20/07/2013
Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula 1: A árvore
1. Em uma roda de conversa, mostre para os alunos a figura de uma árvore e informe que eles estudarão um pouquinho sobre esse ser vivo tão importante para a humanidade.
2. Professor faça a figura da árvore em uma cartolina de aproximadamente 60 cm de altura e pinte-a.
Sugestão de figura:
Fonte: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-%C3%A1rvore-dos-desenhos-animados-image8189256. Acesso em 08 de julho de 2013.
2. Professor, para iniciar a conversa em roda sobre a árvore conte para os alunos a história “O menino e a árvore” de S. Silverstein – tradução Fernando Sabino. Disponível em: http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/05/o-menino-e-arvore-texto-de-s-silvestrin.html. Acesso em 08 de julho de 2013.
Fonte: http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/05/o-menino-e-arvore-texto-de-s-silvestrin.html. Acesso em 18 de julho de 2013.
3. Depois de contar a história proponha com os alunos uma discussão sobre o que a história traz ressaltando também a importância de escutar e a respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias.
Sugestão de texto interativo para nortear a discussão. Com mouse, clique nas palavras que estão próximas ao desenho para acessar aos textos explicativos.
Árvore educativa. Disponível em: http://www.madsaopaulo.com.br/arvoreeducacional.php. Acesso em 08 de julho de 2013.
4. Finalizando essa roda de discussão sobre a árvore convide os alunos para passear e observar as árvores da escola. Sugestões de questionamento a fazer para o aluno durante o passeio: preste atenção se existe muitas árvores na escola. Elas são de que tamanho? Elas estão bem cuidadas? Como elas são cuidadas? Oferecem sombra para as crianças brincarem? O que produzem: frutos, flores? Por que é preciso cuidar da árvore? Por que será que existe o dia da árvore?
Fonte: http://semanaculturalarvores.wordpress.com/tag/dia-da-arvore/. Acesso em 08 de julho de 2013.
5. Ao voltar para a sala de aula solicite aos alunos que façam um desenho sobre o passeio e as árvores que encontraram na escola.
Aula 2: Música: “O Pomar”
1. Retome com os alunos a temática da aula sobre a árvore, sua importância para a humanidade e informe que nas próximas aulas estaremos estudando sobre as árvores frutíferas. Apresente a música “O Pomar”- autores: Paulo Tatit, Edith Derdyk.
Professor, primeiramente, explique aos alunos que um pomar é um terreno de árvores frutíferas e geralmente são plantadas em fazendas e sítios.
Na apresentação da música mostre o vídeo: Pomar. Duração: 2min39seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eBDSLpJRVRs. Acesso em 08 de julho de 2013, utilizando o Data Show ou outro recurso disponível na escola.
O Pomar
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pera, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
Açaí, açaizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambuzeiro
Jabuticaba, jabuticabeira
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/. Acesso em 18 de julho de 2013.
2. Ressalte com os alunos a importância de escutar os colegas durante suas sugestões e suas opiniões e depois pergunte aos alunos o que a letra da música “O pomar” tem a dizer. Após escutar a fala dos alunos sobre o que entenderam da música, explique que esta música diz o nome de vários frutos e o nome das árvores que lhes dão origem.
Fonte: http://br.freepik.com/vetores-gratis/o-vetor-pomar-desenho-animado_582438.htm. Acesso em 08 de julho de 2013.
3. Divida a turma em seis grupos e entregue uma folha sulfite para cada aluno. Solicite que individualmente, os alunos ouçam a música e anotem o nome dos frutos que eles identificaram. Professor repita três vezes a música para os alunos anotarem.
4. Apresente em Data Show a letra da música com todos os frutos que são citados.
5. Entregue para os alunos a letra da música e solicite que eles sublinhem os frutos que eles desconheçam. Após essa atividade, peça ajuda aos alunos para explicar para a turma as características do fruto que eles desconheçam.
Fonte: Imagem da própria autora.
Sugestão de texto: Lista de frutas. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_frutas. Acesso em 08 de julho de 2013.
Aula 3: Decifrando a letra da música “O pomar”
1. Retome a letra da música no Data Show, solicite que os alunos escolham, anotando no seu caderno três versos da música e façam as seguintes atividades:
a) Circular as vogais com o lápis de cor azul e anotar a quantidade de vogais que estão presentes nos versos.
b) Sublinhar as consoantes com o lápis de cor vermelho e anotar a quantidade de consoantes que estão presentes nos versos.
Fonte: Imagem da própria autora.
2. Elabore um envelope com figuras das frutas mencionadas na música e seu respectivo nome. Distribua as figuras entre os alunos, de modo que cada um receba uma figura. Faça uma roda com os alunos e coloque um papel kraft de aproximadamente 1,5m no chão com o título “O pomar em ordem alfabética”.
Modelo de figuras:
Fonte: Imagem da própria autora.
3. Solicite ao aluno que se agrupem de acordo com a primeira letra da fruta que possui. Depois disso, junto com os alunos, cole as figuras no papel seguindo uma ordem alfabética.
Ordem alfabética das frutas: Abacate, Açaí, Banana, Caju, Coco, Figo, Goiaba, Ingá, Jabuticaba, Jambo, Laranja, Limão, Maçã, Mamão, Manga, Mangaba, Mexerica, Pera, Pitanga, Sapoti, Tomate, Umbu, Uva.
4. Distribua entre os alunos uma folha pequena de aproximadamente 10 cm e proponha a eles que eles façam um desenho escolhendo, dentre as frutas citadas na música, a fruta que eles mais gostam. Informe aos alunos que depois dos desenhos a turma confeccionará um gráfico sobre as frutas que a turma gosta.
Professor converse com os alunos a importância de se construir um gráfico, como ele se dá e suas características. Monte o gráfico em um papel kraft e peça para os alunos que colem seus desenhos.
Fonte: Imagem da própria autora
5. Convide a turma para, antes de finalizar o conteúdo na próxima aula, fazer um piquenique no jardim da escola ou em outra área próxima que tenha árvores e sombra. Solicite a cada um dos alunos que, na próxima aula, tragam algumas das frutas citadas na música, para degustação de todos.
Aula 4: O Piquenique
1. Reúna o grupo de alunos no jardim ou em área com árvores da escola, forre o chão e recolha as frutas que os alunos trouxeram. Relembrar com eles o nome das frutas e das respectivas árvores frutíferas. Coloque um som com a música “O pomar” para alegrar o ambiente.
Fonte: http://www.sebcoc.com.br/ribeirao/imprensa/todas-unidades/piquenique-de-frutas-homenageia-o-outono. Acesso em 18 de julho de 2013.
Árvores. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/biologia/arvores.php. Acesso em 08 de julho de 2013.
Frutas. Disponível em: http://www.brasilescola.com/frutas/. Acesso em 08 de julho de 2013.
Avaliação
Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram compreender as características da árvore e a sua importância; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade de leitura e da escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam na organização do piquenique. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/05/2014
Cinco estrelasSuas sugestões me ajudaram muito com a semana de alimentação da escola. Obrigada.