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VAMOS BRINCAR DE CAPOEIRA?

 

18/07/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Trabalhar aspectos de identidade com as crianças do grupo;

* Conhecer melhor a origem das crianças;

* Fortalecer o vínculo com as famílias;

* Trabalhar a capoeira como forma de expressão;

* Valorizar manifestações culturais e artísticas das famílias.

Duração das atividades
Essa atividade poderá durar duas horas de um mesmo dia. Na primeira meia hora conversaremos sobre a roda de capoeira. No segundo momento recepcionaremos a família e o grupo de capoeira, além de participarmos ativamente da roda (1 hora). O terceiro momento será de registro, por meio de desenhos das crianças da atividade (30 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sugestão de atividade está contida em uma proposta de trabalhar nossas origens e a identidade das crianças brasileiras, entre elas os alunos com quem trabalhamos. Sendo o Brasil um país com uma pluralidade cultural diversificada entendemos a roda de capoeira como uma das expressões que representam nossa herança afro-descendente. É importante que para o desenvolvimento dessa atividade, os professores de Educação Física da instituição de Educação Infantil sejam convidados a participar, e ainda se for possível, pode-se convidar um mestre de capoeira que tenha disponibilidade de visitar e propor uma roda com as crianças da instituição.

Estratégias e recursos da aula

Para começar...

Na Educação Infantil o trabalho pedagógico de qualidade depende da relação estabelecida com as famílias. Essa  tem um papel fundamental de ajudar a estreitar a relação com nossos pequenos alunos. Na perspectiva de Leontiev (2006) as crianças reconhecem a situação de dependência em relação aos adultos que a cercam, assim como, sabem que seus comportamentos determinam suas relações pessoais e íntimas com essas pessoas. Na infância, ainda segundo o autor, o mundo ao redor da criança se decompõe em dois grupos, o primeiro consiste nas relações com pessoas inteiramente relacionadas a elas (pais, mãe, irmãos). Essas relações produzem a forma com que as mesmas crianças se relacionarão com o segundo círculo, que é ampliado, e formado por todas as outras pessoas. 

Tendo esse pressuposto como base, entendemos que atividades desenvolvidas em parceria com as famílias podem nos ajudar a conhecer, estreitar os vínculos com as crianças e trabalhar os conteúdos intencionalmente planejados que no caso dessa sugestão é a identidade. 

No caso dessa aula, estamos pensando na constituição da identidade das crianças, portanto, devemos valorizar a pluralidade étnica que compõe o grupo com quem trabalhamos. Dessa maneira propomos aqui uma roda de capoeira com a participação de uma família de origem afro-descendente e também de um mestre de capoeira. O professor deve entrar em contato com a família e com o mestre previamente conversando com eles sobre os objetivos dessa atividade e convidando-os para participarem. Caso não tenha na sala nenhuma família que possa falar de capoeira e também seja impossível estabelecer contato com um mestre de capoeira. O professor deverá organizar esse momento com o profissional de Educação Física da instituição.

Primeiro momento - contextualizando a atividade (30 minutos)

Organizar com as crianças uma roda para conversar sobre a capoeira. Perguntar para elas sobre: Quem já ouviu falar de capoeira? Quem já assistiu ou participou de uma roda? Depois de ouvir a resposta das crianças, o professor deve contextualizar o assunto, priorizando a informação de que a capoeira é parte da nossa cultura, que ela é uma luta e ao mesmo tempo uma dança. Além disso, é imprescindível destacar que a família que vem nos visitar tem a capoeira na constituição de sua identidade e que trará com ela um mestre de capoeira.

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Fonte: https://www.google.com.br/search?q=capoeira&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=DqLZUfSQNZLq0QG054GoDQ&ved=0CEYQsAQ&biw=1366&bih=630#facrc=_&imgdii=_&imgrc=9PxSE_MQP5ZraM%3A%3BDJBqdfnm0n5MfM%3Bhttps%253A%252F%252Fupload.wikimedia.org%252Fwikipedia%252Fcommons%252Fthumb%252F1%252F19%252FRugendasroda.jpg%252F350px-Rugendasroda.jpg%3Bhttps%253A%252F%252Fen.wikipedia.org%252Fwiki%252FCapoeira%3B350%3B242

Vídeo Capoeira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0AWMj6m-zUE

Segundo momento - Participando da roda (1 hora)

Organizar um local no espaço externo da instituição para a brincadeira de capoeira e recebimento da família e do mestre. Durante a atividade muitos conteúdos atitudinais podem ser trabalhados. O respeito e a reverência pela família que veio, assim como pelo mestre de capoeira deve ser condição na participação dos alunos, posto que o professor deve deixar bem claro que essas pessoas vieram ensinar coisas importantes a respeito da nossa história. Vale destacar que as crianças terão a oportunidade de assistir uma roda de capoeira, uma expressão do conhecimento popular e depois participarão dela. Durante a participação, o movimento e a expressão corporal também serão explorados trabalhando os limites e possibilidades dos nossos pequenos alunos. Se a família e o mestre concordarem, pode-se também convidar outras turmas da instituição para assistirem a apresentação e também para participarem da atividade.

É de extrema importância que a professora pergunte para a família e para o mestre no final da atividade como eles se sentiram na instituição e se eles avaliaram positivamente a experiência em relação aos objetivos de trabalhar aspectos da valorização e origem da capoeira e de fortalecimento de vínculo com as famílias e a cultura.

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Fonte: Arquivo Institucional NDI - 2013

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Fonte: Arquivo Institucional NDI - 2013.

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Fonte: Arquivo Institucional NDI - 2013.

Terceiro momento - Registrando a atividade e agradecendo a presença dos convidados (30 minutos)

Depois que a atividade estiver encerrada é importante que o professor retome com as crianças por intermédio do registro a atividade desenvolvida. Cada criança poderá fazer um desenho de lápis de cor e canetinhas sobre a participação na roda de capoeira. Esses desenhos podem ser entregues ao mestre e a família convidada como forma de agradecimento ou então expostos na instituição como forma de registro da atividade.

Recursos Complementares

7 benefícios da capoeira. Disponíve em:  http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/7-beneficios-capoeira-635567.shtml

Capoeira na Educação Infantil. Disponível em: http://cincopedagogastrocandoemmiudos.blogspot.com.br/2011/11/plano-de-aula-capoeira-na-educacao.html

Aprendendo sobre a história da capoeira. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7313

Mestre Barrao e Mestre Nem. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UKXQVPRTWlA

Mestre Bimba - A capoeira Iluminada. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EHnPkKZxcmQ

Projeto de Extensão Capoeira e Educação. Disponível em: http://capoeiraeeducacao.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.htmlBimba 

VIGOTSKI, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A.; Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006.

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças se apropriaram dos conteúdos culturais e identitários expressos pela capoeira e que representam a origem de algumas famílias da instituição, assim como poderá avaliar se a atividade atendeu o objetivo de estreitamento de vínculo com as famílias. Aspectos do desenvolvimento motor dos pequenos também podem ser avaliados pela professora, tomando a participação na roda como referência. A partir do depoimento das famílias e do mestre de capoeira, no final da atividade, o professor poderá perceber se o objetivo de valorizar a capoeira como manifestações culturais e artísticas das famílias e dos brasileiros foi atendido.

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