Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação ambiental: problemas ambientais urbanos – Parte 1

 

18/07/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Geografia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

Figura 1

13

Disponível: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/programas_e_projetos/projeto_de_gestao_integrada_dos_residuos_solidos.html  (Acesso em 01/07/2013)

Figura 2

14

Disponível: http://geoagrcola.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html  (Acesso em 01/07/2013)

Figura 3

24

Disponível: http://www.pco.org.br/nacional/direita-fascista-levanta-a-cabeca-e-exige-upp-na-favela-de-paraisopolis-/eijj,b.html (Acesso em 01/07/2013)

Figura 4

31

Disponível: http://sistema.blogdogbu.com/?paged=2  (Acesso em 01/07/2013)

Figura 5

25

Disponível: http://nalata.org/  (Acesso em 01/07/2013)


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 – Quais são as semelhanças entre as figuras apresentadas?

2 – Quais são as diferenças entre as figuras apresentadas?

3 – Na cidade em você mora é possível observar alguma cena parecida com aquelas retratadas nas figuras? Quais?

4 – Periodicamente ocorrem inundações em várias cidades, causando perdas de vidas e destruição do patrimônio das pessoas, geralmente em função de problemas como aqueles retratados na figura 1. Na cidade em que você mora, existem áreas de risco de inundações? Se sim, descreva-as.


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

Comentário: Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem


Segundo momento: Aprofundando o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula também pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir aos vídeos nos computadores acessando os links abaixo.

Caso seja necessário, o professor pode também fazer previamente o download dos vídeos e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

Comentário: Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas selecionadas previamente. É importante, que nessa estratégia, os alunos sejam incentivados a demonstrarem suas percepções e opiniões, por meio de comentários espontâneos. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão.

 Vídeo 1 – TV Brasil - Mobilidade Urbana - Parte 1 (9:44)

23

Fonte: vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=LGGza55WKa4(Acesso em 01/07/2013)


Vídeo 2 – TV Brasil - Mobilidade Urbana - Parte 2 (9:26)

27

Fonte: vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=iRBv-w2B6cY (Acesso em 01/07/2013)

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo dos vídeos, assim como centrar a discussão na responsabilidade que cada um deles possui em relação à mobilidade urbana.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responder a Atividade de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição dos vídeos poderão ser empregados também para a veiculação da Atividade de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” a Atividade de Contextualização em um documento do software Microsoft Word ou qualquer outro editor de texto e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Também nesse caso cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa da Atividade de Contextualização.

Atividade de Contextualização

1 – No gráfico abaixo, estão representadas mudanças no perfil socioeconômico da população brasileira entre 2002 e 2009.

26

Um dos principais fatores que possibilitaram as mudanças representadas no gráfico é:

a) elevação do poder aquisitivo

b) ampliação da expectativa de vida

c) estabilização da oferta de emprego

d) diminuição da taxa de analfabetismo


2 – Observe a figura e responda:

32

A comparação entre a propaganda comemorativa do cinquentenário de Brasília e o trecho da reportagem explicita aspectos contraditórios do processo de crescimento urbano do Distrito Federal.
Um dos principais aspectos responsáveis por essas contradições é:

a) inexistência de recursos públicos destinados à infraestrutura habitacional

b) concentração fundiária derivada da demanda por mão de obra qualificada

c) retração das atividades industriais ligada à modernização do setor de serviços

d) intensificação do fluxo migratório associada à insuficiência de postos de trabalho formal


3 – O fenômeno descrito no texto abaixo, que vem ocorrendo nas últimas décadas, corresponde mais diretamente ao seguinte processo socioespacial:

33

a) hierarquização

b) regionalização

c) metropolização

d) territorialização


Gabarito:

 

1 – A

2 – D

3 – D


Terceiro momento: Atividade de campo

Preparação do ambiente:

Nesse momento da aula cabe ao professor realizar uma atividade de campo com os alunos pela cidade onde se situa a escola. Caso necessário, pode-se solicitar com antecedência junto à prefeitura do município um ônibus para a realização dessa atividade.

Caso não seja viável fazer a atividade pela cidade, o professor poderá propor um percurso a pé pelos arredores da escola.

Para o trabalho de campo, o professor poderá solicitar que os alunos utilizem lápis, bloco para anotações e câmeras fotográficas digitais (ou telefones celulares com câmeras fotográficas digitais) para registrar impressões e imagens sobre a paisagem urbana e os seus diferentes ambientes: casas, praças, ruas, comércios, etc. Cabe ao professor solicitar que os alunos, mais especificamente, procurem identificar e caracterizar áreas que apresentam degradação ambiental.

Com o término do trabalho de campo, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em seis grupos para a elaboração de uma apresentação de slides com as impressões e imagens sobre a paisagem urbana. Essa atividade deverá ser desenvolvida no Laboratório de Informática. Será necessário, no mínimo, um computador por grupo, sendo que o software Microsoft PowerPoint deverá ser utilizado para a elaboração das apresentações.

Observação: Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Finalizada a elaboração das apresentações, os grupos deverão arquivá-las para que as mesmas possam também ser utilizadas posteriormente, na continuidade dessa aula, intitulada Educação ambiental: problemas ambientais urbanos – Parte 2.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo “Meu carro, seu carro”, site Blog sobre lixo, desperdício e consumo consciente
Disponível: http://nalata.org/  (Acesso em 01/07/2013)

Artigo “Problemas ambientais atuais”, site Sua Pesquisa
Disponível: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/problemas_ambientais.htm (Acesso em 01/07/2013)

Sugestões de links para alunos:

Artigo “Poluição Urbana - Desenho Animado Ambiental”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=24kfF5zi2F8   (Acesso em 01/07/2013)

Artigo “Principais problemas ambientais no mundo e no Brasil”, site Colégio Web
Disponível: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/geografia/problemas-ambientais/principais-problemas-ambientais-no-mundo-e-no-brasil.html  (Acesso em 01/07/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na Atividade de Contextualização, na atividade de campo ou na elaboração da apresentação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.