Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adição: juntando e acrescentando quantidades

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Sistematizar a noção de que adicionar equivale a: acrescentar, juntar;
  • Identificar as situações em que se usa a soma;
  • Sistematizar conhecimentos a cerca da adição;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Produzir texto de forma autônoma;
  • Calcular fatos fundamentais utilizando o cálculo mental;
  • Resolver situações problemas que envolva adição;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 >. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Ressaltamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que ao final do 1o Ciclo os alunos devem “[...] resolver problemas expressos por situações orais, textos ou representações matemáticas e utilize conhecimentos relacionados aos números, aos significados das operações, selecionando um procedimento de cálculo pessoal ou convencional e produzindo sua expressão gráfica. Ao finalizar este ciclo, os diferentes significados das operações não estão consolidados; por isso, os problemas devem abordar os significados que já foram apropriados pelos alunos, priorizando as situações de adição e subtração. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília MEC/SEF, v. 3, p. 76, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca da adição.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, possivelmente seus alunos já tiveram contato com a adição, dentro ou fora da escola. Portanto, a essa altura, você poderá iniciar a temática de nossa aula utilizando jogos ou até mesmo brincadeiras infantis conhecidas pela turma, que oportunizem a compreensão de que adicionar é sinônimo de juntar e acrescentar. Sugerimos: boliche, jogos com trilhas e dominó.

Os livros didáticos trazem algumas estratégias que podem ser utilizadas para a introdução desse conteúdo e que também, contribuem para a exploração da linguagem escrita, muito importante para essa fase inicial da aprendizagem formal.

A operação de adição, não se restringe à ideia de juntar quantidades, ela também corresponde à ideia de acrescentar uma quantidade à outra. Nos jogos com trilhas acontece exatamente isso: a cada jogada acrescenta-se um número ao que já havia. Desta maneira, ao executar este tipo de jogo, os alunos poderão descobrir uma técnica para efetuar adições mentalmente. Por exemplo, eles podem efetuar 4+8 pensando o número 4 e contando 8 unidades para a frente.

Veja um exemplo de "Jogo com Trilhas".

AdicaoI

Fonte: Acervo da própria autora.

Professor, prepare uma trilha para cada dupla. Ou se preferir poderá solicitar que os alunos confeccionem as trilhas. Ressalte o significado das cores da plaquinha, ou seja, o significado das cores azul e vermelha.

Adicao

Placa com o significado das bandeiras no "Jogo com Trilhas".

Fonte: Acervo da própria autora. 

Instrua a turma a jogar assim:

  • Forme dupla com um colega;
  • Em dupla prepare dez papeizinhos com números 1, 2, 3... até 10;
  • Cada jogador deverá escolher seu marcador e colocá-lo na casa zero (o marcador poderá ser tampinhas plásticas ou fichas de papéis coloridos.);
  • Na sua vez, cada um sorteia um papelzinho e avança com seu marcador o número de casas indicado;
  • Nas casas verdes: atenção! O jogador avança ou volta de acordo com a cor da plaquinha:  Adicao Avance 4 casas  Adicao Volte 3 casas
  • O jogo termina quando um jogador passa pela casa 50 ou quando termina os papeizinhos. Quem está na frente vence.

Variações do jogo: 

1. Você poderá realizar as partidas sem considerar as bandeiras e as casas coloridas, ou seja, apenas avançar as casas conforme os números sorteados nos papeizinhos;

2.  A competição poderá ser realizada entre fileiras. Você passa entre as fileiras, um aluno sorteia um papelzinho que valerá para a fila toda. Neste caso, poderá ter uma fileira inteira de alunos que chegará à frente;

3. Você poderá utilizar giz e desenhar as trilhas no piso da quadra de esporte ou de outro espaço livre. Para isto, peça ajuda a outros profissionais da escola ou convide alguns pais para ajudá-lo.

Professor, durante a realização da atividade caminhe sempre entre eles, observando  aqueles que têm mais ou menos facilidade em resolver as instruções apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes.Observe se os alunos estão respeitando as regras, se percorrem corretamente as casas do tabuleiro. Analise também se relacionam o termo avance com a ideia de acrescentar uma quantidade à outra, e o termo voltar com a ideia de subtrair uma quantidade da outra.  

Ao final, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam, o que foi fácil e o que foi difícil.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Pensando no "Jogo com Trilhas"

Retome o jogo realizado na aula anterior. Faça cópia impressa com a imagem do tabuleiro e distribua para que os alunos colem no caderno de Matemática.

Registre na lousa as atividades a seguir, peça que os alunos copiem e resolvam o proposto.

Atividades sobre o "Jogo de Trilha"

1- Cole a ilustração do tabuleiro do jogo.

2- Observe a ilustração do jogo, pense e responda:

a- Na primeira jogada, quem vai mais longe: quem sorteia 5 ou quem sorteia 8? Por quê? (Quem sorteia 5 vai para casa 9, logo vai mais longe.).

b- Nesta trilha, quais números vêm depois do 27 e antes do 33? (28, 29, 30, 31 e 32.).

c- Quem está na casa 15 e sorteia 6, em que casa vai parar? (Na casa 21.).

d- Quem está na casa 34 e sorteia 8, onde vai parar? (Da casa 34 vai para casa 42, da casa 42 volta  para casa  39.).

e- Camila estava na casa 16 e sorteou 3. Para qual casa ela foi? (Da casa 16 foi para casa 19 e, daí, volta para casa 16.).

f- Escreva com suas palavras algumas coisas que você aprendeu neste "Jogo com Trilhas".

Observação: As questões acima poderão variar de acordo com o nível de seus alunos. Você também poderá fazê-las oralmente.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, neste momento sugerimos que formalize a ideia da adição, caso ainda não tenha sistematizado. Apresente o sinal que representa a soma (+) e explique que esse sinal indica que estamos juntando ou adicionando e o resultado dessa soma é representado após o sinal (=). Pergunte, por exemplo, aos alunos “Quantos meninos têm na sala?”, “E quantas meninas têm na sala?”. Após esse momento realize junto com eles a soma dos alunos da sala. Por exemplo: 12 meninos + 14 meninas = ?

                                                           Adicao

Dê outros exemplos. Você poderá realizar a soma da idade de dois ou três alunos.

Em seguida, acompanhe a turma até ao Laboratório de Informática, a fim de realizar alguns jogos com operações de adição. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). O tablet também poderá ser utilizado. (Professor, é importante que você já tenha conhecimento das atividades para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). Utilize os sítios:

Sítio “Parquinho da Matemática” disponível em: <http://math.cilenia.com/pt

Sítio “Jogos da adição” disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html>

Sítio “Tabuada do Dino” disponível em:  <http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/ >

Sítio “Jogos de Matemática- Adição” disponível em:  <http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-de-Matem%C3%A1tica.aspx >-  Acessados em: 03 de jul. 2013.

Ao término dos jogos, faça uma avaliação dessa atividade. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re) descobriram.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, para sistematizar ainda mais a operação adição, utilize alguns dos poemas registrados na obra: (BUENO, Renata. Poemas problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2011). Esta obra faz parte dos livros enviados pelo acervo complementar do PNLD 2013. (Verifique se a sua escola recebeu este livro.). Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os acervos deste Programa estão incluídos nos materiais didáticos distribuídos. Para saber sobre a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013, que favorecem a reflexão sobre conceitos matemáticos acesse o sítio "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>   Acesso em: 03 de jul. 2013.

No sítio “Renata Bueno”, disponível em: < http://www.renatabueno.art.br/index.php?/livro/poemas-problemas/2/ > (Acesso em: 3 de jul. 2013) você terá acesso aos poemas do livro. A obra “Poemas Problemas” compõe-se de 17 problemas, em forma de poemas, com ideias criativas e divertidas que exploram conteúdos matemáticos, dentre eles operações de adição. Selecione alguns “Poemas Problemas” para trabalhar com a turma. Veja um dos problemas apresentados:

Adicao

Fonte: BUENO, Renata. Poemas problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2011, p. 7. - Acervo da própria autora.

Observação: Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o sítio registrado anteriormente, assim poderão ver a capa do livro e as imagens, além de ler os enigmas e fazer as operações. Depois de apresentadas e resolvidas algumas das situações problema, incentive os alunos a criarem, oralmente, outras situações que envolvam a adição. 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, registre as atividades a seguir na lousa e peça que os alunos as copiem no caderno de Matemática.

     COMUNICACAO

Treinando a adição 

1-  Complete a sequência abaixo sempre somando 7:

Adicao

Fonte: Acervo da própria autora.

2- Calcule os resultados das adições que estão dentro de cada figura. Depois, escreva o resultado.

Adicao

  Fonte: Acervo da própria autora.

3- Leia a situação problema abaixo. Observe como ela foi resolvida:

Adicao

Fonte: Acervo da própria autora.

Observação: Professor, apresente a situação problema acima e estabeleça um diálogo com a turma. Leve os alunos a pensarem sobre o que o problema já revelou e o que está sendo pedido. Acrescente novos questionamentos até chegarem à resposta esperada. Modifique o exemplo de acordo com o nível de seus alunos.

b) Agora, é a sua vez.!

Invente uma situação problema que utilize a operação de adição. Em seguida, peça que um de seus colegas resolva-a. Informe a ele que poderá utilizar desenhos para encontrar a resposta. 

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio “Revista Nova Escola: Jogo - Fecha a caixa” disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml>

Sítio “Adição de números” disponível em: <  http://www.escolakids.com/adicao-de-numeros.htm >

Acessados em: 3 de jul. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio “Revista Nova Escola: Adição e subtração - interpretação de enunciados” disponível em: 

<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-adicao-subtracao-1-2-3-ano-matematica-637802.shtml?page=0 > Acesso em: 3 de jul. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: vamos brincar de construir as nossas e outras histórias: MEC, SEB, ano 4: unidade 2, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 3 de jul. 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de operações de adição. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: identificar as situações em que se usa a soma; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; interpretar e resolver as situações problema; desenvolver o raciocínio lógico matemático; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a utilização da adição em diferentes situações do cotidiano.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edna Maria Pereira, Escola Municipal Valdecir Nunes , Rio Grande do Norte - disse:
    e.mary_pereira@hotmail.com

    01/10/2014

    Cinco estrelas

    Adorei suas sugestões me ajudaram muito. Obrigada!


  • TINA, CENTRO INFANTIL DE MOCAJUBA , Pará - disse:
    tina.moca2013@gmail.com

    04/05/2014

    Cinco estrelas

    OBRIGADA! SUA SUGESTÃO FOI ÓTIMA ME AJUDOU MUITO .PARABÉNS PELA INICIATIVA .CONTINUE PRECISAMOS MUITO MORAMOS EM UM LOCAL DE POUCA CONDIÇÕES,MAS UMA VEZ OBRIGADA.


  • Mary Nadja, Escola Haroldo Rocha/Escola Estadual Gilberto Amado. , Sergipe - disse:
    mary.nadja@hotmail.com

    26/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa e com ótimas sugestões.


  • adriana costa, EEB Professora Neusa Massolini , Santa Catarina - disse:
    claciema49@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Sua aula e nota dez!!!!


  • Leires B. Parizotto, E.B.M. Snt. Terezinha , Santa Catarina - disse:
    leiresbrisolap@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns Eliana ... muito dinamica sua aula, o joga da trilha eu uso com um dado granda e risco a trilha com giz na quarta... fica ai minha sugestão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.