Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Contextualizar os quadrinhos no mundo juvenil.

- Criar uma história em quadrinhos utilizando recursos tecnológicos.

- Planejar uma exposição de quadrinhos em espaço público.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

A introdução desta aula será uma sensibilização dos alunos para a temática, de modo que os alunos sejam motivados a investigar o assunto. O professor também poderá investigar a  relação dos alunos com as Histórias em Quadrinhos. Para tal, exiba para os alunos as seguintes imagens:

 

Imagem disponível em: http://guiaavare.com/noticia/3998/gibis. Acesso em 08 de julho de 2013.

Gibis Clássicos

Imagem disponível em: http://gibisclassicos.blogspot.com.br/. Acesso em 08 de julho de 2013.

Imagem disponível em: http://www.planetagibi.net/2009/08/quadrinhos-disney-no-orkut.html. Acesso em 08 de julho de 2013.

Imagem disponível em: http://antigravidade.wordpress.com/2010/03/05/admiravel-mundo-nerd-as-mudancas-nos-gibis-da-panini/. Acesso em 08 de julho de 2013.

2. Faça um debate com os alunos sobre os gibis:

a. Você lê muitos gibis?

b. Você já utilizou gibis na escola?

c. Você já criou algum gibi ou personagem?

d. Você sabe se seus pais leram gibis e quais são eles?

 

3. Na sequência, exiba o Programa nº 1 da Série História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem - Origem das histórias em quadrinhos. Duração 50 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=9710. Acesso em 08 de julho de 2013.

Ao assistir ao vídeo, peça aos alunos que prestem atenção aos seguintes aspectos:

  • a crítica com relação à má influência dos quadrinhos
  • o prêmio HQ Mix
  • o uso da tecnologia de ponta na produção dos quadrinhos

4. Terminado o vídeo, promova um debate com os alunos dispondo a turma em semicírculo. Faça o levantamento dos aspectos que os alunos observaram e aproveite para as discussões. Sugestão:

a. Você já ouviu falar sobre a má influência dos quadrinhos na formação das crianças?

b. Você acha que você sofreu más influências dos quadrinhos?

c. Em algum momento os quadrinhos atrapalharam ou ajudaram seus estudos?

d. Qual a utilidade do prêmio HQ Mix em termos educacionais?

e. Como a tecnologia tem modificado a produção dos quadrinhos?

Aula 3

1. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

2. Os grupos usarão seus netbooks do Programa Um Computador por Aluno - UCA ou os computadores da escola, caso haja um laboratório de informática instalado.

3. Solicite que os grupos acessem o blog da Gibiteca da Escola Municipal JUDITH LINTZ GUEDES MACHADO - LEOPOLDINA (MG), inaugurada em 11 de maio de 2007.Disponível em: http://www.gibitecacom.blogspot.com.br/. Acesso em 08 de julho de 2013.

4. Os grupos buscarão informações gerais sobre a Gibiteca.

5. Na sequência, os alunos irão visitar o site "Guia dos quadrinhos". Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/. Acesso em 08 de julho de 2013.

  • os grupos pesquisarão o acervo do site, bem como se registrarão para trocarem, comprarem ou venderem seus gibis.

 

Aulas 4, 5 e 6

1. Organize uma exposição com os alunos por meio da produção de gibis em sala de aula.

2. Para isto, em grupos, os alunos irão criar as personagens e o enredo relacionando-os a algum conteúdo visto em sala de aula: Ciências, Geografia, História, Arte etc. Cada grupo escolherá um tema referente a algum conteúdo e elaborará o seu próprio gibi.

3. Remeta os alunos ao site sobre criação de quadrinhos no computador. Duração: 13:38. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_5C0xoJpBOY. Acesso em 08 de julho de 2013.

4  A seguir,  o professor conduzirá a discussão com seus alunos relacionando  os quadrinhos com conteúdos da educação formal.

5. Auxilie os grupos no trabalho, procurando estimulá-los em sua criatividade.

6. Terminada a criação, os grupos poderão imprimir o trabalho para a exposição.

 

Aula 7

1. Organize um dia para a exposição dos trabalhos no pátio da escola e, caso tenham possibilidade, em local público: biblioteca municipal, galeria, hall de edifícios públicos,  etc.

2. Convide os pais, professores, demais alunos e funcionários para visitarem esta exposição.

3. Peça que os alunos criem um panfleto de divulgação desta exposição.

4. Organize os gibis em stands para o dia da exposição.

Professor, a divulgação do trabalho será um momento de rica aprendizagem, no qual os alunos poderão explicar ao público as etapas do trabalho de criação dos gibis, além de terem o seu trabalho reconhecido.

Recursos Complementares

Boletim do programa Salto para o Futuro específico para a série História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181213historiaemquadrinhos.pdf. Acesso em 08 de julho de 2013.

 

Aula do Portal do Professor sobre Histórias em quadrinhos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40626. Acesso em 08 de julho de 2013.

Avaliação

Avalie a compreensão dos alunos quanto à importância de relacionar os quadrinhos com suas vivências. Avalie a motivação dos alunos com relação às atividades propostas. Avalie se o fórum foi produtivo no sentido de mudar concepções ou ampliar o uso dos quadrinhos no espaço formal da escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.