Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Compreendendo os problemas ambientais – Parte 2

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as consequências das mudanças climáticas no mundo.

Conhecer os diferentes tipos de poluição da água, do ar e do solo.

Compreender os riscos do desmatamento para o meio ambiente.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (equilíbrio e desequilíbrio da natureza, poluição e conservação de recursos naturais – Ensino Fundamental).

Noções básicas de Geografia (processo de urbanização no Brasil – Ensino Fundamental).

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Compreendendo os problemas ambientais – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Primeiro momento: Retomando o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas abaixo (figuras 1 a 5). O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

Figura 1

7

Disponível:http://meioambiente.culturamix.com/natureza/situacao-atual-do-desmatamento-no-brasil (Acesso em 04/06/2013)

Figura 2
8

Disponível:http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/mudancas-climaticas/erosao-do-solo-pode-elevar-ameaca-do-aquecimento-global/ (Acesso em 04/06/2013)

Figura 3

9

Disponível:http://www.portalescolar.net/2011/06/dia-do-combate-poluicao-14-de-agosto.html (Acesso em 04/06/2013)

Figura 4

10

Disponível: http://mfcmamonas.no.comunidades.net/index.php?pagina=1084927935_19    (Acesso em 04/06/2013)

Figura 5

11

Disponível:http://www.meioambienteonline.com/2012/07/voce-sabe-o-que-e-um-lixao.html (Acesso em 04/06/2013)


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate no sentido de retomar e aprofundar o conteúdo trabalhado na aula Compreendendo os problemas ambientais – Parte 1. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 – O que as figuras apresentadas representam para vocês?

2 – Existem semelhanças entre as figuras? Se sim, quais?

3 – Existem diferenças entre as figuras? Se sim, quais?

4 – Qual figura mais chamou a sua atenção?

5 – Quais procedimentos podem ser tomados para revertermos as situações retratadas nas imagens?


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos alunos por meio de perguntas complementares.

Também cabe ao professor registrar os pontos principais do debate para fins de avaliação.


Segundo momento: Ampliando o conhecimento sobre os problemas ambientais

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em cinco grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.

Observação:
Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável por coletar dados sobre diferentes tipos de problemas ambientais, consultando, para tanto, sites específicos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos cinco grupos a coletar dados referentes:

  • Às causas naturais do problema ambiental designado para o grupo.
  • Às causas humanas do problema ambiental designado para o grupo.
  • Aos prejuízos decorrentes do problema ambiental designado para o grupo.
  • Às estratégias possíveis para a prevenção do problema ambiental designado para o grupo.
  • Às soluções possíveis para a reversão do problema ambiental designado para o grupo.


Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:

Grupo 1:  Desmatamento

Disponível: http://www.florestafazadiferenca.org.br/home/ (Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/ecossistema/desmatamento  (Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://www.brasilescola.com/geografia/o-desmatamento.htm  (Acesso em 04/06/2013)


Grupo 2: Erosão

Disponível: http://www.suapesquisa.com/geografia/erosao.htm(Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://www.brasilescola.com/geografia/erosao.htm (Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/geologia/erosao/ (Acesso em 04/06/2013)


Grupo 3: Poluição da Água

Disponível: http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/ (Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-da-agua/(Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://biologiaambiental-ufal2008.wikidot.com/poluicao-da-agua (Acesso em 04/06/2013)


Grupo 4: Poluição do Ar

Disponível: http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/ (Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://www.brasilescola.com/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm  (Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica (Acesso em 04/06/2013)


Grupo 5: Poluição do Solo

Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-solo.htm(Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_do_solo(Acesso em 04/06/2013)

Disponível: http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_dos_solos.htm(Acesso em 04/06/2013)

 

Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa sobre os problemas ambientais

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto (informação disponível em:  http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario(Acesso em 04/06/2013)

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificar as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor fazer uma avaliação global sobre a apresentação dos grupos, enfatizando a adequação das informações veiculadas, bem como promovendo uma síntese das conclusões.


Quarto momento: Interagindo com o conteúdo

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor e consiste na realização de um jogo intitulado Imagem & Ação. Sua finalidade básica é trabalhar com a representação gráfica de termos e palavras.

Desenvolvendo a Atividade:

Cabe ao professor organizar a turma em, no mínimo, duas equipes para a realização do jogo. Dependendo do tamanho da turma, contudo, um número maior de equipes é mais indicado. Será necessário que os integrantes de cada equipe escolham um nome para diferenciá-las.

Cabe ao professor registrar no quadro-negro o nome de cada equipe e reservar um pequeno espaço para a anotação da pontuação. A maior parte do quadro-negro deve ser reservada para os desenhos a serem realizados pelos alunos.

Observação:
O quadro-negro pode ser substituído por flip-chart ou cartazes.

O professor deverá chamar um integrante de cada grupo alternadamente e lhe mostrar uma “palavra-chave” dentre aquelas elencadas a seguir, cuja representação gráfica deverá ser realizada pelo aluno no quadro negro. O aluno não deve emitir nenhum som e tampouco gesticular, apenas desenhar. Por exemplo: se a palavra-chave for “poluição da água”, o aluno poderá desenhar um rio com grandes resíduos sólidos (pneus, sofás, etc) descartados irregularmente tanto em seu leito quanto em sua margem. Os demais integrantes do grupo devem, então, tentar adivinhar a palavra-chave que está sendo representada graficamente. O tempo será de até dois minutos por palavra-chave. Se a resposta correta for apresentada pelo grupo, o professor deverá computar-lhe um ponto.

Contudo, seja a resposta correta ou incorreta, cabe ao professor abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a retomar o conteúdo já trabalhado tanto na aula Compreendendo os problemas ambientais – Parte 1quanto nos momentos anteriores desta aula.

Lista de palavras-chave

 

Efeito Estufa

Lixo

Ecossistema

Saco de lixo

Papel

Garrafa Pet

Diversidade

Poluição do solo

Poluição do ar

Ecologia

Biodiversidade

Poluição da água

Desmatamento

Aquecimento Global

Natureza

Flora

Fauna

Animais Silvestres

Céu

Mar

Rios

Fábricas

Chaminés

Aves

Homem

Prefeituras

Meio Ambiente

Disponível:http://www.tutorzone.com.br/tutorial-regras-do-jogo-imagem-e-acao/(Acesso em 04/06/2013)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo “Demográficas e Socioeconômicas”, site Ministério da Saúde
Disponível: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0206&VObj=http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?ibge/cnv/aag(Acesso em 04/06/2013)

Artigo “Cooperativa de Catadores”, site Programa Cidades Sustentáveis
Disponível: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/avemare-cooperativa-de-catadores?gclid=CPbd986DzbcCFWlp7AodWGMAyw (Acesso em 04/06/2013)

Sugestões de links para alunos:

Artigo “Poluição Ar, Água e do Solo”, site Cultura Mix
Disponível: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/poluicao-do-ar-da-agua-e-do-solo (Acesso em 04/06/2013)

Artigo “Controle da poluição ambiental”, site Universidade de Blumenau
Disponível: http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/poluicao_ambiental.htm (Acesso em 17/06/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no debate ou seminário de pesquisa. É recomendável também levar em consideração a qualidade da argumentação desenvolvida no decorrer da atividade de interação Imagem & Ação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.