21/06/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Recursos:
Estratégias:
Disponível em: <http://harsharajgatty.files.wordpress.com/2009/07/ice_break1.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Em um primeiro momento, o professor fará uma atividade chamada brainstorming (tempestade de ideias), em que cada aluno fala uma palavra que se relaciona com determinado tema sugerido.
O professor escreverá no quadro-negro as palavras "RESENHA CRÍTICA" e pedirá aos alunos que digam quais palavras se relacionam com o conceito de resenha e crítica. A cada palavra dita, o professor anotará no quadro, fazendo uma ligação (linha) entre a palavra dita e a expressão "resenha crítica" que deverá estar no meio do quadro.
Assim que o professor perceber que os alunos já ativaram os conhecimentos prévios sobre o gênero resenha crítica, possivelmente, fazendo referência a palavras como: resumo, opinião, comentário, sinopse, livros, filmes, avaliação, etc., poderá passar para a próxima atividade. É importante que, nesse primeiro momento, o professor estimule os alunos a falarem, questionando o que eles acham que significa uma resenha e o que significa a palavra crítica, bem como o que significa o termo resenha crítica enquanto gênero textual.
Se o professor julgar necessário, deverá pedir aos alunos que copiem a teia de ideias resultantes do brainstorming.
Para essa atividade, o professor deverá imprimir e entregar para os alunos uma resenha crítica sobre um objeto cultural, além do questionário, apresentado na sequência. Sugerimos que seja a resenha de um filme ou livro que esteja em evidência, quando da execução desta sequência didática.
Para efeito de exemplificação, exemplificamos a atividade, tratando aqui do último filme lançado (até a data da publicação dessa aula) da série Resident Evil.
Segue, a resenha:
Resident Evil 5: Retribuição
As continuações das franquias dos filmes do Resident Evil receberam algumas críticas não apenas de críticos de cinema, mas também dos fãs por não seguir o enredo dos jogos de vídeo game. Mas a verdade é que todos sempre aguardam ansiosos para que a próxima continuação possa ser melhor, ainda mais estreladas por grandes atrizes como Milla Jovovich e Michelle Rodriguez. E agora finalmente a resposta do público em geral foi realmente muito boa em relação ao filme. Olhando para trás, o filme teve sim suas falhas, mas em geral foi muito agradável e intenso. Anderson conseguiu criar uma atmosfera claustrofóbica, enquanto fornecendo doses suficientes de ação e contando com uma boa atuação da personagem Alice Jovovich que simpatiza muito bem com o público.
A história de ‘Resident Evil 5: Retribuição’ gira em torno do vírus mortal T, que é desenvolvido pela Umbrella Corporation, e continua dizimando o planeta todo e transformando toda a população global em legiões de mortos-vivos comedores de carne. A única esperança da raça humana, Alice (Milla Jovovich), desperta no centro de operações clandestinas da Umbrella, e descobre mais segredos do seu passado misterioso conforme se aprofunda no complexo. Sem um porto seguro, Alice continua a caçar os responsáveis pelo vírus; uma perseguição que a leva de Tóquio a Nova York, Washington, DC e Moscou, culminando em uma revelação alucinante que irá forçá-la a repensar tudo o que ela acreditava ser verdade. Alice precisa lutar para conseguir sobreviver o tempo suficiente para escapar desse mundo hostil que está prestes a ser destruído.
Cartaz do Filme Resident Evil 5: Retribuição (Retribution)
Para começar, Paul Anderson garante a volta dos melhores personagens que a franquia teve nos últimos filmes. Ele, então, fornece o filme com uma história simples, mas interessante (de um modo semelhante ao original), imersivo 3D, com sequências de ação e efeitos visuais impressionantes. Não sei se podemos dizer que Resident Evil Retribution foi o melhor dos 5 filmes, mas com certeza é uma sequencia muito decente que realmente irá agradar aos fãs da série.
O filme é tão curto quanto os outros, mas é incrivelmente eletrizante e não para um segundo. Há problemas de continuidade e alguns buracos no enredo, mas depois de quatro filmes, você já está um pouco acostumado com alguns deslizes.
Esta não é uma obra-prima. Não há performances fortes ou uma história profunda com idéias originais. Este é o quinto filme de uma franquia de ação irracional zumbi, e nesse aspecto, ele cumpre com tudo o que é esperado. É muito legal ver ele recuperar alguns dos sentimentos vistos no original (alguns sustos e momentos tensos com saltos incluído!).
Curto, rápido e visualmente impressionante, RE: Retribution é um quinto filme que realmente funciona e deverá ser apreciado pelos fãs. É um filme de ação com seus pontos de terror aguçados em momentos realmente tensos. Vale a pena conferir, e o 3D dele traz mais realidade ainda a obra.
Disponível em: <http://www.criticasdefilmes.com.br/resident-evil-5-retribuicao/>. Acesso em: 20 set. 2012.
Os alunos deverão responder ao questionário seguinte no caderno:
1. Qual objeto cultural é o foco dessa resenha, isto é, qual obra é analisada?
2. Qual é o gênero da obra descrita na resenha? Comédia? Suspense? Romance? Ficção científica? Ação? Arte? Drama? Justifique sua resposta a partir de elementos presentes na resenha.
3. Há informações técnicas a respeito desse objeto cultural, como ano de lançamento, nome do diretor, personagens, nacionalidade etc.? Se sim, copie-os, separando-os nessas categorias.
4. As informações a respeito dessa obra analisada satisfazem sua curiosidade enquanto leitor?
5. O crítico dessa resenha conseguiu atrair a sua atenção enquanto leitor? Por quais motivos? Explique.
6. Essa resenha crítica motiva você a assistir ao filme? Por quê?
7. Você se identifica com o enredo da obra resenhada? Justifique.
8. Você considera que o título da resenha foi bem escolhido pelo autor? Caso não, sugira outro título para o texto.
9. Identifique e destaque, no texto, os trechos que discorrem sobre os fatos do enredo do filme.
10. As críticas feitas na resenha são favoráveis ou desfavoráveis ao filme? Marque-as no texto, diferenciando as positivas das negativas, caso exista essa diferença.
11. Há, no texto, comentários sobre a atuação dos atores, a fotografia, a direção e a trilha sonora? Em caso positivo, localize no texto os comentários sobre cada um desses aspectos.
12. Em uma crítica, os vocábulos podem possuir carga positiva ou negativa, e, ainda, essa carga pode ser intensificada ou não, de acordo com o efeito que se quer produzir – apenas informar ou avaliar ou persuadir. Identifique e copie algumas expressões empregadas no texto que expressam valores positivos ou negativos. Destaque os adjetivos ou outras palavras que demonstram esses valores e informe se são favoráveis ou desfavoráveis ao filme.
Quando os alunos terminarem de responder ao questionário, o professor passará à correção das questões, reforçando com os alunos que a finalidade principal de uma resenha crítica é emitir um parecer/uma avaliação sobre um objeto cultural, recomendando ou não o seu "consumo".
Tendo em vista a finalidade do gênero resenha crítica, e percebendo que as últimas questões (10, 11 e 12) do questionário nos propiciam uma exploração mais aprofundada sobre a função da adjetivação nas resenhas críticas, passamos agora à exploração da adjetivação.
O professor deverá levar os alunos a perceberem que quando se recomenda um objeto cutural (como nessa resenha) os resenhistas geralmente modalizam as críticas negativas, uma vez que dizer que o filme "Não é uma obra-prima" é diferente de dizer que "o filme é ruim"; além disso, dizer que "não há performances fortes" é diferente de dizer "as performances foram fracas".
Além disso, podemos perceber a ordem de aparência das críticas positivas e negativas, por exemplo, no trecho "O filme é tão curto quanto os outros, mas é incrivelmente eletrizante e não para um segundo. Há problemas de continuidade e alguns buracos no enredo, mas depois de quatro filmes, você já está um pouco acostumado com alguns deslizes."Para cada uma das críticas negativas (o filme é curto; há problemas de continuidade), o resenhista cita uma qualidade ou crítica positiva, criando uma estrutura que pode ser resumida em: "ponto negativo, mas ponto positivo", sendo que o que fica evidenciado é o que vem depois do "mas", e não o que vem antes.
Para consolidar o aprendizado sobre o papel da adjetivação nas resenhas críticas, o professor levará os alunos, agrupados em duplas, ou, se a escola já tiver sido contemplada com o programa UCA, deverá solicitar que cada aluno pegue seu computador para desenvolverem a atividade seguinte:
Alguns sites que o professor poderá apresentar como referência para os alunos conseguirem resenhas:
Material sobre resenha crítica e suas respectivas fontes intitulado "A produção do texto crítico".
Disponível em: <http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ce/aula_06.html>. Acesso em: 19 jun. 2013.
Material completo sobre resenhas da PUC RS
Disponível em: <http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php>. Acesso em: 19 jun. 2013.
O professor avaliará qualitativamente os alunosem relação à participação nas atividades propostas, e poderá checar a aprendizagem de forma quantitativa, por meio da última atividade, em que os alunos deverão fazer uma análise de resenhas críticas, focando a adjetivação.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/06/2013
Quatro estrelasSimples e boa! Achei o máximo
22/06/2013
Quatro estrelasAula muito boa, gostei do tema, pois vem de encontro com essa galera que só tem olhos para essas telinhas de cristal liquido. Parabéns !!