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Dança: movimento para o conhecimento

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir com o grupo com respeito ao colega.
  • Trabalhar a expressão corporal.
  • Aprofundar os conhecimentos sobre alguns tipos de danças no Brasil e fora dele.
  • Conhecer, debater e formular novos conhecimentos acerca da dança no Brasil.
Duração das atividades
11 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta estratégia de ensino deve ser realizada de forma interdisciplinar entre as áreas de Educação Física, História e Teatro.

 

Aulas 1 e 2: Sondar: explorar conhecimentos prévios e introdução ao tema.

1. Para iniciar a estratégia de ensino o professor deve realizar uma dinâmica para sondar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do que é a dança.

Esse diagnóstico poderá ser feito numa roda de conversa. O professor instigará os alunos a refletirem sobre a seguinte questão:

  • Ao ouvirem a palavra dança o que vem a cabeça de vocês imediatamente?

Procedimento seguinte:

- Os alunos devem estar posicionados em pé num círculo na sala de aula. Cada aluno terá em mãos uma folha de papel (A4) em branco e uma caneta ou pincel atômico.

- Os alunos serão orientados a permanecerem em silêncio e serão informados que poderão manifestar-se somente através da escrita.

- O professor deve solicitar aos alunos que resumam suas impressões sobre o que é dança em apenas uma palavra. Abaixo segue alguns exemplos de possíveis respostas dos alunos:

 

 

 

Movimento

 

 

Alegria

 

 

 

Emoção

 

 

Expressão

 

Fonte: Elaboração do próprio autor. 10 de julho de 2013.

 

- Em seguida, o professor deve orientar os alunos a observar o que cada colega escreveu sobre a dança.

 

2. Posteriormente, os alunos serão incentivados a expressar, por meio de gestos, suas impressões sobre o que é dança. Assim, deverão associar a palavra que escreveu a um gesto correspondente. Por exemplo, se um aluno escreveu a palavra Emoção, este deverá expressar uma “emoção” com gestos e expressões faciais, mas sem emitir nenhuma fala.

 

mimica

Disponível em Google Imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/4992/imagens/mimica.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

O professor deve mediar essa atividade de modo que todos os alunos se expressem, ressaltando sempre a importância de se estabelecer uma atitude respeitosa em relação ao colega.

Obs.: O professor deve informar aos alunos que toda dinâmica será filmada, pois as imagens serão utilizadas para a criação de um Diário de Bordo. Este por sua vez será postado num Blog que será criado com o título: Diário de Bordo: dança, conhecimento e movimento.

Sugestão de Vídeo que orienta a criação do Blog:

Passo a passo como criar um Blog. Duração 15 min 23 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i6ZIbonkNk4. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

3. Ao final desta dinâmica o professor apresentará aos alunos, vídeos que mostram pessoas dançando nas mais diversas situações. O objetivo desta atividade é que os alunos analisem e discutam sobre as diversas possibilidades de expressar suas emoções pela Dança. Ainda, eles deverão identificar se as palavras que eles associaram à dança na dinâmica anterior também estiveram presentes nas danças que eles observaram nos vídeos.

Sugestão de vídeos para apresentar aos alunos:

Vídeo 1. Presos Dançam Thriller Em Homenagem a Michael Jackson. Duração. 4 min 44 seg . Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=v7giaIXPWBY. Acesso em 10 de julho de 2013.

Vídeo 2. TAP e Aeroporto Internacional de São Paulo - uma homenagem cosmopolita. Duração: 7 min 12 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_skpsg4qCRg. Acesso em 10 de julho de 2013.

Vídeo 3. Dançando psy rebolation avançado.  Duração. 3 min18 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JPfiVU342b8. Acesso em 10 de julho de 2013.

Vídeo 4. Grupo de Pessoas Dançando Beat it. Duração. 3 min 02 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3-fnA8l6GlY. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

4. Ao final desta aula, como tarefa de casa, o professor solicitará aos alunos que façam uma pesquisa sobre os diversos tipos de dança existentes tanto no Brasil, como em outros países. O objetivo é que os alunos façam anotações no caderno de modo que tragam, para a próxima aula, novas descobertas acerca do universo da dança. As anotações devem conter, além das informações sobre a dança, os registros das fontes consultadas (sites, livros, revistas etc.).

Sugestão de links para pesquisa dos alunos:

Vídeo A importância da dança. Duração. 14 min 40 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PLW4nUUwhII. Acesso em 11 de julho de 2013.

Texto. A importância da dança. Academia de dança Salete Maurer. http://www.academiasaletemaurer.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

Aulas 3 e 4: Novas descobertas no universo da dança

1. Na aula de hoje, na forma de diálogo aberto, o professor solicitará que os alunos falem sobre os resultados da tarefa de casa, de modo que eles socializem o que descobriram de novidades sobre o universo da dança.

Após a discussão, o professor vai aprofundar o debate acerca da dança. Dessa forma, ele questionará os alunos sobre quais os ritmos que despertam a vontade de dançar, mesmo sem dominar uma determinada técnica de dança. O professor pode fazer o seguinte questionamento aos alunos:

  • Qual o estilo musical (ou música específica) que dá vontade de entrar no ritmo, simplesmente mexer o corpo e se deixar levar?

 

Obs.: É importante que o professor frise que se trata do despertar da vontade de dançar, o que não tem haver com saber as técnicas específicas de dança.

O professor deve mediar essa atividade de modo que todos os alunos apresentem suas respostas.

 

2. Na sequência, o professor apresentará aos alunos alguns vídeos que mostram o que é a dança. Durante a visualização do vídeo, os alunos deverão observar dois aspectos:

1º) Quais informações que eles trouxeram da tarefa de casa, que estão presentes nos vídeos.

2º) Quais informações complementam sua tarefa de casa e, consequentemente, seus conhecimentos sobre a dança.

Sugestões de vídeos para os alunos:

Vídeo 1. Documentário: O que é dança? Parte 1. Duração: 9 min15 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8vgzmxfzjuE. Acesso em 10 de julho de 2013.

Vídeo 2. Documentário: O que é dança? Parte 2. Duração: 7 min 52 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1A6XAQgNSOA. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

3. Ao final da apresentação dos vídeos, o professor deve conduzir a turma até a quadra. O professor deve selecionar previamente algumas músicas com ritmos e estilos diferentes para trabalhar com os alunos.

  d

Disponível em Google Imagens: http://4.bp.blogspot.com/-BJFORCMF_GM/T8RZkN2KdWI/AAAAAAAAADs/9wRqBWOrRO8/s1600/2008_criancas_dancando_children_dancing_kinder_tanzen1.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Dica: Os alunos devem ser orientados da seguinte forma: só deve se movimentar (dançar), os alunos que se identificam com o ritmo que está sendo executado, e os demais alunos deverão ficar parados, portanto, o aluno que não gostar de determinado ritmo deve respeitar o gosto musical do colega, sem atitude hostil de intolerância.

Seguem algumas opções de músicas:

 

4.  O professor deve colocar cada música e observar a atitude dos alunos. Os alunos que manifestarem interesse pelo mesmo ritmo musical formarão grupos.

Diante da identificação dos alunos com determinado ritmo, serão formados 4 grupos, um para cada estilo dança. Todos os grupos terão suas vivências filmadas para produção de material para postar no Blog Diário de Bordo. A filmagem deve ser realizada pelo professor, que por sua vez deve estimular os alunos a dizerem o que acharam do seu desempenho do grupo.

Ao final da aula e diante da formação dos 4 grupos, os alunos terão como tarefa de casa realizar pesquisas em sites pré-selecionados pelo professor sobre a dança em diversas partes do mundo. Assim, cada grupo pesquisará:

 

Grupo 1: Danças Orientais.

Sugestões de links para alunos:

Dança do Ventre. História da Dança Oriental. Disponível em:  http://dancaoriental_ventre.no.comunidades.net/index.php?pagina=1298336497. Acesso em 10 de julho de 2013.

Dancealmnha. Dança do Ventre, história, origem, estilos. Disponível em: http://www.dancealmha.com/danca-do-ventre.htm. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Grupo 2: Danças Latinas.

Scribd. Danças latinas. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/16055568/Dancas-Latinas. Acesso em 10 de julho de 2013.

Ehow Brasil. A história da dança latino-americana. Disponível em: http://www.ehow.com.br/historia-danca-latinoamericana-sobre_5175/. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Grupo 3: Danças Africanas.

 

Secretaria da Educação PR. Danças Africanas. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=62. Acesso em 10 de julho de 2013.

Slideshare. Danças Africanas. Disponível em:  http://www.slideshare.net/turma8a/danas-africanas. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Grupo 4: Danças brasileiras.

Danças Brasileiras. Tipos de Danças. Disponível em: http://tipos-de-danca.info/mos/view/Dan%C3%A7as_Brasileiras/. Acesso em 10 de julho de 2013.

Revista da Casa. Danças do Brasil. Disponível em: http://www.klickescolas.com.br/KEP/Ciber/Revista/KEP_Revista_Final/1,4761,542-10092,00.html. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

 

Aulas 5, 6 e 7:  As danças pelo mundo: conhecimento da diversidade

Professor, nessa proposta, a sequência didática das aulas 5 e 6 contará com a parceria do professor de História. Entendemos a dança como um tema interdisciplinar, cujo trabalho feito por diferentes áreas possibilita um maior enriquecimento no repertório cultural do aluno durante a abordagem do tema em estudo.

1. Nessa aula, cada grupo, primeiramente, apresentará os resultados de suas pesquisas sobre a dança em diversas partes do mundo. Além de conhecerem um pouco mais das danças orientais, latinas, africanas e brasileiras, eles poderão elaborar perguntas que eventualmente não foram respondidas apenas com as pesquisas dos grupos. As perguntas serão registradas no caderno de Educação Física.

O objetivo é que, durante as próximas atividades, o professor amplie o repertório de informações dessas danças (em parceria com professores de outras áreas) e os alunos preencham essas lacunas e respondam integral ou parcialmente suas perguntas.

 

2. Em parceria estabelecida previamente com o professor de História, os alunos assistirão ao vídeo sobre a história da dança. O professor orientará os alunos sobre o que fazer antes de iniciar o vídeo, da seguinte forma: pensem nas perguntas que vocês anotaram no caderno e verifiquem se elas serão respondidas após vocês assistirem o vídeo.

Sugestão de vídeo para os alunos:

Vídeo: História da Dança. Duração 9 min 19 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_UHhhNL7YEY. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

3. Na aula seguinte, o professor de História e Educação Física, conjuntamente, mediarão um debate acerca da temática abordada no vídeo da aula anterior. Será necessário reservar 15 minutos para esta atividade. Ao final da apresentação do vídeo, os alunos poderão debater sobre os novos conhecimentos adquiridos sobre a dança e seus estilos até o momento.

alunos falana

Disponível em Google Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_NbEXTxBhLLw/TQhRg3isNJI/AAAAAAAAAKc/n5MovUw6uVU/s320/SDC10021.JPG. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

4. Após o debate, o professor conduzirá os alunos ao Laboratório de Informática e solicitará que se organizem nos grupos (os mesmos formados na aula anterior). O professor de Educação Física, deve solicitar que cada grupo adapte um estilo de dança apresentado no vídeo "História da Dança" a uma música atual. Nessa adaptação proposta o grupo deverá reproduzir a dança do vídeo (seus passos e sequência de movimentos), alterando apenas a velocidade dos movimentos, o tempo, dentre outros, conforme demanda o novo ritmo.

Desse modo, os grupos realizarão o seguinte procedimento:

Obs.: Para realização desta atividade, o professor deve selecionar previamente os estilos musicais para fazer a adaptação em cds ou pen drives separados (Música Pop, Sertaneja, Eletrônica e Rock in Rol). Cada cd ou pen drive deve ter diferentes músicas do mesmo estilo para os alunos escolherem.

  • Grupo 1: Dança na Grécia Antiga (dança utilizada para celebrar e estabelecer interação com as divindades). Os alunos podem adaptar a dança grega a uma música Pop (Exemplo: Lady Gaga, Adele etc.).

 

grecia

Disponível em Google Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-tTR5yQS2Gh0/Tso-lUPg7lI/AAAAAAAAEK8/iVkB2fAH1cw/s1600/18.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

  • Grupo 2: Dança na Idade Média (dança dos camponeses, utilizada para cortejar, festejar a colheita). Pode ser adaptada a uma música sertaneja.

 

media

Disponível em Google Imagem: http://www.main.lt/wiki/images/d/d3/Pav2.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

  • Grupo 3: Balé (dança erudita). Pode ser adaptada a uma música eletrônica.

 

 

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Disponível em Google Imagem: http://www.nopatio.com.br/uploads/2011/06/img_11%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-do-Festival-Internacional-de-Dan%C3%A7a-de-Fortaleza.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

  • Grupo 4: Dança moderna (criada no inicio do século XX, conhecida como dança livre). Os alunos podem adaptá-la ao rock in rol.

 

 

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Disponível em Google Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-TcHww77bScA/TzYD56xuYMI/AAAAAAAAAb4/JfoOfzM5rcM/s1600/tudosobreballet4.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

 

Dica: O professor de história pode trabalhar na sua aula o contexto histórico da Dança Moderna e do Balé, bem como realizar um estudo sobre a Idade Média e a Grécia Antiga fazendo uma "ponte" com a estratégia de ensino da disciplina de Educação Física. Se esse trabalho ocorrer, sugerimos com faça paralelamente ao trabalho dor professor de Educação Física, e que se dedique, pelo menos, (03) três aulas para a abordagem temática referida.

5. Ainda no Laboratório de Informática, os grupos terão 5 minutos para escolher a música que será utilizada para fazer a adaptação. Cada grupo receberá o cd ou pen drive com as sugestões de músicas, em seguida farão a escolha ouvindo trechos das canções nos computadores com uso de fones de ouvido.

6. Na aula seguinte, após a escolha das músicas, o professor deve levar os grupos para a quadra. Cada grupo terá um tempo (máximo de 15 minutos) para improvisar uma adaptação da dança a partir da música escolhida.

Obs.: O professor deve filmar as improvisações dos alunos, esta filmagem deverá ser utilizada na próxima aula para orientar os alunos no aprimoramento dos movimentos criados. As filmagens também serão postadas pelo próprio professore no Diário de Bordo (Blog).

Como tarefa de casa os alunos deverão acessar o Diário de Bordo (Blog) e postarem seus comentários sobre as atividades e estudos realizados.

 

Aula 8 e 9: Pesquisa sobre os ritmos e as danças no Brasil

1. O professor deve iniciar a aula apresentando no data show o resultado dos alunos na atividade da aula anterior. É fundamental que o respeito ao colega seja enfatizado a todo momento, de modo que atitudes depreciativas não prejudique a espontaneidade da turma no desenvolvimento das atividades.


 

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Disponível em Google Imagem: http://www.naira-nawroski.com.br/imagens/banner-1.png. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

O professor deve orientar os grupos a avaliar seu desempenho, o envolvimento dos colegas bem como os resultados obtidos na execução da atividade. O olhar dos alunos deve ser direcionado da seguinte forma:

a) Qual foi seu grau de envolvimento e colaboração com seu grupo nas tarefas de pesquisa?

b) Você contribuiu satisfatoriamente com seu grupo nas vivências das danças e adaptação da coreografia?

c) O que o grupo precisaria melhorar para aprimorar seu trabalho coletivo com a dança?

d) Que movimentos poderiam ser acrescidos à coreografia para que ela fique melhor?

 

2. Em seguida, o professor solicitará aos grupos que aperfeiçoem as coreografias com base na avaliação anterior e no diálogo com seus colegas. O professor levará a turma para a quadra, cada grupo terá 15 minutos para (re) construir suas adaptações e criarem suas coreografias.

Ao final das montagens coreográficas os grupos poderão socializar sues resultados com os demais. Enquanto um grupo se apresenta, os outros assistirão a cada performance.

Dica: O professor deve solicitar aos grupos que estarão assistindo que observem os seguinte pontos: a forma de organização, o entrosamento, as atitudes que favorecem ou dificultam o trabalho em grupo. Ao final da atividade o professor conduzirá uma roda de conversa em que os alunos poderão verbalizar tudo que observaram, assim irão refletir sobre o desempenho do grupo e de cada aluno.

 

Aulas 10 e 11: Novos conhecimentos e Mostra de Dança.

1. Nesta aula o professor promoverá uma discussão em que os alunos destacarão quais foram os conhecimentos obtidos até o momento a partir dos estudos e pesquisas realizadas. É importante que cada aluno tenha a oportunidade de verbalizar suas impressões. Para tanto, é necessário que o professor promova um ambiente de respeito e atenção às colocações dos colegas.

 

debate

Disponível em Google Imagem: http://www.fea.usp.br/media/fck/Image/fotos/fea%20debate.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

2. Após o momento de discussão, os alunos deverão, em duplas, registrar no caderno de Educação Física quais foram os novos conhecimentos construídos em relação à dança.

3. Na sequência, o professor deve apresentar à turma a proposta da organização de uma Mostra de Dança.

Para tanto, os grupos se reunirão novamente e terão a responsabilidade de criar uma apresentação a partir de um dos estilos de dança trabalhados nas aulas anteriores.

Nesta aula, os grupos poderão criar novas coreografias ou aprimorar as performances anteriores.

Dica: Esta aula pode ser conduzida em parceria com o professor de Teatro com intuito de efetuar um trabalho de estimulação e ampliação da criatividade dos alunos do ponto de vista da expressão corporal. Nesta aula, poderá ser destinada apenas uma aula para esse trabalho, os professores poderão se reunir para o planejamento da atividade e, caso haja necessidade, até mesmo ampliar os objetivos e, com efeito, o número de aulas necessárias para essa atividade.

4. Para a apresentação da Mostra de Dança, é necessário que seja reservado um local apropriado na escola. Caso não haja um auditório, a quadra de esportes pode ser utilizada como um espaço para as apresentações.

Como todos os alunos estarão envolvidos nas apresentações, cabe ao professor fazer a divulgação na escola e convidar uma ou algumas turmas para assistir as apresentações.

 

5. Na aula seguinte, os grupos farão as apresentações na Mostra, as quais devem ser filmadas para que os alunos tenham oportunidade de avaliarem seus desempenhos.

Após as apresentações, no Laboratório de Informática, o professor mostrará o resultado da Mostra de Dança. Diante disso, cada grupo dará seu relato sobre o que sentiu ao se apresentar. Os relatos serão filmados, e postados no  Diário de Bordo (Blog).

 

6. Ainda no Laboratório de Informática, todos os alunos deverão acessar o Diário de Bordo (Blog) e inserir comentários sobre todo processo realizado, em especial, o resultado da Mostra de Dança.

Recursos Complementares

Revista Mackenzie. A importância da dança nas aulas de Educação Física e Esporte. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3310. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Revista Nova Escola. Dança na escola: uma educação pra lá de física. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/danca-escola-educacao-pra-la-fisica-424014.shtml. Acesso em 10 de julho de 2013.

Avaliação

1. A avaliação acontecerá ao longo de todo processo. O professor deverá analisar o envolvimento dos alunos, seja em grupo ou suas contribuições individuais, os registros no caderno de Educação Física. Os registros por meio das postagens no Diário de Bordo (Blog) também são instrumentos de avaliação do professor.

2. Também deve ser avaliado a interação do aluno com seu grupo, o respeito ao colega e se o aluno ampliou o seu conhecimento acerca da dança no Brasil e em outros países.

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