21/06/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Conhecer as diferenças na forma de interação entre interlocutores nos gêneros digitais blog e forum.
Recursos:
Estratégias:
O professor deverá, em um primeiro momento, revisar oralmente com os alunos quais são as principais características dos dois gêneros digitais que serão abordados na aula (blog e fórum).
Para isso, o professor poderá projetar no data show alguns blogs e fóruns e explorá-los com os alunos. Sugerimos os seguintes:
Blogs:
Disponível em: <http://marceloferrari.blogspot.com.br/?view=flipcard> Acesso em: 20 jun. 2013.
Disponível em:<http://jarbas.wordpress.com> Acesso em: 20 jun. 2013.
Fóruns:
Disponível em: <http://forum.clubedohardware.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Disponível em: <http://forum.jogos.uol.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Após explorar as principais características dos gêneros em estudo, o professor pedirá aos alunos que encontrem na internet pelo menos mais dois blogs e fóruns que eles julgarem interessantes e que deixem esses blogs e fóruns em janelas abertas no navegador de internet.
Primeiramente os alunos deverão analisar os blogs selecionados.
Eles irão analisar como ocorre a interação entre quem publica e quem comenta os blogs.
Analisando os blogs selecionados previamente, eles deverão responder ao seguinte questionário:
Em seguida, os alunos deverão analisar os fóruns. Geralmente num fórum, discute-se sobre um determinado assunto, por meio de perguntas e respostas. Sabendo disso os alunos deverão analisar os fóruns que eles haviam selecionado e responder ao seguinte questionário;
Feito isso, os alunos deverão passar a uma atividade de socialização dos resultados da análise de seus blogs/fóruns. Cada aluno discutirá com mais três colegas tentando chegar a um consenso buscando responder à seguinte questão: qual dos dois gêneros digitais apresenta uma interação mais próxima entre os interlocutores: blog ou fórum e por quê?
Uma vez tendo chegado a um consenso, os grupos apresentarão o resultado de suas discussões para a sala toda.
Para a prática da interação em um fórum, o professor publicará uma pergunta, pedindo a opinião dos alunos sobre algum tema da atualidade. Essa pergunta deverá ser publicada em um fórum na internet, sendo que todos os alunos deverão responder a esse questionamento, os alunos deverão fazer referência às respostas dos alunos que os precederem.
Site com exemplos de blogs interessantes:
<http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada06_cid2/para_saber_mais/blogs.html>. Acesso em 20 jun. 2013.
O professor avaliará a participação dos alunos nas atividades propostas, e poderá verificar a aprendizagem por meio da observação de como os alunos responderam ao questionamento feito no fórum.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/07/2013
Cinco estrelasmuito interessante,um meio de comunicação acessível e inteligente.