16/07/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de população, do processo de ocupação e de organização do lugar em que vive.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) é importante provocar nos alunos o interesse por conhecer a realidade do lugar em que vive e, consequentemente, tais análises ampliam-se para outras escalas do espaço geográfico. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de análise da organização do lugar em que vivem.
Entregue para os alunos, em uma folha impressa, a poesia “O rap dos transportes” de Mariane Bigio*, a seguir:
O rap dos transportes
Mariane Bigio
“Venham todos, venham todos
Nós Iremos Passear
De uma cidade a outra
Pelo mundo viajar
E que meio de transporte
Nós vamos utilizar?
Para distâncias mais curtas
existe a bicicleta
Não polui nossa cidade
É esporte dos atletas
Através da ciclovia
faz a curva e segue a reta
Se for a família inteira
carro é boa opção
Cabe o pai, a mãe, o filho
a irmã e o irmão
Tem buzina, quatro rodas
cinto é obrigação!
Ônibusé coletivo
é transporte de primeira
Motorista e cobrador
nas viagens rotineiras
trabalhando com afinco
levando a turma inteira!
Do Nordeste ao Sudeste
é melhor de avião
Mais parece um passarinho
voa em toda direção
E o tal Santos Dumont
é o pai da aviação
Para navegar no mar
ou pelas águas do rio
o melhor jeito que há
é de barco ou navio
flutuando calmamente
balançando bem macio
Para cargas ou pessoas
transportar na ferrovia
Há o trem que vem de longe
Seu apito anuncia
Dentro dele o maquinista
conduz toda travessia
No foguete espacial
vou cruzar o universo!
Conhecer muitos planetas
e os astros mais diversos
quem quiser me acompanhe
de quem fica me despeço!”
*Disponível em: http://marianebigio.com/tag/meios-de-transportes/
Acesso em: junho de 2013
Em seguida, desenvolva as seguintes atividades com os alunos:
1. Incentive a leitura da poesia. Proponha diferentes formas de leitura: individual, coletiva, por fila e outras que julgar interessantes para turma.
2. Solicite que sublinhem as palavras desconhecidas. Depois, com a ajuda do dicionário registrem no caderno o seu significado. Crie um espaço para que os alunos possam ler as palavras desconhecidas e seus significados.
3. Explore o texto, conversando com os alunos sobre as seguintes questões:
a. Que meios de transporte são citados na poesia?
b. Quais os motivos de usar a bicicleta?
c. Qual o melhor meio de transporte para o uso da família?
d. No carro existe um item importante para a segurança das pessoas e de uso obrigatório. Que item é esse?
e. Que meio de transporte é coletivo e que deveria ser mais utilizado pela população?
f. Você utiliza o ônibus como seu principal meio de transporte? Justifique sua resposta.
g. Que meio de transporte é mais indicado para longas distâncias?
h. Quais meios de transporte são utilizados nas águas?
i. Que meio de transporte trafega pelas ferrovias?
j. Que meio de transporte possibilita aos seres humanos viajarem para fora do planeta Terra?
k. Qual/quais meios de transporte citados na poesia você já utilizou?
Professor(a) essa conversa pode ser registrada, anotando as respostas coletivamente para depois elaborarem um relatório com as observações.
SEGUNDO MOMENTO
Segundo dados da Revista Cidades do Brasil “Estudos realizados nos últimos anos apontam a mobilidade urbana como uma questão crucial no desenvolvimento das grandes cidades brasileiras. Além de afetar a qualidade de vida dos moradores, ela desequilibra a economia das cidades e acentua a exclusão social”. Sendo assim, é de grande importância conhecer a realidade do lugar em que os alunos vivem.
1. Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre a qualidade do transporte público do lugar em que moram. Para tanto, entreviste um adulto da família. Sugere-se às seguintes questões, que poderá ser impressa e integre aos alunos:
a. Qual o meio de transporte mais utilizado por nossa família?
b. Por qual motivo utilizamos mais este meio de transporte?
c. Para você como está o serviço de transporte público no lugar em que moramos?
d. Para você existem problemas? Quais seriam os principais problemas?
e. Caso apresente problemas, você teria alguma sugestão para a sua melhoria? Quais?
Após a pesquisa, converse com os alunos sobre o principal meio de transporte utilizado por eles e suas famílias. Registre as informações na lousa e solicite aos alunos que também registrem no caderno.
2. Organize os dados em um quadro e procure registrar e identificar com os alunos:
a. Quais são os meios de transporte utilizados pelos alunos?
b. Qual o meio de transporte mais utilizados pelos alunos e seus familiares?
c. O que as pessoas pensam sobre o transporte público do lugar em que vivem?
d. Que sugestões foram apresentadas?
TERCEIRO MOMENTO
Converse com os alunos sobre a importância da organização e do desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Tendo em vista as informações levantadas e analisadas pelos alunos sobre a qualidade do serviço público oferecido no lugar em que vivem. Coletivamente, elaborem um relatório apresentando os problemas e as sugestões apresentadas pelos familiares e encaminhem para a sede da Prefeitura do município em que vivem. Depois, solicite a Prefeitura um posicionamento sobre o relatório enviado.
Professor(a) tais atividades possibilitam aos alunos observarem e proporem melhorias para o lugar em que vivem o que contribui para a conquista da cidadania plena.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Transporte Público
Disponível em: http://cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/news.cgi?cl=099105100097100101098114&arecod=7&newcod=807
Acesso em: junho de 2013
Ministério dos Transportes
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/gentileza-urbana/paz-no-transito/transporte-coletivo-e-a-solucao
Acesso em: junho de 2013
Problemas e desafios do transporte público
Disponível em: http://www.pucrs.br/mj/datas-comemorativas/transito/artigo-problemas-e-desafios-do-transporte-publico-urbano.php
Acesso em: junho de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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