Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos todos cirandar: As cantigas de roda no cotidiano escolar

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Interpretar gráficos;
  • Resolver situações problema;
  • Identificar rimas, estrofes e versos;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, estudo de gráficos e rimas, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar o gênero textual Cantigas de Roda. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

"Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no sítio do MEC. Acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Brincando de roda

Professor, brincando de roda, a criança exercita o raciocínio e a memória, estimulando o gosto pelo canto, além de desenvolver naturalmente os músculos, ao ritmo das danças. As artes da poesia, da música e da dança uniram-se nas cantigas de roda, para fazer parte imprescindível da educação escolar.

Pensando nisto professor, inicie sua aula propondo aos seus alunos uma brincadeira de roda com a música “Ciranda, cirandinha”. Use o vídeo que está no sítio abaixo. Com ele será possível vocês brincarem juntos. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade dos alunos, utilizando versos para serem declamados no decorrer da brincadeira.

Organize um espaço adequado, mas antes combine com os alunos como será a atividade.

mm

Fonte: Sítio: You Tube.Os Pequerruchos- Ciranda cirandinha http://www.youtube.com/watch?v=0jqOk7x1Vsk   Acesso em: 13 de jun. 2013. Neste sítio vocês terão acesso ao vídeo da música cantada pelos Pequerruchos.

  

Caso você tenha disponível em sua escola aparelho de som ou se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), para escutarem a música, ou assistirem ao vídeo.

 

ll

Acesse o sítio a seguir para ouvir a música.  Sítio: You Tube. Ciranda Cirandinha- Conjunto e coro infantil CBS http://www.youtube.com/watch?v=mWIkdzrbfrA Acesso em: 13 de jun. 2013.

Cantigas Populares

Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.

O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou;
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou,

Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá se embora.

 

Professor, após você brincar de roda com seus alunos, proponha uma atividade escrita, para isso, distribua cópias da cantiga “Ciranda, cirandinha” fora de ordem, para que os mesmos coloquem a música na ordem correta.

Instrução da atividade:

Brincar de roda é muito bom, não é mesmo? Abaixo, estão partes desordenadas da cantiga de roda “Ciranda, cirandinha.

 

kkkkkkk

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 2º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007, p. 37. (Coleção Nova Escola.).

 

Professor, faça a correção coletiva com seus alunos e aproveite este momento para falar mais um pouco sobre as cantigas de roda. Explique que as cantigas de roda são brincadeiras infantis, em que as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, e que em cada região do nosso país pode haver variação nas cantigas de rodas, que também são conhecidas como cantigas populares, pois são textos passados de uma pessoa para a outra, durante anos e anos.

Professor, aproveite este momento e solicite como atividade de casa, para os alunos, uma pesquisa sobre as cantigas de roda que os familiares conhecem. Entregue cópias da atividade para os alunos, ou caso a escola não tenha a disponibilidade de cópias, registre na lousa para que os alunos possam copiar. Explique o que você quer com esta tarefa. Pode acontecer de alguma criança questionar o que é grau de parentesco. Explique-lhe que são os familiares: pai, mãe, tio, tia, primo, prima, avô e avó.

 

Escola de Educação Básica da UFU

çç

lllllll

Hoje aprendemos um pouco sobre cantigas de roda, brincando com a cantiga Ciranda Cirandinha. Pesquise com seus familiares as cantigas de roda que eles conhecem e traga na próxima aula. Peça para escreverem a letra da cantiga.

Nome do entrevistado:_____________________________________

Grau de parentesco:_______________________________________

Cantiga de roda que conhece e já brincou:____________________

 

Letra da música

__________________________________________________________

_________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retomando a aula anterior convide os alunos para sentarem na rodinha e apresentarem suas pesquisas. Cada aluno irá apresentar as cantigas que foram pesquisadas e caso queira ou saiba, poderá cantar com seus colegas.

Faça uma lista das cantigas que foram citadas na pesquisa dos alunos e exponha na sala de aula para visualização dos alunos.

lallaamamam

       Fonte: Imagem da própria autora.

 

Professor, após analisar o cartaz com seus alunos, acrescente as quantidades de cantigas mais escolhidas pelos familiares. Use estas informações para junto com os alunos trabalhar com gráfico. Para isso verifique se eles conhecem o que é um gráfico, caso contrário, leve para sala alguns modelos de gráficos retirados de jornais ou revistas. Explique-lhes qual é a função do gráfico. Se necessário leve-os ao Laboratório de Informática para pesquisarem alguns sítios que mostram gráficos. Veja a seguir a sugestão de um sítio da Microsoft Office Excel 2007 http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx- Acesso em: 13 de jun. 2013. Ele descreve diferentes tipos de gráficos.

Para confeccionarem o gráfico, distribua uma folha de papel quadriculada, assim facilitará para que eles construam o gráfico com uma melhor qualidade. Faça o modelo na lousa e oriente-os para fazerem na folha de papel quadriculada.

À medida que os alunos forem analisando os dados que tabularam na tabela acima, eles irão colorindo os quadrinhos. Veja abaixo, o gráfico desenvolvido com os alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica da UFU, depois de feito no Excel.

 

Gráfico: Cantigas de roda da preferência de nossos familiares

pp

                                                                                                                                                                      Fonte: Imagem da própria autora.

 

Atividade interdisciplinar: Tratamento de informação

Professor,  aproveite este trabalho  e desenvolva atividades a partir da  análise do gráfico, através da interpretação dos dados. Registre as perguntas na lousa ou distribua cópias da atividade para os alunos.

Os dados do gráfico nos permitem criar diversas situações problema. A seguir apresentamos algumas possibilidades, mas você poderá criar outras de acordo com o que estiver trabalhando com a sua turma.

 

        Interpretando o  gráfico: Cantigas de roda da preferência de nossos familiares

 

  Em sala de aula  montamos o gráfico das cantigas de roda preferidas de nossos familiares. Observe o gráfico e responda com atenção:

 

a)      Qual a cantiga de roda que teve maior preferência?

________________________________________________________________

 

b)     Quantas pessoas escolheram a cantiga “A canoa virou”?

________________________________________________________________

c)      Analisando o gráfico e o cartaz feito na sala de aula. Calcule quantas pessoas foram entrevistadas para a pesquisa.

________________________________________________________________________

 

  

Professor, após os alunos responderem, faça a correção coletiva da interpretação do gráfico e tire as dúvidas, se necessário.

Encerrada a correção, comente sobre a cantiga que teve mais escolha “O cravo e a rosa”. Questione os alunos se eles já conhecem esta música e  apresente a letra para eles.

 

pp

            Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, leve um aparelho de som, ou se caso a sua escola participe do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou leve-os ao Laboratório de Informática, para escutarem a música, ou assistirem ao vídeo. Acesse este sítio para ver o vídeo e a música “O cravo e a rosa”.

 lllllll

Fonte: Sítio: You Tube. Turma da mel. O cravo e a rosa  http://www.youtube.com/watch?v=811e-st2NcM - Acesso em: 13 de jun. 2013.

 

Professor, cante com seus alunos e reserve  este momento para resgatar a brincadeira de roda que está esquecida, mostre para seus alunos o quanto elas são  divertidas.

Após, desenvolver o momento lúdico com seus alunos, organize- os em duplas para fazerem as atividades sobre a cantiga “O cravo e a rosa”. Entregue para cada aluno uma cópia das atividades para registro no caderno de Língua Portuguesa, ou se no caso a escola não fornecer cópias registre na lousa.

Professor, nestas atividades será trabalhado: rimas, estrofes e versos, que encontramos em poemas e músicas. Faça uma explanação sobre o tema, relembrando o que já foi estudado anteriormente. Se ainda não trabalhou este assunto, é interessante reservar um momento antes desta aula para desenvolvê-lo com os alunos. Caso tenha dúvidas ou queira sugestões sobre o tema acesse o sítio: Portal do Professor MEC. Leilão de jardim. Viajando com  poema http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49093 onde você terá sugestões de atividades sobre poema. Acesso em: 13 de jun. 2013.

 

 

Interpretando a cantiga 

1. Escreva o título da cantiga de roda que você leu.

________________________________________ 

2. Nessa cantiga, há palavras localizadas no final das linhas que terminam com o mesmo som (rimas). Anote-as formando pares:

 

_________________________  _____________________

________________________    _____________________ 

 

3. Numa cantiga de roda, cada linha é chamada de verso e cada grupo ou bloco de versos chama-se estrofe. Sabendo disso responda:

 

a) Quantas estrofes há na cantiga? Circule a resposta correta.

1   -   2  -     4   -   8

 

b) De quantos versos cada estrofe é formada? Circule a resposta correta.

 

1  -   2   -  4   -   8

 

4) Qual é o assunto principal da cantiga?

 

_______________________________________________________ 

 

5) Faça a ilustração da cantiga de roda "O cravo e a rosa".

 

 

 

                                                                 

 

 Professor, faça a correção coletiva das atividades e observe se algum aluno teve dificuldade na leitura e na escrita.

 

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Criando um livro sobre " Cantigas de roda"

Professor, consolidando a aula sobre “Cantigas de roda”, proponha aos alunos a construção de um livro de “Cantigas de roda”. Depois que eles fizeram a pesquisa em casa com seus familiares, proponha que façam a mesma pesquisa em grupos. Divida a turma em duplas e peça para que cada dupla pesquise sobre a cantiga de roda que foi citada.  Depois faça uma coletânea das músicas pesquisadas e  monte o livro de "Cantigas de roda" com a turma. Este trabalho terá alguns desdobramentos, para isso, sua mediação será fundamental, orientando os alunos na montagem do livro. Leve alguns livros para sala de aula e mostre-lhes como são organizados. Solicite que observem o que cada livro deve conter:

·        Capa ilustrada contendo o/s nome/s do/s autor/es;

·        Contracapa;

·        Índice ou sumário;

·        Corpo ou miolo.

Eles poderão ilustrar tanto a capa, quanto as cantigas que forem inserindo no livro. Solicite que escrevam as cantigas em casa e na sala de aula você orienta a montagem do livro.

 

pp

Fonte: Sítio: Escola Jonas. Livro de Cantigas de Roda http://escolajonas.blogspot.com.br/2010/05/livro-de-cantigas-de-roda.html - Acesso em: 13 de jun. 2013.

 

Professor o livro “Quem canta seus males espantam” da Professora Theodora Maria Mendes de Almeida, publicado pela Editora Caramelo,  apresenta esta e outras sugestões de atividades para você desenvolver com seus alunos.

 

ppp

Fonte: Sítio: Educação Infantil  Fazemos porque amamos!! http://educaoinfantil-fazemosporqueamamos.blogspot.com.br/2013/05/158-ideias-para-trabalhar-com-musicas.html Acesso em: 13 de jun. 2013.

Professor, depois que os livros de cantigas de roda estiverem prontos, faça uma bonita exposição com o tema “Cantigas de roda na nossa vida”. Peça para seus alunos convidarem os demais colegas da escola, para prestigiarem o trabalho.

Outra possibilidade seria fazer uma tarde de autógrafos e convidar a família. Se os alunos optarem por este evento, lembre-se de planejar junto com os mesmos:

·        Dia e horário;

·        Local;

·        Material necessário;

·        Convite.

Nesse dia, será interessante você e seus alunos apresentarem algumas cantigas de roda como amostra das cantigas colocadas no livro. Use este momento para incentivar os alunos da escola a resgatarem as brincadeiras da infância.

 

Professor, veja abaixo, a sugestão do vídeo para trabalhar com os alunos as cantigas de roda que poderão ser apresentadas no dia da exposição dos livros.

 

ppp

 Fonte: Sítio: You Tube. Quintal da Cultura http://www.youtube.com/watch?v=2xb57KoVBek Acesso em: 13 de jun. 2013.

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para os professores:

Sítio: Nova Escola. A garotada entra no ritmo com as danças de roda  http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml Neste sítio você encontrará sugestões de cantigas de roda - Acesso em: 13 de jun. 2013.

Sítio: Info Escola. Cantigas de Roda http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/  Neste sítio você encontrará informações sobre cantigas de roda e algumas letras de músicas. Acesso em: 13 de jun. 2013.

Sítio: Rádio Uol. Palavra cantada http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cantigas-de-roda/3859  Neste sítio você encontrará músicas do CD "Cantigas de roda" do grupo "Palavras Cantadas". Acesso em: 13 de jun. 2013.

 

Sítio:You Tube. Palavra cantada  http://www.youtube.com/watch?v=R-hCQvgfDtg&list=PLA1825AC9AE8C6F1D  Neste sítio você poderá ter algumas sugestões de cantigas de roda. Acesso em: 13 de jun. 2013.

Avaliação

Avaliação

Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e escrita; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias; interpretar gráficos e identificar as rimas, estrofes e versos nas cantigas; interagir  com os colegas e fazer os registros no caderno, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.