20/07/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
No Laboratório de Informática, exiba um vídeo que retrata de forma resumida a época da ditadura militar no Brasil e também mostra alguns trechos de canções consideradas canções de protesto.
Vídeo disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=qhvXQj8CFmM. Acesso em: 08 jul. 2013.
Durante a exibição do vídeo, algumas siglas, relacionadas ao período da ditadura militar, aparecem. Terminada a exibição do vídeo, peça aos alunos que pesquisem na internet essas siglas. Para isso, divida o grupo de alunos em quatro equipes e distribua, entre elas, as quatro siglas citadas no vídeo. Cada equipe deverá pesquisar sua sigla e redigir um pequeno parágrafo explicativo sobre ela. Quando todas as equipes tiverem terminado a pesquisa, deverão socializar os parágrafos explicativos com toda a turma.
Siglas a serem pesquisadas:
CPC
UNE
AI-5
DCDP
Sugestões de links para as pesquisas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Popular_de_Cultura. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3752. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/Centro_Popular_de_Cultura. Acesso em: 15 jul. 2013.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Nacional_dos_Estudantes. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://www.une.org.br/memoria/. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_N%C3%BAmero_Cinco. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://www.brasilescola.com/historiab/ai5.htm. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://www.censuramusical.com.br/historia.php?include=h4. Acesso em: 15 jul. 2013.
Depois de fazer essa pequena revisão sobre o período da ditadura militar brasileira, proponha aos alunos a análise de uma canção de protesto. Leve os alunos a relacionar a letra da canção ao contexto da ditadura, durante o qual ela foi escrita. Prepare cópias da letra da música para que os alunos possam acompanhar, enquanto o vídeo é exibido. Mantenha os alunos agrupados nas quatro equipes, como na atividade anterior.
Imagem disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque/7582/. Acesso em: 15 jul 2013.
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
Etc. e tal
La, laiá, la laiá, la laiá
Letra e vídeo da canção disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque/7582/. Acesso em: 08 jul 2013.
Leve os alunos a refletirem sobre os seguintes questionamentos:
1. Qual o tema da música?
2. A quem se refere "você" no primeiro verso da música: Hoje você é quem manda / Falou, tá falado / Não tem discussão?
3. À que se referem as palavras "pecado" e "perdão", no final da primeira estrofe?
4. Que dia seria esse "amanhã" cheio de euforia? De quem seria essa euforia?
5. O galo cantar e a água rolar são ações naturais, que não podem ser controladas. O poeta se refere realmente ao galo e à água, ou ele estaria se referindo ao movimento do povo em protesto à ditadura?
6. À que se refere a expressão "esse grito contido"?
7. Os versos, "Inda pago pra ver / O jardim florescer / Qual você não queria / Você vai se amargar / Vendo o dia raiar / Sem lhe pedir licença / E eu vou morrer de rir / Que esse dia há de vir / Antes do que você pensa", referem-se à chegada de alguém ou de alguma coisa importante, esperada, desejada? O que seria isso?
Imagem disponível em: http://magsul-ms.com.br/escola/wp-content/gallery/trabalho-e-f-ii/DSC00193.JPG. Acesso em: 15 jul. 2013.
Depois de analisarem a música "Apesar de você", de Chico Buarque, cada equipe apresentará ao grupo suas respostas aos questionamentos sobre a canção. Ao final, professor, verifique se todos compreenderam bem os questionamentos. Pergunte aos alunos quais sentidos emergiram de suas percepções. É possível que você tenha que ajudá-los na construção de alguns significados, por isso, produza previamente sua própria interpretação da música.
Continuando com a temática da aula anterior, comece a aula exibindo um vídeo sobre a tomada do poder no Brasil pelos militares. Antes de exibir o vídeo, entregue aos alunos uma folha com as questões seguintes para serem respondidas, de acordo com o conteúdo exposto no vídeo, logo após a exibição. Você pode separar os alunos em pequenos grupos para que seja mais produtiva a atividade. Ao final, cada grupo compartilha com o restante dos alunos suas respostas.
1. Qual era o presidente da República quando os militares tomaram o poder?
2. Segundo o narrador do vídeo, quando começou a crise política no Brasil?
3. Qual foi o regime aprovado pelo Congresso, 5 dias antes da posse de João Goulart?
4. Qual era a forma de governo para a qual Goulart fazia campanhas para seu retorno?
5. Quando foi que os brasileiros votaram em massa pelo retorno do presidencialismo?
6. Quem assumiu a presidência da República depois da tomada de posse pelos militares?
7. Quais eram os dois únicos partidos políticos naquela época?
8. Quando foi baixado o AI-5, Ato Institucional nº 5?
9. Como são chamados esses anos de repressão?
Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=NDttpyNL6mM. Acesso em: 17 jul. 2013.
Professor, para essa atividade, você precisará de um projetor e um computador na sala de aula. Ou, então, faça a atividade no Laboratório de Informática. O vídeo sugerido abaixo é um trabalho de História e traz duas músicas de protesto. São músicas da década de 80: "Perfeição", cantada pelo grupo Legião Urbana e "Que País é esse?", cantada pelo grupo Capital Inicial. As duas músicas são de autoria de Renato Russo. Como no vídeo é citado um texto de Bertolt Brecht, faça um breve comentário sobre esse poeta e dramaturgo antes de iniciar a exibição do vídeo. Você encontrará informações sobre ele no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht. Para conduzir a discussão em torno das músicas, após a exibição do vídeo, faça questionamentos do tipo dos sugeridos logo abaixo da letra de cada música.
Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=pQ3VxULmhOM . Acesso em: 17 jul. 2013.
Vamos celebrar
A estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja
De assassinos
Covardes, estupradores
E ladrões...
Vamos celebrar
A estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação...
Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião...
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade...
Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta
De hospitais...
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras
E sequestros...
Nosso castelo
De cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia
E toda a afetação
Todo roubo e toda indiferença
Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã...
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar o coração...
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado
De absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos
O Hino Nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solidão...
Vamos festejar a inveja
A intolerância
A incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente
A vida inteira
E agora não tem mais
Direito a nada...
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta
De bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isto
Com festa, velório e caixão
Tá tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou
Essa canção...
Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha!
Que o que vem é Perfeição!...
Letra disponível em: http://letras.mus.br/legiao-urbana/46967/. Acesso em: 17 jul. 2013.
1. O verbo celebrar, segundo o dicionário eletrônico Houaiss, significa: acolher com festejos ou com exaltação. No entanto, na canção, Perfeição, sugere-se a celebração de coisas ruins, como a estupidez humana, a juventude sem escolas, o nosso estado que não é nação. Como você entende essas afirmações? Qual a figura utilizada pelo poeta nessas frases? (ironia)
2. Qual a mensagem da poesia? Ela é otimista ou pessimista? Ou otimista e pessimista ao mesmo tempo?
3. Essa canção foi escrita na década de 90. Você diria que sua mensagem ainda é atual? Por quê?
4. Por que essa música é considerada de protesto?
5. Na estrofe "Vamos comemorar como idiotas / A cada fevereiro e feriado / Todos os mortos nas estradas / Os mortos por falta / De hospitais...", a que se refere a expressão "a cada fevereiro"?
6. Por que o poeta diz "Vamos celebrar os preconceitos / O voto dos analfabetos"?
7. A quem se referem os versos "E esquecer a nossa gente / Que trabalhou honestamente / A vida inteira / E agora não tem mais / Direito a nada..."?
8. Os versos "Vamos celebrar o horror / De tudo isto / Com festa, velório e caixão / Tá tudo morto e enterrado agora" retrataram a realidade da época em que a canção foi escrita? E atualmente, esses versos retratam nossa realidade? Está "tudo morto e enterrado"?
9. Qual é a estrofe que traz uma mensagem otimista e de esperança?
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis e documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se foi
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Letra disponível em: http://letras.mus.br/legiao-urbana/46973/. Acesso em: 17 jul 2013.
1. É possível acreditar no futuro de uma nação sem respeitar a Constituição?
2. O que significam os versos "O Sangue anda solto / Manchando os papéis e documentos fiéis / Ao descanso do patrão"?
3. Como você entende a frase "Terceiro mundo, se foi piada no exterior"?
4. Qual a crítica implícita nos versos "Mas o Brasil vai ficar rico / Vamos faturar um milhão / Quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão"?
Para encerrar a aula, exiba o vídeo sugerido abaixo: "O Gigante acordou - Protestos - Brasil 2013". Depois da exibição, desafie os alunos a produzirem pequenos textos poéticos que retratem a realidade político-social do Brasil. Eles devem se inspirar nas canções de protesto estudadas, canções da época da ditadura e canções do período compreendido entre os anos 80 e 90. Questione-os se os protestos atuais são diferentes daqueles das épocas anteriores ou se são semelhantes. Os alunos podem trabalhar em grupos pequenos, ou em duplas, ou até mesmo individualmente. Corrija os poemas e façam uma apresentação oral na sala de aula.
Imagem e vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PRd2fVuaf4Y. Acesso em: 17 jul. 2013.
Faça uma exposição, no mural da escola ou no corredor, dos poemas produzidos pelos alunos.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_5o-M3_ZIxxU/S92_s6MPYTI/AAAAAAAACPA/jDQKqfTg27M/s320/Cen%C3%A1rio+Poemas+Visuais+-+Projeto+Ant%C3%B4nio+Dayrell.JPG. Acesso em: 17 jul. 2013.
Para mais informações sobre a canção "Apesar de você", de Chico Buarque, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apesar_de_Voc%C3%AA. Acesso em: 08 jul. 2013.
Para mais informações sobre Bertold Brecht, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht. Acesso em: 17 jul. 2013.
Sobre a canção " Perfeição" do grupo Legião Urbana:
http://mallmannrp.blogspot.com.br/2011/09/musica-perfeicao-do-legiao-urbana-um.html. Acesso em: 17 jul. 2013.
http://sonhosdesperto.blogspot.com.br/2011/09/musica-letra-07-perfeicao-legiao-urbana.html. Acesso em: 17 jul. 2013.
Sobre análises a respeito da canção "Que País é esse?":
http://rebobinandomemoria.blogspot.com.br/2012/10/analisando-letra-que-pais-e-esse-aborto.html. Acesso em: 17 jul. 2013.
http://outros300.blogspot.com.br/2013/06/analise-da-cancao-que-pais-e-este.html. Acesso em: 17 jul. 2013.
A avaliação qualitativa deverá ser feita ao longo das aulas por meio da observação da participação ativa dos alunos durante todas as atividades propostas. A avaliação quantitativa poderá ser feita pela correção dos poemas produzidos pelos alunos.
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