21/06/2013
Cleber Garcia Casagrande, Leandro Rezende e Elizabet Rezende Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aulas 1 e 2: Identificando as diferentes manifestações dos esportes.
1ª Atividade:
1. Apresente aos alunos à temática “As diferentes manifestações do esporte”, e informe que nas próximas aulas, focalizaremos uma única modalidade esportiva. Divida a turma em grupos de aproximadamente quatro alunos e entregue para cada componente do grupo uma folha sulfite em branco, apresente as seguintes imagens aos grupos ou entregue um envelope de imagens retiradas de revistas, jornais impressos ou da internet.
Sugestões de imagens de esportes:
Fonte: http://mensagens.culturamix.com/frases/frases-memoraveis-sobre-o-esporte-e-curiosidades-olimpicas. Acesso em: 15 de junho de 2013.
Fonte: http://clubalfa.abril.com.br/fotos/esportes/segundona-esportiva/as-melhores-fotos-do-esporte-5/#pid=64462. Acesso em: 15 de junho 2013.
Fonte: http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br/2011/08/o-esporte-paraolimpico-quebrando.html. Acesso em: 15 de junho 2013.
Essas imagens disponibilizadas deverão apresentar aos alunos, pessoas de diferentes nacionalidades, deficientes ou não, de várias faixas etárias, sexo, praticando diversas modalidades esportivas inclusive o basquetebol.
2. Solicite aos alunos que observem as imagens de forma crítica levando em consideração todas as suas características e aspectos sociais. Após essa observação solicite que cada aluno registre em uma folha sulfite suas percepções e sentimentos que estas imagens despertam. A partir das imagens, auxilie os alunos a reconhecer o esporte como uma manifestação cultural e um meio de interação social.
Sugestões de perguntas motivadoras para que os alunos expressem suas percepções e sentimentos:
Fonte: http://www.nba.com/heat/gallery/611%E7%83%AD%E7%81%ABvs%E9%A9%AC%E5%88%BA%E5%BD%B1%E9%9B%86. Acesso em: 15 de junho de 2013.
3. Para auxiliar os alunos a reconhecer o esporte como uma manifestação cultural e um meio de interação, sugira aos grupos primeiramente, que apresentem para a turma as figuras que escolheram e as percepções que tiveram ao analisá-las.
Durante as apresentações proponha um debate entre os alunos de forma com que todos participem, discutam e analisem as imagens e as considerações dos colegas. A cada apresentação, escolha outro grupo para debater suas percepções e defender suas exposições em relação à apresentação.
Finalize a atividade comunicando aos alunos que trabalharemos com o Basquete enquanto uma manifestação cultural, buscando identificar suas possibilidades de práticas em diferentes grupos sociais.
2ª Atividade: Dialogue com os alunos e questione sobre a vivência que eles têm com o basquete, suas expectativas e impressões sobre as diferentes manifestações desse esporte.
Utilize as seguintes questões para nortear e suscitar a participação dos alunos:
Caro professor, se nessa discussão estiver presentes somente aspectos voltados para as regras, técnicas e táticas do basquete oficial, interfira com os seguintes questionamentos:
Professor, durante o diálogo e discussão dos alunos registre, em um painel ou no quadro negro, as fala dos alunos no que diz respeito a duas categorias:
1º. Categoria se refere aos elementos que caracterizam o basquete: regras, história, formas de disputa, características específicas etc.
2º. Categoria caracteriza as razões pelas quais as pessoas optam pela pratica do basquete ou qualquer outra modalidade esportiva, bem como os valores transmitidos durante a prática dessa modalidade: competição, integração, concorrência, cooperação etc.
Fonte: http://cufacolidermt.blogspot.com.br/2012/02/basquete-de-rua.html. Acesso em: 15 de junho de 2013.
Ao final, utilizando esse quadro construído, conclua esse momento destacando que o esporte, e nesse caso o basquetebol, é um fenômeno sociocultural; pois, apesar de ter uma estrutura que lhe é peculiar, o basquete, como qualquer outra modalidade esportiva, transmite valores de acordo com o sentido que damos a sua prática, os quais exercem influência sobre os hábitos e comportamentos tanto do grupo que o pratica, quanto da sociedade em que está inserido.
3ª Atividade:
1. Apresente vídeos que exemplifiquem as variações das características e estruturas dessa modalidade esportiva.
Basquetebol em cadeiras de rodas: 1a. Copa Felej = Basquete sobre cadeira de rodas - Joinville. Wmv. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oMUXdsjLMCA. Acesso em: 31 de maio de 2013. Duração: 8 minutos.
Basquetebol de rua- MV Bill - Basquete de Rua (WEBVIDEO) HD. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=ZM-zkQwVOOg. Acesso em: 31 de maio de 2013. Duração 4 minutos.
Basquetebol na National Basketball Association - NBA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YpiP4IqBKlY. Acesso em: 31 de maio de 2013. Duração 3 minutos.
Basquetebol na Federação Internacional de Basquetebol - FIBA. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=CyozVR4mX2g. Acesso em: 31 de maio de 2013. Duração 14 minutos.
2. Solicite aos alunos que, ao assistirem os vídeos, identifiquem as seguintes questões presentes no Quadro de Caracterização das Diferentes Modalidades do Basquete.
Fonte: imagens da própria autora
Observação: Caso os alunos não consigam identificar essas questões no vídeo, solicite que acessem os sites abaixo para pesquisar e concluir seu trabalho.
Diferenças das regras da NBA e FIBA. Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/primetime/2012/07/22/conheca-as-diferencas-de-regra-entre-fiba-e-nba/. Acesso em: 15 de junho de 2013.
Regras oficiais do basquete de rua do Brasil. Disponível em: http://cufasp.wordpress.com/regras/. Acesso em: 15 de junho de 2013.
Regras oficiais de basquetebol em cadeiras de rodas 2008. Disponível em: http://www.cbbc.org.br/novo/conteudo/anexo/Regras_2008.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2013.
Oriente aos grupos que estão assistindo as apresentações de cada um dos grupos de trabalho que completem seu quadro (utilizando uma cor diferente) com as informações inéditas apresentadas pelos demais grupos.
Professor, após a conclusão dos trabalhos dos grupos, organize a apresentação dos quadros construídos por cada grupo.
Terminada essa sistematização, questione com os alunos se quem pratica essas quatro modalidades de basquetebol, o fazem com o mesmo sentido e significado. Reproduza e amplie o Quadro de Caracterização das Diferentes Modalidades do Basquete no tamanho que favoreça sua leitura e utilização na quadra de esportes da escola.
Fonte: http://www.cpb.org.br/wp-content/uploads/2011/11/Basquete.jpg. Acesso em: 15 de junho de 2013.
Aulas 3, 4, 5 e 6: Vivenciando as diferentes modalidades do Basquete.
Proponha aos alunos a vivências das modalidades apresentadas na aula anterior.
Sugestão de roteiro de a prática de cada modalidade:
Identifique, explicite as características de cada modalidade e defina com o grupo de alunos, quais serão as adaptações necessárias para a vivência de cada modalidade de basquete estudada.
Proponha aos alunos a vivência de cada uma das modalidades de basquete.
Ao final, avalie com os alunos se as adaptações propostas e realizadas por eles contribuíram para a vivência da cada uma das modalidades de basquete.
Aula 7 - Diálogo com outras disciplinas
Como sugestão de trabalho interdisciplinar, proponha uma pesquisa sobre os seguintes aspectos:
Convidar a turma para fazer uma pesquisa de campo e na internet (informar os sites de sua cidade: clubes sociais, entidades de apoio à pessoa deficiente, movimentos sociais etc.) para auxiliar na pesquisa e construção do mapa proposto anteriormente.
Sugestões de textos:
Confederação Brasileira de Basquetebol de Cadeira de Rodas. Disponível em: http://www.cbbc.org.br/. Acesso em: 15 de junho de 2013.
A história do Basquete de rua. Disponível em: http://www.lub.org.br/lub/wp-content/uploads/2011/06/Hist%C3%B3ria-do-Streetball-3.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2013.
MARQUES. R. F. R.; et. all. Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea. Revista Movimento: Porto Alegre. V. 13. 2007. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3580/1975. Acesso em: 15 de junho de 2013.
História do NBA. Disponível em: http://www.solbrilhando.com.br/Esportes/Basquete/NBA_Informacoes/Historia_da_NBA.htm. Acesso em: 15 de junho de 2013.
Sugestões de vídeos:
D’RUAS (CUFA-DF) Basquete de Rua. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mfeaMIs1Rbk. Acesso em: 15 de junho de 2013. Duração: 4 minutos.
Best Phantom: Game 4. Disponível em: http://watch.nba.com/nba/video/channels/playoffs/2013/06/15/20130615-best-phantom-game-4.nba?tab=3&p=2. Acesso em: 15 de junho de 2013. Duração: 3 minutos.
Basquete em Cadeira de Rodas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xinup9AdgqM. Acesso em: 15 de junho de 2013. Duração: 7 minutos.
Sugestões de aulas do Portal do Professor sobre possibilidades de manifestação do basquetebol:
“Streetball” e sua relação com o Hip Hop. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21200.Acesso em: 15 de junho de 2013.
Observe a participação e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informações dos roteiros sugeridos; nas discussões e análises realizadas com argumentações críticas e pertinentes aos assuntos trabalhados e se reconheceram se as várias manifestações do Basquete tem algum relacionamento com os objetivos de quem o pratica e com o contexto social e cultural da comunidade em que se insere.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!