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O som da vida

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e localizar os componentes do sistema cardiovascular humano.
  • Compreender as funções de cada componente do sistema cardiovascular humano.
  • Compreender o trajeto completo do sangue pelo corpo humano.
  • Perceber a importância de uma alimentação equilibrada e saudável e das atividades físicas como forma de evitar doenças cardiovasculares.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Organização do corpo humano: sistemas, órgãos, tecidos e células.
  • Anatomia e funcionamento dos sistemas digestório e respiratório humano.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em duplas.
  • Notícias.
  • Desenhos e esquemas.
  • Discussões.
  • Produção de texto.
  • Encenação lúdica.

 

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1: O coração

Para o professor:

1) Entregue para os alunos uma folha impressa com a seguinte imagem do corpo humano.

Corpo humano

Disponível em: http://comunicandomatematica.blogspot.com.br/. Acesso em: 09 julho 2013.

2) Solicite aos alunos que desenhem, com lápis de cor ou caneta, o coração no local que julgarem ser o correto.

3) Ainda na mesma folha, solicite aos alunos que desenhem como eles imaginam ser o coração por dentro.

Localização do coração no corpo humano.

Disponível em: http://institutosalgado.com.br/blog/?p=191. Acesso em: 09 julho 2013.

 

4) Em seguida, organize a sala em círculos e peça aos alunos que socializem os desenhos. Os alunos deverão explicar oralmente os desenhos.

5) Após a socialização dos desenhos, inicie uma discussão com as seguintes questões:

- Como o coração trabalha?

- Qual a importância do coração?

- Como o sangue bombeado circula pelo corpo humano?

Peça os alunos que registrem as respostas no caderno.

6) Discuta com os alunos a localização e a função do coração no corpo humano, sendo um órgão protegido pelas costelas com a função de bombear o sangue pelo corpo.

 

ATIVIDADE 2: Os vasos sanguíneos

Para o professor:

1) Peça aos alunos que coloquem o dedo indicador e médio no pulso (na direção do dedão) ou no pescoço.

Medindo a pulsação

Disponível em: http://marciamantovani.blogspot.com.br/2011/05/frequencia-cardiaca.html. Acesso em: 09 julho 2013.

2) Solicite aos alunos que contem quantas pulsações ocorrem em 1 minuto e que registrem, no caderno, o valor obtido. Para isso, marque o tempo com auxílio de um cronômetro ou relógio.

3) Informe aos alunos que cada pulsação corresponde a um batimento cardíaco.

4) Em seguida, peça aos alunos que realizem alguns exercícios físicos, tais como pular sem sair do lugar, sentar e levantar, levantar e abaixar os braços, durante 1 minuto.

5) Novamente, solicite aos alunos que contem quantas pulsações ocorrem em 1 minuto e que registre, no caderno, o novo valor. Para isso, marque o tempo com auxílio de um cronômetro ou relógio.

6) Inicie uma discussão com as seguintes questões:

- O que significa esses valores anotados?

- Por que percebemos as pulsações em algumas partes do corpo e nas outras não?

- O que acontece quando percebemos uma pulsação?

- Após os exercícios físicos, o valor registrado foi maior ou menor que o medido no primeiro momento? Por quê?

Peça aos alunos que registrem as respostas no caderno.

7) Discuta com os alunos que o sangue é bombeado pelo coração por meio dos vasos sanguíneos, como por exemplo, as artérias e as veias. Os vasos sanguíneos apresentam diferenças em suas estruturas, sendo que as artérias apresentam uma parede muscular mais espessa e bombeiam sangue do coração para o corpo. Nesse sentido, a pressão sanguínea nesses locais é maior, por isso sentimos a pulsação de uma artéria.

 

ATIVIDADE 3: Produção de texto

Para o professor:

1) Peça aos alunos que redijam, em uma folha separada, um texto sobre o que foi discutido nas atividades 1 e 2 do módulo 1. Para isso, sugira o seguinte título para o texto "Meu coração bate feliz".

2) Recolha o texto para correções.

 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 1: Relação entre os sistemas digestório e cardiovascular

1) Disponibilize para os alunos em folha impressa a seguinte notícia.

Dieta para diminuir hipertensão e evitar infarto vira moda nos EUA

Luna D'Alama, Do G1, em São Paulo

Dieta dash foca ingestão em carnes magras, frutas, vegetais e cereais. Proposta reduz consumo de sódio e aumenta o de cálcio e potássio.

 

“Uma dieta para reduzir a pressão arterial e, consequentemente, o risco de problemas cardiovasculares tem ganhado adeptos nos EUA, com promoção do Instituto Nacional de Coração, Pulmão e Sangue americano.

A dieta dash (sigla em inglês para “abordagem dietética para interromper a hipertensão”) concentra a ingestão de alimentos em carnes magras, frutas, vegetais, laticínios desnatados e cereais integrais.

Além disso, reduz consideravelmente o consumo de sódio a 2,4 g por dia – a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 5 g por dia, e o brasileiro consome três vezes esse valor. Também busca aumentar os níveis de cálcio, potássio e magnésio nas refeições.

De acordo com a nutricionista Mariana del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o aumento de cálcio e potássio na alimentação interfere na maior eliminação de sódio pelo rim, o que facilita a redução da hipertensão.

Os benefícios também acabam passando pela diminuição da gordura saturada e de doces, o que tem impacto direto sobre os níveis de colesterol no sangue. Segundo a nutricionista Mônica Beyruti, também da Abeso, essa não é uma dieta propriamente dita, mas um programa alimentar que serve de orientação para quem tem pressão alta.

[...]”

Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/dieta-para-diminuir-hipertensao-e-evitar-infarto-vira-moda-nos-eua.html Acesso em: 29 junho 2013.

2) Organize os alunos em duplas e solicite que façam a leitura.

3) Em seguida, apresente a seguinte questão para discussões entre a dupla e posterior registro no caderno:

- Com base na notícia, estabeleça uma relação entre os sistemas digestório e cardiovascular humano.

4) Solicite que alguns alunos socializem as respostas para os outros colegas.

5) Discuta com os alunos a importância de uma alimentação equilibrada e saudável como forma de prevenir doenças cardiovasculares, visto que os alimentos ingeridos pelas pessoas passam por um processo de digestão no qual as moléculas de nutrientes quebradas são absorvidas e posteriormente transportadas pelo sangue.

 

ATIVIDADE 2: O trajeto do sangue

Para o professor:

1) Organize uma encenação lúdica a partir da atividade "Pegando carona com o sangue", sugerida pelo professor Roberto Ternes Arrial (UnB, 2008).

2) A atividade está disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2409/Pegando_carona_com_o_sangue.pdf?sequence=1. Acesso em: 09 julho 2013.

3) Utilize espaços maiores, como quadras de esportes, anfiteatros.

4) Ao final da encenação, solicite aos alunos que produzam um texto explicando o trajeto completo do sangue pelo corpo humano.

5) Recolha o texto para correções.

Recursos Complementares

Sugestão de material de consulta para o professor:

- Sistema cardiovascular. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm. Acesso em: 09 julho 2013.

- Sistema circulatório. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/. Acesso em: 09 julho 2013.

- Sistema cardiovascular. Disponível em: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp. Acesso em: 09 julho 2013.

- Vídeo Sistema cardiovascular. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jQLu7B3i5N8. Acesso em: 09 julho 2013.

Avaliação

O aluno será avaliado qualitativamente por meio da participação e interesse durante as atividades. Também poderá ser avaliado de forma quantitativa durante a encenação lúdica e por meio das produções de texto.

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