Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Organização da rotina escolar: repetindo com alegria

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Participar da construção da rotina escolar da turma.
  • Internalizar a noção de tempo, passado, presente e futuro.
  • Aprender noções de quantidade.
  • Registrar através da escrita e do desenho a rotina de trabalho da turma.
  • Aprender os nomes dos dias da semana e sua ordem.
  • Associar linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
02 aulas de 1 hora e 30 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula
  • Aparelho de som.
  • Painel com os dias da semana feito pelo professor.
  • Cartões com as atividades escolares feitos pelo professor.
  • Folha impressa com atividades.
  • Potes de sorvete vazios.
  • Papel colorido.

Módulo 1 - A rotina escolar e os alunos

A criança, ao ingressar na escola ou em um ambiente escolar novo, necessita de um tempo considerável para se adaptar a esse espaço diferente e desconhecido. Portanto, a rotina escolar, que é um conjunto de atividades que visam à organização do tempo que o aluno permanece na escola, deve apoiar-se na reprodução diária de momentos ali vividos e nos sinais que remetem às atividades do cotidiano escolar.

A proposta que aqui se apresenta é organizar um quadro semanal que é previamente definido pelo professor. Mas a maneira como ele será exposto na sala de aula é criada pelos alunos com mediação do professor.

ATIVIDADE 1 - Apresentação do quadro de rotina

Prepare, previamente, um quadro semanal semelhante ao quadro abaixo. Este é apenas um projeto, o material de confecção do quadro assim como os detalhes são definidos pelo professor. Poderão ser usados diferentes tipos de material, como cartolina, papel cartão, plástico, feltro e/ou outros. Seja criativo, a rotina escolar deve ser apresentada aos alunos de maneira divertida. É muito importante que as atividades diárias se desenvolvam com alegria, evitando-se, assim, a monotonia.

quadro rotina

Quadro de rotina criado pelo formador no Word, salvo no Paint e inserido no Portal do Professor como mídia.

Apresente o quadro aos alunos abordando a ordem dos dias da semana e sua nomenclatura. Faça perguntas, tais como:

  •  Quantos dias tem a semana?
  •  Quantos dias por semana vamos à escola?
  •  Qual é o primeiro dia da semana?
  •  No domingo vamos à escola?
  •  Qual o primeiro dia da semana com aulas?
  •  Qual seu dia da semana preferido? Por quê?

Depois disso, ouça e cante a canção Dias da semana de Patati Patatá.

Canção disponível em: http://www.4shared.com/mp3/6j1gRbft/25__DIAS_DA_SEMANA_-_PATATI_PA.htm> . Acesso em: 19 jun 2013.

Letra da canção:

 Quantos são os dias da semana
  São sete, são sete
  Quantos são os dias da semana
  São sete, são sete

  Segunda-feira, terça-feira
  Quarta-feira, quinta-feira,  sexta-feira
  Sábado e domingo ( 2x )

  De segunda à sexta-feira
  Vou para escola estudar
  Eu aprendo muita coisa
  Eu aprendo o b,a,bá

  Mas no sábado eu levanto
  Brinco muito sem parar
  No domingo eu descanso
  Com meus pais vou passear

  Quantos são os dias da semana
  São sete, são sete
  Quantos são os dias da semana
  São sete, são sete

ATIVIDADE 2 - Listando as atividades

Em seguida,  faça um levantamento das atividades realizadas em sala, listando-as no quadro negro ou branco, fazendo perguntas do tipo: O que fazemos quando chegamos à escola? Faça a mediação para que eles consigam listar as atividades contidas no seu planejamento.

Veja as sugestões de atividades abaixo, não é necessário contemplar todas as atividades listadas, procure aquelas que se adequam melhor à sua realidade escolar.

  • Chegada;
  • Organização do material escolar;
  • Calendário (dia, mês, ano, aniversariantes etc) e tempo;
  • Chamada interativa ou “Quantos somos?”;
  • Escolha do ajudante do dia;
  • Rodinha de conversa;
  • Correção do Dever de casa;
  • Atividade de sala ou atividade dirigida;
  • Atividade na sala de vídeo;
  • Atividade na biblioteca;
  • Brinquedos de casa;
  • Educação física / recreação na piscina / recreação na ducha /  recreação no tanque de areia;
  • Atividades de artes;
  • Massinha;
  • Dança / atividade corporal;
  • Atividade com jogos e brincadeiras;
  • Parquinho;
  • Lavar as mãos e Lanche;
  • Hora da fruta;
  • Escovação;
  • Dever de casa (passando dever de casa);
  • Contação de História;
  • Saída / despedida.

Para a atividade Rodinha de conversa, veja um vídeo disponível no youtube. Trata-se do vídeo Roda de nomes. Esse vídeo apresenta um atividade interessante desenvolvida pela professora que permite aos alunos reconhecer a escrita de seus nomes. Nessa atividade, a professora recita também algumas parlendas com seus alunos.

roda de nomes

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zgVr6fZf16E. Acesso em: 20 jun 2013.

Módulo 2 - Montando o quadro de rotina escolar

ATIVIDADE 1 - Quais são nossas atividades?

Professor, para essa atividade, providencie cartões, de sua preferência, com imagem e escrita das atividades listadas para a rotina de suas aulas. Veja as sugestões abaixo:

   atividade lanche

Imagens disponíveis em: http://danizinhaeduca.blogspot.com.br/2012/01/rotina-para-educacao-infantil.html. Acesso em: 20 jun 2013.

atv. rotina

Cartões de atividades escolares feitos em feltro. Imagem disponível em: http://vestidadenuvem.blogspot.com.br/2012_02_19_archive.html. Acesso em: 20 jun 2013.

Leia, cuidadosa e pausadamente, os cartões e apresente aos alunos a imagem que os representa. Faça associações entre a imagem e a grafia da atividade. Para isso, interfira com questões do tipo:

  • Olha este desenho do parque, quais são as letras que usamos para escrever a palavra parque?
  • E o lanche, com que letra começa a palavra lanche?
  • Vocês gostam do momento de ir ao pátio? Como se escreve a palavra pátio? Ela começa com a mesma letra da palavra parque?

Após a leitura e compreensão de todos os cartões, distribua-os pelo quadro semanal junto com as crianças. Vá conduzindo a atividade por meio de perguntas como:

  • O cartão da entrada deve estar onde?
  • E qual é a atividade que temos depois da entrada?
  • E depois, o que vamos fazer?
  • O lanche é depois ou antes da escovação?

Aproveite esse momento de questionamento para trabalhar a compreensão do antes e do depois. Reforce o aprendizado desses conceitos enquanto vai distribuindo as atividades no quadro de rotina escolar. Algumas crianças vão perceber que as atividades como entrada, rodinha de conversa, calendário, quantos somos, lanche e atividade dirigida vão se repetir.

Veja uma sugestão do quadro preenchido abaixo:

QUADRO

Quadro criado pelo formador em Word, salvo no Paint e inserido na aula como Mídia.

ATIVIDADE 2 - Registro

Explique a atividade abaixo, relembre quais são os nomes dos dias da semana cantando a canção Dias da semana de Patati Patatá, ensinada na primeira aula.

 

atividade rotina

Atividade criada pelo formador em Word, salva no Paint e inserida na aula como Mídia.

ATIVIDADE 3

Para concretização do aprendizado dos dias da semana e das atividades rotineiras, prepare com seus alunos um trenzinho, parecido com esse da atividade feita anteriormente. Você poderá fazer um trenzinho reciclando potes de sorvete. Peça aos alunos que tragam os potes. Prepare fichas com os nomes dos dias da semana e cole um em cada pote. Para ligar um vagão (pote) ao outro, utilize argolas plásticas ou de metal. Decore o trenzinho junto com as crianças. Depois, providencie cinco personagens, um para cada dia da semana. Os personagens poderão ser de pelúcia, por exemplo. Cada um desses personagens entrará em seu vagão no dia da semana escolhido para ele. Assim, na segunda-feira, no início da aula, o trenzinho estará vazio e o personagem da segunda-feira entrará em seu vagão. Faça o mesmo para a terça-feira e assim sucessivamente até na sexta-feira. Na semana seguinte, você poderá ir tirando os personagens do trem, da segunda até a sexta, até que ele esteja vazio novamente na sexta-feira. Se preferir, esvazie o trem ao final da aula na sexta-feira e, na semana seguinte, comece embarcando o primeiro personagem.

Veja sugestões de trenzinhos abaixo:

http://1.bp.blogspot.com/-3wqZdqfnRWo/TZeQrUykq-I/AAAAAAAAAPI/-8R9xm7rgBA/s1600/SDC13381.JPG   

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-3wqZdqfnRWo/TZeQrUykq-I/AAAAAAAAAPI/-8R9xm7rgBA/s1600/SDC13381.JPG. Acesso em: 20 jun 2013.

http://1.bp.blogspot.com/-1m4qRRWV-RY/USFLra3pHJI/AAAAAAAAH-c/H9smnznHUUM/s1600/1-Artes+Talita92.jpg

Imagem disponível em: .http://1.bp.blogspot.com/-1m4qRRWV-RY/USFLra3pHJI/AAAAAAAAH-c/H9smnznHUUM/s1600/1-Artes+Talita92.jpg Acesso em: 20 jun 2013.

http://2.bp.blogspot.com/-tlc6EKLGu5E/T0LSor70_ZI/AAAAAAAAI3g/CC-XOjUVJns/s1600/trenzinho1.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-tlc6EKLGu5E/T0LSor70_ZI/AAAAAAAAI3g/CC-XOjUVJns/s1600/trenzinho1.jpg. Acesso em: 20 jun 2013.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o tempo cotidiano da educação infantil, acesse: http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_31/anelise_do_nascimento.pdf. Acesso em: 19 jun 2013.

Para mais imagens sobre as atividades escolares rotineiras, acesse: http://www.google.com.br/search?q=rotina+escolar+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&um=1&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&ei=egjDUc2-Fff64APioQE&start=0&sa=N. Acesso em: 20 jun 2013.

Para ver slides sobre a rotina escolar, acesse: http://www.slideshare.net/MarciaSoren/rotina-escolar-12241587http://www.slideshare.net/MarciaSoren/rotina-escolar-12241587. Acesso em: 20 jun 2013.

Para sugestões de parlendas, acesse: https://www.google.com.br/search?q=trenzinho+feito+com+pote+de+sorvete&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_inDUeLRItH94AOa0YHQDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#tbm=isch&sa=1&q=parlendas&oq=parle&gs_l=img.3.0.0l10.528988.532705.2.535584.32.15.0.0.0.7.270.2508.1j7j7.15.0...0.0...1c.1.17.img.uEYbHTyrX2s&bav=on.2,or.r_qf.&fp=61821302162e456b&biw=1152&bih=730&imgdii=_. Acesso em: 20 jun 2013.

Para outras ideias de trenzinho, acesse: https://www.google.com.br/search?q=trenzinho+feito+com+pote+de+sorvete&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_inDUeLRItH94AOa0YHQDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#tbm=isch&sa=1&q=trenzinho+de+pote+de+sorvete&oq=trenzinho+de+po&gs_l=img.3.1.0l2.3726310.3734601.6.3739918.29.25.0.0.0.2.220.4123.3j17j5.25.0...0.0...1c.1.17.img.BN133Id1Tp4&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.48175248,d.dmg&fp=61821302162e456b&biw=1152&bih=730&imgdii=_. Acesso em: 20 jun 2013.

Para outras informações sobre a rotina escolar, acesse o site Pedagógicos de Giselle Farias. Disponível em: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2008/09/rotina-escolar.html;. Acesso em: 20 jun 2013.

Avaliação

Durante as aulas, o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram da construção da rotina de trabalho da turma.
  • Compreenderam a noção de tempo (presente, passado e futuro).
  • Associaram as imagens das atividades de rotina à escrita das palavras.
  • Representaram suas preferências.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.