20/10/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Dispensa conhecimentos prévios.
Aula 1
1-Iniciar a aula mostrando aos alunos as seguintes imagens:
Fonte:http://agenciapontocom.wordpress.com/tag/propaganda/
Acesso em 11 de junho 2013.
Fonte:
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Acesso em 11 de junho de 2013.
Fonte:
http://msgdeluz.blogspot.com.br/2012/09/consumismo.html
Acesso em 12 de junho de 2013.
2- Explicar aos alunos o conceito de cultura visual e sua relação com o consumismo, conforme os textos de referência para consulta do professor indicados nos Recursos Complementares e o texto abaixo:
Professor, segue abaixo um texto de nossa autoria que servirá para fundamentar as discussões iniciais com os alunos. As referências do texto encontram-se em "Recursos Complementares".
Subsídio para uma breve introdução da aula cultura visual e consumismo
De acordo com Perez (2010) em nosso cotidiano há uma infinidade de imagens muitas vezes impostas em nossa sociedade, levando à constatação de que a cultura visual influencia no imaginário do adolescente. Tal imaginário compõe-se de “elementos elaborados e modificados da realidade, dependendo das experiências vividas, das necessidades e dos interesses de cada indivíduo, estando relacionado ao seu contexto e ao mundo real” (p. 47).
Compreende-se a cultura visual de modo amplo, o que abarca objetos e imagens familiares que fazem parte do universo visual e à cultura próxima ou distante de um determinado grupo. Tais imagens podem ser provenientes dos meios de comunicação como jornais, revistas, imagens publicitárias ou da internet, roupas, modas, fotografias, ícones populares e arte. Assim, utilizar objetos visuais como objetos de compreensão faz parte do processo ensino-aprendizagem que conduz a uma postura crítica acerca da realidade.
Além disso, conforme Barbosa (2011) “A sociedade tem se tornado cada vez mais visual, e em consequência a imagem constitui potencialmente um grande meio de persuasão e construção da identidade, formando opiniões e claro, consumidores” (p, 455). Tal afirmação aponta a importância de se trabalhar com os adolescentes alguns aspectos que relacionam a cultura visual e o consumismo. Nesse sentido, a propaganda e a publicidade serão focos de discussão em algumas atividades propostas em sala de aula.
3- Lançar uma série de perguntas (no quadro ou impressas) aos alunos para que discutam aos pares. O objetivo desse primeiro momento é despertar-lhes a curiosidade e o interesse no tema:
1- O que é propaganda? (Dê exemplos).
2- Quais são os seus objetivos?
3- Quem paga a propaganda?
4- O que é publicidade? (Dê exemplos).
5- Quais são os seus objetivos?
6- Quem paga a publicidade?
Permitir aos alunos que manifestem suas opiniões. Finalizar esta breve introdução explicando ao grupo que, apesar de algumas pessoas entenderem os termos publicidade e propaganda como sinônimos, há autores que diferenciam propaganda de publicidade. Para eles, a propaganda é entendida como um meio de propagar ideias religiosas ou políticas, sem necessariamente apresentar um cunho comercial. O objetivo seria o de convencer o interlocutor a aderir a um sistema ideológico e quem paga é o Estado. Já a publicidade consistiria, especificamente, em produções imagéticas utilizadas com o objetivo de obter lucro na venda de produtos ou serviços. Quem paga a publicidade, nesse caso, é o próprio produto.
A proposta de fazer tal diferenciação junto aos alunos é a de sensibilizá-los quanto aos objetivos implícitos de muitas imagens que lhe são impostas pela mídia, de forma que eles possam compreender as mensagens e se posicionarem criticamente diante delas. Contudo, o professor poderá acordar com os alunos que durante as aulas será feita a utilização do termo propaganda, compreendendo-a de maneira geral, o que engloba a publicidade e a utilização de imagens com objetivo comercial e ideológico.
Aula 2:
1-Introduzir os conceitos de mensagens explícitas e mensagens implícitas nas propagandas. Explicar aos alunos que por mensagens explícitas compreendem-se as informações claras que a propaganda demonstra, ou seja, o objetivo explícito de determinada propaganda. Já as mensagens implícitas correspondem aos conteúdos ideológicos mais ocultos, como, por exemplo, quando a imagem de um produto é associada a uma qualidade de quem o consome, como a imagem de um carro pode ser associada à detenção de poder; ou a imagem da cerveja associada à virilidade; assim como perfumes e elegância, etc. O professor poderá recorrer a dois exemplos de propagandas analisadas no artigo “A imagem em sala de aula: cultura visual e a formação de consumidores”, nas páginas 461 a 464, disponível em:
http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Bruna%20Carolini%20Barbosa.pdf . Acesso em 12 de junho de 2013.
2-Formar grupos de 4 a 5 alunos, entregar revistas aos grupos e solicitar que recortem imagens de propagandas e publicidades, elaborando um painel com cartolina ou papel pardo para apresentarem à turma. O painel deverá conter:
- As imagens de propagandas e publicidade afixadas.
-Explicações dos alunos contendo o que eles pensam sobre as imagens e quais as mensagens explícitas e implícitas apresentadas pela propaganda.
3- Apresentações dos grupos (10 minutos para cada). Orientar aos alunos que expliquem porque escolheram tais imagens, que descrevam cada uma para a turma e expliquem as mensagens explícitas e implícitas apresentadas.
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Aula 3
1- Para sensibilizar os alunos, preparando-os para assistirem ao vídeo, explicar que será apresentado um vídeo sobre consumismo infantil, mas que antes eles deverão escrever em seus cadernos a seguinte afirmação:
“A publicidade leva o aluno a pensar que somente fará parte da sociedade se ele comprar determinados produtos, será alegre, aceito e é levado a acreditar e concordar com conceitos e valores que muitas vezes nem são os seus (...)” (Barbosa, 2011, p. 459).
2-Solicitar a alguns alunos que comentem oralmente a afirmação. Após os comentários, explicar que o vídeo tratará deste tema e orientar para que cada aluno eleja e registre pelo menos uma frase interessante ou marcante do vídeo.
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3- Apresentar o vídeo: Criança, a alma do negócio. Duração do vídeo: 49 minutos e 5 segundos.
Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8.
Acesso em 11 de junho de 2013.
Aulas 4 e 5
1- Formar grupos de 4 a 5 alunos e orientar para que cada um compartilhe uma frase escolhida a partir do vídeo e explique para o grupo o motivo pelo qual escolheram tal frase.
2- Disponibilizar uma folha para os alunos e explicar que, em grupo, deverão utilizá-la para a elaboração de uma redação coletiva.
Orientações para a redação coletiva:
O tema da redação será o Consumismo Infantil, mas os alunos terão a liberdade de escreverem conforme o que mais lhes chamou a atenção no vídeo. Assim, o professor marcará o tempo para que a folha seja rodada no grupo, podendo estipular um minuto por vez para cada aluno escrever um pouco, procurando sempre dar continuidade ao que foi escrito anteriormente pelos colegas. A condição da redação é que ela tenha coesão e não seja apenas um recorte sem sentido de frases. Na redação, deverão constar também as frases escolhidas por cada aluno, que deverão estar concatenadas com o vídeo. Assim, os alunos deverão redigir o texto em caráter colaborativo e buscarão encaixar as frases de forma que o texto tenha coesão. Este trabalho pode ser feito em 20 minutos.
3- Em seguida, o professor organizará uma apresentação em que cada grupo lerá a sua redação coletiva.
Uma vez que os alunos fizeram as redações, preparar a turma para realizar entrevistas durante o recreio, na qual eles se reunirão em grupos de 4 a 5 alunos e cada grupo fará entrevistas com cinco alunos. Seguem sugestões de perguntas:
a) Você tem ou já teve algum “sonho de consumo” (desejo de consumir algum produto ou serviço)? Qual?
b) O que você acha que o influenciou para ter vontade de comprar o produto ou serviço que representa esse sonho de consumo?
c) Alguma propaganda já influenciou para que você desejasse adquirir algum produto? Descreva a propaganda.
Orientar aos alunos para eles registrem as respostas e busquem analisá-las a partir de elementos que encontrarem em comum entre elas, além de destacarem três aspectos que mais chamaram a atenção do grupo sobre os dados coletados por eles. Por fim, os alunos deverão relacionar o trabalho com o vídeo apresentado na aula, a partir das seguintes perguntas:
-As respostas que encontraram nos questionários são de acordo com o que vocês viram no vídeo? Por quê?
-O que vocês encontraram em comum entre as respostas dos alunos e o vídeo assistido?
-Houve diferença entre o que foi analisado nas respostas dos alunos e as ideias transmitidas a partir do vídeo? Em qual sentido?
Os alunos deverão entregar o trabalho por escrito na próxima aula e preparar uma apresentação de dez minutos sobre a pesquisa realizada. Para a apresentação, recomendar aos alunos que elaborem uma apresentação criativa, utilizando diferentes linguagens como música, desenho, poesia, dentre outras.
A apresentação poderá ser filmada, fotografada e juntamente com a redação coletiva e o trabalho escrito divulgada, socializada por meio do site da escola ou por outro meio.
Professor, faça parceria com outros professores para realizar uma campanha contra o consumismo infantil, de modo que sejam aproveitadas as apresentações dos alunos na hora do recreio da escola. Esta iniciativa poderá promover a divulgação de um tema tão importante de ser debatido nos dias atuais.
PEREZ, Karine Gomes. Considerações Sobre a Cultura Visual e Sua Influência no Imaginário Adolescente: Um Estudo a Partir da Construção Plástica e do Conceito de Apropriação. PP. 45-61.Revista Nupeart, Vol. 8 (2010). Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3070/2266. Acesso em 11 de junho de 2013.
BARBOSA, Bruna Carolini. A imagem em sala de aula: cultura visual e a formação de consumidores. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina – PR. Disponível em
http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Bruna%20Carolini%20Barbosa.pdf. Acesso em 12 de junho de 2013.
MARTINS, Raimundo. Hipervisualização e territorialização: questões da cultura visual. Educação & Linguagem. V. 13 n. 22 • 19-31, jul.-dez. 2010. Disponível em:
Acesso em 13 de junho de 2013.
A avaliação será feita mediante a participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas nas aulas, através do conteúdo dos trabalhos escritos produzidos e pela argumentação apresentada a respeito da relação entre cultura visual e consumismo.
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