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Deslizamentos de encostas em áreas urbanas

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Reconhecer que o espaço geográfico é resultado das interações entre a sociedade e a natureza;

- Conceituar erosão e deslizamento;

- Compreender a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio ambiente em que se vive.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos de rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) e ciclo da água. 

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do documentário "Erosão" da série "NOSSA TERRA" disponível pelo canal TV Escola, a temática "Erosão de encostas", bem como os principais motivos que provocam os processos erosivos e deslizamentos, especialmente nos centros urbanos. 

 

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

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Atividade 01

 

Erosão de encostas... Introdução!

 

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os estudantes os frequentes noticiários veiculados pela mídia sobre os deslizamentos que ocorrem nos períodos mais chuvosos do ano, provocando destruições principalmente nas regiões de morros e encostas em diversas cidades do Brasil.

- Recorde um acontecimento recente na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo, inclusive, o artista Zeca Pagodinho no resgate das vítimas, conforme reportagem "Zeca Pagodinho ajuda vítima da chuva em Xerém, RJ" publicada no dia 03 de janeiro de 2013:

O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva. Por volta das 10h, o cantor andava com a filha pelas ruas de Xerém. (Foto: Cléber Júnior/ Agência O Globo)

O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva (Foto: Cléber Júnior/ Agência O Globo)O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva (Foto: Cléber Júnior/ Agência O Globo)O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva. Por volta das 10h, o cantor andava com a filha pelas ruas de Xerém. (Foto: Cléber Júnior/ Agência O Globo)O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva. Por volta das 10h, o cantor andava com a filha pelas ruas de Xerém. (Foto: Cléber Júnior/ Agência O Globo)O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva. Por volta das 10h, o cantor andava com a filha pelas ruas de Xerém. (Foto: Cléber Júnior/ Agência O Globo) O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva (Foto: Cléber Júnior/ Agência O Globo cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva (Foto: Cléber Júnior/ Agência O GloboO cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xerém, no município de Duque de Caxias, na manhã desta quinta-feira (3), para ajudar as vítimas da chuva (Foto: Cléber Júnior/ Agência O Globo). Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/ajudando-vitimas-zeca-pagodinho-diz-que-xerem-e-uma-tristeza-so,e40df1958a00c310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>. Acesso em 15/06/2013.

- Discuta a notícia e explique aos estudantes, problematizando:

  • O que mais lhe chamou a atenção nesta notícia?
  • Segundo as reportagens veiculadas sobre este assunto, o que causou as enchentes e os deslizamentos nesta região da cidade do Rio de Janeiro?
  • Será que a chuva é de fato o principal agente responsável pelos processos erosivos e deslizamentos de morros e encostas? Justifique.

 

- Permita que os estudantes expressem suas compreensões e registre-as no quadro e, a partir da "sementeira de ideias" elabore um quadro-síntese resumindo as percepções dos alunos em relação ao tema.

- Proponha um estudo sobre as principais causas dos processos erosivos e deslizamentos de encostas em ambientes urbanos. Oriente-os para se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos buscando promover a interação entre seus pares a fim de realizarem pesquisas em fontes predefinidas (textos, sites de busca na web, vídeos, animações, dentre outros), selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados representados de diferentes formas (figuras, gráficos, tabelas, mapas, croquis...) com vistas a construírem conhecimentos significativos para que sejam capazes de tomar decisões propositivas e enfrentar situações-problema em seu cotidiano.

 

Atividade 02

 

Erosão de encostas... introdução!

 PASSO A PASSO

Professor (a),

- Após estas refletirem sobre as questões iniciais, apresente o documentário "Erosão" da série "NOSSA TERRA" disponível pelo canal TV Escola, e solicite aos grupos para anotarem as principais ideias durante a exibição. Após assistirem ao documentário, medie uma roda de conversa sobre o que os grupos anotaram de mais importante. Problematize:

  • O que são rochas e quais os tipos mais comuns?
  • Que tipo de rochas é mais fácil de ser erodido?
  • Quais são os principais agentes erosivos do relevo terrestre?

 

- Proponha a elaboração de um mapa conceitual a partir das informações que foram apresentadas no documentário. Esse instrumento pedagógico auxilia organizar e representa o conhecimento construído de maneira visual.

- Escreva no quadro as ideias principais e instigue os grupos para irem completando o quadro, conforme o exemplo a seguir:

 

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Mapa conceitual. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Agosto/lote26-08/nossa%20terra_eroso.pdf>. Acesso em 15/06/2013.

 

 - Após a construção do mapa conceitual, peça aos estudantes que o registrem em seus cadernos.

 

Atividade 03

 

Principais tipos de erosão

PASSO A PASSO

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- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas, buscando compreender e explicar os principais tipos de erosão (fluvial, pluvial, marítima, geleiras, eólica). Responsabilize cada grupo a pesquisar um tipo de erosão.

- Neste momento é importante acompanhar cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos significativos sobre a temática.

- As atividades de pesquisa podem ser realizadas na biblioteca, em livros, revistas, materiais paradidáticos e também no laboratório de informática (caso a escola disponibilize). Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Auxilie os grupos a organizarem uma apresentação por meio de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem), com vistas a socializarem os conhecimentos com todos os alunos.

 

Atividade 04

 

Erosão de encostas: causas e consequências

 PASSO A PASSO

- Aprofunde os estudos sobre a temática proposta. Apresente a música "Erosão" interpretada pelo grande artista Luiz Gonzaga, disponível em <http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/1564318/>, acesso em 15/06/2013.

Erosão

Luiz Gonzaga

 

Ainda hei de ver um dia
A minha terra sem a praga da erosão

Ai! Quem me dera se eu pudesse
Se Deus me desse uma atenção
E ajustasse todo o povo
No mutirão para acabar com a erosão
Ainda hei de ver um dia
De novo o verde
Se espalhar no meu sertão

A erosão parece uma serpente
Rachando a terra, devorando o chão
E a riqueza que era da gente
Vai toda embora com a erosão
Por isso, agora estou aqui cantando
Chamando o povo pra esse mutirão
Vamos minha gente, salvar nossa terra
Das rachaduras da erosão

No meu pedacinho de chão
Não tem perigo de erosão

Eu aprendi o jeito certo
De proteger a terra e a minha plantação
Ai, minha gente, que fartura
Tanta riqueza se espalhando pelo chão
É macaxeira, girimum caboclo
Batata- doce, melancia e melão
Feijão de corda se enroscando em tudo
Dá gosto de ver minha plantação
Lá no açude, a água tão limpinha
Espelha o verde e a criação
É tão bonito este meu pé-de-serra
Com a terra livre da erosão (bis)

 

- Após ouvirem e cantarem a música, problematize:

  • Qual é a ideia central relatada nesta música?
  • Em que lugar (campo/cidade) acontece o problema citado na música?
  • Quais os principais danos causados pela erosão no meio rural? e nas cidades?
  • Explique com suas próprias palavras o verso:

A erosão parece uma serpente
Rachando a terra, devorando o chão
E a riqueza que era da gente
Vai toda embora com a erosão 

  • O são deslizamentos? Por que eles ocorrem?
  • Os deslizamentos são fenômenos naturais ou provocados pela ação antrópica (humana)?
  • Como é o relevo nos lugares onde os deslizamentos ocorrem?
  • Por que as regiões íngremes são ocupadas por atividades humanas?
  • Quem são as pessoas que vivem nas regiões íngremes?
  • O que pode ser feito para prevenir os deslizamentos?

 

- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas como as sugeridas anteriormente, buscando compreender e explicar a problemática apresentada anteriormente. Neste momento é importante indicar como fonte de pesquisa o site da Defesa Civil <http://www.mi.gov.br/web/guest/defesacivil> (acesso em 15/06/2013) que dispõe de recomendações sobre desastres por causa de deslizamentos de morros e encostas.

- Acompanhe e oriente cada etapa da atividade, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos significativos sobre a temática.

 

 Atividade 05

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).   

- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, buscando evidenciar:

 

  • Quais são os sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento;
  • O que podemos fazer para evitar um deslizamento;
  • Como agir quando ocorre um deslizamento;

 

- A pesar do tema apresentado neste documentário parecer distante do cotidiano dos estudantes, devemos lembrar que todos nós somos responsáveis por cuidar do ambiente em que vivemos, evitando que muitas vidas sejam expostas à situação de risco causada por enchentes, deslizamentos ou mesmo diversas doenças provocadas por animais/insetos que vivem em locais onde se acumula lixo.

- Promova um debate acerca dos projetos criados pelo governo federal com vistas a promover o desenvolvimento social, esclarecendo que as políticas públicas devem voltadas realmente para as necessidades de toda a população.

- Questione os alunos se existem no bairro ondem moram locais sujeitos a processos erosivos e deslizamentos. Levante com os mesmos possíveis ações que podem ser realizadas para evitar riscos à vida da comunidade. Utilize trechos do documentário para ilustrar a discussão.  

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem local; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Sites de busca:

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.

Enchentes: educar para prevenir. <http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/index.php>

Erosão. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Eros%C3%A3o>. Acesso em 15/05/2013.

Simulando a erosão. <http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/sol.php?cod=_simulandoerosao>. Acesso em 15/05/2013.

O rio está quase limpo. <http://www.cnpsa.embrapa.br/jogos/erosao/1243-h.html>. Acesso em 15/05/2013.

Experimentoteca de solos: erosão eólica e hídrica do solo. <http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos5.pdf>. Acesso em 15/05/2013.

Serviço Geológico do Brasil. <www.cprm.gov.br>. Acesso em 15/05/2013.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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