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Sucessão ecológica: a colonização de regiões inóspitas

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o processo de sucessão ecológica.
  • Identificar as etapas de sucessão ecológica e os organismos participantes.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conceito de diversidade.
  • Conceitos de comunidade, população e ecossistemas.
  • Adaptações dos seres vivos aos diferentes ambientes.
Estratégias e recursos da aula

 

  • Atividades em grupo.
  • Atividades de discussão em pequenos grupos.
  • Leitura de textos.
  • Pesquisas na internet.
  • Estudo de caso.
  • Vídeo. 

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1: Motivação

Para o professor:

1) Dividir os alunos em grupos de até quatro pessoas.

2) Entregar para cada grupo uma folha de papel pardo.

3) Os alunos deverão desenhar ou esquematizar, na folha, um ambiente, como uma ilha ou uma montanha. Eles deverão caracterizar o ambiente em relação aos seres vivos existentes, tamanho, componentes abióticos presentes.

4) Depois de realizado o desenho ou esquema, o professor deverá simular hipoteticamente e oralmente a explosão de um vulcão ou a ocorrência de um tsunami no ambiente criado pelos grupos.

5) Estimule os alunos a refletirem  por meio dos seguintes questionamentos:

  • Esse ambiente poderá ser recuperado? Se sim, como?
  • Ele poderá voltar a ser o que era antes? Se sim, como?

6) Após essas discussões, introduza o conceito de sucessão ecológica.

Sucessão ecológica: processo de evolução das comunidades ao longo do tempo, levando ao estabelecimento de uma comunidade complexa e estável. Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997. 

ATIVIDADE 2: Tipos de sucessão

Para o professor:

1) Entregar para cada aluno, em uma folha impressa, esquemas ilustrativos dos tipos de sucessão ecológica: 

Sucessão ecológica

Imagem disponível : http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/sucessao-ecologica. Acesso em: 14 junho 2013.

Etapas do processo de sucessão ecológica

Imagem disponível em: http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo23_arquivos/image006.jpg. Acesso em: 15 junho 2013.

2) Solicitar aos alunos que se organizem em duplas.

3) Incentivar os alunos a analisarem as imagens com atenção e a responderem, no caderno, as seguintes questões:

a) Nas ilustrações, os ecossistemas passaram por mudanças? Explique.

b) As comunidades colonizadoras são semelhantes as comunidades clímax?

c) Na sua opinião, por que houve a modificação das comunidades?

d) Os seres vivos são semelhantes ao longo do tempo?

4) Após essas discussões, apresente os conceitos de sucessão primária, espécies pioneira, sucessão secundária e clímax. Providencie para cada aluno um texto com esses conceitos.

Texto: Tipos de sucessão

Fonte: Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997.

Muitas regiões, devido ao clima inóspito e à falta de nutrientes, não reúnem condições favoráveis ao desenvolvimento de seres vivos. É o caso, por exemplo, de superfícies formadas por rochas vulcânicas recentes ou dunas de areia em um deserto. Existem algumas espécies, porém capazes de suportar as condições adversas de regiões inóspitas e nelas se estabelecer. Essas espécies são denominadas pioneiras.

Quando a sucessão ecológica tem início com a colonização de uma região nunca antes habitada, fala-se em sucessão primária. Entretanto, se o processo de sucessão ocorre em uma região onde anteriormente havia uma comunidade, fala-se em sucessão secundária.

Um tipo comum de sucessão secundária acontece nas regiões onde a mata original foi destruída para ceder lugar a campos de cultivo, posteriormente abandonados. Em um campo de cultivo abandonado sucedem-se diversas comunidades temporárias, denominadas seres. Por fim, estabele-se uma comunidade clímax semelhante àquela originalmente existentes no local.

Sucessão ecológica

Imagem disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia23.php. Acesso em: 14 junho 2013.

MÓDULO 2 

ATIVIDADE 1: Pesquisa - As espécies envolvidas na sucessão ecológica

Exemplo de espécie pioneira

Imagem disponível em: http://tiagopinto18.blogspot.com.br/2011/01/sucessao-ecologica.html. Acesso em: 15 junho 2013.

 A atividade poderá ser realizada no laboratório de informática ou na sala de aula. Caso ocorra na sala de aula, o professor deverá disponibilizar aos alunos o material impresso para a pesquisa.

1) Solicitar aos alunos que se organizem em duplas.

2) Apresentar o  material seguinte e suas respectivas fontes para pesquisa:

- EMBRAPA. Aspectos ecológicos. Disponível em: http://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/aspec.htm. Acesso em: 14 junho 2013.

- Sucessão ecológica. Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/sucessao-ecologica. Acesso em: 14 junho 2013.

- Caracterização ecológica das espécies arbóreas. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/cienciaflorestal/article/view/1849. Acesso em: 14 junho 2013.

3) Os alunos deverão organizar um texto com as características principais das espécies pioneiras e espécies clímax, bem como apresentar alguns exemplos de cada grupo de espécie.

4) Agendar um dia para a entrega da atividade.

5) Corrigir a atividade e devolver aos alunos.

6) Propor aos alunos que seja feito um quadro comparativo entre as espécies pioneiras e espécies clímax. Esse quadro deverá conter as características principais, tais como: estratégia de reprodução, tolerância a luz solar, sensibilidade ao ambiente, capacidade de competição, dispersão. Esse quadro poderá ser socializado por meio de um cartaz afixado em sala de aula.

ATIVIDADE 2: Estudo de caso

Para o professor:

1) Reproduzir o vídeo em sala de aula ou no laboratório de informática.

Vídeo: SP: a flora reencontra espaço. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hes3HsGHAuI. Acesso em: 14 junho 2013.

Árvores de São Paulo

Imagem disponível em: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2010/07/07/arvores-de-sao-paulo-2-anos/. Acesso em: 14 junho 2013.

2) Organizar um roteiro para os alunos acompanharem durante a exibição do vídeo:

a) A natureza consegue recuperar o espaço antes preenchido pelo homem?

b) Quais os locais que são retomados pela natureza?

c) Qual o nome desse processo de retomada pela natureza?

d) Explique o processo de sucessão ecológica ocorrido em espaços urbanos, como prédios abandonados, na cidade de São Paulo.

e) Qual a importância desse processo para os ecossistemas?

3) Com base nesse roteiro, organizar uma discussão sobre como ocorre o processo de sucessão ecológica em espaços urbanos e sua importância.

Recursos Complementares

Sugestão de recursos para o professor durante as aulas. Esses recursos também poderão ser usados pelos alunos durante a pesquisa:

- Sucessão ecológica. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia23.php. Acesso em: 15 junho 2013.

- Sucessão ecológica. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/sucessao-ecologica/. Acesso em: 15 junho 2013.

- O que é uma sucessão ecológica. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/sucessao-ecologica/. Acesso em: 15 junho  2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente, em relação à  participação e interesse durante a atividade de motivação, bem como no decorrer da pesquisa e estudo de caso. Além disso, poderão ser avaliados quantitativamente por meio das produções: pesquisa e discussão do estudo de caso.

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