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Alfabetização online: jogos que envolvem leitura e escrita

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Realizar jogos na internet que envolvam leitura e escrita;
  •   Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores;
  •   Compreender que a cada fonema corresponde uma letra ou um conjunto de letras;
  •   Perceber que as sílabas variam quanto ao número de letras;
  •   Compreender que se trocarmos uma letra, transformamos uma palavra em outra palavra;
  •   Estabelecer correspondência grafofônica;
  •   Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  •   Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 

Informações ao professor

 

Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as práticas pedagógicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse os sítios abaixo:

"Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

Professor, sabemos que os jogos são importantes recursos didáticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabética), uma vez que o “brincar com a língua” faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetização, os jogos são poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crianças mobilizam saberes acerca da lógica da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

 

A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

 

·         Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;

·         Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;

            ·             Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos;

·         Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;

            ·             Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;

·         Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;

            ·             Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).

 

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

 

Professor, nossa proposta é apresentar jogos online que envolvam a leitura e a escrita. É valido ressaltar que existem jogos excelentes na internet, porém é preciso pesquisar, fazer uma “investigação crítica" em diversos sítios e não apenas solicitar aos alunos que joguem por jogar. Os jogos propostos nessa aula contemplam diferentes tipos de conhecimentos relativos ao Sistema de Escrita Alfabética.

“O professor, portanto, desempenha um papel central no planejamento das situações com utilização de jogos para ajudar na alfabetização e no acompanhamento dos estudantes durante as atividades. Cabe a ele, ao trazer um jogo para a sala de aula, saber explorá-lo no momento oportuno, considerando os aspectos que podem ser contemplados para que as crianças desenvolvam seu raciocínio e construam o seu conhecimento de forma descontraída. É sua função prever o quanto de aprendizagem determinado jogo pode promover para determinado estudante. Ou seja, o diagnóstico sobre o que sabe o aluno acerca do que se deseja ensinar é fundamental para que se programem os jogos que serão disponibilizados. Enfim, entrega, dedicação e positividade são as três qualidades que não podem faltar no professor que busca no educando um sujeito ativo, interativo e inventivo, sem esquecer, no entanto, de propiciar-lhe liberdade de ação”. (LEAL; ALBUQUERQUE; LEITE, 2005; BITTENCOURT; FERREIRA, 2002; BERNADETE; BISPO; SANTOS, 2002).

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 23-24.

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, acreditamos que os jogos que envolvem as correspondências som-grafia são fundamentais no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Por isso, a proposta desta aula é elencar diversos jogos que trabalham com estas questões. Eles poderão ser trabalhados em várias aulas e podem ser desdobrados em diferentes atividades, tais como:

 

  • Elaboração de textos instrucionais, com as regras dos jogos;
  • Elaboração de textos que busquem sistematizar o que aprenderam com o jogo;
  • Elaboração de situações problema a partir dos resultados dos jogos; de acordo com o que estiver trabalhando.

 

Assim, acreditamos que os jogos que levam os alunos a refletirem sobre as letras que deverão usar para formarem as palavras, oportunizam a apropriação das correspondências de forma mais prazerosa, sem que seja necessário ficar treinando os padrões silábicos de forma mecânica. Ao mesmo tempo, começam a exercitar um tipo de reflexão ortográfica, quando discutem com os colegas (ou têm que decidir sozinhos) quais letras vão usar para notar a pauta sonora da palavra que querem escrever. Esses tipos de jogos também são encontrados na internet.

 

Professor, é importante discutir com os alunos sobre cada jogo, antes de iniciá-los, orientando-os sobre o que estão aprendendo, pois é importante também, que saibam que, por meio de jogos também se aprende.

 

Reserve um momento e leve os alunos ao Laboratório de Informática, mas se possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e acessem os jogos abaixo.

 

 1)    LETRA QUE FALTA

 

É um jogo dinâmico e divertido, no qual a criança deve completar a palavra com a letra que falta e que se encontra nos balões, antes do tempo se esgotar.

 

vitamina

Fonte: “Sítio: Jogos da escola. Jogo: Complete as palavras”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/69-completar-palavras

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

2) FÁBRICA DAS PALAVRAS

O jogo "Fábrica das Palavras" é bem interessante, pois proporciona ao aluno a formação de palavras, bem como o trabalho com a ortografia. Esse jogo desafia a criança a pensar sobre algumas grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).


Basta completar a palavra apresentada com a letra que está faltando. Após essa etapa, o aluno vai controlar um robô para montar outras palavras que serão indicadas na parte de cima da tela. As letras estarão espalhadas pela fábrica e o aluno deverá controlar o robô para desviar dos objetos e pegar as letras certas para montar a palavra.
 

fabricafabrica 2

Fonte das imagens: “Sítio: Escola Games. Jogo: Fábrica de palavras”.

http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 3) FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Professor, esse jogo possibilita o aluno a formular novas hipóteses sobre e escrita, uma vez que deverá formar o nome das figuras, colocando uma letra em cada quadrinho. Não poderá sobrar nenhum quadrinho e nenhuma letra.

 

mala

 

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Figuras e letras”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/70-figura-e-letras

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

4) IDENTIFICAR AS SÍLABAS DAS PALAVRAS

 

Nesse jogo o aluno deverá digitar as sílabas para formar palavras.

 

arvore

laranja

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Utilizando as sílabas complete meu nome”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_silabas_05.html

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

 5) COMPLETAR AS SÍLABAS

 

Os alunos deverão completar as palavras com as sílabas que estão faltando.

 

batata

pato

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Utilizando as sílabas complete meu nome”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_silabas_02.html

Acesso em: 15 de jun. 2013.

  

6) IDENTIFICAR A PRIMEIRA E A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA

 

Professor, os alunos deverão digitar a primeira e a última letra que estão faltando para completar as palavras.

 

elefante

limao

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Complete com a letra inicial e final”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_palavras_13.html

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

Professor, esses jogos ajudam o aluno a perceber que existe uma correspondência entre uma unidade gráfica (letra) e uma unidade sonora e é essa correspondência que o aluno tem que pensar na hora de escolher a letra: o que é que preenche essa lacuna?

De maneira prazerosa e lúdica, o aluno vai se apropriando de que essas correspondências na escrita da nossa língua são grafofônicas, entre letras e sons. Essa atividade propicia aos alunos a vivência de situações interessantes, em que as letras são tratadas como unidades, podendo trocá-las quando aparecerem no conjunto de palavras que escreverem ou mesmo no momento de observar quais serão as letras que poderá empregar para formar tais palavras.

O fato de já disporem das letras do alfabeto para formarem as palavras faz com que os alunos possam recordar outras palavras que sabem de cor, para escreverem outras palavras.

  

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, outra percepção que os alunos devem desenvolver durante as séries iniciais do Ensino Fundamental é que as palavras têm uma ordem de escrita e se trocarmos as letras podemos não formar palavras ou podemos transformá-las em outras, isto possibilita a ampliação do vocabulário da criança.

Os sítios abaixo retratam alguns jogos, que auxiliam os alunos a desenvolverem essa percepção de forma lúdica, portanto muito prazerosa. Lembre-se de discutir antecipadamente as regras do jogo e a importância em segui-las.

Professor, leve os alunos ao Laboratório de Informática, mas se possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessá-los.

  

1) TROCA LETRAS

 Os alunos deverão clicar nas letras e trocá-las de lugar, formando a palavra antes dela sair da tela. À medida que os alunos vão acertando vão pontuando no placar, quem fizer mais pontos no menor tempo vence.

 

troca letras

 

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Troca letras”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/279-troca-letras

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

2) SALADA DE LETRAS

Professor, nesse jogo os alunos deverão desembaralhar as letras, trocando-as de lugar. Eles deverão ler a dica que existe no alto na tela para formar a palavra correta. Veja o exemplo abaixo:

DICA: Protege o pescoço do frio.

RESPOSTA: Cachecol.

 pescoço

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Salada de letras”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/278-salada-de-letras

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

 

3) LETRAS TROCADAS

 

Nesse jogo, oriente os alunos a reposicionarem as letras de uma palavra, antes que ela desapareça. Para tanto, deverão selecionar duas letras para que elas troquem de posição uma com a outra, até que a palavra desejada seja formada.

As palavras do jogo estão relacionadas com uma sala de aula.

 

letras trocadas

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Letras trocadas”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/277-jogo-das-letras-trocadas

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

Ao final de cada jogo, faça o registro, resgatando as aprendizagens construídas.  Veja o exemplo de uma ficha de registro:

 

qqq

Fonte: Imagem da própria autora.

 

  3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, um jogo muito utilizado na alfabetização inicial é o da FORCA e ele também é disponibilizado na internet.

Os alunos são desafiados a adivinhar qual é a palavra. Cada criança ou grupo deve dizer/escrever uma letra e se a letra pertencer à palavra, ela é escrita no espaço, preenchendo as lacunas que estão faltando.

Essa é uma brincadeira que todos os alunos podem participar (mesmos os que estão em estágio inicial de escrita). Envolve o conhecimento das letras e a formação de palavras.

 

A seguir apresentamos três sugestões de jogos de forca, com temas diferentes. Você  poderá utilizá-las de acordo com a sua necessidade.

  

1)     FORCA DO SENINHA

Nessa forca, os alunos deverão clicar nas letras amarelas para formarem as palavras.  Se a letra estiver correta ela vai preencher a palavra. Se estiver errada as peças do carrinho do Seninha começam a soltar. Se todas as peças se soltarem o aluno deverá tentar novamente. Como a forca é do Seninha são palavras relacionadas ao trânsito, corrida de fórmula 1, brinquedos, meios de transportes.

seninha

 

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Forca do Seninha”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/254-forca-do-seninha

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

2)     FORCA DOS BRINQUEDOS

 

Essa forca é mais tradicional. A criança deverá clicar nas letras amarelas para formar as palavras. À medida que o aluno vai errando, aparece na forca as partes do corpo na seguinte ordem, cabeça, tronco, braço direito, braço esquerdo, pé direito, pé esquerdo. Se formar todas essas partes o aluno perde e deverá passar para a próxima palavra. Para cada palavra certa o aluno marca 1 ponto.

 

brinquedos

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Forca Brinquedos”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/253-forca-comida-e-brinquedos

Acesso em: 15 de jun. 2013.

Outros sítios de forca, por temática, que você  poderá utilizar de forma interdisciplinar:

 

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Forca Cidades”.

 http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/73-forca-cidades

Acesso em: 15 de jun. 2013.

  

Fonte: “Sítio: Smartkids. Jogo: Forca Água”.

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html

Acesso em: 15 de jun. 2013.

  

Fonte: “Sítio: Guida. Jogo: Forca Animais”.

http://guida.querido.net/jogos/forca/animais.htm

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Forca Comidas”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/253-forca-comida-e-brinquedos

Acesso em: 15 de jun. 2013.

  

4ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, atividades em que os alunos possam escrever palavras favorecem aos mesmos, consolidarem as correspondências grafofônicas, conhecendo as letras e suas correspondências sonoras (escrever palavras com fluência, mobilizando, com rapidez, o repertório de correspondências grafofônicas já construído.).

Consolidar as correspondências grafofônicas é uma aprendizagem fundamental para os alunos em processo de alfabetização. Conduzir os alunos a escreverem palavras, compará-las com a escrita de outros colegas é  uma prática que os leva a tentarem registrar todos os fonemas, já que esse procedimento é necessário para que se ganhem os jogos.

Esse mesmo tipo de jogo pode ser utilizado para consolidar conhecimentos de regras ortográficas. É importante, no entanto, explicitar que saberes relativos à ortografia, que exijam dos alunos a compreensão de regras específicas, sejam enfocados apenas quando os alunos já tiverem se apropriando do sistema alfabético de escrita.

Se seus alunos já estiverem nessa fase, leve-os ao Laboratório de Informática, mas se possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os jogos abaixo:

 

 1)     SOLETRANDO

 

Este é um jogo conhecido, pois há muito tempo ele tem sido utilizado em programas de televisão, assim os alunos terão facilidade para assimilarem as regras.

O aluno deverá clicar em OUVIR PALAVRA e logo em seguida, deverá digitar a palavra. Se precisar ouvir novamente a palavra deverá clicar em REPETIR PALAVRA.

 

 

soletrando

Fonte:“Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Soletrando”.

http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/86-soletrando

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

2) DITADO

 

Jogo interessante para complementar atividade escolar relacionada à ortografia, pois estimula a concentração, o manuseio do teclado, a escrita de palavras e ainda oferece diversão por meio de um caça-palavras.

Como jogar:

Primeiro, aparecerá uma figura e o nome dela será ditado, a partir desse momento o aluno terá um minuto e meio para digitar o nome da figura. Se precisar ouvir novamente é só clicar em REPETIR PALAVRA. Acertando as 6 palavras ditadas, elas aparecerão em um caça-palavras, para os alunos procurarem.

 

ditadoditado caça

 

Fonte das imagens: “Sítio: Escola Games. Jogo: Ditado e Caça-palavras”.

http://www.escolagames.com.br/jogos/ditado/

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

 

3) COMO SE ESCREVE?

 

Professor, esse tipo de jogo é muito importante no processo de alfabetização, pois possibilita ao aluno  pensar sobre a maneira que falamos e sobre a maneira que escrevemos. O jogo testa se o aluno escreve e fala corretamente algumas palavras complicadas da Língua Portuguesa.

Veja o exemplo abaixo:

Ele deverá ouvir as duas palavras BANDEJA & BANDEIJA e logo após clicar no quadrinho que ele acha ser a resposta correta. Se ele acertar passa para a próxima palavra, se errar aparece uma mensagem com a resposta certa.

 

 

bandeja

Fonte: “Sítio: Educar para crescer. Jogo: Como se escreve?”.

http://educarparacrescer.abril.com.br/como-se-escreve/index.shtml

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

4) ESCREVA O NOME DAS FIGURAS

 

Os alunos deverão digitar o nome das figuras. Você poderá posteriormente, imprimir ou utilizar essas palavras para realizar frases, separação de sílabas ou até mesmo criar uma produção de texto.

 

figuras

Fonte: “Sítio: a77. Jogo: Escreva o nome das imagens de forma correta”.

http://www.a77.com.br/alfabetizacao/alfabetizacao_escreva_nome_da_imagem_8.php

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

5ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, outros jogos que podem complementar seu trabalho sobre leitura e escrita em sala de aula são cruzadinha e caça palavras.

Por exemplo, se você está desenvolvendo com os alunos um projeto sobre, “Brinquedos e Brincadeiras” ou “Animais” e já trabalhou com diversos gêneros textuais, pesquisas, contação de histórias, atividades de registro, outra possibilidade de enriquecer o trabalho é oferecer atividades que influenciam diretamente na aprendizagem dos alunos como cruzadinhas e caça palavras.

 

Veja abaixo exemplos de uma cruzadinha sobre “Brinquedos” e um caça palavras sobre “Animais”. Essas atividades ajudam no processo de escrita, são desafiadoras e adequadas aos alunos em diferentes níveis.

  

1)    CRUZADINHA

 

O aluno deverá digitar formar o nome dessas figuras de modo a não sobrar nenhum quadrinho.

cruzadinha

Fonte: “Sítio: Jogos de alfabetização. Jogo: Jogo das palavras”.

http://www.jogosdealfabetizacao.com/2011/10/jogo-online-de-caca-palavras.html

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

 2) CAÇA PALAVRAS

 

Professor, o aluno deverá pegar o mouse e selecionar os nomes dos animais no caça palavras clicando com o botão esquerdo e arrastando até a última letra da palavra.

 

caça palavras

Fonte: “Sítio: Iguinho. Jogo: Caça palavras”.

http://iguinho.ig.com.br/jogo-caca-palavras.html

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

Os sítios abaixo disponibilizam várias cruzadinhas e caça palavras.

 

Professor, se você sentir necessidade de enriquecer sua aula ou fixar mais o conteúdo, utilize-os em sala de aula ou proponha que os alunos os acessem em casa, com ajuda de algum familiar, uma vez que o laptop Classmate do Projeto UCA fica à disposição dos alunos para utilizá-lo em qualquer espaço.

 

Fonte: “Sítio: Google. Jogo: Cruzadinha e Caça palavras”.

https://plus.google.com/photos/104610778854410140563/albums/5700827638194883009?banner=pwa&authkey=CPvI17aZ6ImWlgE

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

Fonte: “Sítio: Imagem. Jogo: Palavras Cruzadas”.

http://www.imagem.eti.br/

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

Fonte: “Sítio: Top Games Kids. Jogo: Caça palavras”.

http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/1687-jogo+de+caca+palavras.html

Acesso em: 15 de jun. 2013.

 

Concluídas as atividades planejadas para essa aula, avalie com os alunos o que foi possível aprender com os jogos e o que acham do uso de jogos como recurso facilitador de aprendizagens. Peça sugestões.

Recursos Complementares

 

Texto: “A influência da informática”, sítio Canal do Educador, Brasil Escola. Disponível Em: < http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/influencia-informatica-desenvolvimento-infantil.htm> Acesso em: 15 de jun. de 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que utilize um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.

 

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.

 

Escola: ______________________________________________________________

 

Aluno: _______________________________________________________________

 

Análise Linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o próprio nome.

 

 

 

 

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

 

 

 

 

Diferencia letras de números e outros símbolos.

 

 

 

 

Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

 

 

 

 

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

 

 

 

 

Compreende que palavras compartilham certas letras.

 

 

 

 

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

 

 

 

 

Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

 

 

 

 

Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.

 

 

 

 

Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.

 

 

 

 

Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

 

 

 

 

Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

 

 

 

 

 

                                                                                                             Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Abgail Vargas De Souza , E. M. E F Hercílio Amante , Santa Catarina - disse:
    abgail.vargas@hotmail.com

    14/05/2015

    Cinco estrelas

    São atividades muito boas e ajudam mesmo o aluno basta que um mediador esteja atento para seus progressos e dificuldades á serem superadas! Parabéns pela a iniciativa!


  • jero nascimento, Oscar carneiro , Pernambuco - disse:
    geroeufonia@gmail.com

    27/06/2014

    Cinco estrelas

    Estão de parabéns, adorei e estou utilizando esses métodos com o meu filho e também na escola que dou aulas. muito boa a iniciativa espero ver mais novidades.


  • MEIRE LÚCIA ASSIS DIAS FIRMO, ESCOLA MUNICIPAL LUCINDA FERNANDES MADEIRA , Minas Gerais - disse:
    meirelucia.adf@hotmail.com

    25/03/2014

    Cinco estrelas

    Excelentes sugestões. Parabéns! Estou utilizando as dicas. Obrigada.


  • LIANE ENINGER, PREFEITURA MUNICIPAL , Paraná - disse:
    LIANEENINGER@YAHOO.COM.BR

    19/03/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns!


  • daniela dallrosa, celer faculdades , Santa Catarina - disse:
    danidallarosa2@gmail.com

    25/07/2013

    Três estrelas

    Na minha opinião a alfabetização online é de grande valia pois as crianças nessa faixa etaria gostam muito da internet e a partir desses jogos que envolvem leitura e escrita a criança desperta o gosto pela pela mesma contribuindo para seu desempenho tanto na sala de aula quanto para o seu conhecimento no cotidiano familiar.


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