21/06/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Linguagem verbal e não-verbal;
Gênero charge.
Recursos:
Estratégias:
Para iniciar o trabalho, o professor deverá revisar oralmente com os alunos o conceito de charge. Para auxiliar o professor nessa explicação/revisão segue um link interessante que poderá, inclusive, ser apresentado aos alunos.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/charge.htm. Acesso em 19 jun. 2013.
Além de retomar o conceito de charge, o professor deverá rever com os alunos os conceitos de linguagem verbal e linguagem não-verbal.
Para a revisão desses conceitos, sugerimos os links seguintes:
http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/. Acesso em: 19 jun. 2013.
http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 19 jun. 2013.
Após revisar com os alunos o que são charges e o que é linguagem verbal e não-verbal, o professor distribuirá uma apostila para cada integrante da dupla, contendo algumas charges.
Nas duplas, os alunos deverão analisar cada uma das charges, respondendo às questões seguintes (em folha separada ou na própria apostila):
Após uma primeira análise das charges pelos alunos em duplas, cada dupla deverá sentar-se com outra dupla para fazerem um cotejamento de suas respostas.
Em seguida, o professor pedirá que os alunos façam uma apresentação de suas análises, de acordo com as orientações seguintes:
1 - Cada grupo de 4 alunos escolherá um dos alunos para os representar.
2 - O professor sorteará uma das charges da apostila para cada representante de grupo.
3- Após cada aluno apresentar a análise feita sobre a charge, o professor poderá explorar aspectos das charges que não foram comentados pelos alunos.
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-fLrE52Ov4Rc/UCAWrVfcdyI/AAAAAAAAAeg/qmAmVTwuijE/s1600/trai.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Disponível em: <http://dukechargista.com.br/wp-content/uploads/2012/12/ChargeTempo13-12-12.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/tragico-e-comico/files/2011/01/charge05_oposicao_situacao.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Disponível em: <http://joaopaulosampaio.files.wordpress.com/2011/02/charge70.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_FK5QjE4gwZc/TEJi4ZpleQI/AAAAAAAAIEk/4R-YJDarHww/s400/charge.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-7GkQ70iY3LM/UFtxJ8yTXQI/AAAAAAAAAAw/SKlD0-LUjj4/s1600/charge_cristo_rio_de_janeiro.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Disponível em: <http://humordemulher.files.wordpress.com/2011/11/charges_leite2_thumb.jpg?w=621&h=492>. Acesso em 19 jun. 2013.
Nesta atividade, os alunos deverão criar (em duplas ou individualmente) uma charge sobre um fato recente.
A charge produzida pelos alunos deverá apresentar linguagem mista (verbal e não-verbal).
O professor deverá dispensar cerca de 30 minutos para os alunos produzirem suas charges. Caso o professor considere pertinente, sugere-se que os alunos façam suas charges no computador (usando o Paint ou outro programa que possibilite integrar imagem e texto).
Transcorrido o tempo de produção das charges, o professor solicitará aos alunos que apresentem suas charges para os colegas, comentando sobre os efeitos de sentido almejados com as mensagens em linguagem não-verbal.
Vídeo sobre charge, cartum e caricatura e sua importância:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vV4CrATsYto>. Acesso em: 19 jun. 2013.
Programa que mostra como a ilustração tornou-se uma aliada na luta da classe trabalhadora. São charges, cartuns e tirinhas que ajudaram a transformar o movimento sindical.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-kKwm77eZY4&list=PLF637C6B701F42BB2>. Acesso em: 19 jun. 2013.
O professor avaliará qualitativamente os alunos, observando seu envolvimento durante a atividade de leitura/análise da linguagem não-verbal das charges. Quantativamente os alunos poderão ser avaliados, por meio da produção de charges, observando, principalmente, se eles compreenderam como a linguagem não-verbal é importante para a construção de sentidos no gênero charge.
Três estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/07/2013
Três estrelasGostei da maneira como a aula foi elaborada
08/07/2013
Quatro estrelasGostei da aula. É bem elaborada para a exploração da linguagem verbal, linguagem não-verbal e o gênero charge.
26/06/2013
Três estrelasBoa. As atividades exploram bem o universo da linguagem dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental.
24/06/2013
Cinco estrelasMuito bom! Adorei as charges.Situação de aprendizagem muito bem montada.