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A Fórmula 1 como contexto para construção de significados numéricos e organização de dados em quadros e tabelas

 

15/07/2013

Autor e Coautor(es)
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência de área 1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. 
Duração das atividades
2 a 3 horas/aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Acessar e navegar na Internet;
  • Analisar medida de tempo realizada em: hora, minuto, segundo e milésimo de segundo.
Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula incentivando os alunos a realizarem uma busca na Internet sobre a Fórmula 1 (F1): história, fatos, curiosidades e como foi definida a pontuação do torneio para 2013. Ou sugira o acesso ao link, <http://veja.abril.com.br/cronologia/f1/>. Acesso em 29 jun. 2013. Nesse site é apresentada uma cronologia da F1 de forma mais interativa com atalhos para fatos, fotos, reportagens e curiosidades históricas. Julga-se importante que o professor estimule os alunos a explorarem os atalhos disponíveis no site, conforme destacado na ilustração a seguir.

Figura 1: Cronologia da Fórmula 1.
Cronologia F1
Disponível em: < http://veja.abril.com.br/cronologia/f1/>. Acesso em: 29 jun. 2013.
 
 

O acesso a esse site permite que o professor explore também o conceito de Linha do Tempo, conforme destacado na ilustração abaixo.

Figura 2: Linha do tempo sobre a Fórmula 1.
Linha do Tempo F1
Disponível em: < http://veja.abril.com.br/cronologia/f1/>. Acesso em: 29 jun. 2013.

 

Se preferir, o professor pode, ainda, utilizar o texto a seguir que foi adaptado do site Wikipédia:

A Fórmula 1

“A Fórmula 1 (F1) é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. É a categoria mais avançada do esporte a motor e é regulamentada pela Fédération Internationale de I'Automobile (FIA), com sede em Paris.

A história da F1 tem início com as competições de Grandes Prêmios (GP) disputadas na Europa, no início do século XX, apenas com uma pausa de 1939 até 9 de setembro de 1945, prosseguindo até a atualidade, sem interrupções.

O sistema de pontuação da categoria já passou por diversas modificações durante os anos. A Temporada 2010 marcou o início de um novo esquema de pontuação que passou a premiar até o 10º colocado em cada Grande Prêmio.

Para 2013, o sistema de pontuação da F1 foi definido da seguinte maneira: o ganhador de cada corrida marca 25 pontos; o segundo colocado, 18 pontos; o terceiro, 15 pontos; o quarto, 12 pontos; o quinto, 10 pontos; o sexto, 8 pontos; o sétimo, 6 pontos; o oitavo, 4 pontos; o nono, 2 pontos e o décimo, 1 ponto, pois é a última posição pontuada a completar a corrida.”

Fonte: Wikipédia - <http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_1>. Acesso em 10 jun. 2013.

Acredita-se que a leitura sugerida acima pode ser um rico instrumento na exploração dos significados e sentidos dos numerais presentes no texto, tais como símbolos romanos, ordinais, datas e, ainda, os números naturais, principalmente se esta aula for aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para outros níveis de ensino da Educação Básica, o professor pode questionar os alunos sobre a Matemática presente na F1. Dessa forma, espera-se que os alunos apontem para a pontuação na definição dos campeões seja do piloto ou da equipe, a matemática aplicada à tecnologia na cronometragem do tempo chegando aos registros dos milésimos de segundo, entre outros aspectos matemáticos.

Pode-se, ainda, propor uma discussão sobre os investimentos e os valores movimentados quando da realização de um Grande Prêmio da F1. Sugere-se a indicação da leitura de algumas reportagens, tais como as disponíveis nos endereços: <http://viagem.uol.com.br/ultnot/infomoney/2011/11/21/formula-1-movimenta-economia-e-turismo-em-sao-paulo.jhtm> ou <http://www.autoracing.com.br/prefeitura-de-sp-investe-r-160-milhoes-por-gp-do-brasil-de-f1-em-interlagos/>. Acesso em 11 jul. 2013.

  

SEGUNDO MOMENTO

 Professor, em seguida, apresente os quadros a seguir com a seguinte sugestão: “De acordo com as informações sobre as pontuações da F1 para 2013, preencha os quadros a seguir:”

Comentário: As tabelas a seguir foram adaptadas e podem ser modificadas de acordo com o nível de ensino em que a aula esteja sendo aplicada. Por exemplo: aconselha-se suprimir a coluna tempo, caso esteja sendo trabalhado com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Figura 3: 1º GP 2013 - Classificação final – GP da Austrália.
Primeiro GP-2013
Disponível em: < http://www.corridadeformula1.com/temporada/2013/>. Acesso em 10 jun. 2013.

 

Figura 4:  2º GP 2013 - Classificação final – GP da Malásia.
Segundo GP-2013
Disponível em: < http://www.corridadeformula1.com/temporada/2013/>. Acesso em 10 jun. 2013.

 

Figura 5:  3º GP 2013 - Classificação final – GP da China.
Terceiro GP-2013
Disponível em: < http://www.corridadeformula1.com/temporada/2013/>. Acesso em 10 jun. 2013.

 

Figura 6: 4º GP 2013 - Classificação final – GP do Bahrein.
Quarto GP-2013
Disponível em: < http://www.corridadeformula1.com/temporada/2013/>. Acesso em 10 jun. 2013.
 

Professor, para o preenchimento dos quadros, chame a atenção dos alunos para a coluna identificada com a palavra “Tempo”. Nela encontra-se o registro do tempo total da corrida, em horas, minutos, segundos e milésimos de segundos que o vencedor levou para dar o número de voltas de cada GP. Os demais registros dessa coluna consideram apenas a diferença de tempo dos demais competidores em relação ao primeiro lugar. Por isso, para definir a posição de cada piloto é necessário comparar os tempos registrados de forma crescente, assim como na comparação dos números decimais.

Comentário: Observe que a menor ordem considerada no cotidiano é “segundo”, no entanto em várias competições, dentre elas a corrida de Fórmula 1, é considerada até a milésima parte dessa ordem, no caso, o milésimo de segundo. Assim quando se vê “+9,1”(no quadro 4º GP 2013 - Classificação final – GP do Bahrein), leia “+9, 100” que significa acrescentar 9 segundos e 100 milésimos de segundo à pontuação do vencedor.

É possível observar que no quadro "1º GP 2013 - Classificação final – GP da Austrália", os alunos deverão preencher apenas a pontuação referente a cada piloto. No segundo quadro: "2º GP 2013 - Classificação final – GP da Malásia", eles preencherão apenas as posições dos pilotos. Ambos os quadros estão em ordem crescente, isso para que o aluno se familiarize mais facilmente com a linguagem e as informações expressas. Dessa forma, pretende-se facilitar o estabelecimento da relação e correspondência entre a posição, o tempo e a pontuação dos pilotos de acordo com a posição ao final da corrida.

No terceiro quadro: "3º GP 2013 - Classificação final – GP da China", os alunos deverão preencher apenas a pontuação dos competidores, porém, deve-se observar que as posições não estão ordenadas. No quadro seguinte: "4º GP 2013 - Classificação final – GP do Bahrein", além da pontuação, deverá ser preenchida, também, a posição dos pilotos ao final da corrida. Para isso, os alunos deverão comparar o registro dos tempos de chegada de cada piloto. O objetivo desse quadro é que os alunos comparem o tempo e, assim, estabeleçam o posicionamento de cada piloto no GP.

É importante lembrar que os quadros podem ser modificados de forma a apresentar um nível maior de dificuldade considerando o ano de ensino em que a aula esteja sendo aplicada, como por exemplo, retirar, já do primeiro quadro, a ordenação dos dados apresentados, bem como da posição, deixando registrado apenas o tempo de cada piloto. Inclusive, o professor pode também elaborar outros questionamentos para exploração, análise e operação com dados dos quadros, tais como: adição e subtração entre unidades de tempo.

Professor, como atividade final, sugira a seguinte atividade a ser entregue em folha A4: “Agora, de acordo com a pontuação dos quatro primeiros grandes prêmios de 2013, elabore uma tabela com o total de pontos de cada piloto. Depois, indique na mesma tabela a classificação de cada um desses pilotos no campeonato”.

 

Enriqueça sua aula

Como recurso enriquecedor da presente proposta de aula, sugere-se utilizar programas de planilhas, como o Excel, para que os alunos registrem os dados das tabelas e elaborem fórmulas de soma das pontuações como forma de facilitar a definição da ordem dos competidores.

Recursos Complementares

Sugere-se que o professor valorize o contexto proporcionado pela F1, dependendo do nível de ensino em que seja aplicada a proposta desta aula e, assim, desenvolva as atividades como tema de outras disciplinas, como a influência da Força G por professores de Física. Para isso, sugere-se a exibição do vídeo, disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/mtmv32w420ep/fora-g-veja-o-que-os-pilotos-de-f1-tm-que-suportar-0402396EC4C98346>. Acesso em: 29 jun. 2013. O vídeo trata da influência da Força G que os pilotos da F1 enfrentam durante as corridas e treinos das provas, inclusive com simulação e depoimento de pilotos. O vídeo explora, ainda, a preparação e o condicionamento físico que os pilotos precisam ter para suportar a influência da Força G. Dessa forma, esse momento pode ser explorado por professores de Educação Física também.

Posteriormente, indica-se o acesso ao site: <http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2008-06-22_2008-06-28.html>. Acesso em: 29 jun. 2013. Nesse site, recomende a leitura do texto “A 'FORÇA' G E A 'FORÇA' M” de 22/06/2008, em que o autor explica a influência da Força G durante momentos de frenagem, aceleração e curvas, inclusive de forma gráfica.

Outra possibilidade que se apresenta pelo contexto da F1 é a exploração geográfica da localização dos circuitos em que ocorrem os GP. Além disso, pode-se abordar a influência climática que geralmente é percebida durante as corridas, inclusive na determinação dos resultados das corridas quando da ocorrência de chuvas e a escolha certa do tipo de pneu. Para a exploração geográfica, indica-se acesso aos sites: <http://www.mapmash.in/f1circuits.htm> ou <http://www.corridadeformula1.com/circuitos-da-f1/>. Acesso em 29 jun. 2013. No primeiro link, para visualizar os circuitos é preciso clicar nos atalhos disponibilizados no canto superior à direita da tela, em que se encontram organizados por regiões geográficas do globo: Austrália; América do Norte; América do Sul, Europa, Ásia ou África. Nesse endereço, os circuitos são visualizados utilizando o recurso do Google mapas. No segundo site, para visualizar os circuitos basta clicar no nome de cada um deles. Acredita-se que a exploração desses recursos pode ser melhor aproveitado se for trabalhado em parceria com o conteúdo de Geografia.

Avaliação

Recomenda-se como processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades sugeridas. O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a construção do quadro de classificação dos pilotos que pode ser solicitado aos alunos pelo docente. Aconselha-se que o professor utilize uma autoavaliação também, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.

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