21/06/2013
Cleber Garcia Casagrande, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula 1: Decifrando o sedentarismo
Professor, o sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão e distúrbios cardíacos nas pessoas que não têm uma vida ativa. Nesse sentido, torna-se fundamental o papel do professor e da escola no trabalho de conscientização da criança e do adolescente quanto à importância de mudança de hábitos de vida no combate ao sedentarismo.
1. Leve os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que usem o Projeto Um Computador por Aluno – UCA. Caso não tenha computador suficiente para todos os alunos, a atividade poderá ser feita em dupla.
2. Inicie a aula apresentando aos alunos a temática “Sedentarismo” exibindo o seguinte vídeo: Escada de metrô é transformada em piano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IzN9mYooxp0. Acesso em: 15 de junho de 2013.
3. Terminada a exibição, inicie a discussão solicitando aos alunos que respondam e comentem o significado da frase que aparece logo no inicio do vídeo, relacionando-a com o tema da aula - sedentarismo.
“Será que conseguiremos fazer as pessoas preferirem a escada somente fazendo-as mais divertidas?”.
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/tag/sedentarismo/. Acesso em 19 de junho de 2013.
Depois de respondida a pergunta acima, o professor conduzirá a discussão com seus alunos para as questões relativas ao sedentarismo, atividade física e aparecimento de doenças. Para iniciar essa problematização, o professor continuará perguntando aos alunos, fazendo o exercício de problematização:
1. Como você reagiria com uma escada mostrada pelo vídeo?
2. Você se considera sedentário?
3. Você realiza alguma atividade física fora da escola? S
4. Sua família tem o hábito de realizar atividades físicas?
5. Você considera o sedentarismo um problema para as pessoas?
6. Qual a sua rotina de atividade física?
7. Pratica algum esporte fora da escola?
8. E em casa, qual é a sua rotina em relação ao uso do computador e da televisão?
9. Pra você o que é sedentarismo?
10. Você sabe quais as consequências do sedentarismo para a saúde?
Ao final da discussão, proponha aos alunos que registrem em uma folha palavras chaves que definam o conceito de sedentarismo. Após o registro, sugira que cada aluno leia o que escreveu, e anote no quadro as palavras que surgem e as que mais se repetem. A partir das palavras anotadas, discuta com os alunos como será a melhor maneira de utilizá-las para formar o conceito de sedentarismo da turma.
Após definição do conceito de sedentarismo da turma, acesse o site abaixo para conferir o conceito de sedentarismo:
O que é sedentarismo? Disponível em: http://www.nutricaoempratica.com.br/alimentacao-correta/o-que-e-sedentarismo. Acesso em 16 de junho de 2013.
Aulas 2 e 3: E eu, sou sedentário?
Fonte: http://sobreasaude.com.br/2012/06/consequencias-do-sedentarismo.html. Acesso em: 19 de junho de 2013.
1. Você quer saber qual seu grau de sedentarismo? Vamos testar? Oriente os alunos para que todos acessem na internet o Teste On-line do portal IG Saúde:
Teste: qual seu grau de sedentarismo? Disponível em: http://saude.ig.com.br/bemestar/teste-qual-seu-grau-de-sedentarismo/n1597371923587.html. Acesso em 16 de junho de 2013.
2. Apresente aos alunos, escrevendo no quadro, as categorias de resultados possíveis no teste: Ativo, sedentário leve, moderado ou extremo. Solicite que cada aluno escreva seu nome no quadro, na categoria em que se enquadra, de acordo com o resultado do teste.
Após todos registrarem seus os dados descritos no quadro, divida três grupos de alunos para a construção de um gráfico a partir dos dados obtidos.
Distribua para a cada grupo uma cartolina branca e canetinhas para a confecção do gráfico.
Defina um grupo para fazer um gráfico comparativo entre o número de alunos considerados ativos e sedentários e outro grupo para fazer um gráfico comparativo entre o número de alunos considerados sedentários leve, moderado e extremo.
Ao final da atividade, proponha a apresentação dos gráficos para o restante da turma e discuta com eles sobre os dados obtidos.
Modelo de gráficos:
Fonte: Imagens da própria autora.
3. Ainda utilizando o Laboratório de Informática ou Tablet, divida a turma em quatro grupos e solicite que façam a pesquisa “O sedentarismo e suas implicações”. Cada grupo será responsável por pesquisar uma implicação do sedentarismo:
Grupo 1:
Efeitos e consequências do sedentarismo. Professor proponha para os alunos que pesquisem as doenças que podem ser consequências do sedentarismo como: a obesidade, depressão, ansiedade, fraturas ósseas, câncer, diabetes, doenças do coração etc.
Grupo 2:
Estatística sobre o sedentarismo no Brasil e no mundo. Sugira que os alunos procurem reportagens e pesquisas que retratam o sedentarismo e que tenham dados atuais do número de pessoas sedentários no Brasil e no mundo, inclusive crianças.
Grupo 3:
A rotina das pessoas e o sedentarismo. Professor sugira aos alunos que procurem saber como o estresse e a correria do dia a dia contribuem para o sedentarismo, quais as principais queixas dos sedentários quanto a não aderência a atividade física, quais hábitos ruins que o cotidiano implica às pessoas.
Grupo 4:
Atividade física X Sedentarismo. Proponha aos alunos que pesquisem reportagens e trabalhos que mostrem a importância da atividade física, quais são os seus benefícios para saúde, quais tipos de exercícios e a sua duração são necessários para se evitar o sedentarismo.
Fonte: http://everaldoeventos.spaceblog.com.br/1679115/A-Importancia-da-Atividade-Fisica/. Acesso em: 19 de junho de 2013.
Sugestões de vídeos, textos e imagens para a pesquisa:
Atividade física X Sedentarismo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W70lZXi-DsM. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Sedentarismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/saude/sedentarismo/. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Sedentarismo já ameaça reduzir expectativa de vida. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/sedentarismo-ja-ameaca-reduzir-expectativa-de-vida. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Estudo liga estresse no trabalho ao sedentarismo. Disponível em: http://ww2.vivaemplenaforma.com.br/Artigos/Estudoligaestressenotrabalhoesedentarismo/tabid/809/Default.aspx. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Para finalizar a atividade o professor poderá propor que os grupos apresentem seus trabalhos para os demais colegas na próxima aula organizando as informações em PowerPoint:
Site com instruções sobre como montar um material em PowerPoint: Disponível em: http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/criar-uma-apresentacao-basica-em-powerpoint-2007-HA010194282.aspx. Acesso em 16 de junho de 2013.
Aulas 4 e 5: Grau de sedentarismo da escola.
1. Proponha aos alunos uma pesquisa para ser realizada em toda a escola com o propósito identificar e conhecer o grau de sedentarismo das pessoas que convivem nesse espaço. Defina com os alunos um número de entrevistados. Divida os alunos em dois grupos para realizar a pesquisa, sendo que um grupo fique responsável pela coleta de dados com os professores e funcionários da escola e o outro grupo com os alunos de outras turmas do mesmo ano de ensino.
Tomando como referência o Teste On-line do portal IG Saúde: Qual seu grau de sedentarismo? Monte o questionário para realizar a coleta de dados na pesquisa.
Sugestão de questionário sobre o grau de sedentarismo:
Grupo de amostra:
( ) Professores/as e Profissionais da Educação da sua Escola
( ) Aluno/a do _____ ano de ensino.
Fonte: Imagens da própria autora.
2. Para a análise dos dados, solicite aos alunos que acessem o teste e preencha as perguntas de acordo com as respostas dos entrevistados e anote o grau de sedentarismo apresentado. Ao final de toda a análise, monte junto com os grupos, um gráfico com os dados compilados e afixe-o em um mural da escola que todos têm acesso.
Aula 6: Grau de sedentarismo da escola – divulgando resultado da pesquisa
Apresentar o resultado da pesquisa primeiramente para a turma e depois para a escola toda. Sugira que os grupos utilizem cartazes, vídeos e imagens para compor a apresentação. Proponha para a direção da escola um dia, para que a turma apresente suas pesquisas sobre o sedentarismo para as outras turmas. Registre essa atividade, com fotos e filmagem.
Aula 7: Ativos contra o sedentarismo
Retome com os alunos a discussão sobre os benefícios da atividade física para a saúde. Questione se eles praticam alguma atividade física fora da escola e quais são as que mais gostam. Informe aos alunos que nas próximas aulas eles vivenciarão atividades físicas que podem ser realizadas ao ar livre ou não.
Fonte: http://www.infoescola.com/educacao-fisica/caminhada/. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Vivencie com os alunos a primeira atividade física caminhada/corrida. Procure locais próximo á escola que possibilite a atividade, como praças, quadras, parques etc. Comece a atividade com uma caminhada orientada, mostrando seus benefícios e de que forma simplificada pode-se evitar o sedentarismo. Depois proponha que os alunos comecem uma corrida de leve intensidade.
Confira 7 dicas para afastar o estresse e o sedentarismo. Disponível em: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/113975_EXECUTIVAS+A+BEIRA+DE+UM+ATAQUE+DE+NERVOS. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Atividade física e sedentarismo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o_t61g1lkDg. Acesso em: 16 de junho de 2013. Duração: 10 minutos.
Coca-cola contra o sedentarismo. E se nos levantarmos? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W70lZXi-DsM. Acesso em: 16 de junho de 2013. Duração: 3 minutos.
Os benefícios da caminhada para a sua saúde. Disponível em: http://vidasaudavel.powerminas.com/os-beneficios-das-caminhadas/. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Descubra os benefícios da corrida e o que muda no corpo de quem pratica. Disponível em: http://www.humanasaude.com.br/novo/materias/6/descubra-os-benef-cios-da-corrida-e-o-que-muda-no-corpo-de-quem-pratica_10608.html. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Observe a participação e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informações dos roteiros sugeridos e das pesquisas; nas discussões e análises realizadas com argumentações críticas e pertinentes aos assuntos trabalhados; se reconheceram os efeitos que o sedentarismo causa às pessoas e a importância da atividade física para a saúde.
Quatro estrelas 2 classificações
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07/08/2014
Cinco estrelasÓtima Aula! Dinâmica, estímulo visual, debate, utilização de material tecnológico, gráficos... Gostaria que muitos outros professores estudassem para dar a matéria assim. Está de Parabéns! Se precisar de qualquer ajuda com metodologias entre em contato comigo pelo meu e-mail.
27/06/2013
Quatro estrelasMuito boa a aula e planejado as questões sobre o tema estudaddo