16/07/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Equipamentos Biomédicos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Biotecnologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Citopatologia |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; GVGO.
Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais.
Para iniciar o estudo do tema "Cobaias e avanço científico: uma questão contemporânea", sugerimos que o professor projete as imagens apresentadas na sequência abaixo, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.
Enquanto os alunos observam as imagens, o professor deverá fazer as seguintes indagações:
Imagem disponível em: http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/01/camundongo-laboratorio-cobaia-mayana-zatz-ciencia.jpg. Acessado em 03/07/2013.
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/imagens/curiosidades/rato-tumor.jpg . Acessado em 03/07/2013.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-RQAFvlMgJoQ/Tsum7HY1XwI/AAAAAAAAJU4/uDcpSFxQeX4/s1600/cobaia%2Bchimpanz%25C3%25A9s.jpg. Acessado em 03/07/2013.
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/2a37fe5152b30959606d15e4ee39986b.jpg. Acessado em 03/07/2013.
O professor deverá ouvir os alunos na exposição de seus conhecimentos e posicionamentos sem fazer julgamento do que está certo ou errado. Suas intervenções deverão ser no sentido de despertar nos alunos interesse em conhecer mais sobre o assunto.
Após esse diálogo inicial, sugerimos que professor explique como podem acontecer as pesquisas científicas com o uso de cobaias animais, por meio de um exemplo, como o sugerido a seguir.
Os alunos deverão acessar a imagem diretamente de seu computador pessoal ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Cada aluno deverá receber uma cópia impressa desta imagem para colar em seu caderno.
Imagem disponível em: http://www.pelepequenoprincipe.org.br/images/site/pesquisa-cobaias.jpg. Acessado em 03/07/2013.
Após fornecer os endereços para acesso das matérias elencadas a seguir, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de modo que cada um ou dois grupos, leia uma matéria.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor deverá ainda providenciar uma cópia impressa do texto atribuído ao grupo para cada aluno.
O grupo deverá enumerar os aspectos mais relevantes do conteúdo apresentado nos textos se posicionado a respeito dos pontos de vista apresentados.
Cada grupo de alunos deverá escolher um relator para socializar com os colegas e o professor uma síntese da matéria lida e a posição do grupo, se houver consenso, a respeito dos aspectos abordados. Se não houver consenso, o relator deverá expor as diferentes posições dos componentes do grupo. Em seguida, o professor deverá solicitar que os alunos apontem os pontos mais relevantes e se posicionem a favor ou contrários ao que foi informado em todas as matérias. O professor deverá estar atento para corrigir interpretações errôneas ou distorções do texto. Deve também esclarecer dúvidas que certamente ocorrerão, assim como coordenar a discussão dando a cada aluno o direito de fala, sem interrupções, ao expor seu ponto de vista ou dúvida.
Fechamento da discussão pelo professor
Um tema emergente na mídia e sempre em pauta quando se trata de natureza e sustentabilidade é o uso de animais para testes laboratoriais. Essa discussão vem à tona todas as vezes em que algum novo medicamento é descoberto e que macacos, ratos ou qualquer outro animal tenham sido usados na fase de teste.
Esse é um constante jogo entre dois poderes: a ciência, que busca novas tecnologias, novas descobertas e novas formas de aplicação de conhecimentos, e os ambientalistas, que se preocupam com o futuro do planeta e com os danos sofridos pelos animais, que passam por processos muitas vezes dolorosos e outras letais.
Movimentos ideológicos crescem cada vez mais, lutando para que os biotérios sejam fechados, afirmando que esse tipo de teste é arcaico e ultrapassado, pois a tecnologia já permite que outros tipos de exames sejam feitos, utilizando outros meios. Além disso, os participantes de movimentos contra a utilização de cobaias animais argumentam que a maioria dos testes feitos nesses seres é ineficiente, pois seus organismos diferem em vários pontos do organismo humano.
Já a Ciência ainda acredita que o método mais eficaz é o de testes em seres vivos. Para um melhor acompanhamento dos efeitos colaterais do medicamento, é necessária uma observação do meio em que ele foi aplicado, o que se torna muito mais fácil quando se tratam de animais, que possibilitam um acompanhamento de reações.
Há ainda o dilema ético da profissão. Tirar a vida de um animal em prol da ciência é válido quando o objetivo é a cura de um mal da sociedade? Ou tirar uma vida vai sempre significar um crime, passível de punição?
Fonte: O dilema ético dos testes com cobaias animais. Disponível em: http://cientificojornalismo.wordpress.com/2013/03/01/o-dilema-etico-dos-testes-com-cobaias-animais/. Acessado em 03/07/2013.
Algumas palavras que são recorrentes nos textos sobre o tema deverão ter os significados, ou conceitos inerentes a elas, muito claros para os alunos. Sendo assim, sugerimos que busquem essas informações em um dicionário on line ou impresso. Sugerimos três palavras, mas o professor poderá acrescentar outras.
Sugestão de endereços para pesquisa:
Para um aprofundamento teórico sobre o assunto, sugerimos o estudo dos textos abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de cada texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas após as referências dos textos.
1- Animais de laboratório. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/animaislaboratorio.htm. Acessado em 03/07/2013.
2- LEI Nº 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 (Lei Arouca) Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=236889. Acessado em 03/07/2013.
3- Experimentação animal: o debate na universidade e nos laboratórios de pesquisa. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=914. Acessado em 03/07/2013.
4- Como funciona o uso de animais em laboratórios. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/animais-em-laboratorio.htm . Acessado em 03/07/2013. O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira, e assim sucessivamente, até ler todas as cinco páginas do artigo indicadas abaixo. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são: 1. Introdução; 2. Métodos usados; 3. De onde eles vêm ; 4. O sucesso ou não das experiência com animais ; 5. Ética na medicina; 6. Prós e contras. Após ler todo o artigo cada aluno verificar seus conhecimentos por meio do Quis “Testando seus conhecimentos. Cobaias: os animais de laboratório”. Disponível em: http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=863. Acessado em 03/07/2013.
Quais são os animais mais usados como cobaias em pesquisas?
Quais são as principais práticas que utilizam animais de laboratório?
Quais são os critérios estabelecidos na Lei 11749 (Lei Arouca) para a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional brasileiro?
O que é o CONCEA e quais são suas competências?
Quais são as condições de criação e uso de animais para ensino e pesquisa científica impostas na lei 11749 (Lei Arouca)?
Qual é papel das Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceuas) nas instituições de ensino e pesquisa?
Quais são os principais argumentos no sentido de restringir o uso de animais na experimentação?
Quais são os principais métodos de experimentação a que os animais são submetidos?
Para que servem e como funcionam os biotérios?
Exemplifique experiências feitas com uso de animais e que foram bem sucedidas.
Exemplifique experiências com uso de animais que e foram mal sucedidas.
Enumere três argumentos a favor do uso de animais em laboratório.
Enumere três argumentos contra o uso de animais em laboratório.
A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
http://static.hsw.com.br/gif/animais-em-laboratorio-1.jpg. Acessado em 03/07/2013.
GVGO -> Grupo de Verbalização e Grupo de Observação
GVGO é uma dinâmica pertinente ao encerramento do estudo de um tema polêmico, uma vez que propicia um espaço para debate de informações e pontos de vista/opiniões formados a partir deste estudo. Sendo assim, recomendamos esta técnica para concluir o estudo do tema "cobaias animais", estudado ao longo desta proposta.
Trata-se de uma dinâmica que possibilita:
Material utilizado
Deverão ser distribuídos para os alunos os temas para o debate retirados do conteúdo estudado e textos para consulta. Os alunos deverão ter em mãos cadernos ou fichas para anotações
Sugestões de temas:
Desenvolvimento
0 professor deverá explicar aos alunos o desenvolvimento do GVGO, formar os grupos e atribuir os diferentes papéis aos alunos com perfil para cada um, ou que manifestarem o desejo de estar em determinada posição.
O primeiro passo para o GVGO é a numeração dos participantes dividindo-os em dois grupos. Por exemplo: os que receberam números pares formam um circulo no centro da sala e será o grupo de verbalização (GV), e os que receberam números ímpares formam um círculo exterior constituindo o grupo de observação (GO).
• O G. V. deve ser composto por lideranças convenientes para um bom desempenho e realiza o debate. O G.O. acompanha este debate, desempenhando tarefas de observação e registros; faz a avaliação dos trabalhos, apresentando as observações feitas.
Para dinamizar a discussão, pode-se, em determinado momento, inverter as posições: o G.V. transforma-se em G.O. e vice-versa.
Para G.O., o professor deverá:
a.Distribuir fichas com tarefas diversificadas; Sugere-se em cada ficha um dos vários aspectos que podem ser observados. Por exemplo: você deve anotar os problemas levantados; você deve registrar as soluções apresentadas; você deve anotar os problemas não solucionados;você deve fazer uma síntese da discussão, etc.;
b.Distribuir várias folhas tamanho oficio. No alto escreve-se, em forma de pergunta, o aspecto a ser observado. As folhas circulam entre os membros do G.O. Cada um escreve sua observação, e passa adiante. Cria-se, assim, uma interação bastante rica entre os membros do G.O.;
Para o G.V., o professor deverá:
Para dinamizar o trabalho, distribuir tarefas entre os alunos do grupo G.V., como as sugeridas abaixo:
Imagem disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,63176360,00.jpg. Acessado em 04/07/2013.
Para o professor
ENTENDIMENTO HUMANO DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252008000200013&script=sci_arttext. Acessado em 04/07/2013.
Animais de laboratório: o camundongo. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:F34gvDBy6BkJ:www.fcfar.unesp.br/revista_pdfs/vol28n1/trab2.pdf+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acessado em 04/07/2013.
Para os alunos
Recurso Educacional
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros das questões para discussão com respostas.
A participação e a contribuição teórica dos alunos no GVGO deverão ser avaliados quantitativamente.
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