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Aquecimento global: culpado ou inocente? Fazendo interdisciplinaridade por meio do julgamento dos alunos

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida, conforme competência da área 1 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM;
  • Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade, conforme competência da área 1 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
7 a 8 horas/aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Navegar na rede mundial de computadores;
  • Usar recursos disponíveis na Internet;
  • Aquecimento global.
Estratégias e recursos da aula

RECURSOS MATERIAIS:

  • Computadores;
  • Internet;
  • Aparelho de televisão;
  • Projetor multimídia.

 

A presente proposta de aula prevê a exibição de filmes muitas vezes considerados longos para alunos da Educação Básica. Por isso, aconselha-se ao professor dividir a aula em diferentes momentos, porém que eles sejam sequenciais para que os objetivos sejam alcançados.

Para todos os filmes, solicite aos alunos que registrem os fatos, as características e os dados que considerem mais importantes abordados, pedindo-lhes, inclusive, que escrevam uma sinopse de cada um deles. Caso julgue necessário, o professor pode interromper os vídeos para as discussões com a turma.

Comentário: Os três primeiros filmes dessa sequência têm mais de uma hora de duração, por isso, é preciso conscientizar os alunos, em relação à atenção necessária para a compreensão dos argumentos e justificativas, nele apresentadas. Caso julgue necessário, o professor pode editar o documentário e exibir apenas trechos, porém a edição deve considerar as intenções e objetivos pretendidos, tendo o cuidado de não tirar-lhe o sentido.

  

1º MOMENTO

Professor, utilize um computador com acesso à Internet, conectado a um projetor multimídia para que seja possível exibir o vídeo  documentário “Uma verdade inconveniente”, de 2006, disponível no site em versão legendada: <http://vimeo.com/24857305>. Acesso em 13 jun. 2013. Outra sugestão é que o professor pode alugar o vídeo, geralmente disponível em vídeos locadoras.

Comentário: Espera-se que os textos dos alunos apresentem uma sinopse que traga as informações no seguinte sentido: “No filme Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, apresenta uma perspectiva preocupante sobre o futuro da Terra e as causas e consequências do aquecimento global e os fatores que influenciam este fenômeno. No documentário, Al Gore apresenta dados e argumentos que buscam conscientizar os expectadores sobre as mudanças de atitudes individuais e/ou coletivas que podem contribuir para minimizar os efeitos do aquecimento global e, assim, preservarmos as condições climáticas e de sobrevivência em nosso planeta”.

Em seguida, apresente como vídeo complementar para expor outra visão em relação ao documentário anterior, a apresentação: “Uma verdade mais do que inconveniente”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=u7LBPHtOBnk>. Acesso em 13 jun. 2013.

Comentário: Para este filme, espera-se que a síntese dos alunos traga subsídios no seguinte sentido: “Nesse filme, Marianne Thieme, deputada da Holanda, apresenta argumentos e dados relevantes e complementares sobre a contribuição da atividade pecuária para o aquecimento global, uma vez que Al Gore não aborda o tema apresentado pela deputada holandesa no vídeo anterior”.

Após a exibição dos dois filmes, pondera-se a necessidade de um momento de reflexão e discussão com os alunos sobre os assuntos abordados. É interessante que o professor apresente questionamentos, tais como:

  • Nos filmes exibidos há alguma novidade, uma informação que até então era desconhecida?
  • Quais são as evidências do aquecimento do planeta?
  • Quais as consequências e os riscos do aquecimento global para a vida no planeta?
  • Quais são as espécies de animais que poderão ser mais afetadas?
  • A pecuária impacta no efeito do aquecimento global?
  • Tornar-se vegetariano/a contribui para diminuir o aquecimento global?

 

Aconselha-se que as perguntas sejam realizadas após a reflexão sobre cada uma delas. As respostas a essas perguntas são pessoais e objetivam despertar os alunos para a discussão do tema proposto. Porém, espera-se que os alunos exponham argumentos com informações apresentadas nos próprios vídeos exibidos e registradas em suas sinopses, tais como:

- O aumento da concentração de gases como o CO2 e o metano provocado pela intensificação do desmatamento, pecuária e queima de combustíveis fósseis para sustentar a vida na Terra contribuem para o aquecimento global.

- As espécies de animais das florestas tropicais e dos polos do globo terrestre são os que mais sofrem com o aquecimento global.

- Como evidência do aquecimento global há o aumento médio da temperatura terrestre; o rápido derretimento da camada polar; o aumento do nível do mar, entre outras respostas.

Após as discussões, propõe-se ao professor indagar os alunos se eles acreditam que o aquecimento global é uma realidade e quais são as concepções e as imagens que veem à mente dos discentes quando ouvem o termo “aquecimento global”.

Sugere-se ao professor finalizar esse primeiro momento com a seguinte questão: De acordo com seus conhecimentos, o que você diria se ouvisse que o aquecimento global é uma grande farsa?

 

2º MOMENTO

Sugere-se ao professor a partir da questão anterior, “De acordo com seus conhecimentos, o que você diria se ouvisse que o aquecimento global é uma grande farsa?”, ouvir algumas respostas dos alunos. Em seguida, informe aos alunos que há cientistas que defendem essa hipótese e, então, exiba a versão legendada do documentário “A grande farsa do aquecimento global”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=XojMReumoDQ>. Acesso em 14 jun. 2013.

Comentário: Espera-se que os textos dos alunos apresentem uma sinopse que traga informações no sentido de que:

“Nesse vídeo, cientistas defendem a teoria de que o aquecimento global é uma farsa e contestam as explicações de que a quantidade de dióxido de carbono, principalmente emitido pelas atividades humanas, são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas do planeta. Esses cientistas defendem que o aquecimento global é um fenômeno natural e periódico”.

Após a exibição do filme, julga-se interessante que o professor questione os alunos:

  • Quais são suas opiniões sobre os argumentos apresentados pelos cientistas para duvidarem das causas do aquecimento global?
  • Quais são as evidências e fatos analisados pelos cientistas para sustentarem sua teoria?

 

As respostas a essas perguntas também são pessoais e objetivam despertar os alunos para a discussão do tema proposto. Porém, espera-se que os alunos apresentem, em seus argumentos, informações apresentadas no vídeo exibido e registradas em sua sinopse, tais como:

- O processo histórico da Terra e o registro de mudanças climáticas ao longo do processo histórico da Terra;

- A queda inesperada do índice de aquecimento terrestre durante a fase pós-guerra em que se deu grande crescimento econômico;

- A maior relação da radiação emitida pela atividade solar com a variação da temperatura da Terra do que os gases como o CO2, entre outras justificativas.

Avalia-se a potencialidade de exploração dessa aula de forma interdisciplinar com a Matemática. Para isso, tornam-se importantes questionamentos do tipo:

  • Como são determinadas as previsões do clima? As previsões do clima são confiáveis?
  • Como é medido o aquecimento global?
  • Como os cientistas determinam as influências dos diversos fatores que interferem no clima na Terra?

 

Espera-se, com estes questionamentos, chamar a atenção dos alunos para a presença da Matemática e dos modelos matemáticos nos mecanismos de medidas e previsões climáticas. Em seguida, sugere-se que o professor apresente os textos disponíveis em: <http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima09.htm> ou <http://cafecomciencia.wordpress.com/2009/10/15/como-medir-o-aquecimento-global/>.  Acesso em: 14 jun. 2013. Esses textos objetivam a percepção pelos alunos da dificuldade de se prever o comportamento climático, sendo que, o caminho mais aceito junto à comunidade científica é o modelo matemático. 

Posteriormente, sugere-se que o professor apresente a entrevista em vídeo com o matemático Pedro Leite da Silva Dias e com o climatologista José Marengo sobre modelagem climática e o aquecimento global, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xtIyPmML7T4>. Acesso em 14 jun. 2013.

Após a exibição dessa entrevista, aconselha-se a retomada dos questionamentos anteriores sobre a presença dos conhecimentos matemáticos presentes nesses mecanismos de medidas. Dessa forma, pretende-se que os alunos entendam seus entendimentos sobre as dificuldades em determinar as variações climáticas e os fatores que influenciam as questões climáticas globais.

  

3º MOMENTO

Após o desenvolvimento das atividades anteriores, realizadas nos momentos 1 e 2, o professor deve dividir a turma em três grupos. A proposta é que os alunos organizem um “júri simulado” (seminário de debates), em que o réu seja o aquecimento global. Os alunos devem ser orientados pelo seguinte questionamento:

O aquecimento global é o responsável pelas drásticas mudanças climáticas na Terra?

Dessa forma, um dos grupos ficará responsável pela acusação, o outro pela defesa e o terceiro, pelo julgamento. O grupo de acusação e defesa deverão fundamentar seus argumentos contra e a favor do aquecimento global com fatos, gráficos, imagens, depoimentos, produção de vídeos, entre outras estratégias. Enquanto o grupo que constitui o júri deverá realizar leituras referentes às duas visões para fundamentarem seus votos, posteriormente.

Pondera-se que o professor agende um momento para a efetivação da proposta, garantindo tempo aos alunos para se prepararem. A decisão final do júri quanto à culpa ou inocência do aquecimento global não é o principal objetivo, mas sim a forma com que os alunos elaboram as suas arguições.

Julga-se que o momento de decisão do júri torna-se um ambiente propício para despertar nos alunos a consciência quanto ao uso dos recursos naturais e materiais que permitem a vida na Terra de maneira sustentável. Por isso, aconselha-se que o professor finalize os trabalhos com a exibição, em versão dublada, do vídeo “A história das coisas”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw>. Acesso em: 14 jun. 2013.

Finalmente, solicite aos alunos que registrem o processo de exploração dos recursos naturais, da produção e consumo de produtos que contribuem para a degradação das condições de vida no planeta.

Comentário: Espera-se que os alunos explorem as potencialidades do conteúdo do vídeo. Julga-se que esse vídeo permite perceber que, geralmente, se constroem uma noção linear do processo de produção e consumo dos produtos manufaturados para manutenção das condições de vida em nosso planeta. O vídeo revela, ainda, as vinculações entre diversos problemas ambientais, alertando-nos para a necessidade de criamos um mundo mais justo e sustentável. Assim, independente do aquecimento global, suas causas e consequências serem naturais ou responsabilidade direta do homem, temos que ter responsabilidade com a casa que nos acolhe e permite que vivamos.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, recomenda-se ao professor de Matemática a exploração do texto disponível no site: <http://portfoliomatematica.no.sapo.pt/modelacao1.htm>. Acesso em 14 jun. 2013. Esse endereço apresenta também uma atividade que pode ser proposta aos alunos para que possam realizar uma atividade investigativa com tentativa de modelagem matemática. Para visualizar a proposta, deve-se orientar os alunos a darem um clique no ícone: “Actividade”. A situação problema da atividade visa a estabelecer se há ou não relação entre a altura de uma pessoa e a medida do seu pé.

Avaliação

Recomenda-se como processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades. Além disso, como as atividades são encerradas com o júri na forma de apresentação oral, aconselha-se que o professor adote os critérios sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quando os alunos são envolvidos no processo de produção oral. Esse documento sugere que o aluno (BRASIL, 1998, p. 51):

  • Planeje a fala pública usando a linguagem escrita em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos;
  • Considere os papéis assumidos pelos participantes, ajustando o texto à variedade linguística adequada;
  • Saiba utilizar e valorizar o repertório linguístico de sua comunidade na produção de textos;
  • Monitore seu desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento prévio, quando necessário;
  • Considere possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não verbais.

 

Como parte do processo avaliativo, sugere-se que o professor recolha as sinopses dos alunos. Aconselha-se, ainda, que o professor elabore um instrumento de autoavaliação que possibilite aos alunos descreverem as facilidades e dificuldades encontradas ao longo das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • VIVIANA MENDES LIMA, VIVIANA MENDES LIMA , São Paulo - disse:
    geolimabrasilch@yahoo.com.br

    31/08/2015

    Quatro estrelas

    Achei a aula ótima acrescentei algumas perguntas para enriquecer o conteúdo e a dinâmica. Me ajudou bastante no que pretendo fazer com os alunos . Obrigada!


  • CLÁUDIA LUISA DE OLIVEIRA, Secretaria Municipal de Educação de RESENDE , Rio de Janeiro - disse:
    claudia.educacao@yahoo.com.br

    30/06/2013

    Cinco estrelas

    Um ótimo tema para debate e para desenvolver um pensamento crítico nos alunos.


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