Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vida de Atleta Profissional

 

24/06/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria e Tiago Soares Alves

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre a vida de atletas profissionais.
  • Conhecer a rotina de atletas profissionais de diferentes esportes.
  • Identificar e analisar aspectos positivos e negativos do cotidiano de atletas profissionais.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2: Entendendo a vida de um atleta profissional

1. Apresente aos alunos a temática “Vida de um atleta profissional”.

- Para isso, use a dinâmica “A caixa de talentos”. Organize uma caixa com figuras de atletas profissionais que sejam conhecidos pelos alunos. Atrás de algumas figuras escreva uma pergunta numerada sobre a temática (veja sugestão de roteiro de perguntas abaixo).

- Distribua os alunos em círculo na sala de aula e proponha que um aluno de cada vez segure a caixa. Ele deve escolher aleatoriamente uma figura e entregá-la para o colega que ele mais identifica com a imagem, e os demais colegas farão o mesmo. Em seguida, com as figuras em mãos solicite aos alunos que leia as perguntas de acordo com a numeração.

 Sugestão de roteiro de perguntas:

1.      Como você imagina ser a rotina de uma atleta profissional?

2.      Quais os aspectos positivos de ser uma atleta profissional?

3.      Existem aspectos negativos de ser uma atleta profissional?

4.      O esporte que esse atleta da figura representa é bem difundido no Brasil?

5.      A rotina de uma atleta profissional é a mesma independente do esporte que ele pratica?

6.      Como o atleta profissional deve lidar com as frustrações do dia a dia, principalmente, nas competições?

Sugestão de imagens para a dinâmica

                     (Frente)                                          (Verso)

Fonte da figura: http://www.anutricionista.com/como-deve-ser-o-cardapio-de-um-jogador-de-futebol.html. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Fonte da imagem do verso: imagens da própria autora.

2. Após essa primeira atividade, apresente vídeos sobre relatos de vivência de atletas profissionais. De modo que eles não percam o foco dessa atividade, oriente os alunos a observarem os seguintes pontos enquanto estão assistindo o vídeo:

1º) Qual é o esporte praticado pelo atleta do vídeo?

2º ) Qual o grau de difusão deste esporte no Brasil

3º) O atleta menciona algum ponto positivo ou negativo de sua profissão? Quais?

4º) O que o vídeo mostra sobre a  rotina do atleta profissional?

5º) O que o atleta profissional fala sobre os momentos das competições?

Sugestões de vídeos:

Atletas de alto rendimento. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Aylv0kPX70w. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Responsabilidades de um atleta. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0ng9TLWy_WQ&list=PL-6xYbzC5qR09Jlr3OiOBIsHxI621kYRL&index=18. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Carlão fala da vida de um atleta de alto rendimento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qJ18lj0CtLg. Acesso em: 19 de junho de 2013.

3. Após os vídeos o professor permitirá que os alunos se pronunciem em relação às perguntas acima. Na forma de diálogo aberto, um de cada vez, o aluno poderá responder uma pergunta e/ou comentar a pergunta do colega.

4. Após a discussão, solicite aos alunos que registrem os pontos positivos e negativos se um atleta profissional, diante do que ele viu no vídeo e do resultado das discussões. Ao final da aula, oriente os alunos para uma votação de modo que elejam uma das modalidades apresentadas no vídeo para vivenciar na próxima aula.

http://imguol.com/2012/05/13/o-tenista-espanhol-juan-carlos-ferrero-durante-partida-contra-o-sul-africano-kevin-anderson-em-roma-ferrero-ganhou-por-6-4-e-7-5-1336914905666_1920x1080.jpg

Fonte: http://imguol.com/2012/05/13/o-tenista-espanhol-juan-carlos-ferrero-durante-partida-contra-o-sul-africano-kevin-anderson-em-roma-ferrero-ganhou-por-6-4-e-7-5-1336914905666_1920x1080.jpg. Acesso em: 17 de junho de 2013.

5. Na aula seguinte, de forma descontraída, retome o vídeo discutido na aula anterior e diga aos alunos: Agora vocês vão se “sentir na pele do atleta”. Esclareça a eles, que farão apenas parte da rotina do atleta que seria a vivência da atividade mais votada na aula anterior.

6. Antes de encerrar a aula o professor antecipará a informação de que faremos uma pesquisa sobre a vida dos atletas profissionais, só que agora ampliando o foco para outras questões que nos interessam. Essas questões serão definidas na próxima aula.

Aulas 3 e 4: A vida de um atleta profissional em diversos esportes

1. Informe à turma que será feito uma pesquisa sobre a vida de atletas profissionais da cidade: futebol de campo, voleibol, tênis, atletismo, natação. Para isto, divida a turma em cinco grupos e sorteie para cada grupo um dos esportes citado acima. Para realizar esta pesquisa encaminhe os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que eles utilizem seu Netbook/Projeto UCA.

2. Construa, em conjunto com os alunos, um roteiro com as perguntas para realizar entrevistas com os atletas profissionais que praticam uma das modalidades esportivas destacadas. Para isso pergunte aos alunos:

O que vocês querem saber sobre a vida de um atleta profissional desta modalidade esportiva?

Sugestão de roteiro para a entrevista:

Fonte: imagens da própria autora

3. Antes de entrevistar os atletas, solicite aos alunos que respondam a essas perguntas da entrevista propondo hipóteses que levantariam a respeito do que pensam que seja a vida de um atleta profissional e registrem no caderno. Assim depois de entrevistarem os atletas proponha que os alunos façam uma comparação das repostas deles com as dos atletas e ver se estas se confirmam ou não, se aproximaram ou não das respostas.

4. Defina em conjunto com cada grupo de trabalho e Equipes Esportivas do atleta a agenda para entrevista. Professor é necessário que você faça a mediação entre seus alunos e os responsáveis pelas Equipes Esportivas, garantindo assim a seriedade da entrevista. Nesse, caso faça contato prévio com a instituição responsável pela equipe entrevistada, e verifique a disponibilidade para receber os alunos da sua turma.

Mesmo que acompanhe os alunos, redija uma carta de apresentação do trabalho a ser realizado para que os alunos entregarem aos responsáveis pelas Equipes e aos Atletas, no momento da entrevista.

Obs.: Caso em sua cidade não tenha nenhuma Equipe Esportiva profissional, oriente aos alunos que façam essa pesquisa sem necessidade de entrevistas. Eles poderão, utilizando a internet, pesquisar sobre a vida dos atletas utilizando o mesmo roteiro acima. Se necessário, reserve o Laboratório de Informática de sua escola para a realização da mesma. Nesse caso, será necessário um Guia de Sites (veja sugestão de sites abaixo) para que os alunos não se percam na rede on line, em sites que fogem ao objetivo da pesquisa.

Aula 5: Analisando as entrevistas

1. Destine essa aula para as análises das entrevistas. Proponha aos alunos que, no caderno, organize os dados em uma tabela, descrevendo as respostas que obtiveram dos atletas na entrevista.

Sugestão de tabela:

Fonte: Imagem da própria autora

2. Informe aos alunos que na próxima aula os dados serão utilizados para a organização de uma apresentação.

Aula 6: “Feira dos esportes: Conhecendo seus atletas”

1. Informe aos alunos que a apresentação da pesquisa sobre a vida dos atletas profissionais de cada esporte será por meio de uma “feira de conhecimento” chamada: “Feira dos esportes: conhecendo seus atletas”.

2. Proponha para direção da escola, um momento durante as aulas, para que todos os todos os alunos da escola visitem a feira.

3. Organize essa “feira” na quadra da escola, sendo que cada grupo terá um espaço delimitado por cordas e cones para a sua apresentação.

4. Oriente aos alunos que convidem os atletas que entrevistaram para participar da feira.

Fonte: imagens da própria autora.

5. Apresente para o grupo um roteiro de como se organizar o espaço e o resultado da entrevista para a apresentação.

Sugestão de roteiro:

·Utilize imagens, vídeos, músicas que caracterizam a modalidade esportiva, a equipe e o atleta entrevistado na organização de seu Stand.

·Caracterize seu espaço de apresentação de acordo com o esporte apresentado: ex: materiais do esporte específico como bolas, uniformes e outros materiais do treinamento dessa modalidade; reportagens sobre o atleta, a equipe e ou a modalidade esportiva, dentre outras possibilidades.

·Organize a apresentação de seu trabalho, bem como os recursos necessários para tal: impressão do resultado da pesquisa; organização de apresentação digital – PowerPoint; confecção de cartazes com dados do trabalho etc.

·Solicite que os alunos da turma visitem os stands dos outros grupos, registrando as informações que julgar necessário para a construção do Relatório da Vivência.

·Registre essas apresentações com fotos e filmagem.

Aula 7: Relatório da Vivência

Fonte: http://www.espacodovolei.com/2011_05_01_archive.html. Acesso em: 16 de junho de 2013.

1. Proponha para os alunos que, individualmente, relatem por meio de um texto, quais suas observações e percepções a cerca da vida de um atleta profissional, quais suas concepções sobre essa temática após a pesquisa e a participação em grupo, o que foi mais interessante conhecer na vida desses profissionais tanto em aspectos positivos quanto negativos.

Obs.: Como sugestão de trabalho interdisciplinar, proponha um estudo aprofundado em parceria com a História, Educação Física e a Filosofia, sobre os seguintes aspectos:

·Historicamente como era a vida de um atleta profissional?

·Quais características e fases na história do país influenciaram e influenciam a rotina de um atleta profissional?

·Como a mídia e a globalização influenciam no esporte como profissão?

Recursos Complementares

Esporte de alto rendimento 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=npGAlmlzRFA. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Jovens atletas acompanham rotina do time do Brasil em Londres para ganharem. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=e83LzsJ8aGU. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Motivação de um atleta. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pS27gZxZIY4&list=PL-6xYbzC5qR09Jlr3OiOBIsHxI621kYRL&index=22. Acesso em: 16 de junho de 2013.

A difícil rotina de quem busca o futebol profissional. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=d1zXgDxKmeo. Acesso em: 16 de junho de 2013.

A difícil rotina de quem busca o futebol profissional parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r_bq2RdJRas. Acesso em: 16 de junho de 2013.

A difícil rotina de quem busca o futebol profissional parte 3. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=P2ltNRSPDIQ. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informações dos roteiros sugeridos; discussões nos debates, na pesquisa e no planejamento além das análises realizadas com argumentações críticas e pertinentes aos assuntos trabalhados; analisar se os alunos identificaram os aspectos dialéticos da rotina de um atleta profissional e tendo a capacidade de argumentar utilizando os conhecimentos expostos nas aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.