Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FAMÍLIAS!!! VAMOS CONSTRUIR UM TAPETE DOS SENTIDOS PARA NOSSOS BEBÊS?

 

18/07/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flor; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Desenvolver a linguagem oral dos bebês;

* Estreitar vínculos com as famílias;

* Possibilitar às crianças experiências sensitivas diversificadas;

* Produzir um material didático pedagógico: tapete dos sentidos.

Duração das atividades
Essa atividade poderá durar de duas semanas a um mês, depende do tempo que a professora irá disponibilizar para que a família confeccione o "quadrado dos sentidos". A sugestão é que a professora organize um momento para conversar com os pais sobre os objetivos da atividade e para entregar os quadrados de tecido que serão a base do trabalho (30 minutos); as famílias poderão ter em média duas semanas para devolverem os quadrados já com as aplicações das texturas (2 semanas); a professora poderá levar uma semana para costurar os pedaços de tecido até que o tapete seja confeccionado (1 semana); as crianças podem brincar com o tapete em variados momentos, experimentando as sensações proporcionadas (30 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não exige um conhecimento prévio, no entanto, a organização prévia e a parceria com as famílias é condição para o desenvolvimento do trabalho. A aula foi aqui idealizada para o trabalho pedagógico com bebês de 0 a 2 anos.

Estratégias e recursos da aula

             Para início de conversa...

             Na Educação Infantil o trabalho pedagógico de qualidade depende da relação estabelecida com as famílias. Essa  tem um papel fundamental de ajudar a estreitar a relação com nossos pequenos alunos. Na perspectiva de Leontiev (2006) as crianças reconhecem a situação de dependência em relação aos adultos que a cercam, assim como, sabem que seus comportamentos determinam suas relações pessoais e íntimas com essas pessoas. Na infância, ainda segundo o autor, o mundo ao redor da criança se decompõe em dois grupos, o primeiro consiste nas relações com pessoas inteiramente relacionadas a elas (pais, mãe, irmãos). Essas relações produzem a forma com que as mesmas crianças se relacionarão com o segundo círculo, que é ampliado, e formado por todas as outras pessoas. 

            Tendo esse pressuposto como base, entendemos que atividades desenvolvidas em parceria com as famílias podem nos ajudar a conhecer e estreitar os vínculos com as crianças. 

            No caso dessa aula, outra concepção que valorizamos é a de que as crianças bem pequenas conhecem o mundo mediado pela relação que estabelecem com outros adultos, outras crianças e também com os objetos produzidos pela humanidade. Assim a proposta aqui explicitada é a da confecção de um "tapete dos sentidos" em parceria com as famílias. Esse tapete, além de se configurar como material didático-pedagógico, reúne possibilidades de estímulo aos pequenos, que na medida em que manipularem o material poderão experimentar texturas e visualizar cores e símbolos.

            Em linhas gerais, cada família confeccionará um "quadrado"  dos sentidos. Esses quadrados serão costurados pela professora até que se produza um tapete com diversas possibilidades de manipulação. Cada quadrado deverá conter possibilidades de manipulação como pequenos bolsos para as crianças "guardarem" objetos; texturas diferenciadas; elásticos; botões; sinos; entre outras possibilidades que a criatividade permitir. 

            Material Utilizado:

* 3 metros de brim cru; (o tecido pode ser de escolha do professor, no caso do tapete da foto utilizamos o brim cru, tanto para fazer a base quanto para fazer os quadrados ilustrados pelas famílias)

* Retalhos de tecido coloridos;

* Linhas coloridas;

* Botões coloridos e com formatos diferentes;

* Agulha e tesoura;

* Pequenos sinos;

* Pedaços de velcro;

* Pedaços de zíper;

* Pedaços de cordões coloridos.

Primeiro passo - Conversa com as famílias (30 minutos) e entrega do material (10 dias)

          A conversa com a família deve ser planejada com antecedência e nela os objetivos da atividade deverão estar explícitos, ou seja, a professora deverá conversar com as famílias sobre a importância da parceria, a respeito dos objetivos educativos da atividade e também fornecer indicações em relação à confecção do quadrado. Cada quadrado deverá ter em média 20 centímetros de tecido e deverá ser entregue para as famílias já com um prazo de devolução estipulado. No caso de trabalho em tecido sugerimos 10 dias para o retorno.

2

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.

Segundo passo -  Recebimento do material e confecção do tapete (1 semana)

        A professora deve receber o material das famílias e começar a costurar o tapete. É importante que todos os quadrados sejam costurados em tecido firme. A professora pode fazer também margens coloridas entre os quadrados, para que o material fique ainda mais atraente e estimulante. Se a professora não tiver habilidade com costura, sugerimos que pergunte às famílias se alguém gosta de trabalhos manuais e está disposto a colaborar na confecção. Caso ninguém tenha esse interesse ou disponibilidade o trabalho pode ser feito em papel mesmo, com cartolinas ou outros materiais texturizados. Aqui pensamos em tecido pela durabilidade do material. Durante a confecção a professora pode começar a disponibilizar o tapete para os bebês experimentarem.

 tapete 1

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.

 Terceiro passo - Manipulação do Material (30 minutos)

          A professora poderá disponibilizar o material para as crianças manipularem. É importante que durante o uso do tapete a professora deixe as crianças utilizarem livremente, mas também deve mediar mostrando para as crianças as possibilidades do material. Por exemplo, abrindo e fechando o zíper, guardando objetos nos bolsos, falando o nome dos animais e das cores que aparecem no tapete. Esse trabalho pode desenvolver a linguagem e aspectos simbólicos que serão indispensáveis no processo de alfabetização.

4

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.

Quatro passo - Exposição do Material

        Quando as crianças terminarem de brincar com o tapete, a professora pode pendurá-lo na parede expondo o trabalho desenvolvido em parceria com as famílias!  

OBS: É importante deixar claro, na conversa com as famílias, que a segurança dos bebês deve ser priorizada. Portanto a escolha de objetos que não soltem fácil quando presos os costurados no tapete é imprescindível.

Recursos Complementares

Aula do Portal do Professor: Os 5 sentidos. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25770

FACCI. Marilda. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abril 2004.

VIGOTSKI, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone. 2006.

Avaliação

A confecção do tapete dos sentidos proporciona dar conta dos objetivos elencados no início da aula. Posto que ele pode sim ajudar a estreitar os vínculos com as famílias e consequentemente com os bebês. Além disso esse material didático pedagógico produzido possibilita experiências sensitivas diversificadas, as quais se forem mediadas pelos professores podem se transformar em aprendizagens, inclusive estimulando o desenvolvimento da linguagem e proporcionando um contato qualificado com a produção de conhecimento da humanidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.