20/07/2013
Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula 1: Quais brincadeiras de roda conhecemos?
As brincadeiras de roda eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira. Hoje, no entanto, é uma manifestação que está sendo esquecida, pois as crianças estão mais interessadas em outros tipos de músicas e brincadeiras.
As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exige o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva. É também um dos elementos importantes para a integração e convivência da criança. Diante dos desafios da convivência, torna-se importante resgatar a vivencia da brincadeira de roda no contexto escolar atual.
1. Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as brincadeiras de roda. É importante que reforce junto aos alunos a necessidade de que todos devem ser ouvidos e que todos devem escutar com atenção o que está sendo falado:
Professor, nesse momento, explique aos alunos que brincadeiras de roda são manifestações folclóricas onde as crianças brincam em uma roda que pode ser acompanhadas de melodias e coreografias e que essas brincadeiras eram muito comuns antigamente no cotidiano infantil.
Sugestão de texto para discussão:
Fonte disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid=181. Acesso em 04 de julho de 2013.
2. Depois que os alunos apresentarem as brincadeiras de roda que conhecem, após votação das que mais gostariam de brincar, proponha a vivência das duas mais votadas na próxima aula. Peça ajuda dos alunos para explicar a turma como é que se brinca cada uma delas.
Professor, se os alunos não apresentarem brincadeiras de roda que vivenciaram, apresente você mesmo duas brincadeiras de roda.
Sugestão de brincadeiras de roda:
Fonte: http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/corre-cotia.html. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://criancas.uol.com.br/novidades/2011/10/11/brincadeira-de-crianca-escravos-de-jo.jhtm. Acesso em 04 de julho de 2013.
Aula 2: Decifrando as brincadeiras de roda do Brasil
1. Na sala de aula divida a turma em 5 grupos e informe aos alunos que eles vivenciarão brincadeiras de roda que as crianças de todo o país brincam. Em seguida, entregue para cada grupo uma caixa “Caixa de brincadeiras”. Nessa caixa deve conter:
Cada caixa deve ser encapada de uma cor (azul, rosa, amarelo, laranja e vermelho).
2. Antes de utilizar a caixa, apresente aos alunos uma imagem do mapa do Brasil dividido em regiões, utilizando o Data Show ou outro recurso disponível na escola.
Sugestão de mapa:
Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR2/mapa_brasil.htm. Acesso em 04 de julho de 2013.
Professor informe aos alunos que esta imagem representa o Mapa do Brasil, país onde moramos e que ele está dividido por cores cada região do país. Solicite que escrevam no próprio mapa, o nome de cada região brasileira.
3. Nesse momento, explique que cada grupo representará uma região de acordo com a cor do mapa e da caixa. Assim, solicite que cada aluno pegue na caixa do seu grupo um mapa do Brasil e pinte com a cor correspondente da sua caixa a região que representa e escreva o nome da região nas linhas tracejadas.
Exemplo: Grupo da caixa azul irá pintar a região norte de lápis de cor azul e escrever o nome da região.
Sugestão de mapa:
Fonte: imagem da própria autora.
3. Solicite para cada grupo pegar a figura dentro da caixa que representa a brincadeira de roda da região.
Sugestões de figuras:
Fonte: http://galeria.colorir.com/animais/o-mar/peixe-tropical-pintado-por-roco-244294.html. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://marcellamartinsborges.blogspot.com.br/2012/05/o-macaco-paquito.html. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://gartic.uol.com.br/almeida/desenho-jogo/1222822924. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-rato.htm. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://disseminao.blogspot.com.br/2010/07/formacao-continua.html. Acesso em 04 de julho de 2013.
Professor proponha para cada grupo apresente sua figura e descrevam como poderia ser a brincadeira de roda de acordo com a figura. Retome com os alunos a importância de escutar e respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias.
Sugestões de perguntas para a discussão:
Depois de todos os grupos se apresentarem, informe aos alunos que na próxima aula eles conheceram o nome da brincadeira e vivenciarão cada uma delas.
Aulas 3, 4, 5, 6 e 7: Vamos vivenciar as brincadeiras de roda?
1. Retomando as caixas: “Caixa de brincadeiras”, solicite aos alunos que peguem um envelope dentro da caixa. Neste envelope estarão as letras separadas que formam o nome da brincadeira. Proponha aos alunos que formem com as palavras, o nome da brincadeira e colem na caixa.
Fonte: imagem da própria autora.
2. Apresente para os alunos o nome das brincadeiras de roda de cada região escrevendo no quadro:
3. Proponha aos alunos o sorteio das brincadeiras de roda para a ordem da vivência. Apresente fichinhas com o nome das brincadeiras e solicite a um aluno que sorteie a primeira brincadeira de roda a ser vivenciada nesta aula.
Professor, com a brincadeira de roda sorteada, encaminhe os alunos para a quadra ou algum local apropriado para vivenciá-la. Utilize as próximas aulas para vivenciar as outras brincadeiras de roda.
Segue um quadro com sugestões do passo-a-passo de como brincar:
Como se brinca |
Letra da música |
Uma pessoa fica no meio da roda, enquanto as outras cantam e ela tem que fazer o que a música abaixo manda. Quando a música acaba, a criança do meio da roda escolhe outra para tomar seu lugar. |
"Sai, sai, sai, ô piaba Saia da lagoa Põe a mão na cabeça Outra na cintura Dá um remelexo no corpo E passa a vez pro outro.” |
Como se brinca |
Letra da música |
Em um grupo de crianças, todas escolhem uma para ser o “macaco” e ficar no meio da roda. Ela tem que tentar sair enquanto os outros cantam a música abaixo. A música deve ser repetida até a pessoa conseguir sair. |
"Olha o macaco na roda Olha o macaco na roda Olha o macaco na roda E ele quer sair E ele quer sair" |
Como se brinca |
Letra da música |
As crianças formam uma roda e cantam a música abaixo, substituindo “Pedrinho” e “Maria” pelo nome de alguém que está na roda. A pessoa cujo nome foi dito tem que se virar de costas, mas continua na roda. A brincadeira termina quando todos estiverem rodando com as costas viradas para dentro da roda. |
“Quanta laranja madura menino De que cor são elas Elas são verdes e amarelas Se vira, Pedrinho Da cor de canela Se vira, Maria Da cor de canela.” |
Como se brinca |
Uma das crianças é o lobo mau e a outra é o ratinho. As outras formam uma roda. O ratinho fica na roda junto com as outras crianças, cantando: “Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem”. O lobo bate palmas e pergunta: “O senhor ratinho está em casa?” Os outros respondem: “Não.” O lobo pergunta: "A que horas ele vem?”, e as crianças respondem: “Às três!". Depois disso, a roda continua girando e cantando. O lobo volta um tempinho depois e pergunta de novo: "O senhor ratinho está em casa?” As crianças respondem: “Não!”, e o lobo pergunta novamente: “A que horas ele vem?” A roda responde: “Às três!”. O lobo diz: “São duas e meia. Volto daqui a pouco”. A roda continua e o lobo volta: “O senhor ratinho está em casa?”. As crianças então respondem: “Está!”. Aí, o ratinho sai correndo e o lobo tem que tentar pegá-lo. Se ele conseguir, o ratinho será o lobo na próxima rodada. |
Como se brinca |
Letra da Música |
As crianças formam uma roda e cantam a música ao lado. Quando a música acaba, todos têm que ficar paradas. Quem se mexer primeiro sai da roda e as outras continuam a brincadeira. |
“O circo pegou fogo O palhaço deu sinal Acorda, minha gente Que a bandeira é nacional Alô, Brasil, dois mil Quem se mexeu, saiu, bombril!” |
Professor, a cada brincadeira de roda vivenciada retome com os alunos o nome da região de origem da mesma que o grupo coloriu no mapa e a figura que representa a brincadeira. Ao final de cada brincadeira de roda, sente em roda com os alunos e dialogue sobre a atividade vivenciada. Aproveite para refletir com o grupo sobre a importância de escutar a fala de todos os colegas e que todos também escutem com atenção o que está sendo falado. Ressalte com os alunos a importância de escutar os colegas durante suas sugestões e suas opiniões.
Sugestão de questões para o diálogo:
Para finalizar a aula, proponha que os alunos desenhem a brincadeira de roda que mais gostaram de vivenciar, escrevam o nome da brincadeira e porque gostaram de vivenciá-la. Solicite aos alunos que em roda apresentem e expliquem seus desenhos.
Sugestão de instrumento de registro.
Fonte: Imagem da própria autora.
Mapa do brincar. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/roda/indice/. Acesso em 05 de julho de 2013.
Sai piaba – brinquedos cantados. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=seki0GWtYqI. Acesso em 05 de julho de 2013. Tempo de duração: 2 minutos.
Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam para vivenciar as brincadeiras de rodas; se ampliaram o seu conhecimento a respeito das brincadeiras de roda. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!