Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contando histórias e fazendo culinária

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apreciar e escutar o momento de leitura de um conto tradicional - João e Maria;
  • Recontar o conto;
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
  • Manusear materiais impressos;
  • Preparar e confeitar um bolo;
  • Ampliar e construir novos sentidos para os conhecimentos sobre unidades de medida, tempo de preparo e quantidade de ingredientes.
Duração das atividades
Duas aulas de 3 horas cada aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento básico do alfabeto.
Estratégias e recursos da aula
  • Livro da história João e Maria;
  • Quadro ou cartaz;
  • Pincéis;
  • Batedeira;
  • Massa de bolo;
  • Ovos;
  • Leite;
  • Manteiga;
  • Forma de bolo;
  • Forno;
  • Doce de leite;
  • Biscoito maizena;
  • Confetes de chocolate;
  • Bandeja;
  • Colheres;
  • Folha de papel impressa;
  • Trabalho em equipe.

Módulo 1 - Hora da História e Aprendendo a fazer um bolo

Com os ensinamentos de Vigotski, aprendemos que as crianças trazem para o exterior sua compreensão acerca do meio em que vivem – sociedade, família, escola, amigos – por meio da imitação criativa. Nesses momentos, elas podem assumir o papel de mãe, tia, irmão, pai, madrasta, assim como atos morais de coragem, medo, tristeza, alegria, dor e, ainda, reorganizar sua compreensão e impressões acerca desses elementos.

Nos contos, aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário com os quais todas as crianças se encantam. Por meio da linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

Assim, fazer uso dos contos, da culinária e da imaginação das crianças no dia a dia da sala de aula é um momento de alegria que traz satisfação à turma toda.

ATIVIDADE 1 - Conto: João e Maria

Esta aula abordará os diferentes gêneros textuais - contos e receitas culinárias.

Para iniciá-la, teremos que escolher um ambiente agradável para ouvir uma história. Algumas sugestões: embaixo de uma árvore, na sala de aula ou na biblioteca.

Para proporcionar o manuseio de material impresso, a história deverá ser contada com o auxilio do livro. Se na sua escola não tiver um exemplar do livro, seguem algumas sugestões de sites para compra:

http://www.casasbahia.com.br/Conta-Pra-Mim-%E2%80%93-Joao-E-Maria-Irmaos-Grimm-269790.htm.l Acesso em: 15 jul 2013.

http://www.magazinegibi.com.br/livro-joao-e-maria--p3660. Acesso em: 15 jul 2013.

Imagem disponível em: http://www.casasbahia.com.br/Conta-Pra-Mim-%E2%80%93-Joao-E-Maria-Irmaos-Grimm-269790.html. Acesso em: 15 jul 2013.

 

Caso a escola não tenha recursos para a compra, aqui esta uma versão online:

http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2009/10/livro-joao-e-maria-turma-da-monica.html. Acesso em: 15 jul 2013.

 

Imagem disponível em: http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2009/10/livro-joao-e-maria-turma-da-monica.html. Acesso em: 15 jul 2013.

 

Disponível também em versão online para colorir: 

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2011/11/historia-de-joao-e-maria-para-colorir.html. Acesso em: 15 jul 2013.

Imagem disponível em: http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2011/11/historia-de-joao-e-maria-para-colorir.html. Acesso em: 15 jul 2013.

Conheça também o site dos irmãos Grimm, autores deste conto.

http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/joao_e_maria. Acesso em: 15 jul 2013.

João e Maria (Hansel e Gretel)

Imagem disponível em: http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/joao_e_maria. Acesso em: 15 jul 2013.

Esta é a História disponível no site dos irmãos Grimm:

João e Maria (Hansel e Gretel)

Um conto de fadas dos Irmãos Grimm


 

Às margens de uma extensa mata existia, há muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de árvore, na qual morava um lenhador com sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do

primeiro casamento. O garoto chamava-se João e a menina, Maria.

A vida sempre fora difícil na casa do lenhador, mas naquela época as coisas haviam piorado ainda mais: não havia comida para todos.

Minha mulher, o que será de nós? Acabaremos todos por morrer de necessidade. E as crianças serão as primeiras.

- Há uma solução… - disse a madrasta, que era muito malvada. Amanhã daremos a João e Maria um pedaço de pão, depois os levaremos à mata e lá os abandonaremos.

O lenhador não queria nem ouvir falar de um plano tão cruel, mas a mulher, esperta e insistente, conseguiu convencê-lo.

No aposento ao lado, as duas crianças tinham escutado tudo, e Maria desatou a chorar.

- Não chore, tranquilizou-a o irmão. Tenho uma ideia.

Esperou que os pais estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedrinhas brancas que brilhavam ao clarão da lua e as escondeu no bolso. Depois voltou para a cama.

No dia seguinte, ao amanhecer, a madrasta acordou as crianças.

As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas. João havia marcado o caminho com as pedrinhas e, ao anoitecer, conseguiram voltar para casa.

O pai ficou contente, mas a madrasta, não. Mandou-os dormir e trancou a porta do quarto. Como era malvada, ela planejou levá-los ainda mais longe no dia seguinte.

João ouviu a madrasta novamente convencendo o pai a abandoná-los, mas desta vez não conseguiu sair do quarto para apanhar as pedrinhas, pois sua madrasta havia trancado a porta. Maria

desesperada só chorava. João pediu-lhe para ficar calma e ter fé em Deus.

Antes de saírem para o passeio, receberam para comer um pedaço de pão velho. João, em vez de comer o pão, guardou-o.

Ao caminhar para a floresta, João jogava as migalhas de pão no chão, para marcar o caminho da volta.

Chegando a uma clareira, a madrasta ordenou que esperassem até que ela colhesse algumas frutas, por ali. Mas eles esperaram em vão. Ela os tinha abandonado mesmo!

- Não chore Maria, disse João. Agora, só temos é que seguir a trilha que eu fiz até aqui e ela está toda marcada com as migalhas do pão.

Só que os passarinhos tinham comido todas as migalhas de pão deixadas no caminho.

As crianças andaram muito até que chegaram a uma casinha toda feita com chocolate, biscoitos e doces. Famintos, correram e começaram a comer. De repente, apareceu uma velhinha, dizendo:

- Entrem, entrem, entrem que lá dentro tem muito mais para vocês.

Mas a velhinha era uma bruxa que os deixou comer bastante até cair no sono em confortáveis caminhas.

Quando as crianças acordaram, achavam que estavam no céu, parecia tudo perfeito. Porém a velhinha era uma bruxa malvada que e aprisionou João numa jaula para que ele engordasse. Ela queria

devorá-lo bem gordo. E fez da pobre e indefesa Maria, sua escrava.

Todos os dias João tinha que mostrar o dedo para que ela sentisse se ele estava engordando. O menino, muito esperto, percebendo que a bruxa enxergava pouco, mostrava-lhe um ossinho de galinha. E

ela ficava furiosa, reclamava com Maria:

- Esse menino, não há meio de engordar.

- Dê mais comida para ele!

Passaram-se alguns dias até que numa manhã assim que a bruxa acordou, cansada de tanto esperar, foi logo gritando:

- Hoje eu vou fazer uma festança. Maria ponha um caldeirão bem grande, com água até a boca para ferver e dê bastante comida paro seu o irmão, pois é hoje que eu vou comê-lo ensopado. Assustada,

Maria começou a chorar.

- Acenderei o forno também, pois farei um pão para acompanhar o ensopado, a bruxa falou.Ela empurrou Maria para perto do forno e disse:

- Entre e veja se o forno está bem quente para que eu possa colocar o pão.

A bruxa pretendia fechar o forno quando Maria estivesse lá dentro, para assá-la e comê-la também, mas Maria percebeu a intenção da bruxa e disse:

- Ih! Como posso entrar no forno, não sei como fazer?

- Menina boba! - disse a bruxa. Há espaço suficiente, até eu poderia passar por ela.

A bruxa se aproximou e colocou a cabeça dentro do forno. Maria, então, deu-lhe um empurrão e ela caiu lá dentro. A menina, então, rapidamente trancou a porta do forno deixando que a bruxa morresse queimada.

Maria foi direto libertar seu irmão.

Estavam muito felizes e tiveram a ideia de pegarem o tesouro que a bruxa guardava e ainda algumas guloseimas. Encheram seus bolsos com tudo que conseguiram e partiram rumo à floresta.

Depois de muito andarem atravessaram um grande lago com a ajuda de um cisne. Andaram mais um pouco e começaram a reconhecer o caminho e viram ao longe a pequena cabana do pai.

Ao chegarem à cabana encontraram o pai triste e arrependido. A madrasta havia morrido de fome e o pai estava desesperado com o que fez com os filhos.

Quando os viu, o pai ficou muito feliz e foi correndo abraçá-los. Joãozinho e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam nos seus bolsos, agora não haveria mais preocupação com dinheiro e comida e

assim foram felizes para sempre.

* * * FIM * * *

Diga às crianças que hoje ouviremos um conto.

O que é conto?

É uma obra de ficção, ou seja, não aconteceu de verdade, que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador e personagens. Os personagens do nosso conto são João e Maria.

 Conte a história de João e Maria. Depois conduza as crianças a pensarem sobre a história, faça questionamentos como:

  • Existem famílias onde as pessoas não têm nada pra comer?
  • O que você faria se uma pessoa estranha te convidasse para entrar na casa dela?
  • Quem será que escreveu esta história?
  • Será que eles escreveram apenas essa história? (conte que os irmãos Grimm escreveram muitas outras histórias como Branca de neve, Rapunzel, Cinderela...)
  • Vamos descrever como era a casa da bruxa! 

ATIVIDADE 2 - Culinária: Fazendo um bolo

Professor,  o segundo momento da aula começa com a proposta  sobre culinária. Você deverá, junto com os alunos, fazer um bolo. Providenciar os ingredientes para o feitio do bolo.

Liste no quadro da sala ou em um cartaz todos os ingredientes e o modo de preparo, explique que este tipo de texto – receitas culinárias - tem um padrão. Devemos escrever todos os ingredientes primeiro e em seguida o modo de preparo e tempo de preparo. Veja o exemplo da ilustração abaixo:

Imagem disponível em: http://educacao-ale.blogspot.com.br/2012/06/textos-para-trabalhar-com-genero.html. Acesso em: 15 jul 2013.

Ao apresentar a receita, trabalhe com as crianças quantidades de ingredientes, unidades de medida e tempo de preparo. Fazendo questionamentos como:

  • Quantos ovos serão necessários para a receita?
  • O que é 1 e ½ xícara de chá de açúcar? (demonstre, é importante a visualização nesta idade, isso facilitará, posteriormente, a compreensão de frações)
  • Vamos falar a ordem dos ingredientes?
  • Quanto tempo o bolo leva para assar?

Prepare o bolo com a ajuda das crianças, providencie toucas para você e para as crianças. Verifique se estão todos com as mãos limpas. Explique que para o preparo dos alimentos devemos ter muito cuidado com a higiene das mãos e devemos também prender os cabelos.

http://img.blogs.abril.com.br/1/dieta-nunca-mais/imagens/dia-crianca-alimentacao-600.jpg

Imagem disponível em: http://img.blogs.abril.com.br/1/dieta-nunca-mais/imagens/dia-crianca-alimentacao-600.jpg. Acesso em: 17 jul 2013.

Módulo 2 - Montando a casa da Bruxa e recontando a história de João e Maria

ATIVIDADE 1 - Confeitando a casa da Bruxa

 Nesta atividade, as crianças deverão usar muita criatividade. Faça interferências, a fim de que todas colaborem na decoração do bolo que representa a casa da bruxa.

Veja algumas imagens de arquivo pessoal que ilustram a atividade:

contando história e culinária

 
Imagem de arquivo pessoal
 
contando história e culinária
 
 
Imagem de arquivo pessoal
 
contando história e culinária
 
Imagem de arquivo pessoal
 
contando história e culinária
 
Imagem de arquivo pessoal
 
Confeitando o bolo
 
Imagem de arquivo pessoal
 

ATIVIDADE 2 - Recontando a História com dedoches

Providencie a impressão das folhas que contêm os cinco dedoches. Cole em um papel cartão, deixe que os alunos pintem e depois recorte.

[wwwmundodafantasiarenatalima+033.jpg]

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_paX6JnTLibA/SfYfcUEU0bI/AAAAAAAAAKg/QXrF1Peb8ec/s1600-h/wwwmundodafantasiarenatalima+033.jpg. Acesso em: 15 jul 2013.

Imagem disponível em: http://tiapimpa.blogspot.com.br/2011/06/joao-e-maria-historia-e-atividades.html. Acesso em: 15 jul 2013.

O objetivo desta atividade é recontar o conto. Após a confecção dos dedoches, coloque os alunos na disposição de rodinha e faça com que todas as crianças contem a história da seguinte maneira: escolha uma criança para cada personagem (ela deverá colocar o dedoche de seu personagem). Escolha também uma criança para narrar a história, à medida que a história é narrada a criança deverá representá-la fazendo a fala de seu personagem.

Depois que todos fizerem a representação, divida a turma em grupos menores (se possível de 5 crianças) e deixe que elas brinquem com os dedoches. Será um momento divertido, durante o qual, você, professor, irá observar cada criança representando a história contada.

ATIVIDADE 3 - Dividindo o bolo com toda a turma!

Essa é uma das melhores etapas da nossa aula. É a hora de saborear o nosso bolo da casa da bruxa. Que delicia!!

http://1.bp.blogspot.com/_0guh15lz9g8/RyCOPp2Q3RI/AAAAAAAAAAk/SSh9PHZlV6Q/s320/Crian%C3%A7as+comendo+bolo+dia+12_10.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_0guh15lz9g8/RyCOPp2Q3RI/AAAAAAAAAAk/SSh9PHZlV6Q/s320/Crian%C3%A7as+comendo+bolo+dia+12_10.jpg. Acesso em: 17 jul 2013.

Recursos Complementares
Avaliação

 Durante as aulas, o professor deverá observar se as crianças:

  • Compreenderam a leitura da história;
  • Realizaram questionamentos sobre a história;
  • Manusearam corretamente o material impresso;
  • Participaram ativamente na atividade de reconto da história;
  • Contribuíram para a decoração do bolo de maneira coletiva;
  • Entenderam as unidades de medidas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 18 classificações

  • Cinco estrelas 10/18 - 55.56%
  • Quatro estrelas 8/18 - 44.44%
  • Três estrelas 0/18 - 0%
  • Duas estrelas 0/18 - 0%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clara, Portugal - disse:
    laru_1@sapo.pt

    27/07/2014

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante!


  • Socorro Rocha, Escola Classe , Distrito Federal - disse:
    socorro.mpsr@gmail.com

    31/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito legal a sua aula. Vou desenvolver algumas de suas ideias com os meus alunos do 3º ano.


  • Joelma dos Santos, Escola municipal Geny Silvério Delarincy , Mato Grosso - disse:
    jo_elma4@h0tmail.com

    12/08/2013

    Quatro estrelas

    Professoras parabéns!!! Vcs deram muitas ideias para trabalhar com emus alunos.


  • Ingrid, Indenpendente , São Paulo - disse:
    criancaseatividades@gmail.com

    04/08/2013

    Cinco estrelas

    Uau, muito bom, adorei! A página portal do professor também é muito boa! Ela se encaixa muito bem nas atividades que compartilho em minha página http://criancaseatividades.blogspot.com.br/ Parabéns.


  • raimunda dirleide costa de almeida, CRECHE MUNICIPAL ANA ARAUJO , Bahia - disse:
    leda-almeida@hotmail.com

    03/08/2013

    Cinco estrelas

    amei foi muito prazeroso contar com essa novas experiencias espero ter sempre coisas novas ,grade abraço.


  • adriana costa, EEB Professora Neusa Massolini , Santa Catarina - disse:
    claciema49@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Essa aula e bem interessante...crianças adoram confeccionar coisas e, quando se refere a guloseimas, gostam mais ainda. Fiz essa atividade e, não os levei para a cozinha...o foco era os tipos de moradia relacionados a cultura de cada povo. As crianças confeccionaram a casinha de João e Maria e depois ilustraram a da bruxa. Foi bem produtivo. Mas, acredite...se tivesse levado eles para a cozinha teria sido excelente...boa ideia!!!!


  • adriana costa, EEB Professora Neusa Massolini , Santa Catarina - disse:
    claciema49@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Essa aula e bem interessante...crianças adoram confeccionar coisas e, quando se refere a guloseimas, gostam mais ainda. Fiz essa atividade e, não os levei para a cozinha...o foco era os tipos de moradia relacionados a cultura de cada povo. As crianças confeccionaram a casinha de João e Maria e depois ilustraram a da bruxa. Foi bem produtivo. Mas, acredite...se tivesse levado eles para a cozinha teria sido excelente...boa ideia!!!!


  • Loreni Rosalen Zamprogna, Celer Faculdades , Santa Catarina - disse:
    lorenizamproga@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Sou pedagoga e achei ótima está aula, vou trabalhar este tema. Parabéns


  • Juliane , Ed. Infantil Chapeuzinho Vermelho , Santa Catarina - disse:
    ju20fagundes@hotmail.com

    23/07/2013

    Cinco estrelas

    adorei essa aula . Eu já trabalhei com a história do livro da Galinha Ruiva fia a fazenda e a caixa mágica para se tornar a aula mais lúdica e criativa para atrair a sua atenção e participação. adorei


  • silvana salvador mascarello, Escola Jair de moura calixto , Rio Grande do Sul - disse:
    silvanasalvadorm@gmail.com

    23/07/2013

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito da aula desenvolvida, pois desperta nas crianças o gosto pela leitura através das histórias contadas pelo professor,os contos são muito interessante pois pode ser explorados vários conteúdos e a professora desenvolveu as atividades de forma lúdica muito atraente


  • veronice , celer , Santa Catarina - disse:
    veroniceoliveira553@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    parabens,vc mostrou a pratica com, as crianças e isso que presisa em nossas aulas o contato com a realidade, somente com tais praticas podemos criar alunos inovadores.


  • veronice , celer , Santa Catarina - disse:
    veroniceoliveira553@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    parabens,vc mostrou a pratica com, as crianças e isso que presisa em nossas aulas o contato com a realidade, somente com tais praticas podemos criar alunos inovadores.


  • veronice , celer , Santa Catarina - disse:
    veroniceoliveira553@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    parabens,vc mostrou a pratica com, as crianças e isso que presisa em nossas aulas o contato com a realidade, somente com tais praticas podemos criar alunos inovadores.


  • Juliane , Chapeuzinho Vermelho , Santa Catarina - disse:
    ju20fagundes@gmail.com

    23/07/2013

    Cinco estrelas

    olá! Adorei essa aula, muito legal essa aula eu já trabalhei com a História do Livro da Galinha Ruiva e fiz atividades aprecidas muito jóia assim estamos trabalhando de uma forma lúdica e criativa com a linguagem escrita e falada. abraço adorei


  • Claudia Almeida, E.E.B Marcolina Rodrigues da silva , Santa Catarina - disse:
    claudinha.arc@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    Ótima atividade, pois a contação de história é um fator importaníssimo na educação infantil, deu de se ver que com uma simples contação de história pode se desenvolver atividades diversificadas.


  • Marisa Goffi, nonoai , Rio Grande do Sul - disse:
    marigoffi@gmail.com

    23/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei dessa aula! É possível despertar o gosto pela leitura, a imaginçao, o aprendizado sobre o conto e ainda a reflexao sobre a realidade do aluno. Ao propor questionamentos o educador estimula e dialoga com o educando sobre histórias e o dia a dia do aluno. É possível ainda proporcionar o aprendizado em matemática e o o a questao de dividir e saborear o bolo.


  • flaviacavasin, Pré Branca de Neve , Santa Catarina - disse:
    flaviacavasin@hotmail.com

    23/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito criativa a sua aula. Outra sugestão seria confeccionar a casa de doces com caixa de papelão de fogão a gás por exemplo e enfeitá-la com doces:balas, pirulitos, chocolates. As crianças poderiam entrar na casa e para finalizar o projeto as crianças comem os doces.


  • Salete Boni, CEMEI Sonho Encantado , Santa Catarina - disse:
    salu.maran@gmail.com

    23/07/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Muito criativa, as crianças vão gostar muito. Parabens!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.