserir”, o que possibilitará a escolha de um dentre variados tipos de gráficos (linhas, colunas, barras, etc).  

Se necessário, o professor pode consultar o tutorial disponível no link abaixo para um detalhamento sobre o software Microsoft Excel.


Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=Ka52Q61d4bI (Acesso em 17/06/2013)


Finalizada a construção dos gráficos, o professor iniciará um debate entre os alunos por meio da apresentação de questões norteadoras. São elas:


1 – De acordo com o gráfico referente à Tabela 1, em que ano houve um aumento mais acentuado da população residente no Brasil?

2 – De acordo com o gráfico referente à Tabela 2, qual região do Brasil apresentou maior variação da população residente?

3 – De que formas o aumento da população pode provocar prejuízos ambientais?

4 – De que formas esses prejuízos ambientais podem ser minimizados pela população e pelo governo?


Vale ressaltar que o professor deve orientar os alunos a retomarem o conteúdo do vídeo para que os mesmos possam responder as questões 3 e 4.

O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Terceiro Momento: Redação

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido totalmente no Laboratório de Informática, parcialmente no Laboratório de Informática e parcialmente em sala de aula ou ainda totalmente em sala de aula, a critério do professor.

De qualquer forma, o professor deverá organizar a turma em 4 grupos.  

Se o Laboratório de Informático for utilizado, será necessário um computador por grupo.

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável pela leitura de um texto.

GRUPO 1 - ENERGIA: Energia custa caro (em grana ou em vidas)
Disponível: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/tag/mudancas-climaticas/  (Acesso em 28/05/2013)

GRUPO 2 - OCUPAÇÃO DO SOLO: Por que temos tantas tragédias e como deixar de tê-las
Disponível: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/tag/mudancas-climaticas/  (Acesso em 28/05/2013)

GRUPO 3 - CLIMA: É assim agora
Disponível: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/tag/mudancas-climaticas/  (Acesso em 28/05/2013)

GRUPO 4 - OCEANO: Gelatinaram o Mar
Disponível: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/tag/mudancas-climaticas/  (Acesso em 28/05/2013)

Cada texto se encontra disponível em um site específico, que deverá ser apresentado pelo professor aos alunos no caso da utilização do Laboratório de Informática.

Os textos também podem ser previamente enviados pelo professor aos alunos via e-mail em um arquivo do software Microsoft Word. Os textos podem ainda ser distribuídos aos alunos durante a aula em cópias impressas caso o Laboratório de Informática não possa ser utilizado.

O professor deverá orientar os grupos a, inicialmente, realizarem a leitura dos textos indicados e a discutirem o conteúdo, registrando no caderno as informações que considerarem mais relevantes. Em seguida, os alunos, individualmente, deverão elaborar uma redação referente ao tema “Mudanças climáticas e problemas ambientais”.

Observação:
A redação também pode ser elaborada no Laboratório de Informática, mas, para tanto, será necessário um computador por aluno. Nesse caso, os alunos deverão trabalhar individualmente em um arquivo de um editor de texto como o software Microsoft Word.

Se a redação for elaborada em sala de aula, os alunos deverão trabalhar no caderno.

Essa atividade poderá ser desenvolvida em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença. 


Quarto momento: Pesquisando no Laboratório de Biologia

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Biologia ou em sala de aula. Os alunos devem ser em divididos pelo professor em grupos de no mínimo três e no máximo cinco integrantes para a realização do experimento “Efeito Estufa”, seguindo, para tanto, os procedimentos descritos no link abaixo.

 

 



Observação:
Cabe ao professor providenciar, separar e organizar os materiais necessários para elaboração do Experimento 1, disponibilizando-os aos grupos.

Após a realização do Experimento 1, o professor deve solicitar aos grupos um relatório por meio do qual os alunos deverão sintetizar as principais conclusões decorrentes da atividade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para professor

Artigos “Demográficas e Socioeconômicas”, site Ministério da Saúde
Disponível: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0206&VObj=http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?ibge/cnv/pop (Acesso em 28/05/2013)

Exercícios “Consequências do Aquecimento Global”, site Brasil Escola
Disponível:http://exercicios.brasilescola.com/geografia/exercicios-sobre-as-consequencias-aquecimento-global.htm  (Acesso em 28/05/2013)


Sugestões de links para alunos

Artigo “Aquecimento Global”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm (Acesso em 17/06/2013)

Artigo “Efeito Estufa”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm  (Acesso em 17/06/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização e na construção dos gráficos. É recomendável também levar em consideração a qualidade da argumentação desenvolvida na redação e no relatório referente ao Experimento 1.

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