Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De olho na escrita ortográfica: letra H

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Encontrar estratégias para escrever palavras com a letra h;
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;
  • Treinar a atenção e o cuidado com a escrita;
  • Diferenciar palavras com a letra h inicial, bem como unidas a outras consoantes: ch, lh e nh;
  • Identificar as letras que seguem a letra h;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos de forma  lúdica;
  • Ampliar vocabulário;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização. Se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.

Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 > Acesso em: 01 de jul. 2013.

Ressaltamos que trabalhar com ortografia (parte da gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita) é a maneira correta de escrever as palavras. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “ainda que tenha um forte apelo à memória, a aprendizagem da ortografia não é um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual a intervenção pedagógica tem muito a contribuir” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 2, p. 84, 1997.). Escrever palavras com a letra h leva o aluno a refletir sobre os padrões da escrita: a descoberta das regularidades ortográficas. Esse momento permite perceber quando uma letra pode ou não representar um som, dependendo do seu valor posicional ou da combinação com outras letras, no caso do h com as consoantes c, l, n. Nosso planejamento se propõe a trabalhar algumas atividades que possibilitam observação e reflexão, incentivando os alunos a descobrirem regularidades e a generalizarem suas descobertas.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTINÇÃO Trabalhando com música

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina” Disponível em: < http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/ >. Acesso em: 06 de jul. 2013.

Professor, a música com maior ou menor intensidade está presente na vida do ser humano. Ela não é apenas uma associação de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferença na sala de aula. Por meio deste gênero textual podemos trabalhar: rimas, produção de texto, leitura, sensibilização para a escuta e a capacidade de análise da representação artística de uma realidade ambiental e social.

Com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da aula, sugerimos que utilize o conto acumulativo “A velha a fiar”. Aproveite para apresentá-lo por meio do vídeo disponível no Sítio: “A velha a fiar”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=JzCMGI7VCv8 >. (Acesso em: 05 de jul. 2013.). Conforme dados apresentados neste sítio, este vídeo é considerado o primeiro vídeo clipe brasileiro, tem como cineasta Humberto Mauro, de 1960. O vídeo traz algumas reflexões acerca do cotidiano vivido pelas pessoas da época. Com ele é possível dialogar sobre algumas diferenças entre o ambiente rural e urbano, observando representações de hábitos e conhecer as expressões da cultura popular e expressões literárias da cultura oral. A estrutura da narrativa, sendo compreendida como uma canção popular com jogos verbais, ritmados e rápidos, com a repetição de alguns versos fica explícita para o leitor visual a ativação e reativação na memória do interlocutor.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar o vídeo.

Antes de apresentar o vídeo pergunte aos alunos se conhecem a história da “Velha a Fiar”. Se alguém conhecer, pergunte se lembra como cantar a música. Depois explique que assistiremos a um vídeo da música. Dê informações sobre o mesmo: ano de edição e nome do cineasta. Peça que observem atentamente as características do mesmo: local onde foi filmado, paisagens, roupas dos personagens, época em que aconteceu, instrumentos utilizados, animais que fazem parte das cenas. Esclareça, ainda, que o filme foi gravado em preto e branco.

LetraH

Sítio: “A velha a fiar” Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=JzCMGI7VCv8 >. Acesso em: 06 de jul. 2013.

Explorando o vídeo

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após assistir ao mesmo. Norteie as discussões em torno das seguintes problemáticas:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação às cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção;
  • O que mudaria nas atividades diárias se vivesse na época apresentada, ou seja, utilizando fogão à lenha, limpando arroz com uso do pilão, dentre outros;
  • Compare a tecnologia utilizada para editar o vídeo com a tecnologia de hoje;
  • Você gostaria de morar no campo? Justifique sua resposta. (Aproveite para trabalhar História e Geografia. Estabeleça um diálogo sobre o que viram no vídeo acerca da vida no campo. É importante que os alunos percebam que existem diferenças substanciais entre os modos de vida rural e urbano, antigamente e nos tempos de hoje. Essas diferenças fazem-se sentir, nos mais variados domínios como, por exemplo: no tipo de atividade profissional exercida pela população, na maneira de alimentação de antigamente e de hoje. Chame a atenção da turma para a interdependência existente entre as atividades desenvolvidas no campo e as desenvolvidas na cidade.  Nossa intenção é mostrar aspectos da vida e do trabalho no campo e na cidade ao longo do tempo, permitindo a reflexão a respeito de permanências e mudanças, muitas delas relacionadas às mudanças no modo de vida das comunidades.).

Depois do diálogo, da troca de ideias e de impressões, faça a audição da música com a turma. Utilize o Sítio: “A velha a fiar”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=nCPAlQiNQVg > ou < http://www.youtube.com/watch?v=Uz9izuXHLKg >. Acessados em: 06 de jul. 2013.

Após a primeira audição, distribua uma cópia impressa da música para que os alunos acompanhem a letra.  Para ter acesso à letra da música acesse o Sítio: “Letras.mus.br”. Disponível em: < http://letras.mus.br/los-primos/250090/ >. (Acesso em: 05 de jul. 2013.). Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta ou peça que alguns alunos leiam. Verifique se tem alguma palavra desconhecida, se possível, solicite que descubram o seu significado por meio do dicionário.

Ouça a música quantas vezes achar necessário, crie gestos para animar ainda mais este momento.

Para finalizar, peça que os alunos colem a folha com a letra da música no caderno de Língua Portuguesa. Também, pergunte o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, retome a letra da música “A velha a fiar”.

Peça que os alunos façam uma leitura coletiva do texto.

A Velha a Fiar

Estava a velha em seu lugar
Veio a mosca lhe fazer mal
A mosca na velha e a velha a fiar.

Estava a mosca em seu lugar
Veio a aranha lhe fazer mal
A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava a aranha em seu lugar
Veio o rato lhe fazer mal
O rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava o rato em seu lugar
Veio o gato lhe fazer mal
O gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava o gato em seu lugar
Veio o cachorro lhe fazer mal
O cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava o cachorro em seu lugar
Veio o pau lhe fazer mal
O pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava o pau em seu lugar
Veio o fogo lhe fazer mal
O fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava o fogo em seu lugar
Veio a água lhe fazer mal
A água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava a água em seu lugar
Veio o boi lhe fazer mal
O boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava o boi em seu lugar
Veio o homem lhe fazer mal
O homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava o homem em seu lugar
Veio a mulher lhe fazer mal
A mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Estava a mulher em seu lugar
Veio a morte lhe fazer mal
A morte na mulher, a mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.

Fonte: Sítio: “Letras.mus.br”. Disponível em: < http://letras.mus.br/los-primos/250090/ >. (Acesso em: 05 de jul. 2013.).

Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e peça aos alunos que copiem. 

Marchinhascarnaval6

1- Sublinhe no texto da letra da música: “A velha a fiar” as palavras escritas com a letra h.

2- Copie na tabela as palavras que você sublinhou, de acordo com a posição da letra h.

 H no início da palavra  H no meio da palavra
 lhe  velha
 homem  aranha
   cachorro
   mulher

3- Escreva outras palavras que começam com a letra h. Você pode pesquisar no dicionário.

4- Agora, reúna com um de seus colegas. Cada um irá ler para o outro, as palavras que escreveram. Depois, converse entre si e respondam:

a) O que vocês descobriram sobre o som que a letra h representa no começo das palavras? (Professor, espera-se que os alunos tenham chegado à conclusão de que a letra h não representa nenhum som quando está no início das palavras. Retome esta conclusão de maneira coletiva. Explique para turma utilizando palavras que foram escritas por eles na atividade anterior. Aproveite e peça que verifiquem que letras foram utilizam depois do h no início das palavras. É importante que entendam que após o h inicial são utilizadas as vogais, qualquer uma delas.).

5- Observe atentamente as palavras da segunda coluna da atividade 2.

Quais letras apareceram antes da letra h?  (Espera-se que os alunos respondam: as letras l, n, c. Elas estão presentes nas palavras: velha, aranha, cachorro.)

Importante: Durante a realização das atividades caminhe sempre entre os alunos, observando aqueles que têm mais ou menos facilidade em resolverem as instruções apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes alunos. Garanta que todos os alunos consigam identificar as palavras da atividade 2, auxilie os alunos que apresentarem mais dificuldades.

Observação: Se o horário destinado a esta atividade não for suficiente, inclua mais um horário. A conclusão vai depender do nível de seus alunos. Você também poderá pedir que os alunos façam a ilustração do texto. Caso queira fazer a releitura de imagens, você poderá utilizar o data show e apresentar algumas, veja:

LetraH

Fonte: Sítio “FICI- Festival Internacional de Cinema Infantil”. Disponível em: < http://festivaldecinemainfantil.com.br/2011/index.php/filmes/festival >. (Acesso em: 05 de jul. 2013.).

LetraH

Fonte: Sítio “Cariri mostrando a 9a Arte de quadrinhos de animação”. Disponível em:  < http://mostradequadrinhosfcg.wordpress.com/programacao/programacao-brand-estudio/  >. (Acesso em: 05 de jul. 2013).

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  COMUNICACAO

Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras com a letra h. Encontre doze palavras, recorte e guarde-as em um saquinho plástico ou em um envelope.

Você mesmo pode fazer o envelope com uma folha de papel, basta dobrá-la ao meio e colar as laterais.

Professor, se você preferir poderá fazer essa atividade na sala de aula. Para isso deverá providenciar o material descrito anteriormente.

Realizando a atividade

Reúna os alunos em duplas em seguida proponha:

  • Juntem todas as palavras que vocês recortaram;
  • Leiam as palavras;
  • Separem-nas em dois grupos de acordo com a posição da letra h, ou seja, h no início da palavra e h no meio da palavra;
  • Divida as palavras entre vocês, procurem ter o mesmo número de palavras;
  • Agora, façam duas colunas no caderno de Língua Portuguesa e registrem as palavras. Façam assim:

Estudando palavras com a letra h

 no início da palavra  no meio da palavra
   
   
   

Observação: Se você preferir poderá organizar um mural coletivo. Para isto, faça a tabela como sugerida anteriormente e peça que os alunos recortem uma quantidade menor de palavras. Solicite que cada aluno leia as palavras que recortou. Em seguida, na sua vez, cada um cola a palavra na coluna adequada. Ao finalizar, afixe a tabela no mural da sala de aula.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, continue a atividade iniciada anteriormente. Para isto, escreva as questões abaixo na lousa e peça para que os alunos copiem.

1- Observando as palavras que registramos na tabela da aula anterior: pensem, respondam e resolvam as questões abaixo:

a- Quantas palavras você colou?

b- Há mais palavras  com h no início da palavra ou com h no meio da palavra?

c- Leiam as palavras que estão no grupo das palavras com h no meio da palavra.

d- Agora, copiem as palavras que tenham h no início. Depois as separe em sílabas.

e- Escolham três palavras da atividade anterior e elaborem uma frase interrogativa para cada uma delas.

2) Ditado relâmpago 

Com o intuito de auxiliar a percepção, a leitura rápida e a ativação da memória, proponha para a turma um ditado relâmpago.

Escreva algumas palavras com a letra h na lousa, peça que os alunos leiam e apague-as rapidamente. Em seguida, os alunos deverão escrever as palavras no caderno de Língua Portuguesa. Para conferir o resultado, reescreva a palavra na lousa. Peça que a turma dite as palavras que conseguiram lembrar, as que deixaram de falar você poderá relembrá-las. Instrua que confiram se escreveram da maneira correta. Caso não tenham escrito corretamente, deverão reescrever a palavra na frente da escrita anteriormente. (Professor, escreva a quantidade de palavras que achar adequada para o nível de seus alunos. Se julgar necessário, escreva uma de cada vez.).

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Para sistematizar o uso da letra h no início da palavra ou com h no meio da palavra escolha um bingo. Veja:

FLORAEMEXTINÇÃO Bingo com a letra H no início da palavra ou com H no meio da palavra

Solicite que os alunos façam uma tabela com quatro linhas e quatro colunas. Em seguida dite dezesseis palavras que tenham a letra h no início da palavra ou com h no meio da palavra. Peça que eles escrevam as palavras na linha e coluna que desejarem. Ao terminarem de preencher a tabela é só você começar a sortear as palavras. A cada palavra sorteada o aluno deve marcá-la em sua tabela. Ganha quem marcar todas as palavras de uma linha ou coluna.

Abaixo sugerimos algumas palavras, porém, você poderá selecionar outras.

Exemplos: homenagem, honesto, horta, humano, unha, carinho, ninho, passarinho, palhaço, molho, colheita, telha, armadilha, chuteira, enchente, fantoche.

Observação: Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que façam a tabela por meio do programa KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto). Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar Como. Depois faça a impressão e entregue para que os alunos escrevam as palavras que você irá ditar.

COMUNICACAO

 Registrando o bingo

Professor, faça o registro do bingo no caderno de Língua Portuguesa. Você poderá registrar o nome da atividade e os objetivos propostos.

Em seguida elabore atividades que contemplem os conteúdos que você já trabalhou em sala de aula, por exemplo: 

  • Escrever as palavras em ordem alfabética;
  • Separar as sílabas das palavras;
  • Classificar as palavras quanto ao número de sílabas;
  • Formar frases;
  • Produzir um relatório individual e/ou coletivo registrando os passos seguidos para realização da atividade.

Em Matemática você poderá pedir aos alunos que:

  • Escrevam por extenso: o número de palavras que tinham na tabela, a quantidade que conseguiram marcar, a quantidade que faltou para marcar;
  • Escrevam o nome de quem ganhou o bingo e a quantidade de palavras que conseguiu marcar;
  • Façam a operação que representa a diferença entre a quantidade de palavras que conseguiram marcar com a quantidade marcada pelo vencedor;
  • Respondam quantas linhas e quantas colunas havia na tabela;
  • Escrevam as palavras que começam com a letra h,  a quantidade de letras de cada uma delas e se esse número é par ou ímpar.                                                                         

 

Para finalizar não se esqueça de pedir que os alunos registrem sua opinião sobre a atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Faça indagações que possibilitem compreender como foi realizar o bingo. Retome o questionando à turma sobre as conclusões do uso da letra h no início da palavra.(Professor, esperamos que os alunos relembrem que, as palavras que iniciam com h não produzem o som desta letra, e que, portanto ao ler pronunciamos inicialmente somente o som da letra que vem em seguida.). Por exemplo, higiene. Caso você queira reforçar ainda mais, solicite que cada aluno, na sua vez, fale uma palavra que comece com a letra h. Ao dizer a palavra, também deverá ressaltar o som da primeira letra, por exemplo: humilde (som da primeira letra é o u, pois o h no início, não produz som.).

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

Sítio “Index: completar palavras com h”. Disponível em: < http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/ha_he_hi_ho/ha_he_hi_ho_hu1.htm >. (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

Sugestão de bibliografia para o aluno:

ELIAS, José. Bicho que te quero livre. São Paulo: Moderna, 2012.

Sugestões de links para professores:

MORAIS, Artur Gomes. Concepções e metodologias de alfabetização: por que é preciso ir além da discussão sobre velhos “métodos”? Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf >. Acesso em: 06 de jul. 2013.

Sítio: “A hora de ensinar ortografia”. Disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml >. Acesso em: 06 de jul. 2013.

Avaliação

 A avaliação deve ocorrer continuamente, como parte integrante e intrínseca do processo de ensino e de aprendizagem, e não após o fechamento das etapas do trabalho. A metodologia de avaliação deve ser motivadora e integradora, e permitir, além de diagnosticar o erro, ajudar o aluno a reformular suas hipóteses e seus saberes linguísticos. Por isso, durante as atividades propostas você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Os critérios de avaliação devem ser coerentes com os objetivos propostos, assim, observe se os alunos são capazes de encontrar estratégias para escrever palavras com a letra h; utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras; diferenciar palavras com a letra h inicial, bem como unidas a outras consoantes: ch, lh e nh. Observe ainda, se conseguiram interagir com os pares durante a realização das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.