21/06/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Conhecimento básico do alfabeto.
A criança, ao ingressar na escola ou em um ambiente escolar novo, necessita de um tempo considerável para se adaptar a esse espaço diferente e desconhecido. Portanto, a rotina escolar, que é um conjunto de atividades que visam à organização do tempo que o aluno permanece na escola, deve apoiar-se na reprodução diária de momentos ali vividos e nos sinais que remetem às atividades do cotidiano escolar.
A proposta que aqui se apresenta é organizar um quadro semanal que é previamente definido pelo professor. Mas a maneira como ele será exposto na sala de aula é criada pelos alunos com mediação do professor.
Prepare, previamente, um quadro semanal semelhante ao quadro abaixo. Este é apenas um projeto, o material de confecção do quadro assim como os detalhes são definidos pelo professor. Poderão ser usados diferentes tipos de material, como cartolina, papel cartão, plástico, feltro e/ou outros. Seja criativo, a rotina escolar deve ser apresentada aos alunos de maneira divertida. É muito importante que as atividades diárias se desenvolvam com alegria, evitando-se, assim, a monotonia.
Quadro de rotina criado pelo formador no Word, salvo no Paint e inserido no Portal do Professor como mídia.
Apresente o quadro aos alunos abordando a ordem dos dias da semana e sua nomenclatura. Faça perguntas, tais como:
Depois disso, ouça e cante a canção Dias da semana de Patati Patatá.
Canção disponível em: http://www.4shared.com/mp3/6j1gRbft/25__DIAS_DA_SEMANA_-_PATATI_PA.htm> . Acesso em: 19 jun 2013.
Letra da canção: Quantos são os dias da semanaSão sete, são sete Quantos são os dias da semana São sete, são sete Segunda-feira, terça-feira Quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira Sábado e domingo ( 2x ) De segunda à sexta-feira Vou para escola estudar Eu aprendo muita coisa Eu aprendo o b,a,bá Mas no sábado eu levanto Brinco muito sem parar No domingo eu descanso Com meus pais vou passear Quantos são os dias da semana São sete, são sete Quantos são os dias da semana São sete, são sete |
Em seguida, faça um levantamento das atividades realizadas em sala, listando-as no quadro negro ou branco, fazendo perguntas do tipo: O que fazemos quando chegamos à escola? Faça a mediação para que eles consigam listar as atividades contidas no seu planejamento.
Veja as sugestões de atividades abaixo, não é necessário contemplar todas as atividades listadas, procure aquelas que se adequam melhor à sua realidade escolar.
Para a atividade Rodinha de conversa, veja um vídeo disponível no youtube. Trata-se do vídeo Roda de nomes. Esse vídeo apresenta um atividade interessante desenvolvida pela professora que permite aos alunos reconhecer a escrita de seus nomes. Nessa atividade, a professora recita também algumas parlendas com seus alunos.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zgVr6fZf16E. Acesso em: 20 jun 2013.
Professor, para essa atividade, providencie cartões, de sua preferência, com imagem e escrita das atividades listadas para a rotina de suas aulas. Veja as sugestões abaixo:
Imagens disponíveis em: http://danizinhaeduca.blogspot.com.br/2012/01/rotina-para-educacao-infantil.html. Acesso em: 20 jun 2013.
Cartões de atividades escolares feitos em feltro. Imagem disponível em: http://vestidadenuvem.blogspot.com.br/2012_02_19_archive.html. Acesso em: 20 jun 2013.
Leia, cuidadosa e pausadamente, os cartões e apresente aos alunos a imagem que os representa. Faça associações entre a imagem e a grafia da atividade. Para isso, interfira com questões do tipo:
Após a leitura e compreensão de todos os cartões, distribua-os pelo quadro semanal junto com as crianças. Vá conduzindo a atividade por meio de perguntas como:
Aproveite esse momento de questionamento para trabalhar a compreensão do antes e do depois. Reforce o aprendizado desses conceitos enquanto vai distribuindo as atividades no quadro de rotina escolar. Algumas crianças vão perceber que as atividades como entrada, rodinha de conversa, calendário, quantos somos, lanche e atividade dirigida vão se repetir.
Veja uma sugestão do quadro preenchido abaixo:
Quadro criado pelo formador em Word, salvo no Paint e inserido na aula como Mídia.
ATIVIDADE 2 - Registro
Explique a atividade abaixo, relembre quais são os nomes dos dias da semana cantando a canção Dias da semana de Patati Patatá, ensinada na primeira aula.
Atividade criada pelo formador em Word, salva no Paint e inserida na aula como Mídia.
Para concretização do aprendizado dos dias da semana e das atividades rotineiras, prepare com seus alunos um trenzinho, parecido com esse da atividade feita anteriormente. Você poderá fazer um trenzinho reciclando potes de sorvete. Peça aos alunos que tragam os potes. Prepare fichas com os nomes dos dias da semana e cole um em cada pote. Para ligar um vagão (pote) ao outro, utilize argolas plásticas ou de metal. Decore o trenzinho junto com as crianças. Depois, providencie cinco personagens, um para cada dia da semana. Os personagens poderão ser de pelúcia, por exemplo. Cada um desses personagens entrará em seu vagão no dia da semana escolhido para ele. Assim, na segunda-feira, no início da aula, o trenzinho estará vazio e o personagem da segunda-feira entrará em seu vagão. Faça o mesmo para a terça-feira e assim sucessivamente até na sexta-feira. Na semana seguinte, você poderá ir tirando os personagens do trem, da segunda até a sexta, até que ele esteja vazio novamente na sexta-feira. Se preferir, esvazie o trem ao final da aula na sexta-feira e, na semana seguinte, comece embarcando o primeiro personagem.
Veja sugestões de trenzinhos abaixo:
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-3wqZdqfnRWo/TZeQrUykq-I/AAAAAAAAAPI/-8R9xm7rgBA/s1600/SDC13381.JPG. Acesso em: 20 jun 2013.
Imagem disponível em: .http://1.bp.blogspot.com/-1m4qRRWV-RY/USFLra3pHJI/AAAAAAAAH-c/H9smnznHUUM/s1600/1-Artes+Talita92.jpg Acesso em: 20 jun 2013.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-tlc6EKLGu5E/T0LSor70_ZI/AAAAAAAAI3g/CC-XOjUVJns/s1600/trenzinho1.jpg. Acesso em: 20 jun 2013.
Para saber mais sobre o tempo cotidiano da educação infantil, acesse: http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_31/anelise_do_nascimento.pdf. Acesso em: 19 jun 2013.
Para mais imagens sobre as atividades escolares rotineiras, acesse: http://www.google.com.br/search?q=rotina+escolar+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&um=1&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&ei=egjDUc2-Fff64APioQE&start=0&sa=N. Acesso em: 20 jun 2013.
Para ver slides sobre a rotina escolar, acesse: http://www.slideshare.net/MarciaSoren/rotina-escolar-12241587http://www.slideshare.net/MarciaSoren/rotina-escolar-12241587. Acesso em: 20 jun 2013.
Para sugestões de parlendas, acesse: https://www.google.com.br/search?q=trenzinho+feito+com+pote+de+sorvete&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_inDUeLRItH94AOa0YHQDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#tbm=isch&sa=1&q=parlendas&oq=parle&gs_l=img.3.0.0l10.528988.532705.2.535584.32.15.0.0.0.7.270.2508.1j7j7.15.0...0.0...1c.1.17.img.uEYbHTyrX2s&bav=on.2,or.r_qf.&fp=61821302162e456b&biw=1152&bih=730&imgdii=_. Acesso em: 20 jun 2013.
Para outras ideias de trenzinho, acesse: https://www.google.com.br/search?q=trenzinho+feito+com+pote+de+sorvete&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_inDUeLRItH94AOa0YHQDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#tbm=isch&sa=1&q=trenzinho+de+pote+de+sorvete&oq=trenzinho+de+po&gs_l=img.3.1.0l2.3726310.3734601.6.3739918.29.25.0.0.0.2.220.4123.3j17j5.25.0...0.0...1c.1.17.img.BN133Id1Tp4&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.48175248,d.dmg&fp=61821302162e456b&biw=1152&bih=730&imgdii=_. Acesso em: 20 jun 2013.
Para outras informações sobre a rotina escolar, acesse o site Pedagógicos de Giselle Farias. Disponível em: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2008/09/rotina-escolar.html;. Acesso em: 20 jun 2013.
Durante as aulas, o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/01/2015
Cinco estrelasOTIMO