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Cobaias e avanço científico: uma questão contemporânea

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Equipamentos Biomédicos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Citopatologia
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da utilização de cobaias animais em testes experimentais considerando estruturas e processos biológicos envolvidos.
  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.
  • Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social.
  • Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual e coletiva.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; GVGO.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais.

Módulo 1- Cobaias e experimentos científicos: resgate de conhecimentos prévios e exemplo de pesquisa

Atividade 1- Resgatando conhecimentos prévios

Para iniciar o estudo do tema "Cobaias e avanço científico: uma questão contemporânea", sugerimos que o professor projete as imagens apresentadas na sequência abaixo, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.

Enquanto os alunos observam as imagens, o professor deverá fazer as seguintes indagações:

  • Onde esses animais estão? Qual é o motivo de estarem aí?
  • Estes procedimentos são necessários? Por quê?
  • Que sentimentos estas imagens despertam em você?

 

camundongo lab

Imagem disponível em:  http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/01/camundongo-laboratorio-cobaia-mayana-zatz-ciencia.jpg. Acessado em 03/07/2013.

rato tumor

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/imagens/curiosidades/rato-tumor.jpg . Acessado em 03/07/2013.

cobaias chimpanzés

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-RQAFvlMgJoQ/Tsum7HY1XwI/AAAAAAAAJU4/uDcpSFxQeX4/s1600/cobaia%2Bchimpanz%25C3%25A9s.jpg. Acessado em 03/07/2013.

cobaia camund

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/2a37fe5152b30959606d15e4ee39986b.jpg. Acessado em 03/07/2013.

O professor deverá ouvir os alunos na exposição de seus conhecimentos e posicionamentos sem fazer julgamento do que está certo ou errado. Suas intervenções deverão ser no sentido de despertar nos alunos interesse em conhecer mais sobre o assunto.

Atividade 2 - Um exemplo de pesquisa com cobaias

  Após esse diálogo inicial, sugerimos que professor explique como podem acontecer as pesquisas científicas com o uso de cobaias animais, por meio de um exemplo, como o sugerido a seguir.

Os alunos deverão acessar a imagem diretamente de seu computador pessoal ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Cada aluno deverá receber uma cópia impressa desta imagem para colar em seu caderno.

pesq cobaias

Imagem disponível em: http://www.pelepequenoprincipe.org.br/images/site/pesquisa-cobaias.jpg. Acessado em 03/07/2013.

Módulo 2 - Explorando o que a mídia e o jornalismo científico têm divulgado sobre o tema

Atividade 1 - Leitura e discussão de matérias divulgadas pela mídia e pelo jornalismo científico

Após fornecer os endereços para acesso das matérias elencadas a seguir, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de modo que cada um ou dois grupos, leia uma matéria.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor deverá ainda providenciar uma cópia impressa do texto atribuído ao grupo para cada aluno.

O grupo deverá enumerar os aspectos mais relevantes do conteúdo apresentado nos textos se posicionado a respeito dos pontos de vista apresentados.

  1. A vingança das cobaias. Disponível em:http://super.abril.com.br/ciencia/vinganca-cobaias-700248.shtml. Acessado em 03/07/2013.
  2. Como são feitos os testes de laboratório em animais? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/como-sao-feitos-testes-laboratorio-animais-609418.shtml
  3. Polêmico, uso de animais como cobaias ainda é necessário, dizem cientistas. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u336868.shtml. Acessado em 03/07/2013.
  4. Ratos de laboratório têm mais mordomias do que se imagina - Saiba como são tratadas as cobaias preferidas da ciência. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291108-17773,00-RATOS+DE+LABORATORIO+TEM+MAIS+MORDOMIAS+DO+QUE+SE+IMAGINA.html. Acessado em 03/07/2013.
  5. Seres humanos e demais animais: hora de discutir a relação http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=906. Acessado em 03/07/2013.

Atividade 2 - Socialização e discussão das matérias

Cada grupo de alunos deverá escolher um relator para socializar com os colegas e o professor uma síntese da matéria lida e a posição do grupo, se houver consenso, a respeito dos aspectos abordados. Se não houver consenso, o relator deverá expor as diferentes posições dos componentes do grupo. Em seguida, o professor deverá solicitar que os alunos apontem os pontos mais relevantes e se posicionem a favor ou contrários ao que foi informado em todas as matérias. O professor deverá estar atento para corrigir interpretações errôneas ou distorções do texto. Deve também esclarecer dúvidas que certamente ocorrerão, assim como coordenar a discussão dando a cada aluno o direito de fala, sem interrupções, ao expor seu ponto de vista ou dúvida.

Fechamento da discussão pelo professor

Um tema emergente na mídia e sempre em pauta quando se trata de natureza e sustentabilidade é o uso de animais para testes laboratoriais. Essa discussão vem à tona todas as vezes em que algum novo medicamento é descoberto e que macacos, ratos ou qualquer outro animal tenham sido usados na fase de teste.

Esse é um constante jogo entre dois poderes: a ciência, que busca novas tecnologias, novas descobertas e novas formas de aplicação de conhecimentos, e os ambientalistas, que se preocupam com o futuro do planeta e com os danos sofridos pelos animais, que passam por processos muitas vezes dolorosos e outras letais.

Movimentos ideológicos crescem cada vez mais, lutando para que os biotérios sejam fechados, afirmando que esse tipo de teste é arcaico e ultrapassado, pois a tecnologia já permite que outros tipos de exames sejam feitos, utilizando outros meios. Além disso, os participantes de movimentos contra a utilização de cobaias animais argumentam que a maioria dos testes feitos nesses seres é ineficiente, pois seus organismos diferem em vários pontos do organismo humano.

Já a Ciência ainda acredita que o método mais eficaz é o de testes em seres vivos. Para um melhor acompanhamento dos efeitos colaterais do medicamento, é necessária uma observação do meio em que ele foi aplicado, o que se torna muito mais fácil quando se tratam de animais, que possibilitam um acompanhamento de reações.

Há ainda o dilema ético da profissão. Tirar a vida de um animal em prol da ciência é válido quando o objetivo é a cura de um mal da sociedade? Ou tirar uma vida vai sempre significar um crime, passível de punição?

Fonte: O dilema ético dos testes com cobaias animais. Disponível em: http://cientificojornalismo.wordpress.com/2013/03/01/o-dilema-etico-dos-testes-com-cobaias-animais/. Acessado em 03/07/2013.

Módulo 3 - Aprofundamento teórico 

Atividade 1 - Busca de significado de palavras

Algumas palavras que são recorrentes nos textos sobre o tema deverão ter os significados, ou conceitos inerentes a elas, muito claros para os alunos. Sendo assim, sugerimos que busquem essas informações em um dicionário on line ou impresso. Sugerimos três palavras, mas o professor poderá acrescentar outras.

  • Vivisecssão
  • Dissecação
  • Biotério

Sugestão de endereços para pesquisa:

Atividade 2 - Estudo de textos

Para um aprofundamento teórico sobre o assunto, sugerimos o estudo dos textos abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de cada texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas após as referências dos textos.

1-      Animais de laboratório. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/animaislaboratorio.htm. Acessado em 03/07/2013.

2-      LEI Nº 11.794, DE  8 DE OUTUBRO DE 2008 (Lei Arouca) Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=236889. Acessado em 03/07/2013.

3-      Experimentação animal: o debate na universidade e nos laboratórios de pesquisa. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=914. Acessado em 03/07/2013.

4-      Como funciona o uso de animais em laboratórios. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/animais-em-laboratorio.htm .  Acessado em 03/07/2013. O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira, e assim sucessivamente, até ler todas as cinco páginas do artigo indicadas abaixo. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são: 1. Introdução; 2. Métodos usados;  3. De onde eles vêm ; 4. O sucesso ou não das experiência com animais ; 5. Ética na medicina; 6. Prós e contras. Após ler todo o artigo cada aluno verificar seus conhecimentos por meio do Quis “Testando seus conhecimentos. Cobaias: os animais de laboratório”. Disponível em:  http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=863.  Acessado em 03/07/2013.

Questões para discussão

  • Por que os animais são utilizados como cobaias ao longo da história?
  • Quais são os animais mais usados como cobaias em pesquisas?

  • Quais são as principais práticas que utilizam animais de laboratório?

  • Quais são os critérios estabelecidos na Lei 11749 (Lei Arouca) para a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional brasileiro?

  • O que é o CONCEA e quais são suas competências?

  • Quais são as condições de criação e uso de animais para ensino e pesquisa científica impostas na lei 11749 (Lei Arouca)?

  • Qual é  papel das Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceuas) nas instituições de ensino e pesquisa?

  • Quais são os principais argumentos no sentido de restringir o uso de animais na experimentação?

  • Quais são os principais métodos de experimentação a que os animais são submetidos?

  • Para que servem e como funcionam os biotérios?

  • Exemplifique experiências feitas com uso de animais e que foram bem sucedidas.

  • Exemplifique experiências com uso de animais que e foram mal sucedidas.

  • Enumere três argumentos a favor do uso de animais em laboratório.

  • Enumere três argumentos contra o uso de animais em laboratório.

Atividade 3 - Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

animais lab

http://static.hsw.com.br/gif/animais-em-laboratorio-1.jpg. Acessado em 03/07/2013.

Módulo 4- Debate sobre o tema por meio de GVGO

GVGO -> Grupo de Verbalização e Grupo de Observação

GVGO é uma dinâmica pertinente ao encerramento do estudo de um tema polêmico, uma vez que propicia um espaço para debate de informações e pontos de vista/opiniões formados a partir deste estudo. Sendo assim, recomendamos esta técnica para concluir o estudo do tema "cobaias animais", estudado ao longo desta proposta.

 Trata-se de uma dinâmica que possibilita:

  • discutir amplamente o tema;
  • esclarecer múltiplos aspectos do assunto;
  • aprofundar conhecimentos;
  • desenvolver a capacidade para o debate;
  • integrar os membros de um grupo;
  • desenvolver lideranças.

 

Material utilizado

Deverão ser distribuídos para os alunos os temas para o debate retirados do conteúdo estudado e textos para consulta. Os alunos deverão ter em mãos cadernos ou fichas para anotações

 

Sugestões de temas:

 

  • Testes em animais e desenvolvimento científico.
  • Cobaias animais e ética.
  • Cobaias animais e saúde.
  • Tratamento dado aos animais de laboratório.
  • Cobaias e avanço científico: uma questão contemporânea

 

Desenvolvimento

0 professor deverá explicar aos alunos o desenvolvimento do GVGO, formar os grupos e atribuir os diferentes papéis aos alunos com perfil para cada um, ou que manifestarem o desejo de estar em determinada posição.

O primeiro passo para o GVGO é a numeração dos participantes dividindo-os em dois grupos. Por exemplo: os que receberam números pares formam um circulo no centro da sala e será o grupo de verbalização (GV), e os que receberam números ímpares formam um círculo exterior constituindo o grupo de observação (GO).

•  O G. V. deve ser composto por lideranças convenientes para um bom desempenho e realiza o debate. O G.O. acompanha este debate, desempenhando tarefas de observação e registros; faz a avaliação dos trabalhos, apresentando as observações feitas.

Para dinamizar a discussão, pode-se, em determinado momento, inverter as posições:  o G.V. transforma-se em G.O. e vice-versa.

Para  G.O., o professor deverá:

a.Distribuir fichas com tarefas diversificadas; Sugere-se em cada ficha um dos vários aspectos que podem ser observados. Por exemplo: você deve anotar os problemas levantados; você deve registrar as soluções apresentadas; você deve anotar os problemas não solucionados;você deve fazer uma síntese da discussão, etc.;

b.Distribuir várias folhas tamanho oficio. No alto escreve-se, em forma de pergunta, o aspecto a ser observado. As folhas circulam entre os membros do G.O. Cada um escreve sua observação, e passa adiante. Cria-se, assim, uma interação bastante rica entre os membros do G.O.;

Para o G.V., o professor deverá:

Para dinamizar o trabalho, distribuir tarefas entre os alunos do grupo G.V., como as sugeridas abaixo:

  • dinamizador => coordena o debate apresentando cada tema e organizando as falas; 
  • cronometrista => cuida do tempo das falas;
  • apontador => anota os problemas que surgirem e não forem solucionados;
  • problematizador => deverá levantar novas questões a serem debatidas e ou esclarecidas;
  • relator => deverá anotar as conclusões do grupo para relatá-las ao final, etc.

 

animais lab 2

Imagem disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,63176360,00.jpg. Acessado em 04/07/2013.

Recursos Complementares

Para o professor

ENTENDIMENTO HUMANO DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252008000200013&script=sci_arttext. Acessado em 04/07/2013.

Animais de laboratório: o camundongo. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:F34gvDBy6BkJ:www.fcfar.unesp.br/revista_pdfs/vol28n1/trab2.pdf+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acessado em 04/07/2013.

Para os alunos

Recurso Educacional

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. 

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros das questões para discussão com respostas.

A participação e a contribuição teórica dos alunos no GVGO deverão ser avaliados quantitativamente.

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