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Meu cardápio diário: Discutindo questões da alimentação com os alunos.

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar quais são os hábitos alimentares entre os jovens.

- Avaliar se estão fazendo uma boa alimentação.

- Escolher alimentos para compor um cardápio em função da sua idade, atividades físicas realizadas e seus gastos energéticos diários.

- Identificar os benefícios de uma alimentação saudável.

- Analisar a questão social da alimentação: influências da sociedade, tendências.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter conhecimentos sobre o sistema digestório e suas etapas da digestão e sobre os grupos de alimentos e seus principais nutrientes que estão presentes na Pirâmide Alimentar.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a primeira aula, reúna com os professores de Educação Física e Ciências para assistir ao vídeo "Em crise com a balança" da Séria Geração Saúde 2. Duração 30 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13406. Acesso em 30 de junho de 2013.

Imagem disponível em: http://www.vidadespa.com.br/2011/01/minha-balanca-eu-te-amo.html. Acesso em 07 de julho de 2013.

Informe aos alunos que, para a próxima aula, eles deverão trazer os alimentos que consomem em um café da manhã, ou seja, eles tomarão seu café da manhã aqui na escola. Caso queiram, eles podem trazer também, outros alimentos que fazem parte das suas refeições diárias.

Materiais necessários para essa primeira aula: papel sulfite, caneta, folhas de registros dos alimentos que os alunos consomem com uma Pirâmide Alimentar a ser preenchida (uma folha para cada aluno) e uma imagem da Pirâmide Alimentar (digitalizada ou impressa) que possa ser observada por todos os alunos.

Aula 1

1 – Professor reserve o refeitório (ou sala de aula ou outro espaço apropriado) de sua escola com antecedência para realização das atividades propostas. Organize uma mesa coletiva ou uma mesa para cada grupo de alunos na qual serão colocados os alimentos que os alunos consomem em seu café da manhã e/ou outros alimentos que podem variar em função do nível socioeconômico dos alunos e das referências culturais de sua região. Na impossibilidade de se montar uma mesa real, tome como referência a Pirâmide Alimentar e prepare imagens, desenhos e fotos que podem representar os alimentos sobre a mesa.

2 - Leve os alunos com os alimentos para o refeitório.

3 - Solicite aos alunos que disponham todos os alimentos do café da manhã em uma grande mesa separando-os dos outros alimentos que estão presentes em sua refeição diária. É importante observar que, o aluno que não faz o desjejum, deverá se manifestar através de um código na mesa. Exemplo: colocar na mesa um copo vazio ou um prato vazio simbolizando sua ausência do desjejum.

 

4 – Professor procure garantir a presença de alimentos comuns e na versão light, isto é, com maior e menor teor de gordura, amido, fibras, sódio e etc. Ex.: leite integral e desnatado; queijo amarelo e ricota; pão francês, pão com fibras, pão doce com creme e torrada; suco industrializado e natural; presunto ou mortadela, peito ou blanquet de peru; frutas da região e doces; café e achocolatado e etc.

 

 

 

 

 

Imagem disponível em: http://nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com.br/2012/08/falta-de-cafe-da-manha-atrapalha.html. Acesso em 07 de julho de 2013.

 

5 – Peça aos alunos registrarem por escrito cardápio presente na sua refeição matinal, ou seja, a quantidade e os alimentos que são consumidos em seu café da manhã e, no outro espaço, os que estão presentes em sua alimentação diária. Exemplo de alimentos consumidos no café da manhã: 1 pãozinho francês com manteiga, 1 copo de leite com 1 colher de açúcar e 1 colher de chocolate. Sugestão de instrumento de registro:

Imagem do próprio autor. Acesso em: 15 de julho de 2013.

6 – Terminados os registros, solicite aos alunos que coloram os alimentos naturais ou não industrializados da cor verde e os alimentos industrializados com a cor amarelo. Compare as duas quantidades e questione-os com relação ao resultado:

a)      Você está tendo uma alimentação saudável? Por quê?

b)      Que tipo de comida você tem consumido mais?

c)      Existe alguma relação entre o consumo exagerado das comidas industrializadas e algumas doenças como obesidade e o colesterol alto? Qual?

d)     Você tem alguma sugestão de alteração do seu cardápio? Qual?

7 – Encerre a aula com um saboroso café da manhã! Estimule os alunos a experimentarem pequenos pedaços de todos os alimentos que estão na mesa.

Mas, atenção:

  • Lave cuidadosamente antes do consumo, os alimentos que podem ser consumidos crus.
  • Solicite que os alunos lavem suas mãos antes de iniciar a degustação.
  • Caso algum aluno não respeite seu cardápio (registrado anteriormente na ficha), deve retomá-lo e atualizá-lo com as informações pós-café, observando se já houve uma sensibilização dos alunos quanto à necessidade de mudança de hábitos alimentares no desjejum.

Aulas 2, 3 e 4

Inicie a aula reunindo os alunos para discutir e analisar os cardápios, construídos na aula anterior, em função do gasto energético de cada aluno, dos nutrientes presentes em cada alimento e na quantidade de porções consumidas.  

Nesse momento, os professores de Ciências e Educação Física poderão contribuir com as discussões e análises, conduzindo a conversa sobre os alimentos e cardápios. Por exemplo:

1 - O professor de Ciências pode resgatar os conhecimentos sobre o sistema digestório, destacando a importância da mastigação para a boa digestão, pois o alimento estará triturado e umedecido pela saliva, que é uma enzima digestiva que começa a quebrar o amido ainda na boca do homem.

Outro conhecimento que o professor de Ciências poderá abordar é o de como interpretar a Pirâmide Alimentar, retomando a discussão sobre os grupos de alimentos e seus nutrientes, destacando os benefícios de uma alimentação saudável.

 

Imagem disponível em: http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm. Acesso em 15 de julho de 2013.

 

Como sugestão de atividade para essa discussão, sugerimos que o professor disponibilize uma Pirâmide Alimentar “vazia”, sem o preenchimento dos alimentos, e solicite aos alunos que identifique em que grupo alimentar ele deverá escrever o nome dos alimentos que consome no seu café da manhã.

Sugestão de formulário para registro dos alunos:

Imagem do próprio autor. Acesso em: 15 de julho de 2013.

 

Para auxiliar o preenchimento do formulário da Pirâmide Alimentar do aluno, o professor deverá projetar uma imagem da Pirâmide Alimentar completa, identificado os grupos alimentares com os respectivos alimentos, as características nutricionais de cada alimento e a quantidade de porções indicadas para o cardápio diário.

Sugestão de site para orientar o professor nessa intervenção: Alimentação Saudável - Pirâmide Alimentar. Disponível em: http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm. Acesso em 15 de julho de 2013.

Ao final solicite que cada aluno avalie o seu cardápio atual e faça as adequações necessárias para ter uma alimentação saudável. Questione:

a)      Por que os alimentos do grupo alimentar 2 e 3 não são os preferidos dos adolescentes, mesmo sabendo que são os mais saudáveis?

b)      O que devemos fazer para aprender a gostar de frutas, legumes e verduras?

c)      Como criar o hábito de incluir algum alimento de todos os grupos alimentares em nosso cardápio?

d)     É possível substituir os alimentos industrializados ou ricos em gordura, sal ou açúcar por outros mais saudáveis? Por que e como fazer isso?

2 – O professor de Educação Física deve propor o trabalho com a questão da alimentação aliada à atividade física e/ou exercício físico, sugerindo que os alunos pesquisem sobre seus hábitos físicos e alimentares.

Para isso, o professor deve retomar a discussão sobre o conceito de atividade física como sendo qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. Após exemplificar as diferenças entre atividades físicas e outras atividades cotidianas, pergunte aos alunos:

a)      Meu corpo precisa de energia? Por quê? De onde ele retira essa energia?

b)      Você sabe qual é o nome da medida utilizada para expressar o valor energético de um alimento? Qual é seu nome?

c)      Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo energia? Por quê?

d)     Quais são os alimentos que estão compondo meu cardápio?

Solicitar que todos os alunos respondam uma pergunta de cada vez, começando pela primeira. O professor registrará por escrito, as repostas inéditas de cada pergunta, fazendo os questionamentos que se fizer necessário.

Proponha aos alunos que respondam à seguinte pergunta: Será que os alimentos que estão presentes no meu cardápio são suficientes para sustentar os movimentos corporais que faço diariamente?

Explique aos alunos que, para responder essa pergunta, deveremos utilizar uma escala de medida para expressar o valor energético ou calor do alimento e da atividade física. Essa medida é uma caloria. Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, queremos dizer que a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 kg (que equivale a 1 litro) de água em graus centígrados de 14,5 para 15,5 graus °C.  Uma caloria é designada mais corretamente como quilocaloria (Kcal). Assim sendo, as quilocalorias são encontradas em forma de energia presentes em cada alimento que será utilizado pelo corpo humano em todas as suas funções vitais para o organismo (ex.: a digestão, respiração dentre outras) até a energia necessária para a realização das diversas atividades físicas presentes em seu cotidiano.

Após essa explicação, reúna com os alunos no Laboratório de Informática, e solicite que realize e registre as seguintes atividades com o intuito de auxiliar os alunos com a resposta da pergunta acima. Sugestão de instrumento de registro:

Imagem do próprio autor. Acesso em: 15 de julho de 2013.

               a) Retome os registros dos alimentos presentes no seu cardápio construído na 1ª aula. Identifique-os e transcreva a quantidade e nomes dos alimentos consumidos por você para o quadro acima.

b) Calcule e registre a quantidade de quilocalorias presentes em cada alimento consumido em seu café da manhã.

                c) Agora, vamos obter uma estimativa das suas necessidades calóricas diárias? Faça o calculo e registre por escrito.

  • Sugestão de site para calcular uma estimativa das suas necessidades calóricas diária: Cálculo de Necessidades Diárias de Energia. Disponível em: http://www.cdof.com.br/nutri7.htm. Acesso em 16 de julho de 2013.

                d) Bem, diante essas informações, será que seu gasto calórico diário está próximo da sua estimativa? Vamos calcular e registrar seus resultados.

                e) Para finalizar, avalie se você está consumindo ou gastando mais energia do que o necessário para a realização de todas as atividades corporais previstas para o seu dia.

E aí! Qual foi o resultado? Você ficou satisfeito ou preocupado? Diante dessas informações, o que você pretende fazer? Mudar seu cardápio? Começar ou aumentar o tempo destinado à realização de atividades físicas?

Professor, ao final do debate, ressalte a importância da alimentação de qualidade e da prática de alguma atividade física orientada e seus reflexos na qualidade de vida dos alunos.

 

Aulas 5 e 6

1 - Selecione um grupo de 5 ou 6 alunos para prepararem a apresentação de um vídeo. Esta seleção poderá ter como critério a desenvoltura dos alunos para apresentarem trabalhos em seminários e o interesse pela pesquisa.

2 - Selecionados os alunos, peça que acessem e baixem o vídeo do Episódio 7 da Série Geração Saúde 2 - "Fazendo as pazes com a balança". Duração 26 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3043. Acesso em 30 de junho de 2013.

3 - Reúna com este grupo e solicite que preparem a apresentação do vídeo em sala de aula para a turma.

Sugestão de roteiro para apresentação do vídeo em sala:

a. Observem as reações dos adolescentes aos alimentos.

b. Observem a abordagem do professor com relação a hábitos saudáveis.

c. Peça que registrem nos cadernos os princípios básicos da nutrição relatados no vídeo.

4 – Após a apresentação desse vídeo reunia com todos os alunos da sala para discutir duas questões:

a) “Ninguém quer ser gordo, mas todos querem comer em fast-foods: como conciliar essas duas vontades?”

b) Encerrem essas discussões promovendo um debate sobre os hábitos dos alunos: “é possível aprender a gostar de frutas, verduras e legumes?

 5 – Registre essa discussão com a filmagem ou a gravação em áudio das falas dos alunos e disponibilize, mediante autorização dos pais, nas redes sociais que tratam dessa temática. 

 

Aula 7

Preparando uma refeição balanceada.   

Organizar a turma em 3 grupos, sendo em que cada grupo, os alunos deverão discutir e propor um cardápio, a partir das opções disponíveis, para cada um dos personagens a seguir:

 

  • Grupo 1 - um trabalhador braçal saudável.
  • Grupo 2 - um estudante adolescente de vida sedentária.
  • Grupo 3 - uma pessoa com altos níveis sanguíneos de colesterol do tipo LDL (prejudicial ao organismo).

 

Após a escolha, discutir com a turma os cardápios propostos pelos grupos, analisando sua adequação em função do gasto energético, fase da vida e situação de saúde.

 

Após a discussão, os alunos podem revisar os cardápios propostos, se for necessário, elaborando um livreto ilustrado, com informações nutricionais detalhadas acerca dos alimentos sugeridos: porções recomendadas, calorias, nutrientes etc. Se necessário, realize uma pesquisa complementar para obtenção destas informações mais detalhadas.

 

Proponha a realização de um debate ou redação com o tema “Como aprender Ciências e Educação Física pode me ajudar a ter hábitos alimentares mais saudáveis?” antes de fechar essa atividade interdisciplinar.

Recursos Complementares

Sugestão de site para identificar as calorias presentes nos alimentos:

Sugestão de sites para calcular de quantas calorias gasta por dia em repouso e em exercício. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/calcule-quantas-calorias-voce-gasta-por-dia-em-repouso-e-em-exercicio.html. Acesso em 15 de julho de 2013.

Avaliação

Avalie se o propósito da aula está cumprido. Verifique se os alunos conseguiram identificar seus hábitos alimentares, avaliar como está sua alimentação, sua relação com o gasto energético diariamente de seu corpo e se estão consumindo alimentos saudáveis. Avalie também se os alunos apresentaram alguma intenção de mudanças nos seus hábitos alimentares.

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