21/06/2013
Thaís Cristina de Oliveira, Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Esta aula poderá ser desenvolvida com crianças de 07 e 08 anos de idade. Faz-se necessário, que os alunos consigam ordenar sua fala claramente, ter o domínio da escrita e da leitura, concentrar nas atividades, compreender as regras do jogo.
Material: computador, projetor de imagens, lápis para colorir, fita adesiva, pincel ou giz para quadro, papel sulfite, lápis.
Observação: Professor o material depende do Jogo Indígena escolhido.
Local: Poderá ser realizado na sala de aula, ou outro espaço adequado para a atividade.
1ª ATIVIDADE:
Professor, em sala de aula, mostre a figura abaixo (ou outra de sua preferência) e pergunte aos alunos quem conhece esse personagem da história do Brasil.
1) Quem é ele?
2) O que sabem sobre ele?
Sugestão de imagem:
Imagem disponível em: <http://www.ufjf.br/procult/files/2012/12/capa_povos-indigenas-224x300.jpg>. Acesso em: 20 de junho de 2013.
Em seguida, informar aos alunos que as atividades propostas terão como temática “os Povos Indígenas”.
Entregar para cada aluno, uma cópia do texto e da imagem abaixo. Em seguida, leia pausadamente conjuntamente com a turma cada frase. A cada frase lida, pedir para cada aluno colorir em seu texto a (s) palavra (s) que julgar mais importante.
Sugestão de texto:
Texto disponível em: http://cantinhodadezinha.blogspot.com.br/2011/04/texto-19-de-abril-dia-do-indio.html. Acesso em 20 de junho de2013.
Peça para alunos que coloram a figura. Professor, enquanto isso transcreva para o quadro, todas as palavras que foram coloridas pelos alunos, sem repetir palavras já mencionadas.
Quando os alunos terminarem de colorir, faça a leitura coletiva de todas as palavras transcritas para o quadro e pergunte aos alunos qual o critério que cada um adotou para colori-las, ou seja, por que consideraram essas as mais importantes das frases.
2ª ATIVIDADE:
Propor aos alunos o desafio de agrupar as palavras do quadro em categorias/ grupos. Para tanto, ajude-os a identificar o que as palavras representam, por exemplo: pessoas, lugares, comidas, roupas e etc. O professor tem autonomia para escolher o texto, nesse sentido, as categorias criadas poderão ser diferentes.
Essa atividade auxiliará na compreensão do texto, na alfabetização e no desenvolvimento de habilidades cognitivas como identificação e classificação.
Sugestão de quadro:
CATEGORIAS/GRUPOS |
PALAVRA DESTACADA DO TEXTO |
PESSOAS |
ÍNDIO |
LOCAL |
FLORESTA |
COMIDA |
MANDIOCA |
ROUPAS |
TANGAS |
Imagem da própria autora.
3ª ATIVIDADE:
Com intuito de conhecer melhor a cultura dos Povos Indígenas, proponha uma atividade mais dinâmica, qual seja: assistir ao vídeo “Brincar de Índio” da Xuxa, atentando-se aos movimentos/dança; às roupas e acessórios; e na letra da música.
Disponível em: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/musica-brincar-de-indio.html. Acesso em: 20 de junho de 2013.
Passe o vídeo novamente, porém, proponha aos alunos dançarem imitando os movimentos do clipe.
Entregar a letra da música “Brincar de Índio” para cada aluno e, revezando, proponha a leitura individualizada em voz alta.
Disponível em: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/musica-brincar-de-indio.html. Acesso em: 20 de junho de 2013.
Pedir para os alunos que destaquem as palavras que não conhecem e, em seguida, falar uma por uma para a turma.
A seguir, explique o significado das mesmas e solicite aos alunos que tentem categorizá-las no mesmo quadro criado na 2ª atividade. Professor neste caso utilizará o mesmo quadro, mas poderá criar outro quadro caso seja necessário.
Sugestão de quadro:
CATEGORIAS/ GRUPOS |
PALAVRAS DESTACADAS DO TEXTO |
PALAVRAS DESTACADAS NA MÚSICA |
PESSOAS |
ÍNDIO |
|
LOCAL |
FLORESTA |
|
COMIDA |
MANDIOCA |
|
ROUPAS |
TANGAS |
|
Imagem da própria autora.
Ler coletivamente cada parte da música novamente e explique uma pouco melhor sobre a história e a cultura dos Povos Indígenas, justificando assim e a intenção dos autores Michael Sullivan e Paulo Massadas ao escolher cada palavra e frase da música.
Perguntar para os alunos quais as informações “novas” (diferentes) que a música trouxe em relação ao texto (“Dia 19 de Abril, dia do Índio”) lido na 1ª atividade.
Material: fita adesiva, papel Kraft, pincel hidrocor de várias cores, papel sulfite, corda comprida e resistente, adereço.
Observação: Professor o material depende do Jogo Indígena escolhido.
Local: Poderá ser realizado na sala de aula, quadra, pátio ou outro espaço adequado para a atividade.
Professor para se instrumentalizar sobre os Jogos Indígenas acesse:
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm. Acesso em 20 de junho de 2013.
Documentário - IX Jogos dos Povos Indígenas - Parte 3. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wjcu4kGbMeM. Acesso em 20 de junho de 2013.
1ª ATIVIDADE:
Relembre com os alunos as atividades da aula anterior.
Selecionar o Jogo Indígena que será trabalhado. Prepare o material para que esse jogo possa ser realizado. Para esta aula especificamente, foi escolhido o jogo Cabo de Força ou Cabo de Guerra, mas o professor tem autonomia para escolher o jogo que considerar melhor para sua turma, podendo utilizar como subsídio o repertório de Jogo Indígenas sugerido.
Selecionado o primeiro jogo, converse com a turma os aspectos relevantes, como por exemplo:
Cabo de Força/Guerra |
• Etnia: Indígena • País: Brasil • Época: Jogos Tradicionais – mais de 500 anos e desde 1996 como modalidade dos jogos regionais indígenas
• Número de jogadores: 2 grupos com número igual de jogadores • Espaço utilizado: locais externos – campo de futebol, campo aberto, praia • Material Utilizado: corda grande e grossa – 30 metros e 5 cm de espessura
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Imagem da própria autora.
Disponível em http://janainavaz.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html. Acesso em 20 de junho de 2013.
Disponível em: http://blogdodjhandro.blogspot.com.br/2011/04/iv-jheim-jogos-indigenas.html. Acesso em 20 de junho de 2013.
Professor escreva em fichas as regras do Jogo Indígena selecionado (Exemplo: Cabo de Força/Cabo de Guerra), em forma de tópicos e entregue para os alunos. Este material deve ser preparado com antecedência.
Construa no papel Kraft um quadro com a sequência das regras do “Jogo Indígena” apresentado anteriormente para que os grupos completem-no com a ficha recebida.
Sugestão de Painel
Jogo Indígena: |
Cabo de Força/ Cabo de Guerra |
Número de jogadores: |
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Espaço utilizado: |
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Material Utilizado: |
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1° - Regra: |
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2° - Regra: |
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3° - Regra: |
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4° - Regra: |
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5° - Regra: |
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6° - Regra: |
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Imagem da própria autora.
Entregue para cada grupo (constituído na 1ª atividade), uma ficha com uma regra desse jogo. Cada grupo lê a sua ficha e cola no quadro no local específico que corresponde esta regra, conforme apresentado anteriormente pelo professor.
Após o término da colagem das fichas no painel, cada grupo lê para a turma a regra que colou. Solicite que todos os alunos atentem para a sequência das regras de modo que identifiquem se estão na ordem em que foram apresentadas. Caso tenha alguma ficha na sequência errada os grupos devem conversar entre si e corrigir o painel. Após todos os grupos colarem as fichas na ordem correta do jogo, toda a turma fará a leitura das regras coletivamente. Nesse momento o professor poderá auxiliar os alunos se considerar necessário.
2ª ATIVIDADE:
Todos os alunos devem memorizar os materiais e as regras exigidas para a realização desse jogo.
Já no local onde será vivenciado o jogo, organize os alunos novamente em “rodinha” e converse com eles sobre os objetivos desse Jogo Indígena e são comemoradas as vitórias. Explique que o objetivo principal deles é comemorar com os outros grupos e não importa quem ganha, o que importa é “celebrar”.
Para este Jogo Indígena, com ajuda dos alunos, caso seja necessário, faça a demarcação do círculo central, posicione a corda e o adorno.
Dividir a turma em 2 grupos para iniciar a vivência do jogo indígena.
Escolher um aluno de cada grupo e pedir para que nessa primeira etapa da vivência do jogo, os grupos pensem num nome que representa o seu grupo, ao final esse grupo se reunirá para definir coletivamente o nome. Cada grupo escreve num papel entregue pelo professor. Após a definição nomes dos dois grupos (para este jogo) cada grupo explica o motivo da escolha deste nome.
Posteriormente, fazer alterações nos grupos de modo que todos os alunos possam participar desse jogo com todos os colegas e a cada término de jogo pedir para que os alunos escrevam uma característica trabalhada/estudada com eles sobre a História dos índios e Jogos Indígenas.
Observação: Após a mudança do grupo, o professor poderá solicitar que ao final cada grupo fale uma comida indígena apresentada pelo professor ou criar uma dança tipicamente indígena ou desenhar um adorno que viram nas imagens ou ainda poderá entregar tinta própria para utilizar na pele e solicitar que façam pinturas no rosto que identificam sua tribo e etc.
3ª ATIVIDADE:
Ao final da aula, todos os alunos individualmente devem preencher um quadro preparado pelo professor, indicando as dificuldades e as facilidades que tiveram durante o jogo.
Sugestão de quadro:
Nome do Jogo Indígena: |
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Dificuldades |
Facilidades |
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Imagem da própria autora.
Posteriormente, cada aluno apresenta o quadro preenchido e explica porque coloco tais respostas.
Professor aproveite para discutir a importância de ajudar os colegas, participar coletivamente das atividades respeitando os outros e as diferenças.
Vídeo: Documentário - IX Jogos dos Povos Indígenas - Parte 1. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=6U9Ct_9nMXw. Acesso em 20 de junho de 2013.
Artigo: Índio do Brasil. Disponível em http://www.brasilescola.com/historiab/indios-brasil1.htm. Acesso em 20 de junho de 2013.
Artigo: História do Brasil - Índios: O Brasil antes do descobrimento. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/indios-o-brasil-antes-do-descobrimento.htm. Acesso em: 20 de junho de 2013.
Artigo: Jogos dos Povos Indígenas: o Brasil celebra suas etnias. Disponível em: http://www2.cultura.gov.br/culturaviva/jogos-dos-povos-indigenas-o-brasil-celebra-suas-etnias/. Acesso em 20 de junho de 2013.
Aula do Portal: Conhecendo algumas tribos indígenas e sua linguagem cultural – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35873. Acesso em 20 de junho de 2013.
A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades, atente para a participação e envolvimento dos alunos ao longo da aula: a contribuição com o grupo, o desenvolvimento da leitura e da escrita e entendimento das regras do jogo.
Quatro estrelas 7 classificações
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17/07/2013
Quatro estrelasMuito bom,mais opções para trabalharmos o dia do índio.
14/07/2013
Quatro estrelasA metodologia aplicada nessa aula esta muito interessante, colocou imagens onde pode fazer de ramificações para outros contexto, fazendo assim seu aluno interagir integralmente com o assunto abordado. Esta ótimo.
07/07/2013
Quatro estrelasAs crianças têem desnvolvido muito este espírito competitivo, por conta dos jogos de video game.Nada melhor que atividades como estas para mostrar a mimportância de saber competir,da integração e da percepção.Saber respeitar seus limites,colaboração para o suceso do grupo.
06/07/2013
Cinco estrelasExcelente!
05/07/2013
Quatro estrelasgostei muiiiitooooo
05/07/2013
Cinco estrelasadorei!
01/07/2013
Cinco estrelasótima