Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descrevendo lugares: there to be

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

descrever um quarto;

utilizar-se da estrutura do verbo there to be (há);

utilizar-se do vocabulário relacionado a objetos encontrados em um quarto;

fazer uso das preposições de lugares para descrição de quartos.

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio, uma vez que o conteúdo a ser trabalhado é de nível básico e introdutório. 

Estratégias e recursos da aula
  • material impresso/xerocado;
  • laboratório de informática com acesso a internet;
  • notebooks, tablets, vídeos, slides, sites

                                                                   MÓDULO 1

First step (primeiro momento): Apresentando vocabulário relacionado a um quarto

Professor, introduza a aula mostrando um slide encontrado no sitehttp://www.slideshare.net/leihun5744/things-in-bedroom (acesso em 30.06.2013), que contém objetos e móveis de um quarto. Com o uso do slide, o professor poderá introduzir o vocabulário, assim como trabalhar a pronúncia das palavras.

# Vocabulário introduzido no slide: bed, bookshelf, clock, chair, curtain, desk and chair, floormat, mirror, picture, table lamp, wardrobe, window.   

at

Figura ilustrativa do referido site http://www.slideshare.net/leihun5744/things-in-bedroom

Em seguida, reforce o vocabulário aprendido e introduza outras palavras com o seguinte exercício: 

1) Look at the following picture and write the corresponding word next to the number. You can use the list of  vocabulary in the box:

wall paper  bed   pillow  picture   wardrobe  window     vase with plant    rug            aquarium                                             comforter/blanket              bedside table              drawers     table lamp            

 

b

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.epa.gov/kidshometour/images/bedroom.jpg&imgrefurl=http://www.epa.gov/kidshometour/bed.htm&h=277&w=480&sz=35&tbnid=YcTH4gQ9OhmZAM:&tbnh=78&tbnw=135&prev=/search%3Fq%3Dthings%2Bin%2Ba%2Bbedroom%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=things+in+a+bedroom&usg=__uEiqxcI4LFJQmWhUV0dCV8232E4=&docid=i39vvVKTwxd0RM&sa=X&ei=O5fQUeHTI_io4AO91IBI&sqi=2&ved=0CC8Q9QEwAQ&dur=3982 (acesso em 30.06.2013)

1.____________ 2._________________; 3._____________; 4._______________; 5.___________;

6.____________; 7._________________; 8.____________; 9._______________; 10.___________;

11.__________; 12.________________; 13.____________; 14._____________

# A correção poderá ser feita de forma oral, proporcionando a participação de todo o grupo. A fim de que pratiquem a pronúncia das palavras, peça para que as repitam.  

2) Game: BINGO

Professor: Após a introdução do vocabulário, organize a sala de modo a possibilitar o jogo de bingo. Distribua uma cartela para cada aluno ou peça para que os próprios alunos a confeccionem, tal como o modelo abaixo. Os alunos deverão escolher 10 palavras, que se relacionam ao vocabulário trabalhado nas atividades anteriores, preenchendo cada qual a sua cartela. O professor fará o sorteio das palavras, solicitando a ajuda dos alunos. As palavras sorteadas deverão ser marcadas pelos alunos até que completem toda a cartela. O primeiro aluno a completá-la será o vencedor e ganhará uma prenda ofertada pelo professor. Poderá haver, ainda, um segundo e terceiro colocado, proporcionando um clima de descontração, motivação e disputa entre os alunos. 
 
 
ata
 

Second step (segundo momento): Trabalhando com as preposições de lugares

3) Introduza as preposições de lugares, projetando no datashow a seguinte explicação: 

Prepositions of Place: at, in, on

In general, we use:

  • at for a POINT
  • in for an ENCLOSED SPACE
  • on for a SURFACE
at in on
POINT ENCLOSED SPACE SURFACE
at the corner in the garden on the wall
at the bus stop in London on the ceiling
at the door in France on the door
at the top of the page in a box on the cover
at the end of the road in my pocket on the floor
at the entrance in my wallet on the carpet
at the crossroads in a building on the menu
at the front desk in a car on a page

Look at these examples:

  • Jane is waiting for you at the bus stop.
  • The shop is at the end of the street.
  • My plane stopped at Dubai and Hanoi and arrived in Bangkok two hours late.
  • When will you arrive at the office?
  • Do you work in an office?
  • I have a meeting in New York.
  • Do you live in Japan?
  • Jupiter is in the Solar System.
  • The author's name is on the cover of the book.
  • There are no prices on this menu.
  • You are standing on my foot.
  • There was a "no smoking" sign on the wall.
  • I live on the 7th floor at 21 Oxford Street in London.

Notice the use of the prepositions of place atin and on in these standard expressions:

at in on
at home in a car on a bus
at work in a taxi on a train
at school in a helicopter on a plane
at university in a boat on a ship
at college in a lift (elevator) on a bicycle, on a motorbike
at the top in the newspaper on a horse, on an elephant
at the bottom in the sky on the radio, on television
at the side in a row on the left, on the right
at reception in Oxford Street on the way
 
 
 
4) Para a prática e reforço das preposições de lugares, projete a seguinte figura e peça para que os alunos, em duplas, elaborem frases, usando as informações contidas na imagem abaixo, segundo a posição do coelho (rabbit) em relação à mesa (table) e à caixa (box): 
 
at
 
# Professor, fique atento às dúvidas dos alunos, auxiliando-os com o vocabulário requerido para a realização das frases. Peça para que cada aluno leia uma frase, para a correção. As frases poderão, também, ser escritas no quadro pelos próprios alunos.  
 
Exemplos:
1) The rabbit is behind the box.
2) The rabbit is in front of the box.
3) The rabbit is over the box.
4) The rabbit is in the box.
5) The rabbit is on the table.
6) The rabbit is under the table.
7) The rabbit is by the box.
8) The rabbit is between the boxes. 
 
5) Em seguida, distribua uma folha com a xerox do seguinte exercício. Os alunos deverão completar as frases com a preposição correta, de acordo com cada figura: 
 
The pen is  betweenonunderin front ofbehindnearin the notebook. 
 

The red ball is onnearunderbetweenin front ofbehindin the dog. 

The brown dog is in front ofonundernearinbetweenbehind the box.
 
 
 
The panda is   nearoninunderbetweenin front ofbehind the lamps.

     

      

The apple is inonunderbetweenin front ofbehindnear the book and the pen. 

The gray cat is in front ofonundernearinbetweenbehind the purple box.
 

The pupil is betweeninonin front ofbehindundernear the door.

The presents are in front ofinnearonunderbetweenbehind the table.

 The girl is standing  underinonbetweennear the board.

 Two people are in front ofonundernearinbetweenbehind the  green car.

The pencil is  betweeninonunderin front of  the  big red apple.

The girl is reading in front ofinnearonunderbetweenbehind the chair.

 The chair is oninnearunderbetween  the desk.

My brother is sitting nearbetweenin front ofbehindonunderin the computer.

The ball is  onin front ofbetweenunderinnearbehind the box and the bear.
 

Three pencils are inunderbehindonin front ofnearbetween the pencil box.
 
 
 
 
 
# Professor, novamente, a atividade deverá ser corrigida oralmente, observando a participação de todos os alunos na leitura das frases. 
 

                                                           Módulo 2

First step: There to be

Introduza a estrutura verbal there to be, com a seguinte explicação projetada no datashow
 
When you describe a place you commonly use the verb there is / there are, descriptive adjectives and prepositions like at, on, under, below, above, near, opposite, on the right, on the left, etc. (Quando você descreve um lugar, você geralmente usa there is / there are (há), adjetivos descritivos e preposições de lugares como em, em cima, em baixo, abaixo, acima, perto, do outro lado, à esquerda, à direita, etc.) 
 

There is and there are means something exists.

 

There is

 

Use "there is" (there's) for a  noun - singular.

 

Example:

 

There is a mouse in the bag.

 

There are

 

Use "there are" for a noun - plural.

 

Example:

 

There are four girls in a team.

 

There is = there's

 

The contraction of there is is there's.

There is no short form for there are!

 

Negative form of "there is" and "there are"

 

Examples:

 

There is a car.

There are four balls.

 

 

There isn't a car.

There aren't four balls. 

 

Place there is and there are at the start of a sentence.

 

Questions with there is and there are

 

Place is or are in front of there to form a question.

 

Examples:

 

There is a book on the table.

Is there a book on the table

 

There are books on the table.

Are there books on the table?

 Fonte: http://first-english.org/english_learning/english_beginners/there_is_there_are/00_there_is_there_arel_grammar_rules.htm (acesso em 30.06.2013)

 
6) Para o reforço do conteúdo aprendido (tanto do primeiro, quanto do segundo módulo), os alunos deverão observar a imagem abaixo (projetada no datashow) e descrever o quarto, utilizando-se da estrutura verbal there to be e das preposições de lugares
at
 
# Professor, dê um tempo de 10 minutos para que os alunos consigam elaborar as frases, seguindo as instruções do exercício. A atividade poderá ser feita em duplas e os alunos poderão escrever as frases, antes de apresentar ao grupo. Poderá haver dúvidas quanto ao vocabulário introduzido pela imagem, que deverão ser solucionadas pelo professor, ou com a ajuda de um dicionário (impresso ou online, caso a atividade seja realizada no laboratório de informática)   
Sugestão de dicionário onlinehttp://dicionario.babylon.com/rede%20social/ (acesso em 30.06.2013).Nesse momento da aula, solicite dos alunos frases mais bem elaboradas, fazendo uso de mais de uma preposição e, assim, aumentando a complexidade da atividade.   
 
Alguns exemplos:
There is a baseball bat on the floor next to the bed.
There is a picture on the wall.
There is an alarm clock on the dresser, next to the trophy. 
There are pillows on the bed.
There are shoes under the bed, etc.
 
 7) Peça para que os alunos leiam o seguinte texto e desenhem o quarto, segundo as informações contidas no texto. 
 
I have got my own room. In my room there is a bed, a table, a chair, a wardrobe and a television.  There is a window above the table. The television is opposite my bed so I can watch it when I am in bed.

The wardrobe is on the left and my bed is on the right. There is a computer on the table and books, pens and cds are near the computer. There is a magazine and a camera on the bed.

http://www.uhu.es/antonia.dominguez/virtualwriting/descplaces.htm (acesso em 30.06.2013) 

# Professor, avalie essa atividade segundo o capricho do desenho e a exatidão das frases elaboradas a partir das informações contidas no texto. Compartilhe o desenho de cada aluno com os demais, elegendo o mais caprichado e organizando um mural, onde todos os desenhos poderão ficar expostos.

8) Look at the picture and choose the right sentence. 

ata

1.       There is a big bed                                                    There is a small bed.

2.       There is one picture.                                                There are three pictures.

3.       There is  an old chair.                                              There isn´t an old chair.

4.       There is a bookase in the corner                          My room has got a window.

5.       The desk is on the left.                                            I have not got a desk.

6.       There are a lot of books in the bookcase.            There is  a lot of books in the bookcase.

Fonte: http://www.uhu.es/antonia.dominguez/virtualwriting/descplaces.htm (acesso em 30.06.2013) 

 

Recursos Complementares

Para mais imagens que proporcionam a introdução e a prática de vocabulário relacionado a quarto, acessar o link:

http://www.google.com.br/search?=things+in+a+bedroom&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=O5fQUeHTI_io4AO91IBI&sqi=2&ved=0CCoQsAQ&biw=1024&bih=643 (acesso em 30.06.2013)

http://www.learnenglish.de/vocabulary/roomsbedroom.htm (acesso em 30.06.2013)

Para slides com figuras e imagens de quartos, acessar o site

http://www.slideshare.net/leihun5744/things-in-bedroom (acesso em 30.06.2013)

Para um 'vocabulary and a practice quiz', acesse o site:

http://www.learnenglishfeelgood.com/vocabulary/esl-pictures-bedroom1.html (acesso em 30.06.2013)

Para um vídeo com as preposições, acessar:

http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=597 (acesso em 30.06.2013)

Avaliação

O professor deverá pedir para que os alunos desenhem os seus próprios quartos e elaborem frases com o vocabulário e as estruturas gramaticais aprendidas na aula. O professor avaliará o desempenho dos alunos com as frases elaboradas, o capricho com o desenho, como, também, o envolvimento dos alunos com todas as atividades desenvolvidas durante a aula. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.