Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brasília: o "coração" do Brasil

 

15/07/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Em conformidade com a proposta da matriz de referência do ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias - esta proposta didática tem por objetivo principal compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder, com vistas, especificamente, a:

- Conhecer a história da capital do nosso país;

- Entender o planejamento urbano e a função político-administrativa de Brasília;

- Compreender as causas do desenvolvimento urbano acelerado e os problemas decorrentes deste processo.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre o processo de formação do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

 Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do programa da série "Breve História das Capitais Brasileiras - BRASÍLIA" disponível no canal TV Escola, aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade de BRASILIA, ressaltando o seu importante papel na História do Brasil.

 

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando disponível na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

hh  

Atividade 01: Vídeo e debate

 

Brasília... como tudo começou?

 

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre a importância de Brasília, nascida num projeto que desde o século XVIII previa a transferência da capital para o interior do país, a cidade é palco de momentos de destaque na história nacional. Problematize:

  • Você já visitou a cidade de Brasília, capital de nosso país?
  • Onde esta cidade se localiza?
  • Antes de Brasília, quais outras cidades foram capitais do Brasil?
  • Que motivos levaram à construção de Brasília para ser a capital de nosso país?

 

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os, elaborando um quadro-síntese. A partir da "sementeira de ideias", instigue-os a entenderem os principais aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade de BRASÍLIA, ressaltando o seu importante papel na História do Brasil.

  - Para introdução das discussões, apresente o vídeo BRASÍLIA, disponível em "TV ESCOLA - VÍDEOS" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4031&option=com_zoo&view=item> (Acesso em 15/06/2013).

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Breve História das Capitais Brasileiras", e dedica-se a narrar a história da capital do nosso país.

- Oriente-os a ficarem atentos e fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, que apresenta, cronologicamente, a história de Brasília, dos antecedentes do seu projeto até os dias atuais, permeando aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.

 - Em seguida, oriente os estudantes a se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e a conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Posteriormente, promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do vídeo.

  

Atividade 02: Pesquisa

 

BRASÍLIA... Projeto de construção e as funções da cidade

PASSO A PASSO

 

hhh

- Solicite aos grupos de estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas (atlas e livros geográficos, sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática), buscando compreender e explicar:

  • O projeto de transferência da capital para o Planalto Central, nos séculos XVIII, XIX e XX;
  • A noção de permanência e mudança do projeto ao longo do tempo;
  • O projeto piloto de Brasília, destacando os participantes em suas diferentes áreas: Lúcio Costa (urbanismo), Oscar Niemaeyer (arquitetura) e Burle Marx (paisagismo);
  • O planejamento urbano e a função político-administrativa de Brasília;
  • As causas do acelerado desenvolvimento urbano nas últimas décadas e os problemas decorrentes deste processo.

 

- Neste momento é importante orientar os estudantes a pesquisarem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo,  a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Explique que no item "BUSCA" na página principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra "BRASÍLIA" os estudantes encontrarão diversas informações relacionadas à problemática proposta para este estudo.

- Evidencie que as imagens, formas cartográficas e documentários são importantes fontes de representação visual das ideias que concederam a construção da cidade de Brasília. Sugira sites que disponibilizam documentos escritos e visuais sobre a história de Brasília, como: <http://www.memorialjk.com.br/bsb/indexbsb.htm>, <http://noticias.uol.com.br/especiais/brasilia-50-anos/> (acesso em 29/06/2013).

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo eventuais dúvidas e equívocos, mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos de maneira colaborativa por todos os estudantes.

- É importante que os estudantes entendam:

  • O conceito de "paisagem" a partir da perspectiva da ação humana sobre o meio (relação homem x natureza na construção do espaço urbano);
  • O processo migratório durante e após o período de construção da capital (mão de obra nordestina);
  • A organização da população no espaço da cidade e suas consequências socioambientais.

 

- Esclareça que cada grupo deverá ser responsável pela organização de uma apresentação com os resultados da pesquisa.

 

Atividade 03: Socialização dos resultados e considerações finais

O que aprendemos e sabemos explicar

PASSO A PASSO

 

 

- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite a eles que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). 

- Fique atendo se as apresentações dos resultados pelos grupos contemplam as questões apresentadas anteriormente e as seguintes ideias:

  • O conceito de "paisagem" a partir da perspectiva da ação humana sobre o meio (relação homem x natureza na construção do espaço urbano);
  • O processo migratório durante e após o período de construção da capital (mão de obra nordestina);
  • A organização da população no espaço da cidade e suas consequências socioambientais.

- Destaque os projetos criados pelo governo federal com vistas a promover o desenvolvimento regional brasileiro a partir da construção de Brasília, evidenciando que as políticas públicas devem ser voltadas realmente para as necessidades da maioria da população.  

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos acessar o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013, para saber mais sobre o assunto), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriaram do espaço geográfico e modificaram a paisagem na cidade de Brasília; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na capital do país; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

- Caso seja possível, proponha a realização de um Trabalho de Campo à cidade de Brasília, como atividade interdisciplinar, buscando mostrar in locus muitos dos conceitos abordados.

 --

Recursos Complementares

Sites:

 

Britannica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.

 TV ESCOLA. Breve história Das capitais brasileiras - Episódio sobre BRASÍLIA. <http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/breve_historia_das_capitais_brasileiras_brasilia.pdf>. Acesso em 15/05/2013.

 

Livros:

 

HOLSTON, James. A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SENRA, Nelson de Castro (org.). Veredas de Brasília: as expedições geográficas. São Paulo: IBGE, 2010.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.