21/06/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e já estejam alfabetizados. Além disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno- UCA, é fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o TuxPaint. Caso sua escola não participe do projeto, você precisará encaminhar os alunos ao laboratório de informática para a realização das atividades sugeridas.
1º Momento: Convidar os alunos para assistirem o vídeo: “Chico Bento em: na roça é diferente!” Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0. Acesso em 12 de junho de 2013.
2º Momento: Em roda de conversa, refletir com os alunos sobre o vídeo: Porque na roça é diferente? O que o primo de Chico Bento estranhou quando estava na roça? Vocês conhecem pessoas que moram na área rural? Alguém na sala reside na área rural? Como vocês imaginam que é a vida no campo?
3º Momento: Dividir a turma em dois grupos: A e B. Solicitar aos alunos do grupo A que conversem sobre como é a vida na área rural e registrem ideias principais em uma cartolina. Aos alunos do grupo B sugira que conversem sobre como é a vida na área urbana e também registrem em uma cartolina. Após esse momento abrir a roda para a discussão coletiva sobre as duas realidades retratadas pelos alunos. Professor, para tornar a aula mais interessante e garantir a participação de todos os alunos você poderá incentivar os alunos a fazerem uma dramatização sobre as duas realidades “A vida rural” e a “Vida urbana” a partir dos registros feitos inicialmente por eles. Aproveite a oportunidade para dizer aos alunos que geralmente no meio rural visualizamos plantações, pastos, criações, fazendas, rios e lagos, dentre outros. A distância entre uma casa e outra é bem maior que nas cidades e algumas dessas características interferem na vida das pessoas que lá residem. No meio urbano, por sua vez, a paisagem é marcada por várias construções, automóveis, pessoas circulando em ritmo acelerado, sendo que essas características também se refletem no modo de vida das pessoas que habitam nas cidades.
4º Momento: Após a dramatização convidar os alunos para assistirem o vídeo: “Vida Maria”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2Ef7FAadGiI. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Sinopse: O vídeo é uma animação de curta metragem que retrata a dura realidade da maioria dos nordestinos que em virtude das condições precárias de moradia, de alimentação, de vida, são impedidas de estudar.
Após exibição do vídeo, solicitar aos alunos que produzam um texto sobre o que o vídeo lhe fez refletir.
1º Momento: Disponibilizar algumas imagens aos alunos para que eles visualizem. Sugerem-se as seguintes imagens:
2º Momento: Refletir sobre as imagens por meio das seguintes questões: Vocês identificam esses lugares? O que as pessoas estão fazendo?
3º Momento: Após a reflexão sobre as imagens e a discussão sobre diferentes realidades vividas pelas pessoas no meio rural, ou em escolas rurais, solicite aos alunos que proponham uma legenda para colocar abaixo das mesmas. Para isso deverão utilizar seus notebooks/Um Computador por Aluno para acessarem tais imagens e identificá-las.
4º Momento: Dando continuidade, convide os alunos para assistirem o vídeo: “Escolas rurais- TVendo e aprendendo”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xhoaiWv4wIM. Acesso em 12 de junho de 2013.
5º Momento: Os alunos deverão imaginar que estudam numa escola rural. Em seguida, produzirão um texto relatando como é a aula nessa escola, sua rotina de atividades (o que fazem), a hora do lanche (organização, o que comem), a hora do recreio (brincadeiras, outras atividades), que conteúdos são ensinados, como são os professores, dentre outros.
1º Momento: Dividir os alunos em duplas para utilizarem seus notebooks/Um Computador por Aluno e acessarem os links abaixo para fazerem as leituras dos textos sugeridos. Cada dupla deverá ler um texto eletrônico.
1) Escola rural. Disponível em: http://www.infoescola.com/educacao/escola-rural/. Acesso em 12 de junho de 2013.
2) Mais força para a Educação no Campo. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/mais-forca-educacao-campo-618019.shtml. Acesso em 12 de junho de 2013.
3) Pedagogia de alternância na Educação Rural. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/salvacao-lavoura-497826.shtml.Acesso em 12 de junho de 2013.
4) Educação Rural: encurtando distâncias. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/educacao-rural-encurtando-distancias-685747.shtml. Acesso em 12 de junho de 2013.
2º Momento: Após a leitura dos textos, cada dupla deverá destacar palavras-chave sobre a educação no campo e, em seguida, procurar no caça-palavras abaixo algumas palavras com sentido semelhante ao encontrado no texto eletrônico sobre o tema.
Caça-palavras
A |
V |
C |
O |
O |
P |
E |
R |
A |
Ç |
A |
O |
P |
L |
A |
A |
P |
R |
E |
N |
D |
I |
Z |
A |
G |
E |
M |
Ç |
B |
I |
N |
M |
T |
C |
U |
L |
T |
U |
R |
A |
M |
L |
A |
V |
I |
N |
D |
I |
C |
E |
E |
V |
A |
S |
A |
O |
S |
S |
O |
L |
I |
D |
A |
R |
I |
E |
D |
A |
D |
E |
Y |
E |
D |
U |
C |
A |
Ç |
A |
O |
M |
X |
Z |
W |
R |
D |
E |
S |
I |
G |
U |
A |
L |
D |
A |
D |
E |
H |
A |
T |
S |
F |
Y |
U |
S |
O |
C |
I |
A |
L |
H |
D |
S |
R |
D |
G |
P |
L |
A |
N |
T |
I |
O |
H |
O |
F |
E |
E |
R |
E |
G |
I |
A |
O |
R |
U |
R |
A |
L |
H |
T |
C |
C |
U |
R |
R |
I |
C |
U |
L |
O |
N |
O |
V |
O |
E |
H |
A |
D |
E |
S |
A |
F |
I |
O |
P |
Ç |
W |
H |
A |
L |
H |
L |
C |
A |
M |
I |
N |
H |
O |
S |
A |
S |
X |
L |
J |
K |
L |
Ç |
P |
O |
L |
I |
T |
I |
C |
A |
A |
D |
H |
V |
A |
L |
O |
R |
I |
Z |
A |
Ç |
A |
O |
Fonte: Imagem da própria autora.
3º Momento: Após a identificação e localização das palavras no caça-palavras, cada dupla deverá escrever pelo menos cinco frases com a palavra encontrada com base no texto lido. Por exemplo:
1) Palavras encontradas: índice e evasão.
2) Frase: Há um alto índice de evasão dos alunos nas escolas rurais.
1º Momento: Utilize o recurso da TV ESCOLA para aprimorar sua discussão sobre o tema. Convide os alunos para assistirem o vídeo: “Caminhos da escola- educação no campo”. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1438. Acesso em 12 de junho de 2013.
2º Momento: Após a exibição do vídeo, refletir com os alunos: Que tipo de escola foi retratado no vídeo? Será que todas as escolas rurais dispõem desses recursos? Será que os professores de escolas rurais se sentem motivados a ministrar aulas nesse espaço? O que é necessário fazer para que as aulas na educação no campo tornem-se mais interessantes?
3º Momento: Agendar uma visita a uma escola rural próxima à cidade. Elaborar um roteiro de perguntas para fazer aos alunos e aos professores dessa escola. As perguntas poderão seguir o mesmo direcionamento daquelas realizadas no momento da reflexão sobre o vídeo Caminhos da escola: educação no campo.
Vídeos:
Alunos da rede rural estudam com livros didáticos específicos para a escola do campo pela primeira vez. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LxoO797QsfY. Acesso em 12 de junho de 2013.
NOVA ESCOLA/ EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ctFsrUbnql4. Acesso em 12 de junho de 2013.
EDUCAÇÃO DO CAMPO. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nm877S-BkHg. Acesso em 12 de junho de 2013.
Notícias eletrônicas:
Dilma lança programa nacional de educação no campo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-lanca-programa-nacional-de-educacao-no-campo,850945,0.htm. Acesso em 12 de junho de 2013.
Pronacampo vai melhorar qualidade do ensino no campo para aumentar produtividade. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/03/20/governo-lanca-programa-de-educacao-para-populacao-rural. Acesso em 12 de junho de 2013.
Educação rural no Brasil. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-rural/. Acesso em 12 de junho de 2013.
A Avaliação deverá ser contínua e processual. Procure identificar se os alunos ao conheceram a rotina, o funcionamento e as práticas de algumas escolas de campo, conscientizaram-se sobre as desigualdades sociais existentes entre as regiões rurais e urbanas. Como avaliação final solicite aos alunos que em grupos de três colegas, listem algumas atitudes que deverão tomar para demonstrar cooperação e solidariedade com os alunos que vivem em outras localidades e para valorizar a cultura do campo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!