Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aperfeiçoando as técnicas de cálculo mental para resolução de adições e subtrações com Números Naturais

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ângela Cristina dos Santos e Antomar Araujo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer algumas técnicas de cálculo mental de adições e subtrações de números naturais.
  •  Incentivar a prática do cálculo mental de adições e subtrações, por ser a maneira mais utilizada no cotidiano dos alunos e assim contribuir para a construção de diferentes significados para os números naturais e as operações de adição e subtração num contexto social, atendendo ao item H1 da matriz de referência do ENEM de Matemática.
Duração das atividades
2 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer as operações adição e subtração de números naturais
  • Decomposição de um número em ordens
  • Noções de arredondamento de números naturais
Estratégias e recursos da aula

RECURSOS MATERIAIS

  • Apresentação acessada através do link: www.slideshare.net/elianelias/clculo-mental-23117764
  • Computador e data-show
  • Laboratório de Informática com acesso a internet
  • Para escolas que não possuem internet: tabuleiro e regras de jogos ou réplicas de cédulas de dinheiro.
  • Folhas numeradas de 1 a 10 para realização das operações sugeridas no final da apresentação.

 

A AULA

Professor comece convidando os alunos a pensarem em situações do cotidiano (compras, transporte, jogos, etc.) nas quais eles têm de realizar adições e subtrações. Leve-os a pensarem se, nestas situações, eles fazem uso de calculadora ou de lápis e papel para realizar estas operações. Fale então da importância de saber fazer cálculos mentais no dia a dia.

Alguns alunos já trazem algumas técnicas de cálculo mental ensinadas pelos pais, incentive-os a relacionarem o que já utilizam com o que está sendo apresentado. Se algum aluno souber outra técnica permita que compartilhe com os colegas.

Peça-lhes para deixarem o caderno aberto e após apresentar cada técnica nos slides, apresente alguns exemplos para que eles façam no caderno, aperfeiçoando a técnica e outros para fazerem os cálculos mentalmente.

A técnica apresentada no slide 2 (figura 1)traz a questão do arredondamento. Explique que neste caso fazemos o arredondamento sempre retirando a unidade, ou unidade e dezena se for o caso, para somá-la depois.

 

Figura 1: slide 2

SLIDE2

Fonte: o Autor

No slide 3 ( figura 2) o método apresentado utiliza a decomposição das parcelas em dezenas e unidades. Este método pode ser utilizado também com números compostos por mais ordens. Conforme o ano de ensino, exemplifique com números maiores.

Figura 2: slide 3

slide 3

Fonte: O autor

No método utilizado no slide 4 ( figura 3), o aluno utiliza ao mesmo tempo adição e subtração. É necessário que ele entenda a questão da compensação: o que é retirado de uma parcela é acrescentado na outra.

Figura 3: slide 4

slide 4

Fonte: o autor

Após trabalhar o slide 6 ( Figura 4), apresente outros exemplos com números que possuem centena, dezena e unidade.

Figura 4: slide 6

slide 5

Fonte: o autor

Outro exemplo que pode ser apresentado: 228 - 109 = 228 - 100 - 9 = 128 - 9 = 119.

No slide 7 (Figura 5) trabalhe a ideia de quanto falta como diferença entre dois valores.

Figura 5: slide 7

slide 6

Fonte: o autor

No slide 8, (Figura 6) utilizamos dois processos: do arredondamento de um dos termos compensando no outro e da ideia de quanto falta.

Figura 6: slide 8

slide 7

Fonte: o autor

Ao trabalhar os slides 9 (Figura 7), 10 e 11, verifique se os alunos sabem o que é estimativa e quando ela pode ser utilizada, ou seja, em casos onde não precisamos do valor exato do resultado da operação.

Figura 7: slide 9

slide 8

Fonte: o autor

Após terminar a apresentação, leve-os ao laboratório de informática e deixe-os acessarem e jogarem os jogos do site abaixo para treinarem os cálculos. Convide-os a sempre utilizarem os métodos aprendidos. Sites:

WWW.rachacuca.com.br/jogos   (jogos “Matemágica” e “Calculando”)

http://www.escolovar.org/mat_numero_crazy.count.machine.swf

Professor os jogos constituem uma forma prazerosa de aprendizagem e fixação do conteúdo desta aula. Segundo os PCNs (BRASIL, 1998) por se tratar de algo lúdico, que entusiasma os alunos através da competitividade, os jogos devem ser utilizados para estimular o pensamento rápido, o planejamento de ações e a construção de uma atitude positiva perante os erros.

No caso da escola não possuir laboratório de informática com acesso a internet, procure utilizar jogos de tabuleiro como  o jogo “Serpentes e Escadas” disponível para download em

 http://profcrika.blogspot.com.br/2010/08/serpentes-e-escadas-organizacao-da.html(acesso em junho de 2013) ou utilize réplicas de cédulas de dinheiro e crie situações nas quais se faz necessário a utilização de adições ou subtrações para que os alunos encenem e façam os cálculos mentalmente.

Recursos Complementares

Os sites abaixo trazem jogos envolvendo cálculos mentais, porém,  com outras operações além de adição e subtração e um deles em inglês:

http://www.escolovar.org/mat_calculo-mental_teste01.out.2009.pdf

http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/buttons.html

Avaliação

Utilize os cálculos mentais no final da apresentação (slides 12 a 21) como avaliação. Para essa atividade providencie metade de uma folha A4 e peça aos alunos para se identificarem e numerarem a folha de 1 a 10. Combine com eles quantos segundos terão para resolver cada cálculo e peça que registrem apenas o resultado de cada operação que aparece no slide na frente do seu respectivo número.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.