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Percepção Sensorial da Escala Métrica

 

24/11/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

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Maísa Gonçalves da Silva

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Marcia Aparecida Mendes

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Avaliar a sua percepção para o comprimento das unidades: milímetro, centímetro, decímetro e metro.
- Criar um fator de transformação de unidades e o aplicar em situações práticas.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante resgatar primeiramente alguns conceitos básicos como unidade padrão, grandezas físicas fundamentais e secundárias. Destacamos ainda a necessidade de trabalhar as quatro operações e as frações.

Uma alternativa seria buscar referências na História da Matemática. Como contribuiçãoi, sugiro o texto a seguir:

Para descrever uma grandeza física, primeiramente faz-se necessário resgatar o conceito de uma unidade, isto é, uma medida da grandeza cujo valor é definido como exatamente 1,0. Em seguida, definimos um padrão, ou seja, uma referência com a qual devem ser comparados os outros exemplos de grandezas, pois as pessoas são livres para definir uma unidade e seu padrão da forma que quiserem; importante é fazê-lo de tal modo que os cientistas do mundo inteiro concordem que as definições são práticas e razoáveis.
Depois de escolher um padrão, para o comprimento,  se deve desenvolver métodos pelos quais qualquer comprimento possa ser expresso em termos do padrão.
Portanto, é necessário retomar com os alunos que antes da realização da 1ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, em 1889, com o intuito de estabelecer um padrão para cada unidade das grandezas físicas básicas, não existiam normas para a expressão das unidades de medidas e cada cientista podia se julgar no direito de definir e utilizar a sua própria unidade, gerando uma multiplicidade de unidades para uma mesma grandeza.
Em 1971, a 14ª Conferência Geral de Pesos e Medidas escolheu sete grandezas como fundamentais, formando assim a base do sistema Internacional de Unidades (SI), popularmente conhecido como sistema métrico. As unidades das três grandezas fundamentais (comprimento, massa e tempo) foram escolhidas de modo que os valores dessas grandezas numa “escala humana” não fossem excessivamente grandes ou excessivamente pequenas.
Muitas unidades secundárias (ou derivadas) são definidas em termos das unidades das grandezas fundamentais.

Estratégias e recursos da aula

1º - Solicite aos alunos que tracem, sem utilizar régua, usando apenas a idéia que fazem desses comprimentos, os segmentos: AB de 1 mm, CD de 1 cm e EF de 1 dm. Os alunos devem usar apenas a sua percepção intuitiva.

2º - Depois, sem que os alunos utilizem régua, peça a eles que dividam a tira de papel de 1 m em 10 partes de mesmo tamanho e defina cada uma (decímetro, centímetro ou milímetro).

3º - Em seguida, solicite aos alunos que dividam cada unidade obtida anteriormente em 10 partes de mesmo tamanho, definindo cada uma (decímetro, centímetro ou milímetro).

4º - Agora, solicite que repitam a divisão de uma das partes obtida anteriormente, definindo a unidade encontrada (decímetro, centímetro ou milímetro).

5º - Solicite aos alunos que dobrem uma tira de papel de 1 m ao meio, e depois ao meio novamente (4 partes) e determinem, com régua, quantos dm, cm e mm podem ser traçados em ¼ da tira, ¾ do m e 1 m e anotem os resultados.

6º - Peça aos alunos, que meçam as extensões sugeridas abaixo, expressando-as em m, dm, cm e mm:
• comprimento da mesa
• altura da mesa
• comprimento da porta
• comprimento do seu palmo
• espessura da régua.

7º - Use a régua para verificar se você traçou os segmentos com boa aproximação. Comente.
8º - Obtenha um fator de transformação entre as unidades trabalhadas.

Avaliação

Para consolidar a atividade o professor pode propor que, observando uma régua, os alunos completem os itens abaixo garantindo as equivalências:


1 cm = 10 -------
1 dm = 10 -------

1m = 10 ------
1 m = 100 -------

1 m = 1000 ------
-------- = 80 cm

5 dm = --------m
2 cm = ------- mm

0,1 cm = ------ mm
0,7 dm = ------- cm

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