Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Capoeira: entrando na roda

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabeth Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estudar a origem,  a importância e significado histórico da Capoeira.
  • Valorizar a contribuição do negro para a cultura brasileira.
  • Conhecer e vivenciar movimentos da capoeira.
  • Interagir com os colegas.
  • Confrontar opiniões e pontos de vista e suas manifestações específicas.
  • Valorizar a contribuição da cultura Afro-Brasileira e Indígena para a cultura brasileira (Lei n° 11.645/2008).
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 Aulas 1 a 3: Capoeira: histórico, estilos e movimentos

Atividade 1

Professor apresente aos alunos o tema da aula a ser estudado: Capoeira. A seguir, inicie a aula propondo um debate através de uma roda de conversa a respeito da Capoeira. O professor deve usar como ponto de partida o conhecimento que os alunos já trazem sobre a temática ou situações já vividas por eles a partir dos seguintes questionamentos:

  1. O que vocês sabem sobre Capoeira?
  2. Qual importância desta luta na construção da nossa história?
  3. Quem pode praticar a capoeira? Você já praticou?
  4. Com qual objetivo se pratica a capoeira atualmente?
  5. Quais tipos de golpes e movimentos estão presentes na capoeira?
  6. Existe mais de um estilo de capoeira? Qual?

capoeira

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/19/Rugendasroda.jpg/350px-Rugendasroda.jpg. Acesso em 8 de julho de 2013.

 

Professor, para instrumentaliza-lo, acesse o seguinte vídeo: Capoeira 1. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12095. Acesso em 8 de julho de 2013. Duração 14min.

Observação: Neste momento o professor tem autonomia para fazer os questionamentos, levando em consideração as condições sociais e culturais da turma.

Durante a discussão, explique que todos devem registrar, no programa do Word do computador (no laboratório de informática), as perguntas e as respostas foram apresentadas nessa aula, para que sejam confrontadas com a pesquisa que será realizada na próxima aula e contribuir para a discussão do grupo. 

 

Atividade 2

Solicite aos alunos que pesquisem na internet as respostas para as “perguntas problema” que foram propostas pelo professor/a.

Cada aluno deve ter o netebook do UCA (Um Computador por Aluno) para esta pesquisa. Caso sua escola não faça parte desse projeto, leve os alunos para o Laboratório de Informática de modo que cada aluno possa realizar sua pesquisa individualmente. Mesmo a escola não dispondo computador para que todos os alunos pesquisem ao mesmo tempo, marque um tempo para os grupos de alunos e posteriormente faça o rodízio com os grupos.

Todos os alunos devem registrar ou salvar no seu UCA ou em um pen drive as pesquisas que foram realizadas de forma sucinta para um debate.

O professor deve observar durante esta atividade a concentração dos alunos nesta atividade e identificar o aproveitamento dos alunos com o conteúdo que estão pesquisando.

Sites que podem ser indicados para os alunos:

1. História da Capoeira. Disponível em: http://buscalonge.webnode.com/historia-da-capoeira/. Acesso em 08 de julho de 2013.

2. História da Capoeira. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm. Acesso em 08 de julho de 2013.

3. Revista Capoeira. Disponível em: http://www.revistacapoeira.com.br/. Acesso em 08 de julho de 2013.

4. Estilos de Capoeira. Disponível em: http://www.kimcapoeira.com/capoeira/angola-e-regional/. Acesso em 08 de julho de 2013.

5. Arte da Capoeira. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capoeira/golpes-de-capoeira-2.php. Acesso em 08 de julho de 2013.

6. Golpes da capoeira. Disponível em: http://martialkombat.blogspot.com.br/2013/04/golpes-e-movimentos-de-capoeira.html. Acesso em 08 de julho de 2013.

 

Atividade 3

Professor, terminada essa pesquisa, proponha para os alunos a realização de um Círculo de Debate com a seguinte temática:  O que é Capoeira: arte, luta, dança ou esporte?

 

Sobre a dinâmica do Círculo de Debate, acessar o site: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/circulo-debate.htm. Acesso em 18 de julho de 2013.

Divida a turma em quatro grupos e os organize em um grande círculo. Anote os nomes dos componentes de cada grupo, pois precisará acompanhar quem está participando das discussões.

Antes de iniciar o debate, peça para que cada grupo redija no mínimo três perguntas que poderão ser utilizadas nessa dinâmica. Essas perguntas poderão ser as que foram apresentadas na Atividade 1, como também poderão ser desdobramentos do tema do Debate. Por exemplo: A capoeira é um esporte? Por quê?

Inicie o debate sorteando um grupo para realizar a primeira pergunta e outro grupo para respondê-la. Não se esqueça de informar aos grupos que o grupo que perguntou também terá que, ao final, completar ou responder a pergunta feita.

Nesta atividade todos os alunos deverão participar da discussão, tendo como base seus conhecimentos e suas pesquisas individuais realizadas.

Professor, você também deve pesquisar sobre as questões presentes na primeira atividade, pois certamente terá que intervir e ampliar as discussões propostas, destacando a importância da capoeira na nossa cultura.

 

Aulas 4 e 5: Estilos de Capoeira: vamos fazer uma roda

 

Local: Serão necessários três locais para a realização dessas aulas, um espaço para cada grupo preparar sua apresentação e posteriormente a quadra para a apresentação dos grupos. 

Material: Lápis, som ou instrumentos como berimbau, atabaque, caxixi, pandeiro, reco-reco (caso o professor ou os alunos tenham disponíveis).

 

Atividade 1

Professor, a partir das discussões da aula anterior prepare alguns slides de modo que os alunos possam identificar claramente o que foi apresentado por eles. Retome a discussão e inicie a atividade. Na apresentação deverá constar um breve histórico da capoeira, os diferentes estilos de capoeira, os principais instrumentos utilizados, os principais golpes e movimentos para gingar na roda.

 

Atividade 2

Os alunos devem se organizar em três grupos, cada grupo terá a função de preparar uma breve apresentação. O grupo 1 sobre Capoeira Angola, o grupo 2 sobre Capoeira Regional e o grupo 3 apresenta sobre os golpes básicos da Capoeira. Para esta apresentação os alunos terão como referência suas pesquisas realizadas na aula anterior.

Durante a apresentação de cada grupo os outros grupos farão breves anotações em pequenas fichas sobre as principais características dos estilos de Capoeira.

Sugestão de Ficha:

Estilo de Capoeira:

 

 

Quem criou?

 

 

Principais características?

 

 

 

Instrumentos utilizados:

 

 

Imagem do próprio autor, 18 de julho de 2013.

Esta ficha é apenas um exemplo, o professor poderá cria-la a partir dos assuntos pesquisados pelos alunos na aula anterior.

Após a apresentação dos grupos 1 e 2, o grupo 3 fará a sua apresentação e todos os alunos deverão tentar realizar os movimentos propostos por eles, principalmente os movimentos básicos: Ginga (peneirar ou pentear), Aú, Queda de Quatro, Cocorinha, Negativa, Batida de Três e Rolê, Queda de Rim, Resistência.

movimentos

Disponível em: http://www.nupep.org/capoeiramistica/images/capoeira_curso_aula5.jpg. Acesso em: 18 de julho de 2013.

 

mov capoeira

Disponível em: http://pasioncapoeira.com/wp-content/uploads/2012/06/tercera-secuencia-de-movimientos-de-capoeira.gif. Acesso em: 18 de julho de 2013.

 

Atividade 3

Ao final das apresentações, o professor coloca alguns toques (música para jogar Capoeira), alternando entre Capoeira Angola e Capoeira Regional, caso nenhum aluno saiba tocar os instrumentos.  Os alunos se posicionam em roda e cada dupla faz,dentro da roda, os movimentos que aprenderam. A música auxiliará os alunos na ginga, os colegas da roda poderão ajudar batendo palmas e cantando para acompanhar.

O grupo responsável pela apresentação da Capoeira Angola e o grupo responsável pela Capoeira Regional nomearão um colega para registrar com fotos e/ou filmagens essa roda de Capoeira. A cada ritmo de toque, o responsável pelo estilo se dispõe a filmar e fotografar os colegas gingando na roda de Capoeira. Exemplo: O primeiro o toque é mais lento, cadenciado, batido no atabaque, tem um sentido triste caracterizando a Capoeira Angola, então o aluno do Grupo 1 é responsável por registrar as imagens desse estilo e assim sucessivamente. Ao final os alunos repassam essas imagens ao professor para serem utilizadas na próxima aula.

 

Aula 6: Identificando nossos movimentos

Local: Sala de aula

 Material: computador, projetor de imagens, prepare as imagens e as filmagens de forma numerada para apresenta-las aos alunos para posterior preenchimento de um quadro (sugestão de modelo abaixo). Prepare um quadro.

 

Atividade 1

Construa um quadro para que, durante a apresentação das imagens e filmagens registradas, todos os alunos possam preencher. Projete esse quadro nos slides para que os alunos façam cada um em seu computador UCA. Caso sua escola não faça parte desse projeto, este quadro pode ser entregue impresso para os alunos preencherem.

 

Sugestão de quadros:

Imagens/Fotos

Imagens/Fotos

Número da imagem

Número da imagem

Nome do movimento?

 

Nome do movimento?

 

Imagem do próprio autor. 18 de julho de 2013.

 

Sugestão de Quadro:

Filmagens

Filmagens

Número da imagem

Número da imagem

Estilo?

Estilo?

Instrumentos utilizados?

 

Instrumentos utilizados?

 

Nome dos Movimentos?

Nome dos Movimentos?

Imagem do próprio autor. 18 de julho de 2013.

 

O professor relembre com os alunos quais foram as atividades realizadas na aula anterior e apresenta primeiramente as imagens. A partir delas e do que foi apresentado, os alunos deverão identificar o movimento que os colegas estão realizando.

Posteriormente apresente as filmagens com áudio e todos deverão identificar os estilos apresentados.

 

Atividade 2

Após a apresentação das fotos e filmagens, cada aluno apresenta suas respostas e todos verificam se realmente corresponde ao que foi apresentado.

Ao final da aula o professor conversará com os alunos sobre a importância da Capoeira na nossa história, questionando os alunos sobre algo inusitado que encontraram em suas pesquisas.

Recursos Complementares

Sugestão de filme sobre a capoeira. Besouro o filme. Duração: 1h33min36seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=q-t5cL-Pdfw&feature=fvwrel. Acesso em 08 de julho de 2013.

Sugestões de leitura: Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 08 de julho de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, registrando suas observações para orientar seu planejamento. Avaliar se os alunos ampliaram o seu conhecimento a respeito da capoeira e da contribuição do negro para a cultura brasileira.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.