Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escola e Cultura Popular

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir o papel da Escola como espaço social de difusão da cultura.

- Estabelecer relações entre manifestações culturais e educação formal.

- Analisar as experiências culturais à luz da educação formal.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O professor assiste ao Programa da Série Multiculturalismo e Educação - Por uma educação multicultural. Duração 55 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13334. Acesso em 01 de julho de 2013.

Este programa apresenta o debate de especialistas sobre a interdisciplinaridade da abordagem multicultural e a importância do trabalho com diferentes culturas advindas das experiências dos alunos no dia a dia. Os especialistas também respondem a questionamentos dos professores. Apresenta também, uma experiência de uma Escola fundada nos princípios da Afrodescendência.

 Imagem disponível em: http://www.brasilcultura.com.br/cultura/cultura-gastronomica-brasileira/. Acesso em 30 de junho de 2013.

 

Aulas 2 a 5 - Conhecendo o entorno cultural da escola

1 - Os alunos irão pesquisar, no entorno da escola, manifestações culturais da comunidade.

2 - Para isto, o professor assiste primeiramente ao vídeo do Programa Salto para o Futuro cujo episódio da série Cultura Viva, Escola Viva - "Outros olhares sobre cultura e escola" apresenta a discussão sobre a escola como espaço para as manifestações das culturas populares e sua relação com o currículo. Duração: 50 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3767. Acesso em 30 de julho de 2013.

Sinopse

A série "Cultura Viva, Escola Viva", do Salto para o Futuro, tem como proposta discutir as relações entre currículo e cultura, evidenciando o papel da escola na ampliação das manifestações culturais da comunidade.

O quarto programa da série, "Outros Olhares sobre Cultura e Escola", apresenta três blocos de entrevistas com especialistas.

No primeiro bloco, Paulo Roberto Padilha, do Instituto Paulo Freire fala sobre o legado de Paulo Freire. No segundo, a professora da UFRJ Eleonora Gabriel conversa sobre a importância do saber popular na academia. No terceiro bloco, Tião Rocha, presidente do CPCD/MG, fala sobre educação popular e desenvolvimento comunitário. Duração: 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3767. Acesso em 30 de julho de 2013.

3 - Assistido ao vídeo, o professor inicia a organização do trabalho de pesquisa.

4 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

5 - Dê a cada grupo a missão de pesquisar diferentes manifestações culturais da comunidade: grupos de dança, grupos de capoeira, grupos de canto, artistas independentes, associações.

6 - Divida o bairro em quatro setores: Norte, Sul, Leste e Oeste.

7 - Cada grupo investiga um setor e colhe informações. Registram imagens em vídeo, gravações de entrevistas, fotos em celulares etc.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA DOS GRUPOS

a. Há quanto tempo o grupo existe?

b. Quando foi criado?

c. Como começaram os trabalhos?

d. Existe ajuda de algum órgão do governo ou de alguma iniciativa privada?

e. Quem compõe o grupo?

f. Existem documentos, fotos que contem a história do grupo?

Aulas 6 e 7

1. Os grupos, de posse dos registros, irão apresentá-los em sala de aula como exposição oral utilizando os materiais coletados nas visitas.

2. Terminadas as apresentações, cada grupo irá eleger um dos pontos culturais investigados e fazer o convite para se apresentarem na escola.

3. O professor, juntamente com a turma, organiza o dia e horário mais conveniente, bem como providencia o espaço para que os grupos possam se apresentar.

4. Na impossibilidade do encontro de todos os grupos, pode-se organizar dias separados para os diferentes grupos culturais.

5. Promova o seguinte debate quando da apresentação dos grupos:

a. Qual a relação entre a cultura popular e a educação formal?

b. A cultura popular cabe na escola?       c. As manifestações culturais populares podem fazer parte do currículo da escola?

d. De que forma a escola pode contribuir para a difusão da Cultura Popular no meio acadêmico?

Imagem disponível em: http://www.cultura.gov.br/noticias-rr-no/-/asset_publisher/QRV5ftQkjXuV/content/workshop-gratuito-sobre-leis-de-incentivo-a-cultura-e-marketing-cultural-e-realizado-em-belem/10985;jsessionid=52E6523724CE550EDBCFEF533B389215.portal1. Acesso em 30 de junho de 2013.

 

Aula 8

1. Os grupos irão acessar a internet e criar um blog para a escola.

2. Neste blog, cada grupo irá incentivar que os alunos da escola exponham seus talentos culturais ou qualquer projeto cultural desenvolvido nas diferentes disciplinas.

3. A ideia é que futuramente, após esta organização virtual, os alunos na escola fundem um ponto cultural para intercâmbio com diferentes escolas e grupos.

Cultura Popular na Escola logo jpg.jpg - 84k

Imagem disponível em: http://www.emcantar.org/emc10.qps/Ref/QUIO-6SX2XT. Acesso em 30 de junho de 2013.

Recursos Complementares

Site com o material em PDF sobre as Metas do Plano Nacional de Cultura definidas pelo Ministério da Cultura. http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2013/02/2%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-As-Metas-do-Plano-Nacional-de-Cultura-vers%C3%A3o-final-espelhado-para-o-site-19MB.pdf. Acesso em 30 de junho de 2013.

Atenção às Metas 4 e 12 e 14:

Meta 4: Política nacional de proteção e valorização dos
conhecimentos e expressões das culturas populares
e tradicionais implantada.

Meta 12: 100% das escolas públicas de Educação
básica com a disciplina de Arte no currículo
escolar regular com ênfase em cultura brasileira,
linguagens artísticas e patrimônio cultural

Meta 14: 100 mil escolas públicas de Educação Básica
desenvolvendo permanentemente atividades de
arte e cultura.

Imagem disponível em: http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2013/02/2%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-As-Metas-do-Plano-Nacional-de-Cultura-vers%C3%A3o-final-espelhado-para-o-site-19MB.pdf. Acesso em 30 de junho de 2013.

 

Site sobre um projeto educativo de valorização da cultura afrobrasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobrás, o CIDAN - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir - Secretaria Especial de políticas de promoção da igualdade racial. Disponível em: http://www.acordacultura.org.br/. Acesso em 30 de junho de 2013.

Imagem disponível em: http://www.acordacultura.org.br/. Acesso em 30 de junho de 2013.

 

Site com artigo da entrevista na Série do Programa Salto para o Futuro que o professor assistiu para ampliação da questão intercultural. Disponível em: http://gepffaccat.files.wordpress.com/2012/10/o-cc3adrculo-de-cultura-na-persepectiva-intertransculturalidade-paulo-roberto-padilha.pdf. Acesso em 30 de junho de 2013.

 

Artigo sobre a Cultura Popular na Escola. Boletim 19. Out 2007. Programa Especial/Documentário: cultura popular e educação. Proposta pedagógica. Carlos Rodrigues Brandão. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/105300Culturapopular2.pdf. Acesso em 30 de junho de 2013.

Avaliação


Avalie o entendimento dos alunos sobre o processo de produção da cultura popular a partir de suas investigações, perguntas e participações. Avalie a efetividade da pesquisa para a concretização do Ponto de Cultura na escola bem como a possibilidade de descobrir potenciais talentos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.