Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Blog e forum: diferenças de interação

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer as diferenças na forma de interação entre interlocutores nos gêneros digitais blog e forum.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gêneros digitais;
  • interação entre interlocutores.
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • computadores com internet (sala de informática ou UCAs);
  • data show.

Estratégias:

  • pesquisas na internet;
  • análise de blogs e fóruns;
  • exposição oral.

Módulo 1 - introduzindo o assunto

Atividade 1

O professor deverá, em um primeiro momento, revisar oralmente com os alunos quais são as principais características dos dois gêneros digitais que serão abordados na aula (blog e fórum).

Para isso,  o professor poderá projetar no data show alguns blogs e fóruns e explorá-los com os alunos. Sugerimos os seguintes:

Blogs:

mf

Disponível em: <http://marceloferrari.blogspot.com.br/?view=flipcard> Acesso em: 20 jun. 2013.

foru

 Disponível em:<http://jarbas.wordpress.com> Acesso em: 20 jun. 2013.

 

Fóruns:

 fh

Disponível em: <http://forum.clubedohardware.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.

uol

Disponível em: <http://forum.jogos.uol.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.

 

Atividade 2

Após  explorar as principais características dos gêneros  em estudo,  o professor pedirá aos alunos que encontrem na internet pelo menos mais dois blogs e fóruns que eles julgarem interessantes e que deixem esses blogs e fóruns em janelas abertas no navegador de internet.
 

Módulo 2

Atividade 1

Primeiramente os alunos deverão analisar os blogs selecionados.

Eles irão analisar como ocorre a interação entre quem publica e quem comenta os blogs.

Analisando os blogs selecionados previamente, eles deverão responder ao seguinte questionário:

  • A pessoa que faz as publicações (o "dono" do blog, também chamado blogueiro(a)) responde aos comentários feitos às suas publicações?
  • Com que frequência novos posts são feitos nesse blog?
  • Geralmente os novos posts fazem referência aos comentários dos posts mais antigos?
  • Como o blogueiro interage com os seguidores do blog?
  • Os comentadores/seguidores geralmente deixam questionamentos ou apenas sua opinião nos comentários das postagens?
  • Geralmente qual é o intervalo de tempo entre a publicação e os comentários com suas respectivas respostas?

 

Em seguida, os alunos deverão analisar os fóruns. Geralmente num fórum, discute-se sobre um determinado assunto, por meio de perguntas e respostas. Sabendo disso os alunos deverão analisar os fóruns que eles haviam selecionado e responder ao seguinte questionário;

  • A pessoa que faz a pergunta, geralmente comenta as respostas dadas à sua questão?
  • Geralmente as novas respostas fazem referência às respostas mais antigas? Como isso é feito pelos participantes?
  • Geralmente qual o intervalo de tempo entre a publicação das perguntas e suas respostas?

Feito isso, os alunos deverão passar a uma atividade de socialização dos resultados da análise de seus blogs/fóruns. Cada aluno discutirá com mais três colegas tentando chegar a um consenso buscando responder à seguinte questão: qual dos dois gêneros digitais apresenta uma interação mais próxima entre os interlocutores: blog ou fórum e por quê?

Uma vez tendo chegado a um consenso, os grupos apresentarão o resultado de suas discussões para a sala toda.

Atividade 2

Para a prática da interação em um fórum, o professor publicará uma pergunta, pedindo a opinião dos alunos sobre algum tema da atualidade. Essa pergunta deverá ser publicada em um fórum na internet, sendo que todos os alunos deverão responder a esse questionamento, os alunos deverão fazer referência às respostas dos alunos que os precederem.

Recursos Complementares

Site com exemplos de blogs interessantes:

<http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada06_cid2/para_saber_mais/blogs.html>. Acesso em 20 jun. 2013.

Avaliação

O professor avaliará a participação dos alunos nas atividades propostas, e poderá verificar a aprendizagem por meio da observação de como os alunos responderam ao questionamento feito no fórum.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.