21/06/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
História da Literatura Brasileira (noção das principais escolas literárias anteriores ao Modernismo).
Recursos:
Estratégias:
Antes de começar as discussões sobre o Modernismo, enquanto movimento artístico/literário, é importante que o professor discuta com os alunos o que significarm as palavras: "moderno" "modernidade" e "Modernismo". Essa primeira discussão serve para fazer a diferenciação entre o que consideramos como moderno/modernidade no senso comum (aquilo que é novo) e o movimento artístico/literário, situado em um tempo relativamente definido da história da Literatura Brasileira.
Em seguida, o professor exibirá um vídeo para os alunos, que faz uma síntese sobre a primeira fase do Modernismo no Brasil. Antes da apresentação do vídeo, o professor pedirá aos alunos que façam anotações sobre as principais características e os principais autores que forem citados no vídeo, pois essas anotações facilitarão a atividade que eles farão na sequência.
Vídeo aulalivre.net:
Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=6Rcv6g-LE0s>. Acesso em: 19 jun. 2013.
Para que os alunos ampliem um pouco mais o conhecimento sobre o assunto (1a fase do Modernismo), o professor dividirá a turma em grupos, sendo que cada um deles fará uma pesquisa sobre um tema distinto, para uma posterior apresentação em forma de seminário. Os alunos deverão registrar suas anotações em documento de texto, para fazerem um handout a ser entregue para os colegas dos outros grupos no momento da apresentação do trabalho.
Além de pesquisarem sobre um tema e organizarem as ideias em forma de handout, os alunos deverão montar uma apresentação em slides para ser exibida durante o seminário.
Cada grupo disporá de 10 a 15 minutos para apresentação de seu trabalho, portanto, eles deverão elaborar um material compatível com esse tempo.
Os temas a serem pesquisados (preferencialmente no laboratório de informática ou com os UCAs se a escola já tiver sido contemplada) são os seguintes:
Os alunos deverão primeiramente entregar para os colegas os handouts com o resultado das pesquisas que fizeram sobre o Modernismo.
Cada grupo disporá de 10 a 15 minutos para se apresentar. Após cada apresentação, os alunos dos outros grupos e o professor poderão fazer seus questionamentos ao grupo.
O professor dará um breve feedback para os grupos, complementando algumas informações se necessário for, e fazendo oralmente uma revisão do conteúdo trabalhado.
Em seguida, para fechamento do assunto, o professor exibirá o vídeo abaixo, que retrata algumas das personalidades que certamente foram citadas durante as apresentações do seminário (Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Graça Aranha, Monteiro Lobato). Nesse vídeo, os artistas brasileiros estão organizando/realizando a Semana de Arte Moderna de 1922.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw>. Acesso em 20 de jun. 2013.
Aula completa do aulalivre.net com apostila/slides/vídeo ( para acessá-la, basta se conectar com o facebook ou se inscrever no site).
Disponível em: <http://www.aulalivre.net/revisao-vestibular-enem-2012/literatura/modernismo-I>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Página do Brasil Escola sobre o Modernismo no Brasil:
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Vídeo da TV Cultura em comemoração aos 80 anos da Semana de Arte Moderna:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Apresentação em slides sobre a primeira fase do Modernismo:
Disponível em: <http://www.slideshare.net/guest276c9/modernismo-1-fase-de-22-a-30>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Compilado de autores e obras da primeira fase do Modernismo no Brasil:
Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3629725>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Os alunos deverão ser avaliados qualitativamente em relação ao seu envolvimento em todas as atividades do processo. O professor poderá também verificar, quantativamente, a aprendizagem, por meio dos handouts feitos pelos grupos e pelo seu desempenho durante as apresentações dos seminários, fazendo questões para os grupos ao final de cada apresentação. Além disso, o professor poderá, posteriormente a essa aula, elaborar algumas questões escritas (teste) sobre os assuntos trabalhados nos seminários.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/08/2014
Cinco estrelasMuito boa essa aula
20/02/2014
Cinco estrelasAula fantástica ! Os vídeos dão vida à teoria! Agradeço por mim e por meus alunos do 3º ano noturno da E.E.Moacyr de Mattos. Um abraço. Míriam.