Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação ambiental: problemas ambientais urbanos – Parte 2

 

15/07/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar blogs para a socialização de conteúdo sobre a paisagem urbana e a degradação ambiental, conforme habilidade H21 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Explorar a rádio da escola para a divulgação de informações sobre problemas ambientais urbanos, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Aprofundar a consciência ecológica sobre a cidade em que vive, conforme habilidade H30 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Educação ambiental: problemas ambientais urbanos – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Primeiro momento: Redação

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula. Com base nos conteúdos trabalhados na aula anterior Educação ambiental: problemas ambientais urbanos – Parte 1, o professor deverá solicitar aos alunos que, individualmente, elaborem uma redação com o seguinte tema:

O ser humano está ciente dos problemas ambientais da atualidade? Em que aspectos?”

Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

As redações deverão ser corrigidas pelo professor e devolvidas aos alunos para que os mesmos as utilizem nas próximas atividades.

Segundo momento: Conhecendo um blog

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Será destinado à criação de um blog, para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito do tema da aula.

Inicialmente será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos selecionados abaixo, que são tutoriais para a criação de um blog.

Os vídeos apresentam o passo-a-passo da criação de um blog.

Vídeo 1: Tutorial: Criando um blog – Motivação (3:37)

28

Fonte: vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  (Acesso em 29/06/2013)

Vídeo 2: Tutorial: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

29

Fonte: vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related  (Acesso em 29/06/2013)

Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.

Observação: O professor pode também fazer o download do vídeo previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Terceiro momento: Criando um Blog

Preparação do ambiente:

Após a apresentação dos vídeos, o professor deve solicitar aos alunos que retomem os grupos já definidos anteriormente na aula Educação ambiental: problemas ambientais urbanos – Parte 1. Cada grupo ficará responsável pela criação de um blog.

Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.

O professor deve orientar os grupos a acessar o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente seus blogs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer sua inscrição com uma senha. Cabe ao professor acompanhar atentamente esse processo.

Blogger

30

Fonte: site disponível: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 29/06/2013)

Finalizada a inscrição dos blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das imagens da paisagem urbana obtidas na aula Educação ambiental: problemas ambientais urbanos – Parte 1, assim como as redações dos integrantes do grupo elaboradas nesta aula.

Depois que todos os seis blogs forem criados, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.

Observação: A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.

Quarto momento: nas ondas do intervalo

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula o professor deverá orientar os alunos a criarem um programa sobre o tema “Problemas ambientais urbanos” para a rádio da escola, do qual os mesmos serão responsáveis por todo o conteúdo.

Se a escola não tiver uma rádio, é possível criar uma. Inicialmente será necessário escolher um nome para a rádio, o que poderá ser feito por meio de uma gincana ou de uma eleição. Dessa forma, toda a comunidade escolar poderá participar. O nome do programa também poderá ser escolhido do mesmo modo.

Além disso, os materiais necessários para a criação de uma rádio da escola são os seguintes:

1. Aparelho de som com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Será utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo vinhetas e comerciais;

2. Fone de ouvido. Será utilizado para prover o retorno do som em execução para o aluno que estará no comando do som;

3. Sistema de alto-falantes. Será utilizado para reproduzir o que está sendo veiculado pela rádio da escola.

4. Microfone. Será utilizado para captar a voz do aluno responsável pela locução;

5. Mesa de som e potência. Será utilizada para conectar o microsystem, o microfone e os fones de ouvido. Além disso, da mesa de som é que sairá a fiação para as caixas de som.

Será necessário construir um projeto para o programa, o qual deverá estar vinculado ao projeto pedagógico da escola. Os alunos poderão buscar o apoio e a orientação de professores de diferentes áreas, exercitando, assim, a interdisciplinaridade na escola.

O programa poderá funcionar uma vez por semana, por exemplo, às sextas-feiras durante o intervalo. O programa poderá ter duas partes. Na primeira, podem ser destinados quatro minutos para notícias, cinco para músicas e um para o intervalo comercial. Na segunda parte, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc) e mais cinco minutos para músicas. Tanto no quadro de notícias quanto no quadro de prestação de serviços e nas entrevistas o tema “Problemas ambientais urbanos” deverá ser abordado, de modo a sensibilizar e informar a todos acerca do assunto.

Disponível: http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ (Acesso em 02/07/2013)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo “A importância do blog na educação”, site Blog Aline Souza
Disponível: http://alinedesouzaeducar.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-do-blog-na-educacao.html  (Acesso em 01/07/2013)

Artigo “Potencialidade do uso do Blogs em educação”, site Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Disponível: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_arquivos/9/TDE-2010-04-27T013000Z-2558/Publico/MicheleCMUA.pdf (Acesso em 01/07/2013)

Sugestões de links para alunos:

Artigo: “Aprendendo com os blogs”, site Conexão Aluno
Disponível:http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp?EditeCodigoDaPagina=4468 (Acesso em 01/07/2013)

Artigo “Projeto Rádio na Escola”, site A Rádio na Escola
Disponível: http://radiofonicaescolar.blogspot.com.br/  (Acesso em 01/07/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho da criação dos blogs ou na elaboração do programa de rádio.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANTONIA LUCELIA ROCHA LIMA , LICEU DE QUIXERAMOBIM ALFREDO ALMEIDA MACHADO , Ceará - disse:
    lucelia_rli@hotmail.com

    30/07/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa ideia! Pelo momento vivido atualmente! É um incentivo à conscientização dos jovens com a questão ambiental, E a socialização no Blog então, uma forma dinâmica e atualizada de trabalhar com interdisciplinaridade e criatividade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.