Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por dentro das cantigas populares: O cravo e a rosa

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e identificar o que são cantigas populares do folclore brasileiro.
  • Aprender e vivenciar a cantiga popular “O cravo e a rosa”.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala dos colegas.
  • Desenvolver práticas de leitura e escrita.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: O que é cantiga popular?

As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através delas dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes e ao interesse da criança em outros tipos de música e brincadeira. É geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em locais como escolas, creches, parques etc.

Fonte:  http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/11/cantigas-de-roda.jpg. Acesso em 18 de julho de 2013.

1. Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as cantigas populares. É importante que reforce junto aos alunos a necessidade de que todos devem ser ouvidos e que todos devem escutar com atenção o que está sendo falado.

  • Vocês já ouviram falar sobre cantigas populares?
  • Sabem o que são cantigas?
  • Vocês já cantaram ou ouviram alguma cantiga popular?
  • Participaram dessa cantiga na escola ou em outro local?
  • Quais as características das cantigas?

Professor, nesse momento, é importante que explique para os alunos que cantigas populares ou cantigas de roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.

Sugestão de texto para discussão:

Fonte disponível em: http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 06 de julho de 2013.

2. Apresente para os alunos a cantiga popular “O cravo e a rosa”. Escreva a letra da cantiga em um cartaz e cole no quadro para melhor visualização dos alunos.

O cravo e a rosa

O cravo brigou com a rosa

Debaixo de uma sacada

O cravo saiu ferido

E a rosa despedaçada

 

O cravo ficou doente

E a rosa foi visitar

O cravo teve um desmaio

E a rosa pôs-se a chorar

 

A rosa fez serenata

O cravo foi espiar

E as flores fizeram festa

Porque eles vão se casar

Fonte: http://folhetimdalit.blogspot.com.br/2010/12/o-cravo-nao-brigou-com-rosa.html. Acesso em 06 de julho de 2013.

3. Cante uma vez a cantiga e proponha que todos os alunos cantem juntos. Vivencie a cantiga em uma roda com todos os alunos de mãos dadas e cantando. Sugira que os alunos, em dupla, dramatizem a música de forma livre, sendo que a cada verso da cantiga eles realizam um movimento ou uma expressem com o corpo.

Sugestão de dramatização:

  • “O cravo brigou com a rosa”: um aluno é o cravo e o outro a rosa e eles encena uma briga.
  • “O cravo ficou doente e a rosa foi visitar”: o aluno que representa o cravo deita e fica quieto e o aluno que representa a rosa aproxima do cravo e o consola.

4. Entregue aos alunos uma cópia da letra da cantiga e proponha uma leitura coletiva. Retome com os alunos a importância de escutar e respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias. Após a leitura, solicite aos alunos que sublinhem no texto a palavra que eles desconheçam.

Fonte: imagem da própria autora.

5. Explique para os alunos o significado de cada palavra desconhecida e leia a cantiga explicando o sentido de cada verso, que essa cantiga mostra a história de duas flores que não se entendiam bem, que brigaram e se machucaram. Que no desenrolar da história eles se encontram, ainda brigando, mas que no final eles se reconciliam e ficaram felizes.

Aula 2: Interpretando a cantiga

1. Professor: retome com os alunos a cantiga ensinada na aula anterior, pergunte se ainda se lembram da letra da cantiga, do sentindo da história contada e proponha uma roda para vivenciarem a cantiga novamente.

2. A seguir, proponha aos alunos que façam uma brincadeira: “Bingo da cantiga”. Professor fixe no quadro novamente o cartaz com a letra da cantiga. Entregue para cada aluno uma cartela com seis espaços em branco e solicite que cada aluno escolha, sem mostrar para seus colegas, seis palavras da cantiga e escrevam em cada espaço da cartela.

Fonte: http://www.fradleycroft-events.co.uk/blog/ice-breakers/board-room-bingo-a-fun-way-to-network/. Acesso em 06 de julho de 2013.

Sugestão de instrumentos:

Cartela entregue pelo professor aos alunos.

     
     

Cartela preenchida pelos alunos.

Sacada Rosa Festa
Brigou Flores Visitar

Fonte: imagens da própria autora.

3. Organizar em um envelope, várias palavras da cantiga em fichinhas. Exemplos de palavras da cantiga: cravo; brigou; debaixo; sacada; saiu; ferido; despedaçada; ficou; doente; foi; visitar; teve; desmaio; chorar; serenata; espiar; flores; fizeram; festa; por que; eles; casar.

Sugestão de fichinhas de palavras da cantiga para o bingo:

Fonte: imagens da própria autora.

Fonte: http://cantinhomeubem.blogspot.com.br/2011/02/o-cravo-e-rosa.html. Acesso em 06 de julho de 2013.

4. Professor, conforme um bingo tradicional retire uma fichinha de cada vez do envelope e apresente para os alunos a palavra sorteada. O aluno que tiver escrito na cartela a palavra sorteada deverá, com um lápis de cor, colorir o espaço correspondente. O professor deverá também fixar no quadro negro, todas as palavras sorteadas, de maneira que as mesmas fiquem na ordem que foram sorteadas.

5. A atividade termina quando um aluno colorir toda a sua cartela primeiro. Este deverá gritar “Bingo” e mostrar sua cartela para toda a turma. Relembre com os alunos que é sempre importante o respeito com os colegas durante o jogo.

Aula 3: “Varal de Cantiga Popular”

1. Divida a turma em seis grupos e distribua para cada grupo uma ficha com um verso da cantiga.

Fonte: imagens da própria autora.

Professor, nesse contexto, explique para os alunos que verso corresponde a cada linha de um poema, cantiga ou música e que pode ser apresentada como uma palavra ou segmento de palavras com um tipo de rítmica.

2. Informe aos alunos que será construído um “Varal de Cantiga Popular: O Cravo e a Rosa” no corredor da escola, em que a cantiga será contada e ilustrada pelos próprios alunos. Assim, entregue para cada grupo uma folha de tamanho A3 para que eles desenhem a cena descrita pela fichinha, reescrevam a letra do verso retirado da cantiga e representem o verso que foi destinado ao seu grupo.

Fonte: http://dicasmil.com.br/atividades-com-musica-o-cravo-brigou-com-a-rosa.html/atividades-com-musica-o-cravo-brigou-com-a-rosa-4. Acesso em 06 de julho de 2013.

3. Depois de confeccionada cada cena da cantiga, construa com os alunos um “varal” na parede da sala de aula.

Fonte: http://www.vemprapomerode.com.br/cultura/projetos-culturais/pagina/varal-literario. Acesso em 06 de julho de 2013.

Aula 4: Apresentação do varal

1. Organize um momento durante as aulas e convide as outras turmas da escola para conhecer o “Varal de Cantiga Popular: o Cravo e a Rosa” organizado pela turma na própria sala de aula. Coloque uma televisão com DVD que mostre um vídeo da cantiga “O cravo e a rosa”.

Sugestão de vídeo:

Turma da Mel – O Cravo e a Rosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=811e-st2NcM. Acesso em 06 de julho de 2013. Tempo de duração: 2 minutos.

2. Solicite aos alunos que mostrem para os convidados os desenhos e a história que montaram, mostrando o sentido da história, o que ela retrata, como são os personagens e como a história se encaminha. Professor retome a discussão feita na primeira aula e auxilie os alunos na apresentação. Registre com fotos e filmagem.

Recursos Complementares

Cantigas de Roda. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_de_roda.htm. Acesso em 06 de julho de 2013.

O Cravo brigou com a Rosa. Disponível em: http://letras.mus.br/cantigas-populares/631308/. Acesso em 06 de julho de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar as características das cantigas populares; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam na organização do varal. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.