Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cultura visual e consumismo

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Pesquisar a influência da cultura visual na vida cotidiana dos adolescentes.
  • Investigar os hábitos cotidianos em sua relação com a cultura visual e o consumismo.
  • Analisar de forma crítica o fenômeno do consumismo na vida cotidiana dos jovens.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dispensa conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1-Iniciar a aula mostrando aos alunos as seguintes imagens:

 

propaganda

Fonte:http://agenciapontocom.wordpress.com/tag/propaganda/

Acesso em 11 de junho 2013.

 

teve

Fonte:

http://www.prograd.uff.br/sensibiliza/emissoras-de-televis%C3%A3o-no-brasil-dever%C3%A3o-ter-audiodescri%C3%A7%C3%A3o-para-pessoas-com-defici%C3%AAncia-at%C3%A9-2011

.

Acesso em 11 de junho de 2013.

bebe

Fonte: 

http://msgdeluz.blogspot.com.br/2012/09/consumismo.html

 Acesso em 12 de junho de 2013.

 

2- Explicar aos alunos o conceito de cultura visual e sua relação com o consumismo, conforme os textos de referência para consulta do professor indicados nos Recursos Complementares e o texto abaixo:

 

Professor, segue abaixo um texto  de nossa autoria que servirá para fundamentar as discussões iniciais com os alunos. As referências do texto encontram-se em "Recursos Complementares".

 

Subsídio para uma breve introdução da aula cultura visual e consumismo

De acordo com Perez (2010) em nosso cotidiano há uma infinidade de imagens muitas vezes impostas em nossa sociedade, levando à constatação de que a cultura visual influencia no imaginário do adolescente. Tal imaginário compõe-se de “elementos elaborados e modificados da realidade, dependendo das experiências vividas, das necessidades e dos interesses de cada indivíduo, estando relacionado ao seu contexto e ao mundo real” (p. 47).

Compreende-se a cultura visual de modo amplo, o que abarca objetos e imagens familiares que fazem parte do universo visual e à cultura próxima ou distante de um determinado grupo. Tais imagens podem ser provenientes dos meios de comunicação como jornais, revistas, imagens publicitárias ou da internet, roupas, modas, fotografias, ícones populares e arte. Assim, utilizar objetos visuais como objetos de compreensão faz parte do processo ensino-aprendizagem que conduz a uma postura crítica acerca da realidade.

Além disso, conforme Barbosa (2011) “A sociedade tem se tornado cada vez mais visual, e em consequência a imagem constitui potencialmente um grande meio de persuasão e construção da identidade, formando opiniões e claro, consumidores” (p, 455). Tal afirmação aponta a importância de se trabalhar com os adolescentes alguns aspectos que relacionam a cultura visual e o consumismo. Nesse sentido, a propaganda e a publicidade serão focos de discussão em algumas atividades propostas em sala de aula.

3- Lançar uma série de perguntas (no quadro ou impressas) aos alunos para que discutam aos pares. O objetivo desse primeiro momento é despertar-lhes a curiosidade e o interesse no tema:

1-     O que é propaganda? (Dê exemplos).

2-     Quais são os seus objetivos?

3-     Quem paga a propaganda?

4-     O que é publicidade? (Dê exemplos).

5-     Quais são os seus objetivos?

6-     Quem paga a publicidade?

Permitir aos alunos que manifestem suas opiniões. Finalizar esta breve introdução explicando ao grupo que, apesar de algumas pessoas entenderem os termos publicidade e propaganda como sinônimos, há autores que diferenciam propaganda de publicidade. Para eles, a propaganda é entendida como um meio de propagar ideias religiosas ou políticas, sem necessariamente apresentar um cunho comercial. O objetivo seria o de convencer o interlocutor a aderir a um sistema ideológico e quem paga é o Estado. Já a publicidade consistiria, especificamente, em produções imagéticas utilizadas com o objetivo de obter lucro na venda de produtos ou serviços. Quem paga a publicidade, nesse caso, é o próprio produto.

 

A proposta de fazer tal diferenciação junto aos alunos é a de sensibilizá-los quanto aos objetivos implícitos de muitas imagens que lhe são impostas pela mídia, de forma que eles possam compreender as mensagens e se posicionarem criticamente diante delas. Contudo, o professor poderá acordar com os alunos que durante as aulas será feita a utilização do termo propaganda, compreendendo-a de maneira geral, o que engloba a publicidade e a utilização de imagens com objetivo comercial e ideológico.

Aula 2:

1-Introduzir os conceitos de mensagens explícitas e mensagens implícitas nas propagandas. Explicar aos alunos que por mensagens explícitas compreendem-se as informações claras que a propaganda demonstra, ou seja, o objetivo explícito de determinada propaganda. Já as mensagens implícitas correspondem aos conteúdos ideológicos mais ocultos, como, por exemplo, quando a imagem de um produto é associada a uma qualidade de quem o consome, como a imagem de um carro pode ser associada à detenção de poder; ou a imagem da cerveja associada à virilidade; assim como perfumes e elegância, etc. O professor poderá recorrer a dois exemplos de propagandas analisadas no artigo “A imagem em sala de aula: cultura visual e a formação de consumidores”, nas páginas 461 a 464, disponível em:

http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Bruna%20Carolini%20Barbosa.pdf . Acesso em 12 de junho de 2013.

 

2-Formar grupos de 4 a 5 alunos, entregar revistas aos grupos e solicitar que recortem imagens de propagandas e publicidades, elaborando um painel com cartolina ou papel pardo para apresentarem à turma. O painel deverá conter:

- As imagens de propagandas e publicidade afixadas.

-Explicações dos alunos contendo o que eles pensam sobre as imagens e quais as mensagens explícitas e implícitas apresentadas pela propaganda.

3- Apresentações dos grupos (10 minutos para cada). Orientar aos alunos que expliquem porque escolheram tais imagens, que descrevam cada uma para a turma e expliquem as mensagens explícitas e implícitas apresentadas.

.

Aula 3

1- Para sensibilizar os alunos, preparando-os para assistirem ao vídeo, explicar que será apresentado um vídeo sobre consumismo infantil, mas que antes eles deverão escrever em seus cadernos a seguinte afirmação:

“A publicidade leva o aluno a pensar que somente fará parte da sociedade se ele comprar determinados produtos, será alegre, aceito e é levado a acreditar e concordar com conceitos e valores que muitas vezes nem são os seus (...)” (Barbosa, 2011, p. 459).

2-Solicitar a alguns alunos que comentem oralmente a afirmação. Após os comentários, explicar que o vídeo tratará deste tema e orientar para que cada aluno eleja e registre pelo menos uma frase interessante ou marcante do vídeo.

.

3- Apresentar o vídeo: Criança, a alma do negócio. Duração do vídeo: 49 minutos e 5 segundos.

k

Fonte: 

http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8.

Acesso em 11 de junho de 2013.

 

Aulas 4 e 5

1-     Formar grupos de 4 a 5 alunos e orientar para que cada um compartilhe uma frase escolhida a partir do vídeo e explique para o grupo o motivo pelo qual escolheram tal frase.

2-     Disponibilizar uma folha para os alunos e explicar que, em grupo, deverão utilizá-la para a elaboração de uma redação coletiva.

Orientações para a redação coletiva:

O tema da redação será o Consumismo Infantil, mas os alunos terão a liberdade de escreverem conforme o que mais lhes chamou a atenção no vídeo. Assim, o professor marcará o tempo para que a folha seja rodada no grupo, podendo estipular um minuto por vez para cada aluno escrever um pouco, procurando sempre dar continuidade ao que foi escrito anteriormente pelos colegas. A  condição da redação é que ela tenha coesão e não seja apenas um recorte sem sentido de frases. Na redação, deverão constar também as frases escolhidas por cada aluno, que deverão estar concatenadas com o vídeo. Assim, os alunos deverão redigir o texto em caráter colaborativo e buscarão encaixar as frases de forma que o texto tenha coesão. Este trabalho pode ser feito em 20 minutos.

3-     Em seguida, o professor organizará uma apresentação em que cada grupo lerá a sua redação coletiva.

Uma vez que os alunos fizeram as redações, preparar a turma para realizar entrevistas durante o recreio, na qual eles se reunirão em grupos de 4 a 5 alunos e cada grupo fará entrevistas com cinco alunos. Seguem sugestões de perguntas:

a)     Você tem ou já teve algum “sonho de consumo” (desejo de consumir algum produto ou serviço)? Qual?

b)     O que você acha que o influenciou para ter vontade de comprar o produto ou serviço que representa esse sonho de consumo?

c)     Alguma propaganda já influenciou para que você desejasse adquirir algum produto? Descreva a propaganda.

Orientar aos alunos para eles registrem as respostas e busquem analisá-las a partir de elementos que encontrarem em comum entre elas, além de destacarem três aspectos que mais chamaram a atenção do grupo sobre os dados coletados por eles. Por fim, os alunos deverão relacionar o trabalho com o vídeo apresentado na aula, a partir das seguintes perguntas:

-As respostas que encontraram nos questionários são de acordo com o que vocês viram no vídeo? Por quê?

-O que vocês encontraram em comum entre as respostas dos alunos e o vídeo assistido?

-Houve diferença entre o que foi analisado nas respostas dos alunos e as ideias transmitidas a partir do vídeo? Em qual sentido?

Os alunos deverão entregar o trabalho por escrito na próxima aula e preparar uma apresentação de dez minutos sobre a pesquisa realizada. Para a apresentação, recomendar aos alunos que elaborem uma apresentação criativa, utilizando diferentes linguagens como música, desenho, poesia, dentre outras.

A apresentação poderá ser filmada, fotografada e juntamente com a redação coletiva e o trabalho escrito divulgada, socializada por meio do site da escola ou por outro meio.

Professor, faça parceria com outros professores para realizar uma campanha contra o consumismo infantil, de modo que sejam aproveitadas as apresentações dos alunos na hora do recreio da escola. Esta iniciativa poderá promover a divulgação de um tema tão importante de ser debatido nos dias atuais.

Recursos Complementares

PEREZ, Karine Gomes. Considerações Sobre a Cultura Visual e Sua Influência no Imaginário Adolescente: Um Estudo a Partir da Construção Plástica e do Conceito de Apropriação. PP. 45-61.Revista Nupeart, Vol. 8 (2010). Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3070/2266. Acesso em 11 de junho de 2013.

BARBOSA, Bruna Carolini. A imagem em sala de aula: cultura visual e a formação de consumidores. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina – PR. Disponível em

http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Bruna%20Carolini%20Barbosa.pdf.  Acesso em 12 de junho de 2013.

 

MARTINS, Raimundo. Hipervisualização e territorialização: questões da cultura visual. Educação & Linguagem. V. 13 n. 22 • 19-31, jul.-dez. 2010.  Disponível em:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:T0q9sdScwekJ:https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/download/2437/2391+hipervisualiza%C3%A7%C3%A3o+e+territorializa%C3%A7%C3%A3o&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.

Acesso em 13 de junho de 2013.

Avaliação

A avaliação será feita mediante a participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas nas aulas, através do conteúdo dos trabalhos escritos produzidos e pela argumentação apresentada a respeito da relação entre cultura visual e consumismo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.