20/07/2013
Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula 1: O que é cantiga popular?
As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através delas dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes e ao interesse da criança em outros tipos de música e brincadeira. É geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em locais como escolas, creches, parques etc.
Fonte: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/11/cantigas-de-roda.jpg. Acesso em 18 de julho de 2013.
1. Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as cantigas populares. É importante que reforce junto aos alunos a necessidade de que todos devem ser ouvidos e que todos devem escutar com atenção o que está sendo falado.
Professor, nesse momento, é importante que explique para os alunos que cantigas populares ou cantigas de roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.
Sugestão de texto para discussão:
Fonte disponível em: http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 06 de julho de 2013.
2. Apresente para os alunos a cantiga popular “O cravo e a rosa”. Escreva a letra da cantiga em um cartaz e cole no quadro para melhor visualização dos alunos.
O cravo e a rosa
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada
O cravo ficou doente
E a rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a chorar
A rosa fez serenata
O cravo foi espiar
E as flores fizeram festa
Porque eles vão se casar
Fonte: http://folhetimdalit.blogspot.com.br/2010/12/o-cravo-nao-brigou-com-rosa.html. Acesso em 06 de julho de 2013.
3. Cante uma vez a cantiga e proponha que todos os alunos cantem juntos. Vivencie a cantiga em uma roda com todos os alunos de mãos dadas e cantando. Sugira que os alunos, em dupla, dramatizem a música de forma livre, sendo que a cada verso da cantiga eles realizam um movimento ou uma expressem com o corpo.
Sugestão de dramatização:
“O cravo ficou doente e a rosa foi visitar”: o aluno que representa o cravo deita e fica quieto e o aluno que representa a rosa aproxima do cravo e o consola.
4. Entregue aos alunos uma cópia da letra da cantiga e proponha uma leitura coletiva. Retome com os alunos a importância de escutar e respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias. Após a leitura, solicite aos alunos que sublinhem no texto a palavra que eles desconheçam.
Fonte: imagem da própria autora.
5. Explique para os alunos o significado de cada palavra desconhecida e leia a cantiga explicando o sentido de cada verso, que essa cantiga mostra a história de duas flores que não se entendiam bem, que brigaram e se machucaram. Que no desenrolar da história eles se encontram, ainda brigando, mas que no final eles se reconciliam e ficaram felizes.
Aula 2: Interpretando a cantiga
1. Professor: retome com os alunos a cantiga ensinada na aula anterior, pergunte se ainda se lembram da letra da cantiga, do sentindo da história contada e proponha uma roda para vivenciarem a cantiga novamente.
2. A seguir, proponha aos alunos que façam uma brincadeira: “Bingo da cantiga”. Professor fixe no quadro novamente o cartaz com a letra da cantiga. Entregue para cada aluno uma cartela com seis espaços em branco e solicite que cada aluno escolha, sem mostrar para seus colegas, seis palavras da cantiga e escrevam em cada espaço da cartela.
Fonte: http://www.fradleycroft-events.co.uk/blog/ice-breakers/board-room-bingo-a-fun-way-to-network/. Acesso em 06 de julho de 2013.
Sugestão de instrumentos:
Cartela entregue pelo professor aos alunos.
Cartela preenchida pelos alunos.
Sacada | Rosa | Festa |
Brigou | Flores | Visitar |
Fonte: imagens da própria autora.
3. Organizar em um envelope, várias palavras da cantiga em fichinhas. Exemplos de palavras da cantiga: cravo; brigou; debaixo; sacada; saiu; ferido; despedaçada; ficou; doente; foi; visitar; teve; desmaio; chorar; serenata; espiar; flores; fizeram; festa; por que; eles; casar.
Sugestão de fichinhas de palavras da cantiga para o bingo:
Fonte: imagens da própria autora.
Fonte: http://cantinhomeubem.blogspot.com.br/2011/02/o-cravo-e-rosa.html. Acesso em 06 de julho de 2013.
4. Professor, conforme um bingo tradicional retire uma fichinha de cada vez do envelope e apresente para os alunos a palavra sorteada. O aluno que tiver escrito na cartela a palavra sorteada deverá, com um lápis de cor, colorir o espaço correspondente. O professor deverá também fixar no quadro negro, todas as palavras sorteadas, de maneira que as mesmas fiquem na ordem que foram sorteadas.
5. A atividade termina quando um aluno colorir toda a sua cartela primeiro. Este deverá gritar “Bingo” e mostrar sua cartela para toda a turma. Relembre com os alunos que é sempre importante o respeito com os colegas durante o jogo.
Aula 3: “Varal de Cantiga Popular”
1. Divida a turma em seis grupos e distribua para cada grupo uma ficha com um verso da cantiga.
Fonte: imagens da própria autora.
Professor, nesse contexto, explique para os alunos que verso corresponde a cada linha de um poema, cantiga ou música e que pode ser apresentada como uma palavra ou segmento de palavras com um tipo de rítmica.
2. Informe aos alunos que será construído um “Varal de Cantiga Popular: O Cravo e a Rosa” no corredor da escola, em que a cantiga será contada e ilustrada pelos próprios alunos. Assim, entregue para cada grupo uma folha de tamanho A3 para que eles desenhem a cena descrita pela fichinha, reescrevam a letra do verso retirado da cantiga e representem o verso que foi destinado ao seu grupo.
Fonte: http://dicasmil.com.br/atividades-com-musica-o-cravo-brigou-com-a-rosa.html/atividades-com-musica-o-cravo-brigou-com-a-rosa-4. Acesso em 06 de julho de 2013.
3. Depois de confeccionada cada cena da cantiga, construa com os alunos um “varal” na parede da sala de aula.
Fonte: http://www.vemprapomerode.com.br/cultura/projetos-culturais/pagina/varal-literario. Acesso em 06 de julho de 2013.
Aula 4: Apresentação do varal
1. Organize um momento durante as aulas e convide as outras turmas da escola para conhecer o “Varal de Cantiga Popular: o Cravo e a Rosa” organizado pela turma na própria sala de aula. Coloque uma televisão com DVD que mostre um vídeo da cantiga “O cravo e a rosa”.
Sugestão de vídeo:
Turma da Mel – O Cravo e a Rosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=811e-st2NcM. Acesso em 06 de julho de 2013. Tempo de duração: 2 minutos.
2. Solicite aos alunos que mostrem para os convidados os desenhos e a história que montaram, mostrando o sentido da história, o que ela retrata, como são os personagens e como a história se encaminha. Professor retome a discussão feita na primeira aula e auxilie os alunos na apresentação. Registre com fotos e filmagem.
Cantigas de Roda. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_de_roda.htm. Acesso em 06 de julho de 2013.
O Cravo brigou com a Rosa. Disponível em: http://letras.mus.br/cantigas-populares/631308/. Acesso em 06 de julho de 2013.
Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar as características das cantigas populares; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam na organização do varal. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/10/2014
Cinco estrelasótimo! adorei ...
23/09/2014
Cinco estrelasas aulas sao otimas
29/09/2013
Cinco estrelasSua sugestão é ótima. Eu estava pesquisando sugestões para aplicar uma aula do PNAIC e adorei! Parabéns e muito obrigada. PS: Sou educadora em Andradas, tenho muitas sugestões mas ainda não criei meu blog em breve montarei o meu.
22/07/2013
Cinco estrelasEsta aula está otima para trabalhar com os alunos do nível silábico, principalmente no projeto do folclore.
20/07/2013
Cinco estrelasÓtimo, maravilhosas dicas!