20/07/2013
Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula 1: Conhecendo a Região Norte do Brasil
Professores, esta aula propiciará aos alunos um pouco mais de conhecimento sobre a cultura brasileira, particularmente da Região Norte do Brasil. Através da dança os alunos terão oportunidade de conhecer um pouco mais da história das crenças, da arte e dos costumes dos habitantes da maior região do Brasil em extensão territorial e também a menos populosa. Terão também a oportunidade de socializar este conhecimento para além dos muros da escola.
1. Apresente aos alunos, utilizando o Data Show, a imagem do mapa do Brasil sugerida abaixo. Entregue para cada aluno cópia impressa dessa mesma imagem. Solicite que cada aluno analise esta imagem e realize individualmente as seguintes tarefas: localize a região em que se encontra o nosso estado; assinale no mapa outras regiões do Brasil que teve oportunidade de conhecer; localize também no mapa a Região Norte e registre o nome dos estados que a compõe. Caso já tenha visitado algum desses estados, indique qual; descreva alguma característica dos estados da região Norte que conheça ou tenha ouvido falar.
Fonte: http://macacogeografico.blogspot.com.br/2012/07/distribuicao-da-populacao-por-grandes.html. Acesso em 03 de julho de 2013.
Professor auxilie os alunos caso tenham dificuldade com o registro dos nomes dos estados da Região Norte.
2. Depois de apresentados os estados da Região Norte, dialogue com os alunos o conhecimentos que eles têm sobre esses estados.
Para que os alunos conheçam um pouco sobre a Região Norte, entregue a cada um uma ficha contendo informações sobre suas características sociais, econômicas, geográficas, históricas e culturais. As fichas que representam a mesma característica deverão estar destacadas da mesma cor.
Sugestão de texto com as características da Região Norte.
Geografia do Brasil – Região Norte. Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-norte.htm. Acesso em 03 de julho de 2013.
Modelo de ficha para a dinâmica.
(Frente) (Verso)
Fonte: Imagens da própria autora.
Fonte: http://www.aprendemos.com.br/regiao-norte-do-brasil/. Acesso em 03 de julho de 2013.
3. Depois de entregue as fichas, solicite que se reúnam em grupos os alunos com as mesmas características (cor) da região, que socializem e conversem sobre estas características e registrando em uma folha as informações dessa região.
4. Proponha que os alunos se organizem em roda para apresentarem as informações da Região Norte de cada grupo.
5. Antes de encerrar informe aos alunos que as próximas aulas serão focadas na característica cultural da região, especialmente as danças típicas.
Aulas 2, 3, 4 e 5: Região Norte e suas danças
1. Apresente aos alunos o vídeo: Documentário sobre a Região Norte – Bora lá. Esse vídeo mostra o lado artístico e cultural da região Norte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hj13ysbS_Fk. Duração 5 minutos. Acesso em 03 de julho de 2013.
2. Informe aos alunos que ao assistir ao vídeo devem observar as seguintes questões:
3. Após a apresentação do vídeo, o professor deverá formar cinco grupos de alunos, atribuindo a cada um deles a tarefa de debaterem sobre as questões abordadas no vídeo assistido, relacionando este conteúdo com as características sociais, econômicas e geográficas da região estudada na aula anterior. Elaborar uma síntese que retrate a opinião do grupo e escolha um componente do grupo para apresentá-la. Cada grupo terá 5 minutos para socializar suas observações para os demais grupos.
4. Depois de concluída a discussão sobre a cultura da Região Norte do país, informe à turma que será feito uma pesquisa sobre algumas danças típicas da região: camaleão, dança do maçarico, carimbó, marambiré e marujada. Para isto, mantenha a mesma divisão da turma em cinco grupos e sorteie para cada grupo uma das danças citada acima.
5. Construa, em conjunto com os alunos, um roteiro de itens para pesquisarem sobre as danças. Para isto, pergunte aos alunos o que eles gostariam de saber sobre essas danças típicas da Região Norte.
Sugestão de roteiro para pesquisa:
Fonte: http://arteculturaespiritualidade.blogspot.com.br/2012/01/as-dancas-tipicas-da-regiao-norte.html. Acesso em 18 de julho de 2013.
Para realizar esta pesquisa, encaminhe os alunos para o Laboratório de Informática ou solicite que eles utilizem seu Netebook do Projeto Um Computador por Aluno/UCA.
6. Além da pesquisa, proponha para os grupos que reproduzam a coreografia da dança pesquisada e apresentem para a turma.
Sugestões de textos e vídeos para pesquisa sobre as danças típicas:
Marujada
Camaleão
Maçarico
Carimbó
Marambiré
Aulas 6 e 7: Construindo a coreografia
1. Professor solicite aos alunos que apresentem para você a pesquisa realizada e analise se todo o roteiro destinado para a pesquisa foi contemplado. Auxilie os alunos caso eles não tenham completado a pesquisa. Depois, com os mesmos grupos já definidos, oriente os alunos sobre a reprodução da dança. Baseado nos vídeos das danças típicas proponha aos alunos que organizem o grupo em pares para realizar a dança, que escolham uma música característica e reproduza os passos das danças apresentadas nos vídeos no tempo que a música possui.
Aulas 8, 9 e 10: Apresentações da pesquisa e das danças
Fonte: http://eventosbraganca.blogspot.com.br/2011/05/festividade-de-sao-benedito.html. Acesso em 03 de junho de 2013.
1. Nas próximas aulas solicite a apresentação sobre a pesquisa e a dança típica de cada grupo e registre essas apresentações com fotos e filmagem. Solicite também aos alunos da turma que após a sua apresentação e a dos demais grupos registrem as informações que julgar necessário para a construção de um Relatório da Vivência.
2. Para divulgação externa sugere-se também que os alunos transformem seus textos em podcasts para inserção no site da escola (tempo gravação máxima de 3 minutos). As gravações poderão ser feitas na própria escola, com apoio do professor de informática. Orientações básicas sobre como criar um podcast são encontradas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89. Acesso em 18 de julho de 2013.
Aula 11: Relatório de Vivência
1. Proponha aos alunos que, cada grupo relate por meio de um texto coletivo, suas observações e percepções durante o processo da vivência das diferentes danças típicas do Norte, quais suas concepções sobre essa temática após a pesquisa, o que foi mais interessante conhecer e sua opinião a respeito do trabalho em grupo. Após conclusão, cada grupo deve socializar o conteúdo do relatório, por meio de exposições orais espontâneas de seus componentes.
Danças Folclóricas Brasileiras. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-lendas-e-mitos-do-folclore/folclore-9.php. Acesso em 03 de julho de 2013.
Danças típicas da região norte. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_9EA81pWHp8. Acesso em 03 de julho de 2013. Tempo de duração: 3 minutos.
Observe a participação e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula: na construção da sequencia coreográfica; na leitura interpretação das informações dos roteiros sugeridos e das pesquisas; nas discussões e análises solicitadas e pertinentes aos assuntos trabalhados; na aquisição de conhecimento sobre as diferentes danças típicas e a sua relação à com a cultura do povo da Região Norte; na valorização da cultura indígena e africana.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2014
Quatro estrelasotimo parabêns
16/12/2013
Cinco estrelasExcelente a aula!! Enriquece muito as aulas.
19/09/2013
Duas estrelasum aular mais devertida com bricadeiras que tenha a ver com a aular