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Medidas do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subsídio para a construção de gráficos de setor – parte 1

 

15/07/2013

Autor e Coautor(es)
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Danilo Augusto Ganancin Faria, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência de área 1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
1 a 2 horas/aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Acessar, navegar e explorar recursos online na Internet;
  • Usar a calculadora para realizar operações básicas;
  • Realizar medidas de comprimento com fita métrica e de massa com balança.
Estratégias e recursos da aula

Para iniciar a aula, o professor deve iniciar a aula propondo os seguintes questionamentos:

  • O que é o Índice de Massa Corporal (IMC)?
  • Como é calculado o IMC?
  • Qual o significado da sigla IMC e o que isso representa?

 

Em seguida, apresentar a reportagem exibida no dia 17 de março de 2013, no Fantástico - programa da Rede Globo - sobre o IMC e a obesidade infantil. O vídeo está disponível no endereço: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/uma-em-cada-tres-criancas-esta-acima-do-peso-no-brasil.html>. Acesso em 30 jun. 2013.

Após a exibição do vídeo, instigar os alunos a discutirem o assunto abordado. Para isso, suscite questões sobre as causas da obesidade infantil, tais como: falta de atividades físicas; comodidades da vida moderna, como o simples ato de levantar para mudar o canal de um televisor, atualmente, facilitado pelo controle remoto, maus hábitos alimentares, entre outros fatores.

Julga-se importante, também, que o professor explore a leitura e reflexão do texto “Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil” disponível no mesmo site do vídeo:<http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/uma-em-cada-tres-criancas-esta-acima-do-peso-no-brasil.html>. Acesso em 30 jun. 2013.

Comentário: Após a leitura do texto, recomenda-se voltar às questões iniciais, criando um espaço de diálogo para permitir que os alunos exponham suas considerações. As respostas às perguntas são pessoais, porém, espera-se respostas, tais como: IMC, significa Índice de Massa Corporal; O IMC é calculado considerando a massa corporal das pessoas e a sua altura; É um índice mundialmente aceito, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como forma de relacionar a massa corporal e a gordura acumulada relacionada à altura do indivíduo. O IMC pode ser um indicador do estado nutricional da pessoa conforme classificação predefinida.  O IMC é o quociente entre a massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura, em metros.

Em seguida, sugira que os alunos acessem o link disponível no site: “Clique aqui para calcular o IMC do seu filho e ter dicas de lanches saudáveis”, ou indique o endereço diretamente: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/calcule-o-imc-do-seu-filho-e-confira-dicas-de-merendas-mais-saudaveis.html>. Acesso em 30 jun. 2013.

Figura 1: Cálculo do IMC e dicas de merendas saudáveis 

Lanches saudáveis

Fonte: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/calcule-o-imc-do-seu-filho-e-confira-dicas-de-merendas-mais-saudaveis.html>. Acesso em 30 jun. 2013.

Novamente, sugira a leitura e discussão dos assuntos abordados no texto deste site. Indica-se inclusive, o questionamento aos alunos:

  • Qual dentre as opções de lanche sugeridas mais os agrada?
  • Qual a importância de se fazer um lanche saudável?
  • Qual é o IMC de cada aluno da turma?

 

Para essas discussões, o professor deve, ainda, sugerir que os alunos acessem o site <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/>. Acesso em 30 jun. 2013. Nesse endereço, é importante que o professor discuta a classificação de cada grupo de acordo com o IMC, além da possibilidade de explorar, matematicamente, o significado da expressão definida para o cálculo do índice, conforme destacado na ilustração a seguir.

 Figura 2: Classificação e expressão matemática do cálculo do IMC

Expressão matemática IMC

Disponível em: <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/>. Acesso em 30 jun. 2013.

Depois desses momentos de discussão, sugere-se que o professor disponibilize fitas métricas e balanças digitais para que todos os alunos determinem, individualmente, sua altura e sua massa. Essas medidas deverão ser anotadas no caderno dos discentes.

Em seguida, o professor deve solicitar que os alunos utilizem as suas medidas, marcando-as no site anterior de modo que possam visualizar suas medidas por meio do infográfico. Para isso, o aluno deve, primeiramente, escolher uma das faixas em que se encontra a sua altura e em seguida, defina a medida mais exata. Este momento pode ser usado pelo professor de Matemática para relacionar as medidas da altura realizada e a sua transformação de centímetro (cm) para metro (m).

Posteriormente, deve-se escolher a medida da sua massa na régua do site, conforme destacado na ilustração a seguir. Recomenda-se ao professor abordar a análise dos infográficos do endereço anterior, concomitantemente, sugira que os alunos realizem a verificação do cálculo do seu IMC por meio do registro escrito e/ou com o auxílio da calculadora. Para isso, os alunos devem usar a fórmula: Fórmula IMC .

 Figura 3: Definição de medidas no infográfico para cálculo online do IMC 

 Infografico IMC

Disponível em: <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/>. Acesso em 30 jun. 2013.

 

Após a escolha das medidas de cada aluno, o infográfico apresenta uma percepção das proporções corporais além de apresentar um texto sobre a faixa do IMC calculado para cada um. A seguir a ilustração exemplifica a visualização do infográfico após a definição das medidas de uma pessoa com 1,75 m de altura e cuja massa corporal é de 90 kg.

Figura 4: Visualização do infográfico após cálculo do IMC

 Visualização IMC

Disponível em: <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/>. Acesso em 30 jun. 2013.

 

Outra sugestão para o cálculo online do IMC é o acesso do atalho: “Calcule o IMC dele e compare com a recomendação da OMS clicando aqui", disponível no site: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/calcule-o-imc-do-seu-filho-e-confira-dicas-de-merendas-mais-saudaveis.html>, ou o professor pode sugerir, diretamente, o endereço: <http://especial.g1.globo.com/fantastico/calcule-o-imc-do-seu-filho/>. Acesso em 30 jun 2013.

Comentário: Pondera-se que o acesso a este último endereço permite que o professor esclareça que o cálculo do IMC para crianças e jovens de 0 a 19 anos devem levar em conta informações dos gráficos com o percentil e a curva de crescimento em que se distinguem o sexo e ainda, leva em consideração a faixa etária de cada indivíduo. Os gráficos são distintos para sujeitos de 0 a 5 anos e de 5 a 19 anos, conforme destacado na ilustração a seguir.

Figura 5: Cálculo do IMC e a curva de crescimento

Curva do crescimento

Disponível em: <http://especial.g1.globo.com/fantastico/calcule-o-imc-do-seu-filho/>. Acesso em 30 jun. 2013.

               

 ENRIQUEÇA SUA AULA

O professor pode aproveitar a oportunidade para explorar esse momento de forma interdisciplinar com o professor da área de Ciências, abordando aspectos da pirâmide alimentar, a classificação e características dos grupos alimentares. Inclusive, o professor pode levar legumes e verduras para a sala de aula e propor o reconhecimento e classificação desses alimentos pelos alunos.

Outra possibilidade que se apresenta como situação enriquecedora é a abordagem da definição entre os conceitos de massa e peso, comumente confundidos pelos alunos e usados como sinônimos. Para esclarecer melhor os conceitos apresentados anteriormente, indica-se a leitura do texto disponível no site: <http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/mecanica/universitario/cap09/cap09_31.htm>. Acesso em 11 jun. 2013. Nesse endereço, sugere-se a exploração da charge do texto como atividade lúdica. Assim, torna-se interessante que o professor instigue os aprendizes a explicitarem suas opiniões sobre o sentido da afirmação do personagem Garfield.

Recursos Complementares

Outros sites também disponibilizam reportagens sobre o IMC e o seu cálculo online, tais como:

Avaliação

Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades. Além disso, o docente pode atentar-se, no trabalho com sistema de medidas, conforme apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para as evidências e relações estabelecidas entre os sistemas decimais de medida e os de numeração decimal. Pode-se ainda, avaliar se os alunos escolheram corretamente a unidade de medida para o cálculo do IMC e se fizeram corretamente a verificação do cálculo do seu IMC por meio do registro escrito.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.

  

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Rosidalva Varjão Roberto Cassiano, EE - COLEGIO DEMOCRATICO ESTADUAL PROFESSORA FLORENTINA ALVES DOS SANTOS , Bahia - disse:
    rosivarjao@uol.com.br

    18/07/2013

    Cinco estrelas

    Utilizei a aula no primeiro ano do ensino médio como complemento do assunto de bioquímica, pois foi levantado a questão sobre a importância da alimentação na aquisição de nutrientes. O resultado foi muito bom inclusive do ponto de vista de verificar o IMC dos nossos alunos e o compromisso em melhorar o indice e da verificação a cada 3 meses para o devido acompanhamento.


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