Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo Brasília... um estudo de campo

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Em conformidade com a proposta da matriz de referência do ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias - esta proposta didática tem por objetivo principal compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder, com vistas, especificamente, a:

- Conhecer a história da capital do nosso país;

- Entender o planejamento urbano e a função político-administrativa de Brasília;

- Compreender as causas do desenvolvimento urbano acelerado e os problemas decorrentes deste processo.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre o processo de formação e organização do território brasileiro. 

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, por meio de uma visita in loco, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem melhor alguns aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade de BRASILIA, ressaltando o seu importante papel na História do Brasil. A ideia é proposta a partir do programa da série "Breve História das Capitais Brasileiras - BRASÍLIA" disponível no canal TV Escola e no link <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4031&option=com_zoo&view=item> (Acesso em 15/06/2013).

 

 hhh

Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

hh  

Atividade 01: Vídeo e debate

 

Brasília... aspectos gerais.

 PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre a importância de Brasília para a ocupação do interior de nosso país. Problematize:

  • Você já visitou a cidade de Brasília?
  • O que você sabe sabre esta cidade?
  • Como e com que finalidade esta Brasília foi construída?

 

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os e, a partir da "sementeira de ideias", auxilie-os a elaborar um quadro-síntese. Instigue-os a entenderem os principais aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade de BRASÍLIA, por meio de um "Trabalho de Campo".

  • Vamos conhecer Brasília?

 

  - Primeiramente, oriente os estudantes a irem até a biblioteca para pesquisar  em livros, revistas, materiais paradidáticos ou irem ao laboratório de informática (caso a escola disponibilize) acessar sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/> (reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares), com vistas a levantarem informações diversas sobre a cidade de Brasília.

HHH

Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 14/07/2013.

 

- Posteriormente, apresente o vídeo BRASÍLIA, disponível em "TV ESCOLA - VÍDEOS" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4031&option=com_zoo&view=item> (Acesso em 15/06/2013).

hhh

BRASÍLIA. <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4031&option=com_zoo&view=item>. Acesso em 15/06/2013.

 

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Breve História das Capitais Brasileiras", e dedica-se a narrar a história da capital do nosso país. 

- Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, resumindo, cronologicamente, a história de Brasília, dos antecedentes do seu projeto até os dias atuais, ressaltando aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.

 - Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do vídeo, com destaque às propostas de planejamento e função da capital de nosso país.

 

Atividade 02: Trabalho de Campo

 

Planejamento da viagem

 

PASSO A PASSO

 

hhh

- Convide os estudantes a realizarem um trabalho de campo à Brasília. Organize-os em grupos de 04 a 05 estudantes e auxilie-os a realizar um levantamento sobre:

  • A distância entre a cidade onde moram/estudam e Brasília, bem como o tempo necessário para percorrer o trajeto;
  • Os custos com transporte;
  • As despesas com hospedagem e alimentação;
  • O planejamento dos espaços a serem visitados.

 

- Atribua uma função para cada grupo, responsabilizando-os pelo levantamento das informações. Disponibilize, caso possível, o telefone da escola para fazerem ligações interurbanas (se necessário), e também oriente-os a realizarem pesquisas em sites de busca de hotéis/alojamentos/albergues, restaurantes, associações de turismo, dentre outras, com vistas a levantar as informações que se fizerem necessárias.

- Ressalte que o objetivo da viagem é promover o conhecimento in loco do projeto ousado de transferência da capital federal para o Planalto Central, bem como conhecer o conjunto arquitetônico projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a organização e funcionamento de importantes órgãos que compõem os "Poderes de Estado" (Legislativo – Executivo – Judiciário).

- Planeje visitas que permitam conhecer a realidade de uso e ocupação do solo urbano, reconhecer a proposta de planejamento da capital do país, levando-se em consideração o significado político de diversos prédios públicos – desde o Catetinho, primeira residência em Brasília do então presidente Juscelino Kubitschek, ainda na época em que a cidade estava em construção, até o Palácio da Alvorada, a atual residência oficial da presidência da República, bem como outros espaços como: Congresso Nacional, Senado, Câmara dos Deputados, Museu JK, Museu do Banco Central, Museu Nacional, Torre de TV, embaixadas (de matriz africana no Brasil, por exemplo), dentre outros.

- Delimite um tempo para o levantamento destas informações e busque auxílio financeiro de instituições públicas e/ou privadas com vistas a proporcionar a viagem aos estudantes com o menor custo possível.

- Defina a data da viagem e agende todas as atividades com antecedência, escolha os espaços a serem visitados e proponha uma "caderneta de campo" para registro das informações sobre cada local.

- Se necessário, auxilie os estudantes a promoverem eventos beneficentes (galinhada, festival de sorvete, macarronada, etc.) para levantar dinheiro para cobrir parte dos custos com a viagem.

  

Atividade 03: Viajem à Brasília

 

Brasília... eu vim de longe pra chegar até aqui!

PASSO A PASSO

 

- A partir do planejamento prévio, realize a atividade de campo com o grupo de estudantes. No caminho, durante o percurso, solicite que observem a paisagem buscando visualizar as grandes transformações ocasionadas pela construção de Brasília na região centro-oeste – como na paisagem natural do Cerrado, na ocupação do território e na economia.

- Durante a visita à capital, ressalte:

  • As formas arquitetônicas (parte externa e interna dos prédios públicos), destacando os participantes em suas diferentes áreas: Lúcio Costa (urbanismo), Oscar Niemaeyer (arquitetura) e Burle Marx (paisagismo).
  • O significado político de cada local visitado;
  • A organização da cidade, dividida em setores;
  • O desenvolvimento urbano nas últimas décadas e os problemas socioambientais decorrentes deste processo.

 

- Oriente os alunos a fazerem registros de imagens utilizando câmeras, celulares, computadores portáteis, dentre outros, para auxiliar na apresentação visual dos conhecimentos adquiridos sobre a cidade de Brasília. Ressalte que cada grupo será responsável pela organização de uma exposição temática para divulgar os conhecimentos adquiridos durante a visita.

O edifício do Congresso Nacional em Brasília, a capital do Brasil, e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. <http://escola.britannica.com.br/assembly-168999>. Acesso em 15/06/2013.

BSB

 

A Catedral Metropolitana de Brasília, projetada por Oscar Niemeyer, tem visual moderno e arrojado. Sua forma tanto é vista como a idealização de mãos rezando como pode ser a representação da coroa de espinhos de Cristo. <http://escola.britannica.com.br/assembly-145863>. Acesso em 15/06/2013.

 BSBS

 

 Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil que fez construir Brasília, diante de um edifício da nova capital, em 1960. <http://escola.britannica.com.br/assembly-145905>. Acesso em 15/06/2013.

BSB

 

 Vista panorâmica de Brasília, localizada no planalto Central do Brasil. <http://escola.britannica.com.br/assembly-168477>. Acesso em 15/06/2013.

BSB


 

- Acompanhe cada etapa da atividade de campo orientando-os, esclarecendo eventuais dúvidas e equívocos, com vistas a propiciar a construção de conhecimentos significativos por todos os estudantes.

  

Atividade 03: Socialização dos resultados e considerações finais

O que aprendemos e sabemos explicar

PASSO A PASSO

 

- Após a viagem, cada grupo deve sistematizar os conhecimentos adquiridos e organizar uma apresentação divulgando os resultados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). 

- Fique atendo se as apresentações dos resultados pelos grupos contemplam as questões discutidas durante todas as etapas do projeto.

- Além da exposição dos painéis, o grupo pode produzir um telejornal digital. Os alunos deverão selecionar os textos da notícia para o telejornal, que devem ser curtos e objetivos e com o auxílio da webcam e do Movie Maker, gravar as cenas/imagens necessárias para apresentar uma matéria informativa e ilustrativa, enfocando a informações geográficas sobre Brasília. É importante que os alunos consigam explicar, através da exibição da matéria:

 - As formas arquitetônicas dos prédios públicos, destacando os participantes em suas diferentes áreas: Lúcio Costa (urbanismo), Oscar Niemaeyer (arquitetura) e Burle Marx (paisagismo);

- O significado político da cidade e sua organização em setores;

- O desenvolvimento urbano nas últimas décadas e os problemas socioambientais decorrentes deste processo.

 

 - Após as apresentações dos grupos, sugerimos que o professor, com o apoio dos alunos, reúna todos os vídeos apresentados por cada grupo em um só arquivo, formando um único telejornal apresentado pela  turma com o auxílio do projetor multimídia durante os intervalos a todos os alunos da escola e, se possível, à comunidade escolar, em algum evento, como por exemplo, uma feira cultural. 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos acessar o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013, para saber mais sobre o assunto), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriaram do espaço geográfico e modificaram a paisagem na cidade de Brasília; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na capital do país; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 14/07/2013.

BRASÍLIA 50 ANOS. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/brasilia#/home>. Acesso em 10/07/2013.

NO PLANALTO CENTRAL, A CAPITAL DO BRASIL. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/planalto-central-capital-brasil-427045.shtml>. Acesso em 10/07/2013.

PROJETO BRASÍLIA. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/projeto-brasilia-cidade-planejada-528737.shtml>. Acesso em 10/07/2013.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

 

Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões, de trabalhos escritos, de exposições, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.