Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O vai e vem da população: conversando sobre os meios de transporte

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Conhecer os principais meios de transporte existentes;
  • Identificar quais meios de transporte são mais utilizados pela comunidade escolar;
  • Identificar a qualidade do transporte público existente no lugar em que vive;
  • Sensibilizar o poder público sobre a importância de cuidar da melhoria da qualidade do transporte.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de população, do processo de ocupação e de organização do lugar em que vive.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 ATIVIDADE

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) é importante provocar nos alunos o interesse por conhecer a realidade do lugar em que vive e, consequentemente, tais análises ampliam-se para outras escalas do espaço geográfico. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de análise da organização do lugar em que vivem.

Entregue para os alunos, em uma folha impressa, a poesia “O rap dos transportes” de Mariane Bigio*, a seguir:  

 

O rap dos transportes

Mariane Bigio

 

“Venham todos, venham todos

Nós Iremos Passear

De uma cidade a outra

Pelo mundo viajar

E que meio de transporte

Nós vamos utilizar?

 

 

Para distâncias mais curtas

existe a bicicleta

Não polui nossa cidade

É esporte dos atletas

Através da ciclovia

faz a curva e segue a reta

 

Se for a família inteira

carro é boa opção

Cabe o pai, a mãe, o filho

a irmã e o irmão

Tem buzina, quatro rodas

cinto é obrigação!

 

Ônibusé coletivo

é transporte de primeira

Motorista e cobrador

nas viagens rotineiras

trabalhando com afinco

levando a turma inteira!

 

Do Nordeste ao Sudeste

é melhor de avião

Mais parece um passarinho

voa em toda direção

E o tal Santos Dumont

é o pai da aviação

 

Para navegar no mar

ou pelas águas do rio

o melhor jeito que há

é de barco ou navio

flutuando calmamente

balançando bem macio

 

Para cargas ou pessoas

transportar na ferrovia

Há o trem que vem de longe

Seu apito anuncia

Dentro dele o maquinista

conduz toda travessia

 

No foguete espacial

vou cruzar o universo!

Conhecer muitos planetas

e os astros mais diversos

quem quiser me acompanhe

de quem fica me despeço!”

*Disponível em: http://marianebigio.com/tag/meios-de-transportes/

Acesso em: junho de 2013

 

Em seguida, desenvolva as seguintes atividades com os alunos:

 

1. Incentive a leitura da poesia. Proponha diferentes formas de leitura: individual, coletiva, por fila e outras que julgar interessantes para turma.

 

2. Solicite que sublinhem as palavras desconhecidas. Depois, com a ajuda do dicionário registrem no caderno o seu significado. Crie um espaço para que os alunos possam ler as palavras desconhecidas e seus significados.

 

3. Explore o texto, conversando com os alunos sobre as seguintes questões:

a. Que meios de transporte são citados na poesia?

b. Quais os motivos de usar a bicicleta?  

c. Qual o melhor meio de transporte para o uso da família?

d. No carro existe um item importante para a segurança das pessoas e de uso obrigatório. Que item é esse?

e. Que meio de transporte é coletivo e que deveria ser mais utilizado pela população?

f. Você utiliza o ônibus como seu principal meio de transporte? Justifique sua resposta.

g. Que meio de transporte é mais indicado para longas distâncias?

h. Quais meios de transporte são utilizados nas águas?

i. Que meio de transporte trafega pelas ferrovias?

j. Que meio de transporte possibilita aos seres humanos viajarem para fora do planeta Terra?

k. Qual/quais meios de transporte citados na poesia você já utilizou?

 

Professor(a) essa conversa pode ser registrada, anotando as respostas coletivamente para depois elaborarem um relatório com as observações.

 

SEGUNDO MOMENTO

Segundo dados da Revista Cidades do Brasil “Estudos realizados nos últimos anos apontam a mobilidade urbana como uma questão crucial no desenvolvimento das grandes cidades brasileiras. Além de afetar a qualidade de vida dos moradores, ela desequilibra a economia das cidades e acentua a exclusão social”. Sendo assim, é de grande importância conhecer a realidade do lugar em que os alunos vivem.

 

1. Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre a qualidade do transporte público do lugar em que moram. Para tanto, entreviste um adulto da família. Sugere-se às seguintes questões, que poderá ser impressa e integre aos alunos:

a. Qual o meio de transporte mais utilizado por nossa família?

b. Por qual motivo utilizamos mais este meio de transporte?

c. Para você como está o serviço de transporte público no lugar em que moramos?

d. Para você existem problemas? Quais seriam os principais problemas?

e. Caso apresente problemas, você teria alguma sugestão para a sua melhoria? Quais?

 

Após a pesquisa, converse com os alunos sobre o principal meio de transporte utilizado por eles e suas famílias. Registre as informações na lousa e solicite aos alunos que também registrem no caderno.

 

2. Organize os dados em um quadro e procure registrar e identificar com os alunos:

a. Quais são os meios de transporte utilizados pelos alunos?

b. Qual o meio de transporte mais utilizados pelos alunos e seus familiares?

c. O que as pessoas pensam sobre o transporte público do lugar em que vivem?

d. Que sugestões foram apresentadas?

 

TERCEIRO MOMENTO

Converse com os alunos sobre a importância da organização e do desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Tendo em vista as informações levantadas e analisadas pelos alunos sobre a qualidade do serviço público oferecido no lugar em que vivem. Coletivamente, elaborem um relatório apresentando os problemas e as sugestões apresentadas pelos familiares e encaminhem para a sede da Prefeitura do município em que vivem. Depois, solicite a Prefeitura um posicionamento sobre o relatório enviado.

Professor(a) tais atividades possibilitam aos alunos observarem e proporem melhorias para o lugar em que vivem o que contribui para a conquista da cidadania plena.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Transporte Público

Disponível em: http://cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/news.cgi?cl=099105100097100101098114&arecod=7&newcod=807

Acesso em: junho de 2013

  

Ministério dos Transportes

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/gentileza-urbana/paz-no-transito/transporte-coletivo-e-a-solucao

Acesso em: junho de 2013

 

Problemas e desafios do transporte público

Disponível em: http://www.pucrs.br/mj/datas-comemorativas/transito/artigo-problemas-e-desafios-do-transporte-publico-urbano.php

Acesso em: junho de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a importância de conhecer a realidade do lugar em que vive;
  5. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  6. A capacidade de levantar, organizar e analisar dados com o objetivo de conhecer e colaborar na melhoria da qualidade de vida da população do lugar em que vive.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.