16/07/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
ATIVIDADE 1: O coração
Para o professor:
1) Entregue para os alunos uma folha impressa com a seguinte imagem do corpo humano.
Disponível em: http://comunicandomatematica.blogspot.com.br/. Acesso em: 09 julho 2013.
2) Solicite aos alunos que desenhem, com lápis de cor ou caneta, o coração no local que julgarem ser o correto.
3) Ainda na mesma folha, solicite aos alunos que desenhem como eles imaginam ser o coração por dentro.
Disponível em: http://institutosalgado.com.br/blog/?p=191. Acesso em: 09 julho 2013.
4) Em seguida, organize a sala em círculos e peça aos alunos que socializem os desenhos. Os alunos deverão explicar oralmente os desenhos.
5) Após a socialização dos desenhos, inicie uma discussão com as seguintes questões:
- Como o coração trabalha?
- Qual a importância do coração?
- Como o sangue bombeado circula pelo corpo humano?
Peça os alunos que registrem as respostas no caderno.
6) Discuta com os alunos a localização e a função do coração no corpo humano, sendo um órgão protegido pelas costelas com a função de bombear o sangue pelo corpo.
ATIVIDADE 2: Os vasos sanguíneos
Para o professor:
1) Peça aos alunos que coloquem o dedo indicador e médio no pulso (na direção do dedão) ou no pescoço.
Disponível em: http://marciamantovani.blogspot.com.br/2011/05/frequencia-cardiaca.html. Acesso em: 09 julho 2013.
2) Solicite aos alunos que contem quantas pulsações ocorrem em 1 minuto e que registrem, no caderno, o valor obtido. Para isso, marque o tempo com auxílio de um cronômetro ou relógio.
3) Informe aos alunos que cada pulsação corresponde a um batimento cardíaco.
4) Em seguida, peça aos alunos que realizem alguns exercícios físicos, tais como pular sem sair do lugar, sentar e levantar, levantar e abaixar os braços, durante 1 minuto.
5) Novamente, solicite aos alunos que contem quantas pulsações ocorrem em 1 minuto e que registre, no caderno, o novo valor. Para isso, marque o tempo com auxílio de um cronômetro ou relógio.
6) Inicie uma discussão com as seguintes questões:
- O que significa esses valores anotados?
- Por que percebemos as pulsações em algumas partes do corpo e nas outras não?
- O que acontece quando percebemos uma pulsação?
- Após os exercícios físicos, o valor registrado foi maior ou menor que o medido no primeiro momento? Por quê?
Peça aos alunos que registrem as respostas no caderno.
7) Discuta com os alunos que o sangue é bombeado pelo coração por meio dos vasos sanguíneos, como por exemplo, as artérias e as veias. Os vasos sanguíneos apresentam diferenças em suas estruturas, sendo que as artérias apresentam uma parede muscular mais espessa e bombeiam sangue do coração para o corpo. Nesse sentido, a pressão sanguínea nesses locais é maior, por isso sentimos a pulsação de uma artéria.
ATIVIDADE 3: Produção de texto
Para o professor:
1) Peça aos alunos que redijam, em uma folha separada, um texto sobre o que foi discutido nas atividades 1 e 2 do módulo 1. Para isso, sugira o seguinte título para o texto "Meu coração bate feliz".
2) Recolha o texto para correções.
ATIVIDADE 1: Relação entre os sistemas digestório e cardiovascular
1) Disponibilize para os alunos em folha impressa a seguinte notícia.
Dieta para diminuir hipertensão e evitar infarto vira moda nos EUA
Luna D'Alama, Do G1, em São Paulo
Dieta dash foca ingestão em carnes magras, frutas, vegetais e cereais. Proposta reduz consumo de sódio e aumenta o de cálcio e potássio.
“Uma dieta para reduzir a pressão arterial e, consequentemente, o risco de problemas cardiovasculares tem ganhado adeptos nos EUA, com promoção do Instituto Nacional de Coração, Pulmão e Sangue americano.
A dieta dash (sigla em inglês para “abordagem dietética para interromper a hipertensão”) concentra a ingestão de alimentos em carnes magras, frutas, vegetais, laticínios desnatados e cereais integrais.
Além disso, reduz consideravelmente o consumo de sódio a 2,4 g por dia – a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 5 g por dia, e o brasileiro consome três vezes esse valor. Também busca aumentar os níveis de cálcio, potássio e magnésio nas refeições.
De acordo com a nutricionista Mariana del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o aumento de cálcio e potássio na alimentação interfere na maior eliminação de sódio pelo rim, o que facilita a redução da hipertensão.
Os benefícios também acabam passando pela diminuição da gordura saturada e de doces, o que tem impacto direto sobre os níveis de colesterol no sangue. Segundo a nutricionista Mônica Beyruti, também da Abeso, essa não é uma dieta propriamente dita, mas um programa alimentar que serve de orientação para quem tem pressão alta.
[...]”
Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/dieta-para-diminuir-hipertensao-e-evitar-infarto-vira-moda-nos-eua.html Acesso em: 29 junho 2013.
2) Organize os alunos em duplas e solicite que façam a leitura.
3) Em seguida, apresente a seguinte questão para discussões entre a dupla e posterior registro no caderno:
- Com base na notícia, estabeleça uma relação entre os sistemas digestório e cardiovascular humano.
4) Solicite que alguns alunos socializem as respostas para os outros colegas.
5) Discuta com os alunos a importância de uma alimentação equilibrada e saudável como forma de prevenir doenças cardiovasculares, visto que os alimentos ingeridos pelas pessoas passam por um processo de digestão no qual as moléculas de nutrientes quebradas são absorvidas e posteriormente transportadas pelo sangue.
ATIVIDADE 2: O trajeto do sangue
Para o professor:
1) Organize uma encenação lúdica a partir da atividade "Pegando carona com o sangue", sugerida pelo professor Roberto Ternes Arrial (UnB, 2008).
2) A atividade está disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2409/Pegando_carona_com_o_sangue.pdf?sequence=1. Acesso em: 09 julho 2013.
3) Utilize espaços maiores, como quadras de esportes, anfiteatros.
4) Ao final da encenação, solicite aos alunos que produzam um texto explicando o trajeto completo do sangue pelo corpo humano.
5) Recolha o texto para correções.
Sugestão de material de consulta para o professor:
- Sistema cardiovascular. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm. Acesso em: 09 julho 2013.
- Sistema circulatório. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/. Acesso em: 09 julho 2013.
- Sistema cardiovascular. Disponível em: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp. Acesso em: 09 julho 2013.
- Vídeo Sistema cardiovascular. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jQLu7B3i5N8. Acesso em: 09 julho 2013.
O aluno será avaliado qualitativamente por meio da participação e interesse durante as atividades. Também poderá ser avaliado de forma quantitativa durante a encenação lúdica e por meio das produções de texto.
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