Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Transporte escolar: o que podemos aprender do caminho de casa para a escola e da escola para casa?

 

21/06/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Adotar posturas e comportamentos seguros quando estão no transporte escolar. Conhecer diferentes meios de transporte utilizados por alunos para chegarem à escola.
  • Conscientizar sobre diferentes situações vividas pelos alunos no caminho de casa para a escola e da escola para casa.
  • Perceber que o transporte escolar viabiliza o estudo de muitos alunos que residem longe da escola.
  • Desenvolver percepção crítica sobre a qualidade dos transportes escolares disponíveis na atualidade.
  • Favorecer o respeito, cooperação e solidariedade com os alunos que moram em lugares de difícil acesso.
Duração das atividades
5 aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para introduzir o tema solicite que os alunos se sentem em duplas e conversem sobre o transporte que pegam para irem à escola. Cada aluno deverá entrevistar o seu colega sobre o transporte utilizado; desde quando utiliza o mesmo; a conservação do veículo; quem é o motorista ou condutor; entre outros. Orientar os alunos a anotar em seus cadernos ou em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno as informações relatadas pelos colegas.

2º Momento: Convidar os alunos para assistirem o vídeo da TV ESCOLA:

“Sinal verde: transporte escolar”. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1160. Acesso em 10 de junho de 2013.

 

3º Momento: Após a exibição do vídeo, perguntar aos alunos: Sobre o que o vídeo trata? Que alerta ele faz? O que vocês acharam da postura do passageiro? E do motorista?

Dar oportunidade para todos os alunos se pronunciarem e apresentarem, inclusive, informações colhidas anteriormente no momento da entrevista com os colegas.

4º Momento: Os alunos, em duplas, deverão construir um roteiro de perguntas para realizarem com motoristas de transporte escolar buscando conhecer a realidade vivida por eles em seu trabalho cotidiano. Caso os alunos encontrem dificuldades para produzir tais questões, sugerem-se as seguintes:

1)    Você trabalha com transporte escolar há quanto tempo?

2)    Você gosta do que faz?

3)    Relate uma situação difícil vivida durante o seu trabalho:

4)    Relate uma situação engraçada vivida durante o seu trabalho:

5)    Você estabelece regras com os alunos que você transporta?

6)    Os alunos com os quais você trabalha seguem as regras?

7)    Você costuma atrasar para buscar ou levar seus passageiros?

8)    Você sente que os passageiros te respeitam em sua função?

9)    O trânsito lhe causa stress? Quando? Como você lida com isso?

10) Os passageiros lhe causam stress? Quando? Como você lida com isso?

5º Momento: Os alunos deverão fazer contato com condutores de transporte escolar para agendar a entrevista. É fundamental fazer a mediação entre esses alunos e tais condutores para garantir a legitimidade e seriedade da entrevista. Sugere-se que o professor produza uma carta de encaminhamento para os alunos apresentarem aos motoristas no momento do contato, caso ele não possa estar junto. Também a família poderá ser orientada a mediar tal situação. 

6º Momento: Marcar uma data para a apresentação dos trabalhos em sala de forma que garanta uma boa discussão sobre a realidade vivida pelos condutores de transporte escolar e pelos passageiros, e as possibilidades de garantir que tal transporte seja eficaz e seguro.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Para dar continuidade ao estudo sobre o tema, convide os alunos para se deitarem no chão, em uma posição confortável e fecharem os olhos. Coloque uma música tranquila para ouvirem. Dê preferência para músicas instrumentais, para viabilizar que os alunos concentrem na atividade. Quando perceber que os alunos estão concentrados comece a retomar o percurso que eles fazem de casa para a escola, dizendo: vocês vão procurar se lembrar sobre como foi o seu percurso de casa para a escola hoje: vieram de ônibus, de carro, de transporte escolar, a pé? Com quem vieram? Conversaram durante o trajeto? Sobre o quê? O que viram: lojas, supermercados, escolas, farmácias? Fizeram o mesmo trajeto de sempre? Como estava o trânsito: calmo, agitado? Aconteceu alguma coisa diferente: acidentes, trânsito impedido etc. Quanto tempo os alunos gastaram para chegar à escola?

2º Momento: Os alunos deverão abrir os olhos e sentarem-se na roda para relatar sobre o que conseguiram se lembrar. Dê a oportunidade para que todos relatem suas histórias.

3º Momento: Cada aluno individualmente deverá utilizar seus notebooks/UCA do Projeto Um Computador por Aluno para desenhar o caminho de sua casa à escola, com todos os detalhes que se lembrar. Caso a escola não participe do projeto UCA as produções poderão ser feitas em cartolinas com lápis de cor e caneta hidrocor. Socializar tais produções.

Tarefa de casa: Solicitar aos alunos que observem o trajeto da escola para casa e registrem para posterior relato em sala na próxima aula.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Retome com os alunos a atividade da aula anterior e proponha um momento de apresentação das tarefas de casa. Cada aluno deverá relatar o que observou em seu percurso da escola para casa.

2º Momento: Após esse momento convide os alunos para assistirem o vídeo: Caminhos da escola: transporte escolar. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2588. Acesso em 10 de junho de 2013.

3º Momento: Explorar o vídeo por meio das seguintes questões: O que acharam do vídeo? Vocês sabiam que alguns alunos utilizam diferentes meios de transporte para chegarem à escola? Vocês conhecem pessoas que utilizam barco para irem à escola? O que vocês pensam sobre isso? Na sua percepção o fato desses alunos levarem muito tempo para chegarem à escola interfere no aproveitamento da aula?

4º Momento: Após esse momento de reflexão e discussão solicite que cada aluno produza um texto com o seguinte título: “As lições que aprendo no trajeto de casa para a escola e da escola para casa”. Se a escola tiver um jornal, tais produções poderão ser publicadas nesse veículo de comunicação como forma de divulgação e sensibilização de outros alunos para o tema.

Recursos Complementares

Vídeo Youtube: Transporte escolar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lo7i1scpetE. Acesso em 10 de junho de 2013.

Vídeo Youtube: Reportagem Transporte escolar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yA2nAPgTNbc. Acesso em 10 de junho de 2013.

Vídeo Youtube:Moradores do Assentamento do Morape cobram melhorias no transporte escolar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RliFk9F4Pg0. Acesso em 10 de junho de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e processual. Procure observar o envolvimento das crianças nas discussões e a conscientização sobre diferentes situações vividas pelos alunos no caminho de casa para a escola e da escola para casa. Além disso, durante as discussões em aula e nas produções realizadas procure identificar se os alunos perceberam que o transporte escolar, deve sempre estar em condições adequadas, e ser conduzido por uma profissional especializado para garantir um trajeto seguro.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • SILVIA MARIA CARVALHO SILVA, Secretaria Municipal de Educação de CAXIAS , Maranhão - dijo:
    sm-silva1947@uol.com.br

    07/07/2013

    Cinco estrelas

    Caros professores, companheiros de jornada Brilhante a sugestão de vocês. A interdisciplinaridade sugerida e a oportunidade para articulação entre novos saberes pode ser construída. A valorização do transporte escolar como política pública para a permanência do aluno na escola também pode ser discutida entre os professores. Obrigada e sucesso no seus caminhares.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.